Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2365054 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3750 Online: 16 de Abril de 2011, 00:22 »
@buli
Aqui compilei o 2.6.38.2 + BFS + BFQ sem os seus patchs (vou tocar neles esse FDS), e achei que a latencia diminiu tanto que minha máquina não aguenta o ritmo, na proxima vou pegar mais leve.
E vou testar esse makelocalmodconfig. Valeu!!

@galactus
Tudo indica que o Fusion, na parte da CPU virá no nível dos atuais PHII X4, talvez um pouco melhor, porém na parte gráfica é impossível não ser melhor que o SB, tanto no Desktop quanto Notebook, já que ele terá 400 SPs... É uma placa dedicada dentro da CPU.

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3751 Online: 17 de Abril de 2011, 23:11 »
Não me levem a mal, mas para mim, esse negócio de copilar, descopilar, grub, etc. Isso para mim é outra língua que eu não entendo hehehe, para mim instalar coisas é só pela central de programas ou pacotes .deb. Mas minha pergunta é, o desempenho dos Kubuntu's mais atuais (10.04, 10.10 e 11.04 que será lançado) está melhor? Pois estou esperando a versão final do 11.04 para instalar aqui ;-)


Offline MSXManiac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3752 Online: 18 de Abril de 2011, 00:12 »
Não me levem a mal, mas para mim, esse negócio de copilar, descopilar, grub, etc. Isso para mim é outra língua que eu não entendo hehehe, para mim instalar coisas é só pela central de programas ou pacotes .deb. Mas minha pergunta é, o desempenho dos Kubuntu's mais atuais (10.04, 10.10 e 11.04 que será lançado) está melhor? Pois estou esperando a versão final do 11.04 para instalar aqui ;-)

Depende do que você chama de estar melhor...
Sim, ele tem mais recursos, menos bugs e uma interface com um visual muito melhor!
Não, se vc pretende instalar na mesma máquina onde usou um kubuntu 7.10 por exemplo. O kernel engordou demais e normalmenteo kernel padrão tem um desempenho baixo por não vir configurado para uma máquina específica. Por ser genésio, digo, genérico ele tende a ter uma configuração mais conservadora (até demais as vezes)!

Por isso recompilamos ou compilamos um outro kernel. Com as informações compartilhadas aqui, você pode modificar um kernel em pontos cruciais e aumentar o desempenho na sua máquina!
De uma passeada nas trocentas páginas deste tópico.
Para facilitar, vc pode instalar o kernel liquorix direto do repositório dele via synaptic, ou usar o do aptosid (antigo sidux) ou o lineduc, todos eles citados neste tópico!
ASUSTek P5QPL-AM + Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8400 @ 2.66GHz (Yorkfield) + 4 Gb RAM 800 MHz

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3753 Online: 18 de Abril de 2011, 06:17 »
Não me levem a mal, mas para mim, esse negócio de copilar, descopilar, grub, etc. Isso para mim é outra língua que eu não entendo hehehe, para mim instalar coisas é só pela central de programas ou pacotes .deb. Mas minha pergunta é, o desempenho dos Kubuntu's mais atuais (10.04, 10.10 e 11.04 que será lançado) está melhor? Pois estou esperando a versão final do 11.04 para instalar aqui ;-)

Depende do que você chama de estar melhor...
Sim, ele tem mais recursos, menos bugs e uma interface com um visual muito melhor!
Não, se vc pretende instalar na mesma máquina onde usou um kubuntu 7.10 por exemplo. O kernel engordou demais e normalmenteo kernel padrão tem um desempenho baixo por não vir configurado para uma máquina específica. Por ser genésio, digo, genérico ele tende a ter uma configuração mais conservadora (até demais as vezes)!

Por isso recompilamos ou compilamos um outro kernel. Com as informações compartilhadas aqui, você pode modificar um kernel em pontos cruciais e aumentar o desempenho na sua máquina!
De uma passeada nas trocentas páginas deste tópico.
Para facilitar, vc pode instalar o kernel liquorix direto do repositório dele via synaptic, ou usar o do aptosid (antigo sidux) ou o lineduc, todos eles citados neste tópico!
muito obrigado, com melhor, eu quis dizer se ele está mais rápido, pois eu instalei o Kubuntu desktop pelo synaptic e está muito bom.
Obrigado pela resposta :)


Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3754 Online: 18 de Abril de 2011, 09:18 »
EDIT:
Hoje compilei o novo kernel 2.6.38.3 e fiquei surpreso!!!
É claro que a minha surpresanão foi com o desempenho mas sim com o quanto ele guloso pro recursos da máquina... Enquanto o 2.6.38.2 tem umconsumo médio de 40% de cada processador do meu E7500, ele passa a maior parte do tempo consumindo 100% de ambos...
Me decepcionei...
Alguem mais testou esse kernel???
Quanto ao novo lineduc, mais uma vez não funcionou aqui... Fica tela totalmente escura ao reiniciar... Nem mesmo modo texto consigo acessar...

Olá Guns e demais colegas do grupo,
eu estou curioso pra saber como ativar BFS e BFQ mas, ainda não descobri o caminho das pedras. Por isso, resolvi perguntar aos mestres do forum. Quanto mais detalhadas as informações melhor pra mim...
Tambem estou curioso pra saber quem dos senhores já esperimentou Beta2 do 11.04...
Eu baixei ontem e gravei o CD para teste e gostei muito da apresentação...
O que mais me impressionou, foi o consumo de processamento e memória em média 2% de cada processador e apenas 329MB de ram... Isto com o firefox e o Eudora rodando
Gostaria de saber das experiencias de outros membros do grupo antes de instalar essa nova versão...

[]'s,

Silva.

@buli
Aqui compilei o 2.6.38.2 + BFS + BFQ sem os seus patchs (vou tocar neles esse FDS), e achei que a latencia diminiu tanto que minha máquina não aguenta o ritmo, na proxima vou pegar mais leve.
E vou testar esse makelocalmodconfig. Valeu!!

@galactus
Tudo indica que o Fusion, na parte da CPU virá no nível dos atuais PHII X4, talvez um pouco melhor, porém na parte gráfica é impossível não ser melhor que o SB, tanto no Desktop quanto Notebook, já que ele terá 400 SPs... É uma placa dedicada dentro da CPU.
« Última modificação: 20 de Abril de 2011, 19:51 por py8elo »
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3755 Online: 19 de Abril de 2011, 00:32 »
@vampire_thunder, estou fazendo uns testes aqui com o Lineduc e daqui a pouco dou um retorno.

Edit: Acabei de testar (meus testes se baseiam na produtividade do usuario, no caso eu. E sem muito rigor ainda).
Atom N270, 1GB de RAM DDR2, Ubuntu 10.10
Reconheceu tudo aqui.
Os processos abrem rapidamente, o sistema está fluído (se um programa "pesado" é executado ele não está atrapalhando o desempenho dos outros), a leitura/escrita no HD está bem rápida.


Muito obrigado pelo retorno!

Estava aqui também fazendo uns testes a nível de usuário, mas abri tanto programa que ficou parecendo um teste do Galactus. Então resolvi abrir um vídeo só para complementar, rsrsrsrs


Em um dos kerneis, uma compilação de kernel. No outro, gerando um LiveCD. Programas abertos: firefox (com algumas abas), gimp, nautilus, gedit, writer, vlc e Banshee. E, claro, compiz com perfil "poderoso", awn e conky.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3756 Online: 19 de Abril de 2011, 08:49 »
Pessoal, lembram do Pentium III?  Então, eu só pude ver o PIII ontem! Também só agora é que eu vou poder começar a testar essas coisas novas (BFS e novos patchs)!

Então, o PIII é apenas um PIII Katmai!!!!  :-[


Pra quem não sabe é a primeira série de PIII de "cartucho" de 1999!  O que isso significa?  É um PII com mais cache e instruções SSE!!!! E claro, incríveis 400MHz!!! A parte boa é que ele já tem as instruções cmov, daí meu amigo instalou o Ubuntu 10.04 nele!

Quando fui usar o meu amigo já tinha mexido em algumas coisas, tipo instalar o sistema com JFS e tudo mais, o sistema estava funcionando em 450MHz!  Depois de alguma pesquisa e alterações na BIOS, consegui um incrível Overclock para 800MHz!!!!    Dessa vez a placa mãe tem chipset Via e meu amigo colocou uma placa de vídeo Nvidia AGP que eu não sei o modelo ainda, é que o Ubuntu não subia com a placa de vídeo VIA tão antiga!!!

Esse é osso duro de roer mesmo!!!! 

O PIII da série Coppermine em diante é que foram totalmente remodelados e eram melhores que os P4 iniciais! 

Vamos ver o que vamos conseguir!!!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3757 Online: 19 de Abril de 2011, 08:54 »
@vampire_thunder, estou fazendo uns testes aqui com o Lineduc e daqui a pouco dou um retorno.

Edit: Acabei de testar (meus testes se baseiam na produtividade do usuario, no caso eu. E sem muito rigor ainda).
Atom N270, 1GB de RAM DDR2, Ubuntu 10.10
Reconheceu tudo aqui.
Os processos abrem rapidamente, o sistema está fluído (se um programa "pesado" é executado ele não está atrapalhando o desempenho dos outros), a leitura/escrita no HD está bem rápida.


Muito obrigado pelo retorno!

Estava aqui também fazendo uns testes a nível de usuário, mas abri tanto programa que ficou parecendo um teste do Galactus. Então resolvi abrir um vídeo só para complementar, rsrsrsrs


Em um dos kerneis, uma compilação de kernel. No outro, gerando um LiveCD. Programas abertos: firefox (com algumas abas), gimp, nautilus, gedit, writer, vlc e Banshee. E, claro, compiz com perfil "poderoso", awn e conky.

vampire, que máquina é essa sua? Você usa gnome com todas firulas possíveis, pelo que eu vi!

Ontem eu testei o 11.04 padrão!  Não gostei do Unity, mas achei legal a iniciativa das mudanças! O que eu não gostei nem um pouco mesmo foi de não achar como voltar para o Gnome clássico!   Só tinha Unity que obrigatoriamente faz você usar o Compiz!

Adorei que a qualidade de imagem e som melhoram a cada versão! 

O kernel 2.6.38-8 que ele está usando também está ótimo!  Muito fluido e consome poucos recursos!  Mesmo num live-cd eram muito rápido e respondia bem! Claro que não tão rápido quanto o liquorix ou o Aptosid, mas em se tratando de kernel do Ubuntu, foi um avanço!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3758 Online: 19 de Abril de 2011, 11:08 »
Alguém conseguiu aplicar o patch do liquorix no kernel 2.6.38.3. E compilar ele?
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3759 Online: 19 de Abril de 2011, 20:28 »

vampire, que máquina é essa sua? Você usa gnome com todas firulas possíveis, pelo que eu vi!

Ontem eu testei o 11.04 padrão!  Não gostei do Unity, mas achei legal a iniciativa das mudanças! O que eu não gostei nem um pouco mesmo foi de não achar como voltar para o Gnome clássico!   Só tinha Unity que obrigatoriamente faz você usar o Compiz!

Adorei que a qualidade de imagem e som melhoram a cada versão! 

O kernel 2.6.38-8 que ele está usando também está ótimo!  Muito fluido e consome poucos recursos!  Mesmo num live-cd eram muito rápido e respondia bem! Claro que não tão rápido quanto o liquorix ou o Aptosid, mas em se tratando de kernel do Ubuntu, foi um avanço!
É meu note Phenom II Triple Core de sempre. Uso as firuras "possíveis e impossíveis", rsrs.

Até o último alpha, o Ubuntu vinha com o gnome clássico. Bastava deslogar e escolher classic no gdm. Tiraram essa opção?


Quanto ao Pentium III, como eu havia dito, consegui instalar o 10.04 no K6, isso significa que o kernel do 10.04 não pede o cmov. Só tive aquele problema no 10.10.

Estou com outro problema no K6: placa de vídeo. Rodei um miniXP, do CD do Hiren's e o Slitaz nessa máquina e pude ver quer a placa é fraca demais. Também, o que eu poderia esperar de uma Trident de 1 MB? Se a placa tivesse entrada AGP, colocaria minha antiga NVidia de 256 MB. Ia ser até engraçado.
Contudo, descobri uma coisa hiper interessante com relação à compilação do kernel. Depois eu narro para vocês.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3760 Online: 19 de Abril de 2011, 22:44 »

Até o último alpha, o Ubuntu vinha com o gnome clássico. Bastava deslogar e escolher classic no gdm. Tiraram essa opção?


Quanto ao Pentium III, como eu havia dito, consegui instalar o 10.04 no K6, isso significa que o kernel do 10.04 não pede o cmov. Só tive aquele problema no 10.10.

Estou com outro problema no K6: placa de vídeo. Rodei um miniXP, do CD do Hiren's e o Slitaz nessa máquina e pude ver quer a placa é fraca demais. Também, o que eu poderia esperar de uma Trident de 1 MB? Se a placa tivesse entrada AGP, colocaria minha antiga NVidia de 256 MB. Ia ser até engraçado.
Contudo, descobri uma coisa hiper interessante com relação à compilação do kernel. Depois eu narro para vocês.


Não eles não tiraram, outro membro aqui do Fórum me falou o mesmo! Como eu usei ele apenas como live-cd, não saí da sessão, então não pude ver isso no GDM
Trident de 1MB? Rapaz, você gosta mesmo de desafios!

No aguardo da narração! 

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3761 Online: 20 de Abril de 2011, 00:50 »
O devorador de mundos, hehe (galactus!!)

Lembra daquele tutoria que falei a uns(milhares,hehe) de post's atrás sobre as mudanças nos arquivos etc, que ai ia ficar para o HQ,
tem como você faze-lo, pleaseeee.

É que o Omnislash ta demorando um pouquinho, e tenho certeza que tem muita gente aqui querendo compilar e fazer essas alterações também, mas como eu já perderam o bond ::) ::)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3762 Online: 20 de Abril de 2011, 01:06 »
testei os patchs passados pelo buli.
Todos os testes foram feitos no ubuntu 11.04 beta 2 atualizadíssimo.

Por incrível que pareça, na minha máquina mais modesta com apenas 1GB de ram e um HD que já ta pedindo descanso o sistema responde melhor a cargas mais altas de trabalho com o kernel padrão, lembrando que esse kernel é o 2.6.38 padrão do ubuntu 11.04.

O processador um Core 2 Duo e7200 não é problema. Acredito que nenhum processador do nível deste para cima tenham problemas em usar um kernel preempt + 300hz, é uma combinação de sucesso. Porém quem conta com um HD que tem menos cache, e pouca memória, ainda mais sendo uma memória mais lenta, o uso do BFS + BFQ + X com prio RT + o latnice (este usado com bastante moderação), não é sábio pois o sistema já sobe consumindo mais memória, observando o Htop vi que o uso de memória beira quase sempre os 100% ( memória alocada + memoria "cache"). O BFQ puxa tanto do HD que qualquer puxada mais forte ele não aguenta e trava todo o sistema.
Logicamente que essa lentidão eu percebo ao abrir o Firefox + banshee + broffice ao mesmo tempo, o sistema já abre os programas travando. Se eu abrir apenas um programa por vez e não puxar do sistema (como fazer uma grande atualização ou fazer um decode de um filme) a combinação de patchs é mais rápida, mas como sempre estou puxando bastante do sistema o kernel padrão até agora esta dando um show de bola.
Um bom teste é tentar compactar uma basta com uns 500MB com o lrzip feito pelo CK usando a opção -z, se seu sistema não der absolutamente nenhum lag e ficar totalmente fluido, você pode ter certeza que melhor ele não tem como ficar, pq além de usar 100% de todos os núcleos do processador, toneladas de RAM o danado ainda come muuuuita banda do HD.

Eu desafio o Galactus a conseguir deixar o sistema dele, que tenta deixar RT o máximo possível à resistir a esse teste.

Ainda não testei o uso do BFS + CFQ, já que o problema é o HD e a memória.
Se alguém aqui possuir um processador do mesmo nível do meu, porém com mais quantidade de memória e um HD poderia constatar realmente isso.

ps: sei que escrevi demais e enrolei mais do que escrevi, porém queria dividir logo a experiencia das 6 combinações diferentes de kernel que testei durante o dia.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3763 Online: 20 de Abril de 2011, 03:04 »
@Gunss

latnice e o X com RT exige muito do processador e da Ram (na verdade os dois juntos são chupadores de ram aqui) pega leve mano!

Use essas combinações por enquanto:

1 - BFQ Puro

2 - BFS Puro

3 - 1 e 2 Juntos

4 - 1 e 2 juntos + X com RT

5 - BFQ + X com RT

Continuo brincando galera...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3764 Online: 20 de Abril de 2011, 07:48 »
O devorador de mundos, hehe (galactus!!)

Lembra daquele tutoria que falei a uns(milhares,hehe) de post's atrás sobre as mudanças nos arquivos etc, que ai ia ficar para o HQ,
tem como você faze-lo, pleaseeee.

É que o Omnislash ta demorando um pouquinho, e tenho certeza que tem muita gente aqui querendo compilar e fazer essas alterações também, mas como eu já perderam o bond ::) ::)

Se o HQx não se importar, eu junto as informações em um local só! Mas como ele disse que ia fazer isso com o novo kernel, eu parei!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.