Autor Tópico: Criar uma partição primaria depois de instalado  (Lida 1364 vezes)

Offline eliezerreis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Criar uma partição primaria depois de instalado
« Online: 19 de Junho de 2010, 23:33 »
Como sou novato só depois de instalar que notei que precisava de uma partição primária para guardar meus arquivos pessoais. Como eu posso redimensionar a partição onde instalei a raiz do sistema linux criando uma outra partição, de preferencia em outro sistema de arquivo como ntfs?

Obrigado.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Criar uma partição primaria depois de instalado
« Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2010, 09:50 »
eliezerreis fazer a alteração que deseja é possível sim, porém é algo que necessita de conhecimentos mais avançados.

Antes de tentar qualquer coisa recomendo que faça um backup de todos os dados, e vai precisar de um LiveCD.

Usando esse LiveCD você vai redimensionar o HD como deseja, depois vai precisar montar a partição raiz e acertar o arquivo /etc/fstab e (provavelmente) também dar uma olhada no GRUB.

Existem tópicos que te ajudam em ambas as etapas aqui no fórum. Estude bem antes de começar para evitar dores de cabeça.

Se precisar de ajuda durante o processo com certeza não deverá ser problema, já que aqui sempre tem muita gente online, e o LiveCD normalmente permite uso de internet.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!