Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 814939 vezes)

Offline KnightfromtheFairies

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • The friend of the neighborhood!
    • Ver perfil
    • Ié Ié Ié Quatro Queijos
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x
« Resposta #390 Online: 04 de Julho de 2009, 22:40 »
Caro KnightfromtheFairies chegou a ler as Regras de Utilização do Fórum?

Evite criar mensagens em mais de um topico sobre o mesmo problema, concentrando assim toda a discussão sobre seu problema em apenas um lugar.

Chegou a ler as instruções deste tópico? Ele indica como instalar o Ubuntu.

De qualquer forma dá para ter os dois sistemas em um PC só sim, sem problemas. Para ajudá-lo a entender como fazer, e sobre o ubuntu eu recomendo que leia os links abaixo:

Instalação do 7.x / 8.x (este tópico que estamos)
Argumentos de Instalação (caso falhe) (neste caso só para erro durante o boot)
Instalação de Programas no Ubuntu
Este vídeo é interessante. Leia também as mensagens do Tópico
Vídeo Tutorial: Como instalar o Ubuntu Linux
Instalando o Ubuntu a partir do LiveCD

Além dos tópicos recomendo ler as apostilas indicadas pelo colega rjbgbo aqui.

Seja bem vindo ao fórum e espero que goste do Ubuntu.

[]'s

Cristiano

Sim, cheguei, Cristiano, contudo, não tive tempo de apagar esta mensagem aqui e criei no outro tópico (pois estava copiando o material) e subitamente você bloqueou ele, entendo totalmente a questão de organização do fórum, só que sou usuário novo no fórum/Linux e estou totalmente perdido entre as dezenas de materiais e sobre onde procurar exatamente passar do ponto em que estou na instalação. Só depois que notei que a minha primeira mensagem continuava aqui, daí o porquê das contínuas criações de tópicos.

Li sim, só que o tópico não exemplifica como solucionar aquele problema, procurarei no tópico citado.

Peguei a apostila que estava acima do meu primeiro post na página anterior, pegarei essa também.

Grato pela ajuda e pela compreensão, começamos com o pé esquerdo, mas nada impede que o passo se acerte com o compasso agora.

Obrigado pela ajuda!

PS: Poderia me indicar o exato local onde eu encontro como solucionar a instalação? Estou usando a ferramenta de busca, mas ainda não achei nada que solucionasse. Obrigado. [2]
« Última modificação: 04 de Julho de 2009, 22:53 por KnightfromtheFairies »
Clevo M540SS; 120 HD Sata; 2 gb RAM DDR2; Sis Mirage 3 Graphics; processador Celeron 2266 MHz, 32 bits.

www.ieieiequatroqueijos.blogspot.com

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x
« Resposta #391 Online: 05 de Julho de 2009, 00:08 »
Caro usuário o poblema é mesmo com "menu raiz" ou "partição raiz"?

Se seu problema é com particionamento indico que faça o seguinte:

  • 1o) De boot pelo CD
  • 2o) Selecione o idioma
  • 3o) Clique em usar o sistema sem alterar o disco, ou sem instalar (a primeira opção)
  • 4o) O sistema será carregado, teste e veja que tudo foi reconhecido
  • 5o) Clique no atalho para instalar o sistema, que esta disponível no Desktop
  • 6o) Vá respondendo as perguntas entre as telas, até que no momento do particionamento escolha Manual (ou Avançado) - É neste ponto que esta tendo problemas né?
  • 7o) Selecione a partição que deseja instalar o Ubuntu (vi que é uma de apenas 5gb... eu achei muito pouco)
  • 8o) Exclua a partição (todos os dados serão perdidos)
  • 9o) Para evitar problemas sugiro que crie uma partição extendida em toda a área liberada (que era sua partição L)
  • 10o) Dentro da partição extendida crie uma partição com todo espaço menos 512 Mb (aqui depende um pouco da configuração do seu PC)
  • 11o) Ao criar esta partição selecione os seguintes dados:
    • 11o A) Sistema de arquivos: ext3
    • 11o B) Ponto de montagem: /
    • 11o C) O ponto de montagem / (ou raiz) significa o ponto inicial do sistema, o que seria o C: do windows
  • 12o) Com aquele espaço restante (os 512 Mb) você vai criar uma segunda partição (também chamada partição de troca):
    • 12o A) Como sistema de arquivos selecione: Linux swap
  • 13o) Neste ponto o particionamento esta pronto, então siga em frente até o final, assim a instalação começará.
  • 14o) Usando o LiveCD você pode ter acesso a internet, e se tiver dúvidas poste aqui neste tópico antes de continuar
  • 15o) Estes tópicos podem ser seguidos de forma visual no link do vídeo que indiquei: Como Instalar o Ubuntu Linux

Caso você vá mudar de sistema, ou passar a usar o Ubuntu entenda que terá que ler um pouco pois os sistemas são diferentes (ainda bem!).

Espero que de certo ai.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 05 de Julho de 2009, 00:15 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline KnightfromtheFairies

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • The friend of the neighborhood!
    • Ver perfil
    • Ié Ié Ié Quatro Queijos
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x
« Resposta #392 Online: 05 de Julho de 2009, 07:46 »
Caro usuário o poblema é mesmo com "menu raiz" ou "partição raiz"?

Se seu problema é com particionamento indico que faça o seguinte:

  • 1o) De boot pelo CD
  • 2o) Selecione o idioma
  • 3o) Clique em usar o sistema sem alterar o disco, ou sem instalar (a primeira opção)
  • 4o) O sistema será carregado, teste e veja que tudo foi reconhecido
  • 5o) Clique no atalho para instalar o sistema, que esta disponível no Desktop
  • 6o) Vá respondendo as perguntas entre as telas, até que no momento do particionamento escolha Manual (ou Avançado) - É neste ponto que esta tendo problemas né?
  • 7o) Selecione a partição que deseja instalar o Ubuntu (vi que é uma de apenas 5gb... eu achei muito pouco)
  • 8o) Exclua a partição (todos os dados serão perdidos)
  • 9o) Para evitar problemas sugiro que crie uma partição extendida em toda a área liberada (que era sua partição L)
  • 10o) Dentro da partição extendida crie uma partição com todo espaço menos 512 Mb (aqui depende um pouco da configuração do seu PC)
  • 11o) Ao criar esta partição selecione os seguintes dados:
    • 11o A) Sistema de arquivos: ext3
    • 11o B) Ponto de montagem: /
    • 11o C) O ponto de montagem / (ou raiz) significa o ponto inicial do sistema, o que seria o C: do windows
  • 12o) Com aquele espaço restante (os 512 Mb) você vai criar uma segunda partição (também chamada partição de troca):
    • 12o A) Como sistema de arquivos selecione: Linux swap
  • 13o) Neste ponto o particionamento esta pronto, então siga em frente até o final, assim a instalação começará.
  • 14o) Usando o LiveCD você pode ter acesso a internet, e se tiver dúvidas poste aqui neste tópico antes de continuar
  • 15o) Estes tópicos podem ser seguidos de forma visual no link do vídeo que indiquei: Como Instalar o Ubuntu Linux

Caso você vá mudar de sistema, ou passar a usar o Ubuntu entenda que terá que ler um pouco pois os sistemas são diferentes (ainda bem!).

Espero que de certo ai.

[]'s

Cristiano

Opa! É isso mesmo, Partição raiz, estava tendo dificuldade com o termo pois tenho um único pc e não tem como consultar o fórum ao mesmo tempo enquanto instalo, mas acho que essa sua explanação será bem útil para eu prosseguir.

Quanto a leitura, já estou preparado para ela, eu estou vendo a mudança para o Linux desde meados de Agosto do ano passado e a cerca de um mês que resolvi por o pé na porta.

Obrigado mais uma vez pela ajuda!

Abraços,
Knight~

Edit:
Ok, consegui instalar e no momento estou pelo Ubuntu. Eu não consegui fazer como você falou sobre a partição, eu não soube como criar uma partição extendida, então a partição ficou realmente muito pequena, já estou sem espaço para baixar um mísero pacote de ícones. he
Como faço essa repartição? (Trato dela aqui? Se não for o caso, passo para outra área)

Obrigado!
« Última modificação: 05 de Julho de 2009, 09:40 por KnightfromtheFairies »
Clevo M540SS; 120 HD Sata; 2 gb RAM DDR2; Sis Mirage 3 Graphics; processador Celeron 2266 MHz, 32 bits.

www.ieieiequatroqueijos.blogspot.com

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x
« Resposta #393 Online: 05 de Julho de 2009, 10:20 »
O ideal mesmo é que crie um tópicos sobre seu problema com a partição pequena, mas apenas um tópico, por favor.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline KnightfromtheFairies

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • The friend of the neighborhood!
    • Ver perfil
    • Ié Ié Ié Quatro Queijos
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x
« Resposta #394 Online: 05 de Julho de 2009, 10:26 »
O ideal mesmo é que crie um tópicos sobre seu problema com a partição pequena, mas apenas um tópico, por favor.

(Y)
Obrigado.
Clevo M540SS; 120 HD Sata; 2 gb RAM DDR2; Sis Mirage 3 Graphics; processador Celeron 2266 MHz, 32 bits.

www.ieieiequatroqueijos.blogspot.com

Offline brunnno_82

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x
« Resposta #395 Online: 06 de Julho de 2009, 19:17 »
Ola,
estou com um probleminha, e espero que aqui seja o local correto para coloca-la.
baixei a iso do ubuntu, gravei em cd, dei o boot pelo cd. Entrou corretamente no sistema operacional. Dai, li em algunas paginas da internet como fazer para dar o boot pelo pendrive. Tentei algumas vezes, mas quando peço para dar o boot pela usb, o sistema acusa que o mesmo nao possui nenhum sistema operacional.
Alguem poderia me ajudar.

desde ja agradeço
obrigado

Offline joseclaudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x
« Resposta #396 Online: 23 de Julho de 2009, 18:12 »
Quero implantar o Ubuntu em minha casa. Mas como sou muito inexperiente nisso gostaria de contatos de pessoas que eu pudesse contratar aqui no Rio de Janeiro que pudessem fazer isso e ainda orientar a mim e minha família como utilizar o Ubuntu. Tenho ainda um roteador para internet sem fio, por isso a necessidade de um profissional.
Abraços
José
jclaudiobarros@terra.com.br
José Claudio Barros
jclaudiobarros@terra.com.br

Offline cariocarj3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04
« Resposta #397 Online: 10 de Setembro de 2009, 20:21 »
galera, tem como fazer o backup dos arquivos da minha pasta pessoal?

para os inicinates como eu tive q reinstalar  e na hora ainda pergunta se vc quer salvar seus documentos pow! tem que ser ubuntu mesmo pois no win vista nem pensar ne rsrsrsrsr um abraço  e fica a dica

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x
« Resposta #398 Online: 24 de Outubro de 2009, 16:31 »
Acho que aqui é o local ideal para postar minha dúvida:
To esperando o karmic koala pra instalar pelo alternate cd o xubuntu,mas preciso saber algumas coisas:
-O "Ubuntu One" virá por padrão ou terei que selecioná-lo durante a instalação por ser alternate?
-Existe uma maneira gráfica para escolher os programas que serão instalados? ???
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline albertosd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 9.10
« Resposta #399 Online: 17 de Janeiro de 2010, 17:24 »
Tenho uma maquina amd athlon xp, placa asus,1500 mb de ram e 320 de hd.estalei o ubuntu 9.10 e rodou normal.mas quando desligo por mais ou menos 2 horas, quando vou ligar aparece:''mount of filesystem failed' e diz que o root nao está instalado.como faço para resolver esta questão.desde já agradeço


Alberto Silva Duarte

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 9.10
« Resposta #400 Online: 18 de Janeiro de 2010, 08:22 »
Tenho uma maquina amd athlon xp, placa asus,1500 mb de ram e 320 de hd.estalei o ubuntu 9.10 e rodou normal.mas quando desligo por mais ou menos 2 horas, quando vou ligar aparece:''mount of filesystem failed' e diz que o root nao está instalado.como faço para resolver esta questão.desde já agradeço


Alberto Silva Duarte

Amigo,

Se o problema só aparece depois que seu hd esfria (2 horas ) , pense seriamente em trocar esta unidade

Em pouco tempo ela vai parar de funcionar, pois como postou, entendi que isto já ocorreu mais de uma vez 

Offline lucas18

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x
« Resposta #401 Online: 11 de MAR?O de 2010, 19:52 »
pessoal tenho uma pergunta

o live cd tem vida util de qto tempo, pergunto isso pq usso tres vesez e na quarta vez qndo vou iniciar o sistema da ''error in boot CD''

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x
« Resposta #402 Online: 11 de MAR?O de 2010, 20:46 »
pessoal tenho uma pergunta

o live cd tem vida util de qto tempo, pergunto isso pq usso tres vesez e na quarta vez qndo vou iniciar o sistema da ''error in boot CD''

O live cd não tem vida util, mas sua midia sim.

CD / DVD RW tem vida muito curta. Os -R dependendo da marca e da qualidade duram bem mais. Só que eu já comprei tubos de cd de marca bem conhecida ( sony ) que eram falsificados. Pode ser o seu caso.

CD's prensados, enquanto não riscarem, duram uma vida.

[],s

Offline lucas18

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x
« Resposta #403 Online: 11 de MAR?O de 2010, 21:41 »
pessoal tenho uma pergunta

o live cd tem vida util de qto tempo, pergunto isso pq usso tres vesez e na quarta vez qndo vou iniciar o sistema da ''error in boot CD''

O live cd não tem vida util, mas sua midia sim.

CD / DVD RW tem vida muito curta. Os -R dependendo da marca e da qualidade duram bem mais. Só que eu já comprei tubos de cd de marca bem conhecida ( sony ) que eram falsificados. Pode ser o seu caso.

CD's prensados, enquanto não riscarem, duram uma vida.

[],s
Tota

vc quer dizer com midia? vc ker dizer q o cd pode estar estragado ou a imagem pode ter sido fragmentado na hora q baixei?
gravar em pendrive pode ser uma saida?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x
« Resposta #404 Online: 11 de MAR?O de 2010, 22:27 »
pessoal tenho uma pergunta

o live cd tem vida util de qto tempo, pergunto isso pq usso tres vesez e na quarta vez qndo vou iniciar o sistema da ''error in boot CD''

O live cd não tem vida util, mas sua midia sim.

CD / DVD RW tem vida muito curta. Os -R dependendo da marca e da qualidade duram bem mais. Só que eu já comprei tubos de cd de marca bem conhecida ( sony ) que eram falsificados. Pode ser o seu caso.

CD's prensados, enquanto não riscarem, duram uma vida.

[],s
Tota

vc quer dizer com midia? vc ker dizer q o cd pode estar estragado ou a imagem pode ter sido fragmentado na hora q baixei?
gravar em pendrive pode ser uma saida?


Exatamente, Uma midia ruim pode depois de algumas leituras se estragar, o substrato ( aquela camada reflexiva ) vem com defeito e depois de algum tempo o cd não é mais o mesmo. ( a propria luz artificial ou o sol podem alterar o substrato )

As midias com memorias flash ( eeeprom ) hoje em dia são bem mais confiaveis, exceto também, pelos pendrives falsos xingling que existem por aí.

Veja os novos notes com hd ssd que comprovam a confiabilidade das memórias flash.

Um bom pendrive, é sem duvida melhor que um cd como armazenamento por longo período.

A partir deste ano eu vou começar a guardar meu imposto de renda em pendrive, precisei recuperar uma declação de 2004 e me dei mal com cd rom.

[],s