Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 815842 vezes)

Offline Sarapo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Qt/c++ Linux
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #150 Online: 16 de Novembro de 2007, 14:03 »
Ola, blz?
Tentei instalar o Ubuntu 7.10 i386, e quando ele começa a carregar,e parece que vai instalar, aparece uma tela preta com a mensagem assim:

-bash:/dev/null: Permissão negada

Espero que possam me ajudar.
Minha máquina é um: Intel (R) Pentium(R) D, 1Gb RAM,HD 80Gb, ASUS P5VD2-VM/P5V-VM SE DH
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 10:18 por Sarapo »

Offline jcao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #151 Online: 19 de Novembro de 2007, 00:33 »
Desisti de fazer a atualização automática do 7.4 para o 7.10.
Mas para fazer a instalação do 7.10, já tendo o 7.4 funcionando e com uma porção de aplicativos rodando, como é que faço para não perder o trabalho já realizado?
Fazer backup de tudo eu já faço por precaução, mas existe uma maneira de instalar o 7.10 por cima, sem danificar o que já está instalado? Isto seria importante para não perder tempo.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #152 Online: 19 de Novembro de 2007, 05:55 »
Desisti de fazer a atualização automática do 7.4 para o 7.10.
Mas para fazer a instalação do 7.10, já tendo o 7.4 funcionando e com uma porção de aplicativos rodando, como é que faço para não perder o trabalho já realizado?
Fazer backup de tudo eu já faço por precaução, mas existe uma maneira de instalar o 7.10 por cima, sem danificar o que já está instalado? Isto seria importante para não perder tempo.


opção 1 - Se você instalou sua /home numa partição separada do sistema, basta você não formatá-la durante a instalação e compartilhar a mesma partição home. Isso irá manter as configurações que você usava nos programas no seu 7.04.

opção 2 - Caso tenha instalado tudo na mesma partição, você pode tentar manter as configurações de programas que você tinha no seu 7.04 salvando o conteúdo da sua pasta /home e sobrescrevendo na nova /home criada a pós a instalação do 7.10.

opção 3 - Caso você queira manter até mesmo os programas instalados, você criar uma nova partição para instalar o seu 7.10, o que não apagaria a instalação anterior do 7.04. E para aproveitar as configurações basta copiar a /home do 7.04 e depois sobrescrevê-la na /home do 7.10, como descrito na opção 2.


Offline tERM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #153 Online: 30 de Novembro de 2007, 00:37 »
hey pessoal! eu conheço o untubu há 2 dias... nao percebo nada do sistema operativo ainda!
o problema é o seguinte: o meu PC (win XP) apanhou um virus, nao consigo ligar contas do windows, nem em modo de segurança... tenho documentos muito importantes que nao quero perder, por isso optei por nao formatar para ja.. fiz download do untubu 7.10 pois disseram-me que so precisava de por o CD para po-lo a funcionar para conseguir "salvar" os meus documentos que tao no winxp.. ja fiz download, gravei para CD, tudo certo..
quando faço o boot, seleciono a opçao de iniciar e instalar o untubu, mas no fim de carregar tudo, apenas me aparece o fundo um bocado acastanhado do sistema operativo e o cursor do rato, mais nada (nem icones nem nada)... o que faço?   :(

Intel Pentium 4 1.5Ghz
512 ram ddr400
club3d geforce 5700LE 256mb
motherboard asrock soket 478

Offline leonemsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #154 Online: 05 de Dezembro de 2007, 04:31 »
hey pessoal! eu conheço o untubu há 2 dias... nao percebo nada do sistema operativo ainda!
o problema é o seguinte: o meu PC (win XP) apanhou um virus, nao consigo ligar contas do windows, nem em modo de segurança... tenho documentos muito importantes que nao quero perder, por isso optei por nao formatar para ja.. fiz download do untubu 7.10 pois disseram-me que so precisava de por o CD para po-lo a funcionar para conseguir "salvar" os meus documentos que tao no winxp.. ja fiz download, gravei para CD, tudo certo..
quando faço o boot, seleciono a opçao de iniciar e instalar o untubu, mas no fim de carregar tudo, apenas me aparece o fundo um bocado acastanhado do sistema operativo e o cursor do rato, mais nada (nem icones nem nada)... o que faço?   :(

Intel Pentium 4 1.5Ghz
512 ram ddr400
club3d geforce 5700LE 256mb
motherboard asrock soket 478


Já que você não consegue se logar, tente usar o seu HD como slave na casa de um amigo que tenha acesso a uma conta de administrador (usando o RUINDOWS) que você vai ter acesso total às suas unidades (ao menos se elas estiverem danificadas).

Offline leonemsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #155 Online: 05 de Dezembro de 2007, 04:35 »
Malz pelo flood, mas é que eu tô tentando instalar o Ubuntu 7.04 aki. Para isso criei uma máquina virtual (pra poder instalar e lê os tópicos de ajuda deste fórum simultaneamente) aí ele aparece a primeira tela, eu aperto F2, seleciono a lingugem, depois Aperto F4, seleciono o modo do vídeo.
Aí tudo normal, aparece o logo da Ubuntu e fica carregando até que depois de um certo tempo aparece a tela toda preta com uma imagem deformada.

assim:

http://img505.imageshack.us/img505/7507/erronainstalaobs3.png


Será que alguém pode me ajudar a instalar a partir de uma máquina virtual?
Não consegui resolver meus problemas lendo os tópicos do fórum ;/


Grato desde já.

Offline tERM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #156 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:44 »
Já que você não consegue se logar, tente usar o seu HD como slave na casa de um amigo que tenha acesso a uma conta de administrador (usando o RUINDOWS) que você vai ter acesso total às suas unidades (ao menos se elas estiverem danificadas).

fiz isso, já está tudo operacional ;D

Malz pelo flood, mas é que eu tô tentando instalar o Ubuntu 7.04 aki. Para isso criei uma máquina virtual (pra poder instalar e lê os tópicos de ajuda deste fórum simultaneamente) aí ele aparece a primeira tela, eu aperto F2, seleciono a lingugem, depois Aperto F4, seleciono o modo do vídeo.
Aí tudo normal, aparece o logo da Ubuntu e fica carregando até que depois de um certo tempo aparece a tela toda preta com uma imagem deformada.

assim:

http://img505.imageshack.us/img505/7507/erronainstalaobs3.png


Será que alguém pode me ajudar a instalar a partir de uma máquina virtual?
Não consegui resolver meus problemas lendo os tópicos do fórum ;/


Grato desde já.

experimente entrar com a opção "start ubuntu in safe graphics mode" que é capaz de funcionar direito ;)

Offline barbosabcl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #157 Online: 07 de Dezembro de 2007, 21:19 »
boas noites a todos
bem sou mais um novato a tentar entrar no mundo do linux
tenho estado a tentar instalar o linux ubuntu 7.10 no meu portatil mas nao tido sucesso
ou seja consigo aparentemente e de varias tentativas ja por mais k uma maneira ir até o passo 7 alias mais começa a a copiar os ficheiros a instalar o sistema vai até os 68%
de repente para de fazer a instalação e o quadro k diz a instalar o sistema desaparece
mas aparece no ambiente de trabalho um icone se assim se pode chamar tipo uma unidade de disco com o nome de /Target
mas nao cclui a instalação
mas as vezes vai so ate aos + - 40% e desaparece o quadro
alguem me pode ajudar??

bem depois com os comandos de ctrl+alt+f2  obtive este resultado

[676.944000] SQUASHFS error: Unable to read cache block [28161ef7:91a]
[676.944000] SQUASHFS error: Unable to read directory block [28161ef7:91a]
[676.944000] SQUASHFS error: sb_bread failed reading block 0xa0587
[676.944000] SQUASHFS error: Unable to read cache block [28161ef7:91a]

mais uma vez sera k alguem me pode dizer o k fazer
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2007, 08:45 por barbosabcl »

Offline slatercharles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Instalação do 7.10 pára em 85%
« Resposta #158 Online: 12 de Dezembro de 2007, 18:55 »
Estou tentando instalar o Ubuntu 7.10 em um HD de 18 Gb que já tem duas partições prévias (formatadas em NTFS), Só que o problema é que quando o andamento da instalação está em 85%, logo após a instalação do "Tomboy", ele trava e não quer sair de jeito nenhum. deixei a instalação neste estado por 5 horas e nada. Tive que interromper com o botão "Reset". Essa tentativa de instalação foi feita já duas vezes com CD alternate (não tenho muita memória) com o mesmo resultado. Já pedi para o programa do CD testar sua integridade e o resultado foi que o CD está OK.
Gostaria de saber também se a partição do HD destinado ao Linux está boa ou vocês têm alguma idéia melhor para mim.
Abaixo segue a configuração da minha máquina

Windows XP Professional (5.01.2600 Service Pack 2)
Motherboard AS Rock K7VM2.
AMD Athlon(tm) XP 2400+ 1995 MHz
RAM 256 MB
2 HD's em Canal IDE primário: Seagate Barracuda ST3160021A (Master / UDMA Mode 5 / 149 GB) e um Western Digital Protège WDC WD200EB-34BHF0 (Slave / UDMA Mode 5 / 18 GB). No Seagate há duas partições (C:com o SO Windows e D: para os arquivos). Já o Western Digital tem duas partições (E: para a instalação do Linux e F: para os arquivos relacionados ao Linux.)
1 CD e um DVD em Canal IDE secundário: LG-HL-DT-ST CD-RW GCE-8525B (Master / UDMA Mode 2 / 0 MB) e LG-HL-DT-ST DVDRAM GSA-H42N (Slave / UDMA Mode 2 / 0 MB).

Muito Obrigado pela Atenção.

Offline BragaBoy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #159 Online: 13 de Dezembro de 2007, 00:03 »
Olá amigo...


Eu tive um problema semelhante, me parece que o instalador tenta baixar atualizações da internet e se você não estiver conectado, não atualiza e não sai dessa tela.

Eu resolvi o problema conectando à internet pelo live cd e depois instalando o sistema pelo ícone na área de trabalho.

Mesmo assim, quando chega + - em 82% demora até que as atualizações sejam baixadas... tem que aguardar. Aí instala!

Para conectar à internet, execute num terminal:

sudo pppoeconf

siga as intruções do assistente de conexão, respondendo simquando perguntado  se deseja se conectar agora.

Para verificar se está realmente conectado digite: sudo plog

deve aparecer uns endereços IP tipo 200.253.234.23

ou use um navegador para ver se acessa algum site.

Se estiver  ok, é só iniciar a instalação pelo ícone na área de trabalho.

Espero ter  ajudado!!!

Offline slatercharles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #160 Online: 13 de Dezembro de 2007, 18:29 »
Obrigado pela Resposta...

Mas o problema é que quando eu tento instalar no LiveCD parece que eu estou tentando rodar o Vista num 286... Fica lento que dá sono, e aí é que não avança mesmo. (Eu atribuo isso aos pífios 256Mb de RAM que eu tenho). E pelo Alternate eu reinicio o computador para que ele dê o boot pelo CD e inicie a instalação. dessa forma não posso reiniciar conectado. De toda forma vou tentar de novo pelo Live CD e ver "que bicho vai dar".

Aquele Abraço...

Windows XP Professional (5.01.2600 Service Pack 2)
Motherboard AS Rock K7VM2.
AMD Athlon(tm) XP 2400+ 1995 MHz
RAM 256 MB DDR266 MHz
2 HD's em Canal IDE primário: Seagate Barracuda ST3160021A (Master / UDMA Mode 5 / 149 GB) e um Western Digital Protège WDC WD200EB-34BHF0 (Slave / UDMA Mode 5 / 18 GB). No Seagate há duas partições (C:com o SO Windows e D: para os arquivos). Já o Western Digital tem duas partições (E: para a instalação do Linux e F: para os arquivos relacionados ao Linux.)
1 CD e um DVD em Canal IDE secundário: LG-HL-DT-ST CD-RW GCE-8525B (Master / UDMA Mode 2 / 0 MB) e LG-HL-DT-ST DVDRAM GSA-H42N (Slave / UDMA Mode 2 / 0 MB).


Offline Marafado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #161 Online: 16 de Dezembro de 2007, 13:43 »

Bom dia,
Quero instalar o ubuntu num pc que antes usado era usado para trabalho e que tem algumas caracteristicas menos usuais ( pelo menos para mim).


Processador   AMD Athlon XP, 2083 MHz (12.5 x 167) 2600+

Memoria Sistema   1536 MB  (PC2700 DDR SDRAM)

BIOS   Award Modular (01/14/03)

Placa Gráfica   S3 Trio32/64  (1 MB)

Windows XP WinuE


Disco duro 0 (basico)    FUJITSU MPD3064AT  (6 GB, 5400 RPM, Ultra-ATA/33)
 F: (FAT32)   
Partiçao classificada como "sistema" mas está vazia.


Disco duro 1 (basico)   ST340015A  (40 GB, 5400 RPM, Ultra-ATA/100)

C: (FAT32)   10 GB
Partiçao primaria classificada como "inicio"  tem o Windows

E: (NTFS)   30 GB
Partiçao primaria denominada "novo volume" está vazia

Nao tem gravador de CD ou DVD, apenas reprodutor de CD que nao parece funcionar a 100%.

Como a memoria RAM nao parece ser problema baixei a imagem de CD normal num pc de um amigo e gravei-a para CD depois desfazer as verificaçoes indicadas em

https://help.ubuntu.com/community/Installation#head-a4ce2efae45e59e9c2d668173338133ac2e755e4

Depois no meu pc após o reboot verifiquei o CD e estava OK. Iniciei a intalaçao e depois de  aparecer um ecran negro com um cursor laranja bloqueou a instalaçao. Tentei em modo seguro e aconteceu o mesmo. Tentei muitas vezes e o melhor que consegui foi obter um erro gráfico que infelizmente nao apontei. (Curiosidade: tenho uma resoluçao de 800X600 que nao consigo diminuir).

Nao desisti do Linux e segui as instruçoes de como instalar a partir de Windows sem usar CD (o que me pareceu bem porque tenho uma ligaçao rápida a internet)

https://help.ubuntu.com/community/Installation/FromWindows

De acordo com este procedimento

Acrescentei a linha
c:\grldr="Install Ubuntu"
ao ficheiro boot.ini que por sinal está na partiçao F: classificada como sistema (noutro disco) e nao na mesma do windows (c: classificada como inicial)

Baixei para C:\boot  os ficheiros "initdr" e "linux"
e para
C:\boot\grub o menu.lst

onde acrescentei

title Install Ubuntu
kernel   (hd0,0)/boot/linux vga=normal ramdisk_size=14972 root=/dev/rd/0 rw --
initrd   (hd0,0)/boot/initrd.gz

e fiz o reboot.
Primeiro erro: "cannot mount partition"

alterei (hd0,0) para (hd0,0), (hd1,0) na linha de comandos do GRUB apenas para obter o erro
"file not found"

Nao sei o que fazer. Penso que o arquivo initrd.gz (que so me aparece initrid) nao é encontrado porque nao acerto com a nomeclatura (hd.,.). Podem ajudar-me?





Offline Fernandinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #162 Online: 24 de Dezembro de 2007, 08:48 »
Me ajuda respondendo o topico    Tentei Baixar o Enemy Territory 2.6 mais quando termina

Offline tinman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #163 Online: 24 de Dezembro de 2007, 15:04 »
Galera tenho um notebook Acer 4520, AMD 64 dual core com ChipSet nforce 610m, 2GB de memória HD sata de 120 GB, vídeo Nvidia 7000m compartilhada.

Já com o win32 instalado e tentei instalar o Ubuntu AMD 64, 32 bits, Live CD e Altenate, com  e sem parâmetros no Kernel como estes (apm=off acpi=off noapic nolapic nopcmcia noapci nosmp pnpbios=off nomce), todos deram o mesmo problema.

O problema é que sempre da o mesmo erro, instala tudo certinho sem nenhum erro, e quanto vou dar o boot já com sistema instalado ele trava, não montar as partições SATA, diz que a partição não existe e entra em modulo de (nitramfs) que não sei bem para o que serve, al que me parece o problema é com SATA, mas pq?

Já procurei soluções aqui no fórum e não encontrei nenhuma, se alguém puder me ajudar...

Offline Lucianaqt3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #164 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:53 »
Olá a todos,

Estou tendo problemas para instalar o Ubuntu 7.10 do cd-alternate, a instalação para de funcionar quando
chega em 85 por cento,ou seja restanto 15 por cento para terminar ela trava.Antes de queimar o cd chequei
o md5sum da iso e está ok, testei o cd depois de ter gravado e está ok.Tentei instalar usando um live-cd do
Ubuntu e tudo correu bem,o que deve estar ocorrendo quanto tento por alternate cd ? Se alguém souber
algo me diga ok!