Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 815705 vezes)

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #495 Online: 03 de Novembro de 2010, 09:59 »
Bom dia rjbgbo.
não aceitei suas desculpas pois não há o que desculpar. Afinal, há muita vida além do forum ! :)
Infelizmente minhas buscas passam a ser outras.
Como o notebook não é de uso pessoal e compartilhado com minha esposa, fica difícil pra ela conviver com esse problema de usar Windows e, pra usar de novo depois de deligar/reiniciar ter que usar o live CD e o terminal.
Busco agora a melhor forma de desinstalar o Ubuntu, desparticionar o HD e, por fim, procurar outra forma de instalação do Ubuntu. Além disso, ainda tenho que aprender a como retomar o boot do windows ( pelo pouquíssimo que já li, um dos passos é criar pelo próprio um disco de restauração do sistema; acredito que aqui encontro o que preciso ).
Em momento algum desejo deixar aqui, principalmente para futuros novatos, a impressão de desistência, mas depois de passar o feriado preocupado pelo inconveniente gerado para outra pessoa que também usa o equipamento e de ficar  sentado tentando resolver o problema, ao invés de estar fazendo bagunça com meu filho e de curtir um pouco mais minha família, decidi rever as alternativas de instalação.
Continuo por aqui, buscando agora novas opções de desfrutar o Ubuntu.
E agradeço sempre pela força !
« Última modificação: 04 de Novembro de 2010, 10:07 por Patricio76 »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #496 Online: 04 de Novembro de 2010, 13:45 »
Oi Patricio76, bem chato vc ñ ter tido sucesso aí na 1ª tentativa do Linux ubuntu, também passei por isso em tempos de Kurumin e mais recente/ qdo voltei ao Linux pelo Ubuntu 6.10, apanhei demais c/ meu hardware de então, escutei deboches e tal, mas tô ainda aqui.

Andei, pesquisando p/ vc vários links, c/ diversos temas:
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Perguntas-Frequentes/Melhor-Distro-para-Dell-Inspiron-1545
http://dizemqueeuviajo.blogspot.com/2009/05/dell-inspiron-1545-e-ubuntu.html
http://webapps.ubuntu.com/certification/hardware/200910-4252/
http://ww.ubuntuforums.org/showthread.php?t=1395775
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/grub2/+bug/482757
http://www.insanelymac.com/forum/lofiversion/index.php/t212837.html
http://www.famegadget.com/how-to-make-dual-booting-linux-ubuntu-debian-and-windows-7-3264bit.htm
http://www.tomshardware.com/forum/2354-63-dual-booting-windows-windows
http://www.parts-people.com/index.php?action=item&id=5891
http://neosmart.net/forums/showthread.php?t=3233

Agora, pelo que vc fala, acho correto, vc ter cuidado, pois também sua esposa usa e precisa do pc, então tente outras alternativas p/ tentar experimentar o Ubuntu, eu por exemplo, tô usando o 10.10 num pen-drive de 8gb e até fiz esse tutorial - http://wiki.ubuntu-br.org/USBCreator

Acho, bem legal, pois ñ atrapalha em nada o pc, dá p/ instalar programas, testar, pesquisar...

Notebooks são assim mesmo, arquiteturas fechadas e podem dar isso ai. Mas acho que pelo que pesquisei, pode se um mero erro de interpretação de alguma literatura na hora de instalar, tipo uma partição, onde o grub foi se instalar. Vamos supor que, algo o tenha encaminhado p/ a parte de recovery do hd c/ o windows7?

Outra coisa, qto a recuperar a inicialização do Windows, tente pesquisar por como recuperar a mbr dele, acho que vc ñ vai precisar desse trabalhão todo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #497 Online: 04 de Novembro de 2010, 16:12 »
rjbgbo,
chegaste à mesma conclusão que eu : pen-drive.

Sem internet em casa, fico dependendo de tempo livre no trabalho ( também sou químico industrial, atuo em laboratório ). Por conta disso nem tive como pesquisar como remover o Ubuntu e desparticionar meu disco rígido ( mas acho que hoje consigo ! ). O que acabei de gravar aqui foi o SuperGrub Disk, e estou lendo sobre como usá-lo.

Mesmo deixando temporariamente o notebook só com Windows 7, lerei atentamente os links enviados e continuarei a pesquisar pra saber o quê não permite a convivência pacífica Window7 e Ubuntu, além de aprimorar meus conhecimentos ( o que creio também ser um fator limitante para mim; talvez a solução até exista e eu é que preciso de um upgrade ! )


Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #498 Online: 04 de Novembro de 2010, 18:48 »
Citar
...também sou químico industrial, atuo em laboratório...

kkkkkkkkkkkkkkkkk
somos colegas então, também sou químico industrial, trabalho em fábrica.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

mariojuniorjp

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #499 Online: 07 de Novembro de 2010, 16:08 »
Eu ate queria instalar o Ubuntu no meu netbook, fazer aquelas paradas de otimização e tals, mas o Ubuntu agora ta com uma frescura com touchpad da synaptics, que vou te contar ¬¬

Fedora ta a mesma coisa... só o Opensuse em Gnome foi que funcionou direitinho.

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #500 Online: 17 de Novembro de 2010, 02:55 »
Depois de muito pesquisar achei aqui no forum caso semelhante ao meu e a solução tomada:

Resolvido o problema do win 7 apagando o grub nos pc´s da Dell
Eu tive Esse problema com o meu novo dell ispiron 64, depois de tentar de tudo e procurando em forum´s internacionais descobrir que o as partições de segurança da Dell ( todos os Modelos ) apaga o grub ,  é um tipo de  segurança de inicialização , então a solução foi apagar todas as partições do computador e criar tudo novamente do zero , e tudo funcionando normalmente.
e eu que pensei que a culpa era do win 7 .
 
espero que eu tenha ajudado .

é, caro rjbgbo... você tinha razão de suspeitar da dell...

Pude verificar inclusive que o disco rígido tem duas partições antes da que contém o Windows 7, e uma delas é identificada como "Dell".  E observando no site da própria Dell , veja só, descubro que ao adquirir o notebook  pagando pelo Windows, não tenho o DVD com tudo o que necessito para a instalação. Preciso antes fazer um disco de restauração do sistema.

« Última modificação: 17 de Novembro de 2010, 08:25 por Patricio76 »

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #501 Online: 27 de Novembro de 2010, 01:58 »
Depois da quarta tentativa consegui me livrar do Dell DataSafe. Parti pra estupidez mesmo,  deletando a pasta e usando o CCleaner para corrigir registros.

E valeu a pena !

Finalmente alcancei o dual boot !!!

Offline ffreddo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Instalação ubuntu modificada
« Resposta #502 Online: 11 de Dezembro de 2010, 11:04 »
Olá
eu tenho ubuntu instalado em varias maquinas numa empresa, porem eu gostaria de saber como eu faço para ter um ubuntu mais "enxuto" por exemplo sem jogos,calculadora e outros recurso, na verdade eu preciso q funcione apenas impressoras e terminal service. alguem teria como me passar os passos de com "enxugar" o ubuntu e criar uma imagem ou um cd de boot, pois quase todas as maquinas sao o mesmo hardware

Offline ubuntusus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
instalação do wine
« Resposta #503 Online: 21 de Dezembro de 2010, 10:09 »
oi
vejo que vc sabe de linux ubuntu
pesso uma ajuda a vc:

No meu PC  tenho dois SO: WinXp e Linux Ubuntu10.10, no xp consigo acessar a internet que é via radio, mas com o Ubuntu não. Eu baixei u wine no SO winxp e copiei no destok do ubuntu, tentei instalar o wine no ubuntu mas nã consigo. pesquisei e testei mas de igual jeito nao consigo:

coloquei no terminal do ubuntu;

sudo apt-get install wine

e outras formas de pelo gerenciador de programas, pelo synpatic
mas não consigo

se alguem me pudesse ajudar
eu estaria muito agradecido

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #504 Online: 24 de Janeiro de 2011, 12:01 »
Citar
Patricio76, como ficou suas partições por aí, o grub ficou devida/ instalado na mbr.
sda5 swap
sda6 ( ext4 ) /
sda7 ( ext4 ) /home


Ainda estou tentando desinstalar o Dell Data Safe Local Backup, é o único programa Dell Data Safe que resta. O problema é que assim que ao tentar desinstalá-lo surge uma janela acusando erro, e é justamente nese ponto que estão minhas pesquisas .

Li em forum do Ubuntu em inglês que uma rapaziada conseguiu resolver o problema assim.

Atualizando

Depois de várias tentativas entrei em contato  com a Dell hoje à tarde. Curioso é que na mensagem de erro, quando vemos os detalhes, aparece lá no final de linha "windows xp". E o meu é o 7... ???  Daí o atendente chegou à conclusão de que deve ter alguma dll corrompida e que desisntalar só em modo de segurança. Irei postando os resultados até mesmo para ajudar futuros usuários que venham a ter o mesmo problema que eu.

Considerando uma instalação com apenas ubuntu. se deixar /home em uma partição específica, o que acontece quando se atualiza para outra versão ou se instala outra distro?

Pergunto isso porque li que as distros derivadas de debian deixam arquivos de configuração na /home.

Então, como acredito que uma das funcionalidades disso seja não precisar ficar movendo arquivos a cada atualização, como as configurações armazenadas na /home interferirão com a nova instalação feita na raiz?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline duzam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #505 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 18:33 »
Olá, sou novo aqui e gostaria de instalar o Linux no meu PC.

Eu reparti a HD e duas partes, deixando 30GB para o windows e 45GB para o Linux.

Baixei o ISO da última versão para poder instalar mas estou meio perdido. Ao fazer o BOOT a instalação estava falhando, e estava muito lenta, mesmo eu tenho uma memória de 1512mb.

Baixei um progrma que se chama ChaosMD unicode e Non-Unicode, que faz um scan com a imagem e deu este código:
59D15A16CE90C8EE97FA7C211B7673A8

Como sei se está boa a ISO?
Como devo proceder na instalação?

Desde já agradeço a atenção de qualquer um que venha aqui responder.

Offline Lobby

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • Pare de sofrer venha para Linux/Ubuntu.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #506 Online: 01 de MAR?O de 2011, 10:24 »
Olá, sou novo aqui e gostaria de instalar o Linux no meu PC.

Eu reparti a HD e duas partes, deixando 30GB para o windows e 45GB para o Linux.

Baixei o ISO da última versão para poder instalar mas estou meio perdido. Ao fazer o BOOT a instalação estava falhando, e estava muito lenta, mesmo eu tenho uma memória de 1512mb.

Baixei um progrma que se chama ChaosMD unicode e Non-Unicode, que faz um scan com a imagem e deu este código:
59D15A16CE90C8EE97FA7C211B7673A8

Como sei se está boa a ISO?
Como devo proceder na instalação?

Desde já agradeço a atenção de qualquer um que venha aqui responder.

 Se vc está baixando apartir do Rwindows instale o UltraISO é muito fácil e intuitivo de usar e queime no cd, se não sober usar o programa veja esse video tutorial, http://www.youtube.com/watch?v=q2bhsBw3NR8
Lobby
Só continua usando Windows quem nunca experimentou Linux/Ubuntu.

Offline duzam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #507 Online: 05 de MAR?O de 2011, 21:40 »
Olá, sou novo aqui e gostaria de instalar o Linux no meu PC.

Eu reparti a HD e duas partes, deixando 30GB para o windows e 45GB para o Linux.

Baixei o ISO da última versão para poder instalar mas estou meio perdido. Ao fazer o BOOT a instalação estava falhando, e estava muito lenta, mesmo eu tenho uma memória de 1512mb.

Baixei um progrma que se chama ChaosMD unicode e Non-Unicode, que faz um scan com a imagem e deu este código:
59D15A16CE90C8EE97FA7C211B7673A8

Como sei se está boa a ISO?
Como devo proceder na instalação?

Desde já agradeço a atenção de qualquer um que venha aqui responder.

 Se vc está baixando apartir do Rwindows instale o UltraISO é muito fácil e intuitivo de usar e queime no cd, se não sober usar o programa veja esse video tutorial, http://www.youtube.com/watch?v=q2bhsBw3NR8

Muito obrigado, vou ver isso! Valeu!

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #508 Online: 14 de MAR?O de 2011, 16:59 »
Já que você falou que essa dica seviria para versões até o Ubuntu 10.10, tenho um cd do Ubuntu 10.10 e quero instalar no lugar do windows xp, para o Ubuntu ficar limpo no HD, explicando melhor quero apenas o Ubuntu 10.10 rodando no HD. Para isso sei que tenh o que criar uma partição swap, e essé o problema ou melhor a duvida, posso na hora de formatar pelo cd do Ubuntu excluir tudo do windows e depois criar apenas as partições que ficarão o Ubuntu?

Offline Gabriel_Camp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #509 Online: 21 de Abril de 2011, 15:20 »
como faço para atualizar meu ubuntu 10.04 LTS para a versão 11.04 beta 2 ????