Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 814960 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #465 Online: 16 de Outubro de 2010, 07:26 »
Ola pessoal... Um iniciante pedindo socorro! Pois estava tentando instalar a versão 10.04 para dual boot, através do windows e no finalzinho da instalação aparece a seguinte mensagem de erro: invalid argument. e o instalador gera um log do  erro. Alguém sabe oq eu posso fazer??


de onde vc baixou, essa cópia do ubuntu?
evite esse tipo de instalação por dentro do windows, é problemática
leia o ik apostilas na minha assinatura e veja como fazer correta/ o dual-boot
nesse link também ilustra como fazer o dual-boot - http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-10-04-lucid-lynx
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #466 Online: 16 de Outubro de 2010, 07:35 »
Olá pessoal !
Sou iniciante, zero quilômetro mesmo, só testei o ubuntu rodando pelo cd  e tenho  dúvidas.
Acabei de baixar o 10.10 e quero instalar no peu notebook. É um dell inspiron 1545. Em algum lugar por aqui encontrei mensagens de algumas pessoas que tiveram problemas na instalçai do ubuntu ( não exatamente a 10.10 ) em notebooks da Dell.
tente nos informar o máx. possível o hardware desse te notebook

Aí eu pergunto ? Posso fazer com traquilidade ? Tenho o Windows 7 Starter instalado. Há possibilidade de algum problema ao tentar instalar o ubuntu e trabalhar com "dual boot ? . ( em outro site li que o dual boot não é possível em computadores com windows 7; é verdade ?)
já li alguma coisa sobre isso, mas tem vários usuários aqui no fórum, tem o dual-boot c/ essas últimas versões do windows, durante 3 anos eu usei c/ o XP

Outra pergunta : ainda não particionei meu disco rígido para a instalação do ubuntu. Qual espaço é recomendado para a partição onde ficará o ubuntu ?
20gb tá bom; agora leia mais sobre partições no link de apostilas na minha assinatura

Agredeço a atenção de todos e sintam-se à vontade, por favor !

Patrício76



Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #467 Online: 16 de Outubro de 2010, 17:21 »
rjbgbo :

Primeiro quero agradecer pela ajuda.
Abaixo seguem as informações sobre o hardware do notebook :
HD 320 Gb
Memória 3Gb
Processador de vídeo Mobile Intel ® 4 series Express Chipset Family
Processador Pentium Dual Core CPU T4300 @ 2.10 Ghz
Dispositivo de som :IDT High Definition Audio CODEC



Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #468 Online: 17 de Outubro de 2010, 08:24 »
rjbgbo :

Primeiro quero agradecer pela ajuda.
Abaixo seguem as informações sobre o hardware do notebook :
HD 320 Gb
Memória 3Gb
Processador de vídeo Mobile Intel ® 4 series Express Chipset Family
Processador Pentium Dual Core CPU T4300 @ 2.10 Ghz
Dispositivo de som :IDT High Definition Audio CODEC

vc já rodou o livecd nesse notebook, p/ verificar se reconheceu tudo?
normal/ a plataforma tudo intel é a que melhor se adapta ao linux, eu só uso pc assim
tente fazer isso, faça umas experiências e depois que se sentir seguro, parta p/ instalação
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #469 Online: 20 de Outubro de 2010, 17:04 »
rjbgbo :

Seguindo suas orientações passei o domingo testando o Ubuntu.
Não tive grandes dificuldades. O que me incomodou um pouco foi a questão do sustituto do mouse no notebook, aquela superfície sensível ao toque. Travou algumas vezes. Quando isso aconteceu pela primeira vez  pressionei o teclado e verifiquei que estava funcionando e aí logo em seguida destravava.
Internet : tudo perfeito. Naveguei por muitas páginas e tudo muito satisfatório. Apenas surgia tela acusando necessidade de intalação de plug-ins, como o Adobe Flash Player, para visualização completa de algumas páginas, mas sei que isso é assim.
Música : as músicas que tenho estão no formato .mp3 e esbarrei de novo na necessidade de plug-ins, algo que, creio eu, é facilmente contornável. ( apesar disso o som sai perfeitamente, não notei problemas ou incompatibilidades com placa de áudio ).
Webcam : não consegui verificar o funcionamento de minha webcam, até porque ainda não descobri como faço isso pelo Ubuntu.

Quanto ao assunto de apostila que fala sobre partições  partições ainda estou procurando lá no link de apostilas na sua assinatura


Por favor, caso tenha mais sugestões sobre testes com o Ubuntu, todas serão bem vindas !




Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #470 Online: 20 de Outubro de 2010, 18:52 »
rjbgbo :

Seguindo suas orientações passei o domingo testando o Ubuntu.
Não tive grandes dificuldades. O que me incomodou um pouco foi a questão do sustituto do mouse no notebook, aquela superfície sensível ao toque. Travou algumas vezes. Quando isso aconteceu pela primeira vez  pressionei o teclado e verifiquei que estava funcionando e aí logo em seguida destravava.
legal, sobre o touchpad, será algum tipo de conf. no setup que bloqueia, tais teclas

Internet : tudo perfeito. Naveguei por muitas páginas e tudo muito satisfatório. Apenas surgia tela acusando necessidade de intalação de plug-ins, como o Adobe Flash Player, para visualização completa de algumas páginas, mas sei que isso é assim.
Música : as músicas que tenho estão no formato .mp3 e esbarrei de novo na necessidade de plug-ins, algo que, creio eu, é facilmente contornável. ( apesar disso o som sai perfeitamente, não notei problemas ou incompatibilidades com placa de áudio ).
sugiro - http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-10-10-maverick-meerkat
depois veja também: http://hamacker.santhanna.net/?page_id=2139


Webcam : não consegui verificar o funcionamento de minha webcam, até porque ainda não descobri como faço isso pelo Ubuntu.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,7321.0.html
http://wiki.ubuntu-br.org/Cheese

Quanto ao assunto de apostila que fala sobre partições  partições ainda estou procurando lá no link de apostilas na sua assinatura
http://www.revista.espiritolivre.org/?p=486


Por favor, caso tenha mais sugestões sobre testes com o Ubuntu, todas serão bem vindas !




« Última modificação: 20 de Outubro de 2010, 18:55 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #471 Online: 20 de Outubro de 2010, 21:15 »
rjbgbo :
Muito obrigado pela ajuda.
Já salvei todos os links e darei a devida atenção à todos, imediatamente.
Quanto ao touchpad acredito que eu não fui claro : o que trava de repente é o touchpad, o teclado fica ok. Ao clicar numa tecla ( uma seta direcional, por exemplo ) o touchpad é destravado.
Só mais uma pergunta : diante da avaliação que fiz você acha que eu já poderia realizar a instalação (com dual boot) ? Ou ainda é muito cedo, que devo explorar mais as possibilidades do Ubuntu rodando pelo CD e que preciso ler um pouco mais  ?

Mais uma vez muito obrigado !


Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #472 Online: 20 de Outubro de 2010, 23:06 »
rjbgbo :
Muito obrigado pela ajuda.
Já salvei todos os links e darei a devida atenção à todos, imediatamente.
Quanto ao touchpad acredito que eu não fui claro : o que trava de repente é o touchpad, o teclado fica ok. Ao clicar numa tecla ( uma seta direcional, por exemplo ) o touchpad é destravado.
esse touchpad é que ñ tá normal, tente fazer uma pesquisa sobre o modelo do seu notebook e a versão que vai usar do ubuntu, ou a anterior, a 10.04. Tavez uma atualização depois de instalado, um pacote p/ instalar ou uma configuração seja necessário.

Só mais uma pergunta : diante da avaliação que fiz você acha que eu já poderia realizar a instalação (com dual boot) ? Ou ainda é muito cedo, que devo explorar mais as possibilidades do Ubuntu rodando pelo CD e que preciso ler um pouco mais  ?
essas 2 perguntas somente vc pode responder, qdo sentir essa segurança. Se informe de como proceder no dual-boot, prepare um backup dos seus dados, vc pode usar o livecd p/ particionar o hd, mas também pode usar um programa ou o windows 7.

Mais uma vez muito obrigado !



Recente/ fiz um wiki - http://wiki.ubuntu-br.org/USBCreator
Usei um pen-drive de 8gb, onde só reservei 4gb p/ o ubuntu 10.10 (eu ñ vou migrar do 10.04lts)
O legal é que no pen-drive, tudo que vc instalar permanece nele, a perfomance ñ é tão diferente do hd, mas é mais limitado, no hd temos mais espaço.
No meu caso, já uso o ubuntu a quase 4 anos, e minha instalação raíz do sistema nem chega a ocupar 5gb no hd, mas ñ sou usuário de jogo

Espero ñ estar te confundindo, mas sou favorável a que o usuário se sinta seguro o bastante p/ experimentar o Linux Ubuntu, foi assim que fiz e assim sugiro, o caminho é o dual-boot no hd, mas se prepare, leia bastante até se sentir real/ seguro

boa sorte ai.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #473 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:12 »
Continuando testes com o Ubuntu 10.10 verifiquei os seguintes problemas :

- Touchpad : ainda travava.
- Contas de bate- papo : não acessava
- Digitação : várias vezes digitando e-mail o cursor pulava ou para o início do texto ou para outra linha.

Fiz download do 10.04lts.
- Touchpad : não trava
- Conta de bate-papo : acessa tranquilamente
- Digitação : ainda tendo os mesmos problemas que com 10.10. Agora mesmo enquanto digitava aqui ocorreu sozinha uma seleção do texto da linha de digitação e não foram poucas as vezes que de repente via tudo o que digitei em outra linha devido ao "pulo " do cursor. Além disso a página algumas vezes rola sozinha.
Se não fossem esse pequenos "poréns" já teria instalado o Ubuntu em dual boot com o Windows 7.
Apenas lembrando  :
Dell 1545
HD 320 Gb, Memória 3Gb
Processador de vídeo Mobile Intel ® 4 series Express Chipset Family
Processador Pentium Dual Core CPU T4300 @ 2.10 Ghz
Dispositivo de som :IDT High Definition Audio CODEC

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #474 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:23 »
Fiz download do 10.04lts.
- Digitação : ainda tendo os mesmos problemas que com 10.10. Agora mesmo enquanto digitava aqui ocorreu sozinha uma seleção do texto da linha de digitação e não foram poucas as vezes que de repente via tudo o que digitei em outra linha devido ao "pulo " do cursor. Além disso a página algumas vezes rola sozinha.

Ola,

Isto não seria seu polegar encostando no touchpad enquanto digita?

Tenho o mesmo problema num netbook lenovo, touch pequeno e dedos grandes, eheheh

diminua a sensibilidade do touch na aba => mouse e faça testes.

[]'s

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #475 Online: 25 de Outubro de 2010, 23:19 »
Fiz download do 10.04lts.
- Digitação : ainda tendo os mesmos problemas que com 10.10. Agora mesmo enquanto digitava aqui ocorreu sozinha uma seleção do texto da linha de digitação e não foram poucas as vezes que de repente via tudo o que digitei em outra linha devido ao "pulo " do cursor. Além disso a página algumas vezes rola sozinha.

Ola,

Isto não seria seu polegar encostando no touchpad enquanto digita?

Tenho o mesmo problema num netbook lenovo, touch pequeno e dedos grandes, eheheh

diminua a sensibilidade do touch na aba => mouse e faça testes.

[]'s

também me ocorre isso, por isso que mesmo no notebook uso o mouse.

agora Patricio76, qto ao msg eletrônico ñ conectar no 10.10, se for a rede msn, veja isso:
http://andregondim.eti.br/?p=2364
obs: p/ consertar isso só instalando no hd ou tendo num pen-drive

sobre travamento de touchpad, pouco posso te ajudar, eu ñ me acostumo c/ isso, talvez na configuração do mesmo vc possa fazer uns testes, ou também pesquisando sobre a marca do teu notebook e o ubuntu se há alguma referência ao problemas no touchpad
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #476 Online: 27 de Outubro de 2010, 15:53 »
Ainda rodando Ubuntu 10.04 pelo CD, vou na pasta Imagens dentro de Meus Documentos. Dentro dessa pasta Imagens existem subpastas onde organizei fotos, mas nem todas subpastas aparecem quando acesso pelo Ubuntu. Porque ocorre esse não reconhecimento ?
( problema de digitação que citei em mensagem anterior: redução da sensibilidade do touchpad aparentemente fez cair para praticamente zero os pulos do cursor ( obrigado à todos ! ); continuo testes e fico cada vez mais satisfeito e próximo do dual boot )

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #477 Online: 27 de Outubro de 2010, 20:30 »
oi Patricio76, essas pastas ocultas em meus documentos no deve se no windows né, ou formatação ntfs
rapaz, a um tempinho que ñ uso mais dual-boot, mas tem um pacote chamado ntfs-3g que tem que carregar, p/ ler e escrever em ntfs, mas achei que esse pacote hj já vem por padrão instalado.
é meio antigo mas pode te ajudar - http://wiki.ubuntu-br.org/EscritaNTFS
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #478 Online: 28 de Outubro de 2010, 01:53 »
oi Patricio76, essas pastas ocultas em meus documentos no deve se no windows né, ou formatação ntfs

Exatamente ! Quando fizer o particionamento para instalar o Ubuntu penso em criar uma somente para deixar documentos que moverei do Windows.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #479 Online: 28 de Outubro de 2010, 07:16 »
oi Patricio76, essas pastas ocultas em meus documentos no deve se no windows né, ou formatação ntfs

Exatamente ! Quando fizer o particionamento para instalar o Ubuntu penso em criar uma somente para deixar documentos que moverei do Windows.

no tempo que usava dual-boot eu fazia assim, num hd 160gb

partição primária
windos xp 40gb

partições estendidas
linux 20gb formatado em ext4
swap 1gb - na época eu tinha 1gb mem. ram
/home 10gb - formatado em ext4

o restante deixava como dados p/ os 2 sistemas formatados em ntfs, essa eu liberava o linux p/ ler e gravar

como te falei tem um vasto material sobre essa questão, dá uma procurada, que é por aí.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469