Autor Tópico: GRUB  (Lida 4663 vezes)

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
GRUB
« Online: 14 de Novembro de 2006, 00:41 »
Duas distribuições Linux não são consideradas pelo GRUB como 2 SOs independentes?
Eu tenho o XP e o Ubuntu no mesmo HD.
Tempos atrás instalei um outro Linux (Debian 3.1 RC) e perdi o Ubuntu no boot.
Dessa vez  com o Debian e o XP  instalei o Ubuntu Edgy e  foi o Debian que saiu do boot.
Em ambos os casos o GRUB foi instalado na MBR.
Como ter 2 Linux juntos com Windows?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Sibik

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: GRUB
« Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2006, 01:06 »
Manualmente tu adiciona o SO no menu do Grub....

$sudo gedit /boot/grub/menu.lst

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: GRUB
« Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2006, 01:33 »
Eu fiz isso mas devo ter errado em alguma coisa porque não funcionou.
O que aconteceu foi que, tanto na instalação do Debian quanto na do Ubuntu, o GRUB na MBR apagava do menu o SO que já estava instalado.
Agora eu troquei o Debian pelo Kubuntu e não houve esse problema e tenho XP hda1, Ubuntu hda2 e Kubuntu hda6, funcionando.
Valeu.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: GRUB
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2006, 23:56 »
Cara, desculpe a intromissão, mas... Ter ambos Ubuntu e Kubuntu instalados não é uma redundância desnecessária? Te bastaria apenas ter o Ubuntu instalado e depois instalado o pacote kubuntu-desktop ou vice-versa.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: GRUB
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2006, 07:49 »
O Ubuntu é o i386 e o Kubuntu era o Amd64...
Era, porque já tirei, o 64 ainda não dá...
Tbém não vejo nenhuma razão pra usar Gnome e KDE, ou é um ou outro.
Eu prefiro o Gnome...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: GRUB
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2006, 08:53 »
Duas distribuições Linux não são consideradas pelo GRUB como 2 SOs independentes?
Eu tenho o XP e o Ubuntu no mesmo HD.
Tempos atrás instalei um outro Linux (Debian 3.1 RC) e perdi o Ubuntu no boot.
Dessa vez  com o Debian e o XP  instalei o Ubuntu Edgy e  foi o Debian que saiu do boot.
Em ambos os casos o GRUB foi instalado na MBR.
Como ter 2 Linux juntos com Windows?
Normalmente o Grub  reconhece outro Linux instalado no micro.
Uma maneira de ajudar o Grub a reconhecer uma outra distro linux seria instala-lo tambem na raiz daquela distro que vc deseja inclui-la no quadro de opção.
Ex: se vc tem o Kubuntu(hda5) e o Ubuntu(hda6)  instalados no mesmo micro e usa o Grub do Ubuntu na MBR, no kubuntu digite:
sudo grub install /dev/hda5
Assim você está instalando o grub também na raiz.
Depois rode o Ubuntu e reinstale-o na MBR
sudo grub install /dev/hda0
Não se esqueça de trocar os números pelo correspondente da sua partição.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline farbus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: GRUB
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2006, 11:28 »
 ???

Como instalar o ubuntu sem o grub???

Alguem pode me ajudar???



Offline vfl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: GRUB
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2006, 13:34 »
???
Como instalar o ubuntu sem o grub???

Alguem pode me ajudar???


Para ajudar é preciso saber como você pretende inicializar (bootar) o Ubuntu.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Linux Registered User: 36202 (1996) at http://counter.li.org/
StarOffice/OpenOffice.org/BrOffice.org user since 1999
 IM: vfl@jabber.org  (Jabber : Open Instant Messaging - http://www.jabber.org)
Schroeder - SC - Brasil

Offline farbus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: GRUB
« Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2006, 17:33 »
???
Como instalar o ubuntu sem o grub???

Alguem pode me ajudar???


Para ajudar é preciso saber como você pretende inicializar (bootar) o Ubuntu.



É o seguinte, tenho 2 hds em RAid0 com o XP instalado, mas tenho um outro livre de 40gb. Eu queria que o ubuntu fosse instalado nesse de 40gb, mas sem o grub aparecendo (ele estraga o raid e alem disso, não gosto dele)... Minha placa mae é uma dfi nf4ultra, basta que eu aperte 'esc' na inicializaçao e selecione o hd pra ele bootar, por isso que não quero o grub instalado.

Será que dá pra eu fazer isso??? Gosto muito do ubuntu e queria ter uma distro linux a minha disposiçao pra eu brincar...

Offline vfl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: GRUB
« Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2006, 12:02 »
Farbus! Qualquer sistema operacional de uso geral (Windows, Linux, etc...) vai precisar de um bootloader (carregador de inicialização). No caso do Linux, normalmente se usa o Grub ou o Lilo.
Estes carregadores podem estar instalados:
- apenas na trilha inicial da partição onde está o Linux (nesse caso no MBR ou master boot record -> trilha
      zero, setor 1 do disco)
deverá estar instalado um gerenciador de boot como o XOSL por exemplo);
- ou parte do carregador instalado no MBR e outra na trilha inicial da partição do SO;
- Uma terceira opção seria criar um disquete para inicializar o SO.

No caso de sua placa-mãe, ao dar "esc" e escolher um disco para "bootar", na verdade você está apenas dizendo para a máquina, de qual disco ela deverá ler o MBR. No MBR está definido em qual partição será buscado o "bootloader".  A placa-mãe (ou bios) em si não é capaz de iniciar um sistema operacional, ou seja, ela não tem um bootloader.

No seu caso,  instalar um bootloader (Grub ou Lilo) no hd de 40 GB, não deveria afetar o Raid, já que este disco não faz parte do mesmo. E para inicializar o Linux neste disco, você usaria o "esc" e o selecionaria.
Infelizmente não tenho um ambiente similar ao seu e nem tive um caso assim na prática, portanto só posso fazer algumas indicações teóricas.

Talvez no seu caso seja interessante fazer a instalação do Ubuntu usando o Alternate-CD e não o LiveCD. O primeiro dá mais possibilidade de escolher particularidades na instalação. Você pode obter o mesmo em: http://espelhos.edugraf.ufsc.br/ubuntu-releases/edgy/ubuntu-6.10-alternate-i386.iso

Ao bootar um Linux na sua máquina (pode ser com um LiveCD), como ele reconhece os discos ? Para ver, digite o seguinte comando em um terminal:  sudo fdisk -l








:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Linux Registered User: 36202 (1996) at http://counter.li.org/
StarOffice/OpenOffice.org/BrOffice.org user since 1999
 IM: vfl@jabber.org  (Jabber : Open Instant Messaging - http://www.jabber.org)
Schroeder - SC - Brasil

Offline farbus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: GRUB
« Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2006, 12:19 »
Farbus! Qualquer sistema operacional de uso geral (Windows, Linux, etc...) vai precisar de um bootloader (carregador de inicialização). No caso do Linux, normalmente se usa o Grub ou o Lilo.
Estes carregadores podem estar instalados:
- apenas na trilha inicial da partição onde está o Linux (nesse caso no MBR ou master boot record -> trilha
      zero, setor 1 do disco)
deverá estar instalado um gerenciador de boot como o XOSL por exemplo);
- ou parte do carregador instalado no MBR e outra na trilha inicial da partição do SO;
- Uma terceira opção seria criar um disquete para inicializar o SO.

No caso de sua placa-mãe, ao dar "esc" e escolher um disco para "bootar", na verdade você está apenas dizendo para a máquina, de qual disco ela deverá ler o MBR. No MBR está definido em qual partição será buscado o "bootloader".  A placa-mãe (ou bios) em si não é capaz de iniciar um sistema operacional, ou seja, ela não tem um bootloader.

No seu caso,  instalar um bootloader (Grub ou Lilo) no hd de 40 GB, não deveria afetar o Raid, já que este disco não faz parte do mesmo. E para inicializar o Linux neste disco, você usaria o "esc" e o selecionaria.
Infelizmente não tenho um ambiente similar ao seu e nem tive um caso assim na prática, portanto só posso fazer algumas indicações teóricas.

Talvez no seu caso seja interessante fazer a instalação do Ubuntu usando o Alternate-CD e não o LiveCD. O primeiro dá mais possibilidade de escolher particularidades na instalação. Você pode obter o mesmo em: http://espelhos.edugraf.ufsc.br/ubuntu-releases/edgy/ubuntu-6.10-alternate-i386.iso

Ao bootar um Linux na sua máquina (pode ser com um LiveCD), como ele reconhece os discos ? Para ver, digite o seguinte comando em um terminal:  sudo fdisk -l











Obrigado pelas dicas, to baixando esse alternate pra ver se consigo entao colocar o grub somente no hd de 40gb.
Qto ao reconhecimento dos discos, ele não reconheceu que eu usava 2 hds em raid... E tenh quase certeza que estragou minha raid, pois depois que rodei o live, nao consegui acessar nenhum outro hd, tive que formatar tudo...