Autor Tópico: Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA  (Lida 5736 vezes)

Offline fietola

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA
« Online: 04 de Janeiro de 2008, 00:38 »
COnsequi rodar minha placa Nvidia gforce4 MX 4000 de 2 formas:com o driver do site (.run) e com o sujerido pelo ubuntu(nvidia-glx).Roda beleza, mas so com o driver do ubuntu que consigo os efeitos de cubo e tudo mais,mas a resolução só é disponível a de 800x600.O driver do site NVIDIA(.run)eu instalo e roda legal,com glx,tudinho,mas da algumas travadas e preciso reiniciar a maquina.Sei que pode ser no xorg.conf este defeito.Mas os efeitos 3D não rodam,sempre pede pra instalar(ativar)o driver sugerido pelo ubuntu.Gostaria de ativar os efeitos com o driver da NVIDIA ,pq com ele tenho as resoluçãoes disponíveis,e fica bem mais rapido os jogos(via wine).Ah,jogo perfeitamente com o driver (.run),mas sem os efeitos de cubo,bordas e janelas.A unica distro que rodei legal tudo isso foi no BigLinux,sem problemas.Obrigado ???

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2008, 03:39 »
Não sei se entendi direito... mas você já tentou ir em Sistema>Administração>Gerenciador de Drivers Restritos e ativar por lá o driver, instalando se for sugerido?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2008, 22:42 »
fietola,
instale os drivers restritos (Sistema>administração> Gerenciador de Drivers Restritos). Depois verifique a aceleração gráfica:
Código: [Selecionar]
sudo glxinfo | grep direct
A resposta deve ser:
Código: [Selecionar]
direct rendering: Yes

Se as taxas de resolução estiverem muito baixas, entre como root no Nautilus (ou outro editor) e vá até o /etc/X11/xorg.conf.
Código: [Selecionar]
Na seção Device, acrescente a linha:

Código: [Selecionar]
Option "DynamicTwinView" "false"


VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Anjo Éd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA
« Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2008, 09:14 »
Aproveitando esse tópico, queria inserir meu problema.

Possuo uma Geforces 2, On board. Ativei os drivers restritos que acompanharam a versão 7.10, mas , apesar de ter subido legal o sistema, os menus apresentam falhas. Ícones não aparecem, alguns textos e até o próprio desligar não estam aparecendo, ou seja, falhas de imagem.

Como eu poderia resolver esse problema?

Obrigado

Offline Anjo Éd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA
« Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2008, 11:32 »
Tentei agora instalar com o programa do Envy, mas sem sucesso, ele pára no logo da nvidia e tranca com direito a um pisca-pisca no teclado  :D

Eu lembro deter instalado esse drive no 7.04, usando o nvidia-glx. Mas eu vi que os drivers restritos eh o mesmo pacote, logo, tou perdidão...
Se alguém pode ajudar, agradeço .

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA
« Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2008, 22:26 »
Anjo Éd,

os drivers restritos costumam funcionar muito bem com as placas nVidia; nunca tive problemas exceto às vezes precisar corrigir a taxa de refresh. É possível que seu problema nada tenha a ver com isso (especialmente se as imagens e vídeos rodam bem), e sim com algo errado na configuração do seu X.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Anjo Éd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2008, 09:24 »
Bom, vc disse refresh( taxa de atualizacao vc quer dizer)?? Pq o drive restrito funcionou meia-boca aqui. Eu digo meia-boca pq , por exemplo, o menu não aparece para mim, soh aparece se eu passo o mouse por cima.Entende?
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2008, 09:57 por Anjo Éd »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2008, 22:40 »
Citar
Bom, vc disse refresh( taxa de atualizacao vc quer dizer)??

Exatamente,  é a frequência com que o feixe varre a tela verticalmente num monitor CRT.

Citar
o menu não aparece para mim, soh aparece se eu passo o mouse por cima.Entende?

Não sei se entendi... para mim, o menu "NVIDIA Settings" aparece no no menu principal, em "Ferramentas de Sistema" - embora nem seja necessário.

VB5



Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Anjo Éd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA
« Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2008, 08:14 »
acho que vc nao entendeu.
Quis dizer q os itens da tela, como ícones, alguns textos janelas ou alertas do sistema, não aparecem, não são visualizados para mim, mesmo que eles estejam ali. Eu só vou conseguir visualizá-los se eu passar o mouse por cima, entendeu? Esse é o problema quando eu aplico esse drive restrito, Já o drive padrao NV isso não ocorre.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2008, 15:34 »

Offline Anjo Éd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA
« Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2008, 09:48 »
ins3rt c0in, vc pode me ajudar no meu problema??

Reativei o drive restrito, mas nem chegar na nvidia settings consigo, mancha muito a tela e muita falha de imagem vem ocorrendo.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA
« Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2008, 15:55 »
Anjo Éd

Você tem que verificar se o seu modelo de placa de vídeo é suportado pelo drive Nvidia convencional. Para os modelos mais antigos da Nvidia deve-se instalar o pacote nvidia-glx-legacy (creio que deve ser o seu caso)!

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install nvidia-glx-legacy

Offline Anjo Éd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA
« Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2008, 08:37 »
Fiz isso, no entanto, esse drive não foi aplicado no  xorg.confg. Lá, ainda está como drive NV ( q acredito que seja o padrão, não é? ). Quando eu aplico na mão o drive Nvidia, ao restart, ele tranca na hora de subir a parte gráfica.

Eu lembro bem que foi esse comando que utilizei para instalar na versao 7.04 o drive e tinha funcionado. No entanto, nao sei o porquê, ao testar novos drivers, nunca mais consegui aplicar esse drive nvidia-glx-legacy.
Vc alguma idéia do que posso fazer?
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2008, 08:55 por Anjo Éd »

Offline kiko_novaera

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA
« Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2008, 22:37 »
Tenta ir antes de tudo em :
> Sistema > Administração > Canais de Software

configura o seguinte na aba:
> Programas do Ubuntu marca as opções: Programa de Código Aberto mantido pela comunidade (main), e Programa de Código Aberto mantido pela comunidade (universe)

> Programas de Terceiros marca as opções http://archive.canonical.com/ubuntu gutsy partner, e http://archiver.canonical.com/ubuntu gustsy partner (Código Fonte)

Atualizações marca as opções Principais Atualizações de Segunraça (gutsy-security), Atualizações Recomendadas (gutsy-updates), Verificando atualizações - Diário, e Somente notificar sobre atualizações disponíveis

Porque comigo era o seguinte nos Drivers Restritos estava Nvidia... porém quando eu ia instalar acontecia o seguinte aparecia um aviso dando a entender que não podia o descompactar o driver baixado pelo Ubuntu logo em seguida depois de ter mexido no Canal de Softwares apareceu as atulizações e entrão fui no Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic > Procurar > nvidia

então deu certo.

Não sei se é o teu caso não entendi muito bem mas foi a conduta que eu usei, testa e vê se não é a mesma coisa.

Se não der em nada ou der certo manda uma menssagem pessoal para mim falando só para mim saber

fui.



Offline Anjo Éd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Efeitos 3D não roda com Driver NVIDIA
« Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2008, 14:53 »
O meu problema é o driver nao funcionar corretamente. Esse pacote realmente aparece pra mim e instala!
Soh que a tela mancha e começa a borrar e ícones somem.
Mas todas essas opções estavam marcadas!