Autor Tópico: Dúvida na instalação e partição swap  (Lida 2452 vezes)

Offline razalgul

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Dúvida na instalação e partição swap
« Online: 23 de Junho de 2013, 00:10 »
Preciso de ajuda pessoal, pela primeira vez na hora da instalação do ubuntu eu resolvi usar o gerenciador de partições. meu HD é de 320 GB fiz uma partição de 200 GB para o sistema ser instalado o formato de arquivos é ext4 e fiz uma outra partição para guardar arquivos de 120 GB, como o sistema me recomendou swap fiz essa de swap agora eu não sei pensei que poderia guardar arquivos nesta de swap.

O que eu faço agora?  posso usar essa de swap para backup? O problema é que eu não acho essa partição no meu PC quero guardar arquivos nesta partição que eu criei. O que eu faço agora?
« Última modificação: 23 de Junho de 2013, 02:09 por razalgul »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dúvida na instalação e partição swap
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2013, 01:15 »
Aqui não é windows não, 200 GB para o sistema é muito exagero. Entre 10 e 30 GB, dependendo do seu uso, já estaria de bom tamanho. O Ubuntu nunca vai usar todo esse espaço que você separou.

Swap é só um espaço para memória virtual, quando a memória RAM está sendo muito usada o ubuntu começa a usar swap no lugar. Você não consegue jogar arquivo nenhum lá, só o sistema tem acesso. Se você ter mais de 4 GB de ram, nem precisa de swap. Se tiver menos de 2 GB, pode por a mesma quantidade ou mais de swap em relação à RAM (se tiver 512 MB de ram, coloque 2 GB de swap, se tiver 1 GB de ram coloque entre 2 e 4 GB de swap).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline razalgul

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Dúvida na instalação e partição swap
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2013, 01:38 »
Tem como eu acessar essa partição de swap agora e mudar pra outro sistema? fazer com que eu guarde meus arquvos nela?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dúvida na instalação e partição swap
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2013, 01:41 »
Tem como eu acessar essa partição de swap agora e mudar pra outro sistema? fazer com que eu guarde meus arquvos nela?

Eu acabei de falar isso:

Swap é só um espaço para memória virtual, quando a memória RAM está sendo muito usada o ubuntu começa a usar swap no lugar. Você não consegue jogar arquivo nenhum lá, só o sistema tem acesso.

O swap é uma extensão da memória RAM do seu sistema, lembrando que a memória RAM é a memória principal de qualquer computador, toda informação relevante contida no HD ou SSD é lido na hora da inicialização do sistema e colocado lá na RAM (a memória RAM é bem mais rápida que seu HD, não tem como você rodar um SO como ubuntu ou windows sem a memória RAM, as famosas DDR2 ou DDR3 que você vê nos anúncios por aí). Daí quando há pouca memória RAM, é usado o próprio HD, isso é uma forma de contornar o problema físico de pouca memória RAM (o HD tem muito mais espaço que a RAM, mas quando o sistema está usando muito o swap, você nota a perda de desempenho, pois o HD é bem mais lento!). Se você tem 2 GB de RAM e 4 GB de swap, o sistema enxerga que você tem 6 GB de RAM praticamente, explicando bem resumidamente. Pegou a ideia?

Não entendi o "mudar para outro sistema?"
« Última modificação: 23 de Junho de 2013, 01:52 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline razalgul

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Dúvida na instalação e partição swap
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2013, 01:51 »
obrigado pelas ajudas mas já resolvi esse problema tudo com gparted desativei o sistema swap da partição depois formatei em ntfs agora posso salvar meus arquivos tranquilo nela

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dúvida na instalação e partição swap
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2013, 01:53 »
obrigado pelas ajudas mas já resolvi esse problema tudo com gparted desativei o sistema swap da partição depois formatei em ntfs agora posso salvar meus arquivos tranquilo nela

E você vai ficar com 200 GB para o sistema, como você falou? Não seria melhor reinstalar o ubuntu arrumando essas partições não?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline razalgul

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Dúvida na instalação e partição swap
« Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2013, 02:08 »
vou ficar com 200GB sim pro sistema valeu pela ajuda tópico solucionado

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dúvida na instalação e partição swap
« Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2013, 02:56 »
vou ficar com 200GB sim pro sistema valeu pela ajuda tópico solucionado

Nem você instalando todos os jogos do Steam o Ubuntu vai usar todo esse espaço... mas beleza.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Dúvida na instalação e partição swap
« Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2013, 10:33 »
Amigo, o que é o Sergio quer dizer é que você está jogando muito espaço fora, porque o Ubuntu nunca vai usar isso tudo.

Reorganize pensando melhor nisso aí.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Dúvida na instalação e partição swap
« Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2013, 09:22 »
Bem, se ele não montar o /home em outra partição, vai ficar tudo nessa de 200gb, daí, se ele salvar coisas demais no Downloads, Documentos, etc... pode gastar esses 200gb rapidinho.

Concordo, não é do sistema, mas tem gente que não sabe desse lance de montar pastas em outras partições, acaba deixando tudo em /.