Autor Tópico: DeVeDe não funciona [Resolvido - Usar o ConvertXtoDVD 2.0 no Wine]  (Lida 9392 vezes)

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
DeVeDe não funciona [Resolvido - Usar o ConvertXtoDVD 2.0 no Wine]
« Online: 13 de Setembro de 2013, 12:11 »
Olá amigos, há muito tempo ouvi falar que o DeVeDe é um ótimo programa para se criar DVD's, mas me disseram que não era muito bom com menus, isso não me importava.

Ontem fui criar um DVD com umas músicas da banda Chicago que tenho aqui, depois de selecionados os arquivos, editei o nome dos títulos, colocar os botões, eu selecionei NTSC, porque sei que PAL não funciona no Brasil (experiência própria).

Primeiro decidi gerar uma .iso do DVD, vai que não funciona e perco um DVD, então foi o que fiz, depois de algumas horas, ficou pronto, o VLC sempre abriu normalmente arquivos .iso, então decidi usar ele, só que não exibiu vídeo e não saiu áudio, a barra de tempo andava normal, mas não aparecia nada.

O que poderia ser? Problema de configuração do DeVeDe? Há algum software semelhante que funcione? Quando eu ainda estava no Window$, eu usava o ConvertXtoDVD, há alguma ferramenta semelhante para o Ubuntu?

Desde já agradeço.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2013, 06:42 por Arthur Bernardes »

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: DeVeDe não funciona
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2013, 16:02 »
Por curiosidade, qual é a versão do Ubuntu que está utilizando, e qual foi o tamanho final do arquivo .iso gerado?

Uns três~quatro anos atrás, na época do Ubuntu 9.04, utilizei muito o DeVeDe para gravar filmes independentes em DVD. Gravei inúmeros filmes, inclusive inserindo legendas selecionáveis, pois o DeVeDe é capaz de reconhecer arquivos SRT e convertê-los para o formato aceito em DVDs. Testei outros programas similares, como Bombono (http://www.bombono.org/) e o K3b, mas na minha experiência, o melhor mesmo foi o DeVeDe. Utilizei também o ConvertXtoDVD pelo Wine, embora apenas versões antigas do programa possuam suporte a criação de DVDs com menus (versão 3.0 para baixo).

No entanto, do Ubuntu 10.04 em diante, passei a utilizar cada vez menos o programa, pois estava sendo mais prático gravar em outras mídias mais sólidas e duráveis, como HDs externos por exemplo.

De todo modo, instalei o DeVeDe no meu computador com Ubuntu 13.04 e fiz um rápido teste. Gerei um DVD rápido com três vídeos de 5~10 minutos em média, onde um deles tinha legendas SRT externas. Inseri os três, junto com a legenda, e o programa gerou um DVD perfeitamente. Reproduzi no VLC e as legendas apareceram bem direitinho. No entanto, eu costumo optar por fazer o DeVeDe gerar não uma ISO, mas uma estrutura de pastas (VIDEO_TS e AUDIO_TS), onde eu as gravo em disco usando K3B. É mais rápido, consome menos espaço, e fica mais fácil de testar no VLC.

EDIT: Instalei o Bombono segundo as instruções daqui: http://askubuntu.com/questions/3617/how-do-i-create-a-movie-dvd, e o testei em seguida, com as mesmas configurações. Embora seja um pouco mais complexo de usar que o DeVeDe, o Bombono aparenta ser mais versátil para criação e design dos menus, mas ele não suporta múltiplas faixas de áudio, nem múltiplas legendas selecionáveis. O DeVeDe também não suporta múltiplas faixas de áudio (vídeos com áudio original e dublado para outro idioma, por exemplo), mas tem um suporte aparentemente melhor para legendas, sem falar que ele permite inserir vídeos com várias faixas de legenda (você pode inserir um vídeo com legenda em inglês e português, onde você pode alternar entre elas no player ou controle remoto).

De todo modo, para a sua necessidade, talvez o Bambono quebre o galho melhor que o DeVeDe.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2013, 16:24 por Solid One »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: DeVeDe não funciona
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2013, 17:23 »
Obrigado por responder Solid One.

Eu estou usando o Ubuntu 12.04, não tenho certeza do tamanho da imagem, pois logo em seguida a exclui.

Vou agora testar para gerar estrutura de pastas para ver se dá certo assim, e vou testar esse "bombono" para ver como é.

Abraços.



Só pode ser problema do DeVeDe para criar a estrutura.

Ele criou duas subpastas chamada Chicago, por isso o VLC não executava, e quando coloco o VLC para executar a pasta, o mesmo erro acontece.

Só consigo assistir ao vídeo se eu abrir o seguinte arquivo manualmente para o VLC.



Estou achando que seja a falta de Menu, vou criar um menu básico agora pra ver se consigo executar, já que ele não executa direto.



Não adianta, criei o menu (com música de fundo), não aparace o menu, só toca a música de fundo, quando aperto enter ele começa a tocar o vídeo, mas assim não dá.

Vou partir pra outros programas, inclusive o ConvertXtoDVD.



Acabei de instalar o ConvertXtoDVD no Wine, funcionando igual no Window$, estou convertendo o vídeo pra ver se agora tenho sucesso.

Nota: Estou usando a versão 4 do ConvertXtoDVD.



Consegui criar usando o ConvertXtoDVD no Wine.

Veja os print's.





A solução é ficar com o ConvertXtoDVD no Wine. Dou o tópico por resolvido. Abraços à todos.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2013, 18:29 por Arthur Bernardes »

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: DeVeDe não funciona [Resolvido - Usar o ConvertXtoDVD no Wine]
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2013, 08:43 »
Calma aí, desiste ainda não hehe.

A julgar pela imagem que tu enviou, o projeto aparenta estar criado corretamente. Mas para o VLC abri-lo, você tem que pôr para ele abrir a pasta anterior à VIDEO_TS, ou seja, a pasta "Chicago". Se você abrir a VIDEO_TS, o VLC talvez reconheça só os vídeos, e não os menus. Tente abri-lo desta forma, pra ver se os menus serão renderizados direitinho, e se o vídeo vai aparecer com som.

Se após isso, o problema dos vídeos em preto persistir, então o meu palpite é que você não está usando o ffmpeg e mencoder nativos do Ubuntu, e sim alguma outra versão distinta, possivelmente compilada manualmente. O DeVeDe depende diretamente desses dois pacotes para conseguir converter os vídeos para MPEG-2, formato padrão dos DVDs. Também depende deles para criar os menus, que não são nada mais que vídeos interativos (ou estáticos), também em formato MPEG-2.

Ah, um addentum sobre o DeVeDe: antes, ele criava uma pasta chamada "movie" no seu usuário, e jogava o projeto pra lá. Caso opte por montar uma ISO completa, o arquivo vai parar lá. Caso opte apenas pela estrutura de arquivos, ele cria pastas VIDEO_TS e AUDIO_TS lá. Funciona muito bem, mas se você montar um projeto, e houver outro projeto previamente montado na pasta "movie", este será apagado no processo de criação do novo.

No entanto, quando montei o projeto no Ubuntu 13.04, ele não criou nada na pasta "movie", mas ao invés disso, criou uma pasta "None", e dentro dela mais duas pastas "movie" uma dentro da outra, e dentro da última estava o projeto com suas pastas avulsas. Achei que não ficou tão intuitivo como antes, mas ao menos evita que um projeto antigo seja apagado por acidente. O meu palpite é que essa funcionalidade nova foi implementada justamente para isso: evitar que um projeto novo sobrescreva um antigo, previamente existente na pasta "movie".

Mudando de assunto, muitos usuários do Wine AppDB tem relatado que a versão 4 do ConvertXtoDVD não consegue criar projetos com menus, devido ao fato de não conseguir acessar os templates de menus. Segundo os usuários, você pode montar um projeto sem menus sem problemas. Com menu, eu acho que ainda não dá (talvez até dê, mas só se for nas versões mais recentes do Wine, tipo a 1.6, ou se for uma versão do ConvertXtoDVD 3.0 ou anterior). Você tentou criar o seu projeto com ou sem menus?

E o Bombono? Chegou a testá-lo?
« Última modificação: 15 de Setembro de 2013, 08:50 por Solid One »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: DeVeDe não funciona [Resolvido - Usar o ConvertXtoDVD no Wine]
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2013, 09:18 »
Calma aí, desiste ainda não hehe.

A julgar pela imagem que tu enviou, o projeto aparenta estar criado corretamente. Mas para o VLC abri-lo, você tem que pôr para ele abrir a pasta anterior à VIDEO_TS, ou seja, a pasta "Chicago". Se você abrir a VIDEO_TS, o VLC talvez reconheça só os vídeos, e não os menus. Tente abri-lo desta forma, pra ver se os menus serão renderizados direitinho, e se o vídeo vai aparecer com som.

Se após isso, o problema dos vídeos em preto persistir, então o meu palpite é que você não está usando o ffmpeg e mencoder nativos do Ubuntu, e sim alguma outra versão distinta, possivelmente compilada manualmente. O DeVeDe depende diretamente desses dois pacotes para conseguir converter os vídeos para MPEG-2, formato padrão dos DVDs. Também depende deles para criar os menus, que não são nada mais que vídeos interativos (ou estáticos), também em formato MPEG-2.

Estou fora de casa, mas assim que chegar, vou tentar novamente.

O que tenho notado no DeVeDe é que os menus não aparecem, mesmo sendo criados.

Não cheguei a compilar nem instalar de outra fonte o ffmpeg nem o mencoder, mas notei que ao selecionar para converter o áudio do vídeo para 5.1, deu erro "Bug no mencoder".

Mudando de assunto, muitos usuários do Wine AppDB tem relatado que a versão 4 do ConvertXtoDVD não consegue criar projetos com menus, devido ao fato de não conseguir acessar os templates de menus. Segundo os usuários, você pode montar um projeto sem menus sem problemas. Com menu, eu acho que ainda não dá (talvez até dê, mas só se for nas versões mais recentes do Wine, tipo a 1.6, ou se for uma versão do ConvertXtoDVD 3.0 ou anterior). Você tentou criar o seu projeto com ou sem menus?

E o Bombono? Chegou a testá-lo?

Eu criei um menu bem básico usando o ConvertXtoDVD, e o VLC exibiu o menu sem problemas, criei sem menu, o vídeo começou a tocar automaticamente, eu estou usando a versão 1.6 do Wine e a versão 4 do ConvertXtoDVD.

Ainda não tive tempo de testá-lo, apenas adicionei a PPA, mas sem tempo de instalar ainda.

Obrigado pela atenção Solid One.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: DeVeDe não funciona [Resolvido - Usar o ConvertXtoDVD no Wine]
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2013, 18:26 »
Realmente o ConvertXtoDVD 4 não cria menus, senti falta de um agora.

Vou baixar a versão 3 e instalar pra ver.



A versão 3 também não identifica menus, vou ter que criar sem menus por ele mesmo, vou testar agora o Bombono. :D
« Última modificação: 15 de Setembro de 2013, 22:38 por Arthur Bernardes »

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: DeVeDe não funciona [Resolvido - Usar o ConvertXtoDVD no Wine]
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2013, 08:21 »
Realmente o ConvertXtoDVD 4 não cria menus, senti falta de um agora.

Vou baixar a versão 3 e instalar pra ver.



A versão 3 também não identifica menus, vou ter que criar sem menus por ele mesmo, vou testar agora o Bombono. :D

Tem que ser exatamente a versão 3.0. Se for acima disso, pode não funcionar.

Ou em último caso, você pode tentar as versões 2.x do programa. Já fiz DVDs com menus usando versões antigas do ConvertXtoDVD rodando pelo Wine.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: DeVeDe não funciona [Resolvido - Usar o ConvertXtoDVD no Wine]
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2013, 13:09 »
Segui sua dica agora, instalei a versão 2.0 e realmente consegui criar os menus do jeito que queria, com direito à escolher imagem de fundo.

Só tem um bug chato, ele não converte vídeos em formato .flv, só .mp4 e .avi

Mas isso não é problema, uso o Winff aqui para converter e tá tudo certo.

Muito obrigado pela ajuda Solid One!



Criei um DVD com o filme Amanhecer Parte II pra minha mãe, que queria assistir no DVD da cozinha. Quando selecionei o arquivo de vídeo .avi, eu tinha intenção de adicionar legenda, mas ele automaticamente adicionou a legenda, reconhecendo-a como "Legenda Externa"!
« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, 18:02 por Arthur Bernardes »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: DeVeDe não funciona [Resolvido - Usar o ConvertXtoDVD 2.0 no Wine]
« Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2013, 07:45 »
Vou postar algumas imagens de como foi aqui.

O projeto no ConvertXtoDVD 2.0



Menu (simples mas está ótimo).



Vídeo tocando (com dual-áudio [Inglês e Portugês]).



Vídeo tocando com legendas.



Realmente assim tá melhor, procurei informações sobre o DeVeDe para Window$, e os usuários de lá não tem o problema que eu tenho aqui (deve ser coisa pessoal ;D), então vou ficar com o ConvertXtoDVD 2.0 mesmo, ele está suprindo minhas necessidades 100%.