Autor Tópico: (resolvido)Ao atualizar meu PC do Ubuntu 11.04 para Ubuntu 12.04, internet parou  (Lida 3119 vezes)

Offline Julianzbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liberdade Digital
    • Ver perfil
Olá à todos

Sou usuário do Ubuntu há um ano e já efetuei atualizações do 09 para 10, 11 e agora 12.04.

Minha internet deixou de funcionar, tanto à cabo quanto wireless. Nem sequer o ícone de conexões aparece na barra de Menu.

Ao entrar em  "configurações do sistema", no ícone "rede", aparece uma telinha dizendo que "Os serviços de rede do sistema não são compatíveis com essa versão". Entrando no item "conexões de rede", nenhuma rede aparece (com fio, sem fio, banda larga móvel, vpn, dsl, nada!)

O que posso fazer? Alguém saberia me informar algum caminho?

Muito obrigado
« Última modificação: 29 de Setembro de 2012, 16:27 por Julianzbt »

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Ao atualizar meu PC do Ubuntu 11.04 para Ubuntu 12.04, nenhuma internet funciona
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2012, 14:26 »
tente uma instalaçao limpa do 12.04 men nas atualizaçoes podem ocorrer falhas...

faça back de tudo que tem na sua maquina e depois reinstale.
ubuntu 12.04

Offline Julianzbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liberdade Digital
    • Ver perfil
Re: Ao atualizar meu PC do Ubuntu 11.04 para Ubuntu 12.04, nenhuma internet funciona
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2012, 14:31 »
#adiaswin

Obrigado pela rápida dica!!

Perdoe minha ignorância, mas com instalação limpa você quer dizer com meu pc vazio, sem meus arquivos-pastas-músicas-etc, certo?

Outra coisa: eu tinha atualizado através do "gerenciador de atualizações". É melhor eu atualizar diretamente de algum site do Ubuntu, ou é indiferente?


Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Ao atualizar meu PC do Ubuntu 11.04 para Ubuntu 12.04, nenhuma internet funciona
« Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2012, 14:38 »
calma colega vou te explicar

nao gosto muito das atualizaçoes de sistemas sempre a falhas que podem matar o sistema

e sim voce deve formatar o pc e reinstalar faça um back de tudo que tem ai...

boa sorte ;D

edit: esqueçi de responder a ultima pergunta e indiferente.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2012, 14:40 por adiaswin »
ubuntu 12.04

Offline Julianzbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liberdade Digital
    • Ver perfil
Re: Ao atualizar meu PC do Ubuntu 11.04 para Ubuntu 12.04, nenhuma internet funciona
« Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2012, 14:46 »
Valeu, mais uma vez....

Vou fazer backup agora!!! Atualizar o ubuntu 12.04 e volto postando o resultado....

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ao atualizar meu PC do Ubuntu 11.04 para Ubuntu 12.04, nenhuma internet funciona
« Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2012, 15:24 »
Vai perder todo esse tempo pra instalar de novo, quando pode resolver o problema da instalação atual com meia dúzia de comandos? Formatar e instalar de novo é o jeito windows de trabalhar.

Sem contar a chance de vc fazer isso tudo e o problema continuar...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Julianzbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liberdade Digital
    • Ver perfil
Re: Ao atualizar meu PC do Ubuntu 11.04 para Ubuntu 12.04, nenhuma internet funciona
« Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2012, 18:59 »
Estou procurando uma forma melhor de resolver esse problema, sem precisar formatar, mas até agora nada.

Até que a pesquisa está me rendendo uma aula sobre essa nova versão do ubuntu, mas adoraria receber umas dicas de possíveis comandos para resolver isso.






Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Ao atualizar meu PC do Ubuntu 11.04 para Ubuntu 12.04, nenhuma internet funciona
« Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2012, 19:02 »
me desculpe amigo ainda sou um iniciante fui ate onde dava para min...
apenas nao conheço os comandos no terminal voce poderia postar uma print foto da tela do pc mostrando o erro.
ubuntu 12.04

Offline Julianzbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liberdade Digital
    • Ver perfil
Re: Ao atualizar meu PC do Ubuntu 11.04 para Ubuntu 12.04, nenhuma internet funciona
« Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2012, 20:02 »
No Terminal digitei  "sudo lshw -C network" e afirma que a network está desabilitada.

Talvez reinstalando algum driver mal instalado..... :-\

Como saber se há algum driver com algum problema ou em falta?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ao atualizar meu PC do Ubuntu 11.04 para Ubuntu 12.04, nenhuma internet funciona
« Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2012, 14:33 »
Execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui.

sudo lshw -C network
iwconfig
ifconfig -a
nm-tool
rfkill list wifi
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Julianzbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liberdade Digital
    • Ver perfil
Re: Ao atualizar meu PC do Ubuntu 11.04 para Ubuntu 12.04, nenhuma internet funciona
« Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2012, 16:27 »
Obrigado, zekkerj e adiaswin, acabei reinstalando e deu certo!


Peguei umas dicas de como intalar o ubuntu 12.04 via pendrive em:

http://ubuntued.info/3-maneiras-de-instalar-o-ubuntu-atraves-duma-pen-usb

1° Conforme as dicas, primeiramente instalei o programa "UNetbootin" (link pra download no próprio site) , pois estava utilizando um computador emprestado com windows 7.

2° Com um link (Ubuntu 12.04 Precise Pangolin Desktop – 32Bits;) presente no site "http://ubuntued.info/faca-download-do-ubuntu-12-04-precise-pangolin" fiz download do Ubuntu 12.04 no computador.

3° Utilizando o programa UNetbootin e as dicas do primeiro site acima, copiei o Ubuntu do computador para o pendrive.

4° Já com o Ubuntu no pendrive, liguei meu computador no sistema BIOS (digitei F12 ao ligar) e configurei para dar um boot pela entrada USB do meu computador.

5° Apareceu uma tela perguntando se queria iniciar com o Ubuntu, ou instalá-lo direto, ou outras informações que não lembro: Instalei direto!

6° Instalação concluída, reiniciei meu computador com BIOS novamente, retornei para as configurações iniciais, isto é, iniciar pelo meu disco rígido (e não pelo pendrive).

7°Ao ligar, pelo primeira vez, fui no gerenciador de atualizações e atualizei-o.

Tudo certo! Internet cabeada funcionando, wireless, drivers todos instalados, computador atualizado.