Autor Tópico: Ubuntu Server 11.10, hospedeiro web, ip fixo, liberação da porta 8080.  (Lida 1632 vezes)

Offline cassiusvp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ola Caros!

Eu quero fazer um servidor de paginas web, com apache e php. Então sai a cata de material, achei varios, pórem o que eu realmente quero fazer nenhum, ou nada especifico.
Minha ideia é bem simples, no papel, montar um servidor de arquivos web que eu possa acessar com um dominio já registrado no registo.br, a principio é isso apenas. Mas ai que tudo se complicou, No brasil o IP não é fixo e dinamico ta sempre mudando achei ate um solução, o no-ip.org, fiz o meu cadastro e ele gerou meu ip fixo(Nunca consegui fazer funcionar).

Mas vamos por partes. Tenho um servidor Ubuntu Server 11.10, já com apache, php e SSH para acesso remoto, todos local e funcionando. Criei a conta no no-ip e consegui um ip fixo cadastrei e quando eu acesso caio no meu Router(huawei EchoLife HG521). Bom ai começaram os problemas. Em casa eu acesso o painel do router, fora da rede não consigo nada. Nas minhas pesquisas falaram que poderia ser portas no router. Liberei as portas TCP/UDP mas o problema continua.

Existe uma alma que possa me ajudar a entender o que esta acontecendo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu Server 11.10, hospedeiro web, ip fixo, liberação da porta 8080.
« Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2012, 12:13 »
Citar
Mas ai que tudo se complicou, No brasil o IP não é fixo e dinamico ta sempre mudando
Isso não é problema do Brasil, e sim das conexões que vc usa. Conexão doméstica é feita com IP dinâmico em qualquer lugar do mundo.

Citar
Em casa eu acesso o painel do router, fora da rede não consigo nada. Nas minhas pesquisas falaram que poderia ser portas no router. Liberei as portas TCP/UDP mas o problema continua.
Não basta liberar, você tem que redirecionar essas portas para o endereço de sua máquina na rede interna, de forma que quando vc fizer o acesso ao modem, este repasse o acesso pra sua máquina.

Tem uma solução melhor pro seu problema: alugue um host em uma empresa de hospedagem. De acordo com o que vc estiver disposto a pagar, você pode ter uma máquina melhor ou pior; e você vai ter várias vantagens sobre a hospedagem doméstica:

1. Se acontece alguma coisa com sua máquina em casa, vc tem que se virar pra consertá-la.
No servidor de hospedagem, a máquina terá garantia e manutenção específica.

2. Colocar uma máquina em casa aumenta a sua conta de energia diretamente (consumo da própria máquina) e indiretamente (ar-condicionado, estabilizador/no-break, monitor, iluminação do local onde a máquina está).
No serviço de hospedagem, a energia elétrica é usada de maneira mais racional, e dividida entre todos os clientes, saindo mais em conta.

3. Conexões internet domésticas são assimétricas e limitadas na conectividade fim-a-fim. Conexão assimétrica significa que você tem muita banda de download, mas pouca de upload. Pra você navegar em casa, não atrapalha; mas pra oferecer serviços pra internet atrapalha e muito. Limitação de conectividade fim-a-fim, você já descobriu: não dá pra conectar diretamente ao seu servidor a partir da internet, e por isso vc precisa de auxílio do seu roteador.
No servidor de hospedagem, sua máquina terá IP fixo, conexão dedicada e simétrica.

Colocando na ponta do lápis, vale mais a pena hospedar os serviços em uma empresa do que fazê-lo em casa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cassiusvp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Server 11.10, hospedeiro web, ip fixo, liberação da porta 8080.
« Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2012, 16:59 »
Pois é essa ideia eu já tinha, só que a minha ideia e montar uma empresa na cidade futuramente para poder dar aos meus clientes uma alternativa local(cidade) e com suporte local. Voltado para as empresas da minha cidade.

Por isso que eu procuro montar um servidor em casa, não vejo o problema de custo de equipamentos e energia, pois terei retorno. se existe alguém que posso me ajudar a entender a arquitetura de um servidor, ate mesmo quais equipamentos preciso utilizar para que isso funcione.