Autor Tópico: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!  (Lida 25299 vezes)

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #60 Online: 29 de Maio de 2008, 23:23 »
opas...chegou hoje......
Florianóplis -SC

só dei uma rodada rapidamente....   não descobri como configurar a rede....

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #61 Online: 29 de Maio de 2008, 23:46 »
Eu baixei o Live e instalei.  Queria que ele instalasse em uma das minhas partições lógicas (sda10) mas ele não entendeu e instalou em uma das primárias (sda3).  Pior é que eu queria que o boot fosse na particao para eu alterar apenas o Grub do Linux Ubuntu mas ele não deu importância e instalou no (hd0) matando o MBR onde estava o Ubuntu.  Fui no local onde estava o menu.lst do Grub que ele utiliza e alterei para funcionar. 
Tive problemas com a placa de som Audigy 4.  So funcionou quando baixei o OSS e assim mesmo não foi de primeira... tive que alterar alguma coisa na configuração.  A rede funcionou bem.
É possível instalar o "pkg-get" (script) que funciona semelhante ao apt-get. 
Ele reconheceu tambem minha placa NVIDIA e, para testar, baixei o jogo bzflag.  Funcionou bem com a placa NVIDIA mas sem som apesar de ter configurado o OSS.
No momento está inacessível pois fui alterar um parametro no boot e não consigo reverter, mesmo com o uso de root.
Pareceu-me robusto e seguro mas um pouco complicado para quem está acostumado com a "facilidade" do Ubuntu.    ;D

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #62 Online: 30 de Maio de 2008, 03:52 »
Bem, o meu cd chegou hoje. Eles disseram que para a europa o prazo era de 2 a 5 dias - mas demorou 3 semanas.
Continuo com ele aqui instalado numa partição e depois de algumas semanas de uso dá para ver que é muito estável - não tive qualquer tipo de travamento e é realmente muito rápido.
Se ele algum dia tiver uma comunidade forte....é esperar para ver.
Este solaris é muito bom!

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #63 Online: 30 de Maio de 2008, 14:07 »
Bem, o meu cd chegou hoje. Eles disseram que para a europa o prazo era de 2 a 5 dias - mas demorou 3 semanas.
Continuo com ele aqui instalado numa partição e depois de algumas semanas de uso dá para ver que é muito estável - não tive qualquer tipo de travamento e é realmente muito rápido.
Se ele algum dia tiver uma comunidade forte....é esperar para ver.
Este solaris é muito bom!

  Mas sicneramente, prefiro e aposto no kernel do Linux.

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
openSOLARIS eh rox
« Resposta #64 Online: 02 de Junho de 2008, 08:35 »
Testei em um pc e a velocidade eh assustadora.

Mas quando fui testar no pc da assinatura, nao reconheceu o chip da placa.

Desculpem eu postar sem acento, estou no MAC OS X Leopard e por isso nao configurei o teclado ainda (isso se o user comum puder fazer(os nao ROOT))
« Última modificação: 02 de Junho de 2008, 09:09 por Bud Spencer »
Removido pela Moderação.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #65 Online: 02 de Junho de 2008, 08:40 »
Eu recebi o meu sexta passada, e testei no meu notebook Inspiron 1525.
Ele assumiu uma placa genérica VESA e sacou de imediato o wireless.
Não vou instalá-lo. O meu Ubuntu tá tão redondo que não me atrevo e perder o GRUB ou qualquer coisa. Prefiro testar no modo live mesmo.

A priori, eu gostei do visual dele e como ele vem enxuto de programas.

Abs!

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #66 Online: 02 de Junho de 2008, 19:01 »
gostei muito dos temas, alguem pode me dizer quais os temas gtk, metacity e de ícones usados pelo sistema?

Offline gean gustavo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 311
  • Usuário Ubuntu 8.04.1
    • Ver perfil
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #67 Online: 02 de Junho de 2008, 22:47 »
Olá Wolwerine, o tema padrão é o NIMBUS, dá uma olhada AQUI.

HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM


Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #68 Online: 03 de Junho de 2008, 07:49 »
Olá Wolwerine, o tema padrão é o NIMBUS, dá uma olhada AQUI.

blz, obrigado gean.

Offline farinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #69 Online: 03 de Junho de 2008, 11:26 »
Eu recebi o meu sexta passada, e testei no meu notebook Inspiron 1525.
Ele assumiu uma placa genérica VESA e sacou de imediato o wireless.
Não vou instalá-lo. O meu Ubuntu tá tão redondo que não me atrevo e perder o GRUB ou qualquer coisa. Prefiro testar no modo live mesmo.

A priori, eu gostei do visual dele e como ele vem enxuto de programas.

Abs!

Oi maudy.

Qual é o seu receptor wireless? Aqui não conseguiu detectar o meu linksys usb.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #70 Online: 11 de Junho de 2008, 08:51 »
Instalei ontem pra testar no VirtualBox. Não sei se é algum problema com máquina virtual, mas o OpenSolaris ficou muito lento pra rodar, mesmo depois de instalado.

Quanto ao sistema, muita coisa parece com o Linux, graças a algumas heranças do pai Unix... hehe
o Gnome está bem padrão mesmo e os temas são muito bonitos. O driver de vídeo da Nvidia já vem instalado e há um aplicativo para gerenciar os dispositivos (coisa que já passou da hora de ter no Linux, mesmo com sua ótima detecção de hardware). O Compiz Fusion também está presente, além do Firefox, Thunderbird e Pidgin. Faltou o Openoffice, ainda mais se tratando da Sun.

Agora uma coisa que me chamou atenção: assim com o Ubuntu, aguardava algo muito bem apresentável, até mais do que Ubuntu, pois "cascalho" a Sun tem, e como tem!! Esperava uma caixinha acrílica com encarte e tudo. No mínimo a tradicional caixinha de papel rígido do Ubuntu. Que nada! A mídia é muito bem prensada, mas veio numa capinha de plástico igual a aquelas de 5-10 centavos que compramos, isso quando não vem de graça e o vendedor do camelô não te pergunta se quer levar mais porque ele tem sobrando...

Vou testar mais o sistema e depois posto as minhas impressões.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #71 Online: 11 de Junho de 2008, 16:39 »
Chegou ontem aqui.
Como já disseram, drive nvidia, aceleração por hardware, compiz (com ccsm) tudo rodando desde o inicio.

Grub com imagem (não entendo por que o Ubuntu não usa assim por padrão).

O sistema rodou estável e muito rápido.

Boa seleção de programas, somente o necessário.

O único problema que enfrentei foi o acesso a net. Acessei o configurador de rede, ele estava inacessível, indicava que isto acontecia por um configurador automatico estava ativo, sugeria acessar o man do namd (1w). Acessei o manual, encontrei o comando para desabilitar e o fiz. Acessei novamente o configurador de rede, que agora funcionou. Driver da placa ok, abilitei a rede e configurei para obter DHCP.... continuou sem net.


Outro dia eu tento novamente.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #72 Online: 11 de Junho de 2008, 20:07 »
Mais alguns testes hoje. Rodei o OpenSolaris nativo no meu micro e não fui muito animador. O meu kit de teclado e mouse sem fio não funcionou muito bem. Somente o teclado funcionou. E foram poucos segundos até o sistema congelar completamente.

O projeto OpenSolaris parece ser bem promissor, mas ainda está muito, mas muito cru! Tem muito o que evoluir, principalmente no que se trata de compatibilidade de hardware.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #73 Online: 12 de Junho de 2008, 13:18 »

O projeto OpenSolaris parece ser bem promissor, mas ainda está muito, mas muito cru! Tem muito o que evoluir, principalmente no que se trata de compatibilidade de hardware.

Concordo plenamente.  A única coisa que funciona, de pronto, é a identificação da placa nVIDIA e a rede.  O som tive que baixar o OSS e fazer várias configurações para fazê-lo funcionar.  Trata-se de uma Creative Audigy 4.  A impressora, uma HP-1022 com porta USB não é reconhecida.  Em decorrência abri um questionamento no site do OpenSolaris.org pedindo ajuda e fui informado de que haveria uma atualização para a correção desse problema.  Lembro-me que no início as diversas versões do Linux enfrentavam problemas na identificação de impressoras que utilizavam a porta USB.  Somente um driver, naquela época, o FOO2ZJS, fazia esse tipo de impressora funcionar.  No OpenSolaris 2008-5 nem isso.

Aliás, por falar em atualização, o método é muito lento e chega a ser exasperante.

Minha conclusão é a de que, no momento, tanto o Ubuntu 8.04 quanto a versão nova do Linux Mint 5, são imbatíveis nos itens de identificação do hardware, facilidade de customização, segurança e atualização do sistema.  Talvez daqui a algumas versões o sistema realmente valha a pena.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Já chegou! openSOLARIS disponível e envia cds para casa!
« Resposta #74 Online: 12 de Junho de 2008, 17:15 »

O projeto OpenSolaris parece ser bem promissor, mas ainda está muito, mas muito cru! Tem muito o que evoluir, principalmente no que se trata de compatibilidade de hardware.

Concordo plenamente.  A única coisa que funciona, de pronto, é a identificação da placa nVIDIA e a rede.  O som tive que baixar o OSS e fazer várias configurações para fazê-lo funcionar.  Trata-se de uma Creative Audigy 4.  A impressora, uma HP-1022 com porta USB não é reconhecida.  Em decorrência abri um questionamento no site do OpenSolaris.org pedindo ajuda e fui informado de que haveria uma atualização para a correção desse problema.  Lembro-me que no início as diversas versões do Linux enfrentavam problemas na identificação de impressoras que utilizavam a porta USB.  Somente um driver, naquela época, o FOO2ZJS, fazia esse tipo de impressora funcionar.  No OpenSolaris 2008-5 nem isso.

Aliás, por falar em atualização, o método é muito lento e chega a ser exasperante.

Minha conclusão é a de que, no momento, tanto o Ubuntu 8.04 quanto a versão nova do Linux Mint 5, são imbatíveis nos itens de identificação do hardware, facilidade de customização, segurança e atualização do sistema.  Talvez daqui a algumas versões o sistema realmente valha a pena.



  Todos sabemos que o Unix foi desenvolvido para servidores.
  Seus clones, também não seriam tão diferentes. O kernel do Linux, BSD e Solares, todos são mais para servidor do que desktops. Acontece que, de todos esses, o que está a mais tempo nessa transição é o Linux, por isso está bem mais desenvolvido em suportes de hardwares em se comparando aos demais.
  Fora ainda uma coisa, agora Ingo está trabalhando mais no scheduler para privilegiar processos de forma mais rápidas em Desktops. Nesse ponto, sinto falta do Kolivas.