Autor Tópico: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém  (Lida 128755 vezes)

Offline plynott

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #105 Online: 19 de Novembro de 2009, 16:05 »
Ainda esta semana, não consegui nem com reza brava fazer um bluetooth (daqueles tipo pendrive) funcionar no netbook da patroa com win-xp instalado.
Pensei que o dispositivo estava com defeito e resolvi espeta-la na porta usb do meu PC rodando meu bom e velho Hardy Heron.
Detectou e deixou pronto para uso de primeira.

Esquecer o tópico ? Afinal, este não é um forum de discussões?
Tópicos como esse trazem uma benefício enorme pra comunidade Ubuntu, afinal esta distro é voltada pra facilidade de uso.
"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."
Dwight D. Eisenhowern (estadista americano)

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #106 Online: 19 de Novembro de 2009, 18:00 »
Vc contaminou o PC porque quis. ;)
Esta não é uma resposta grosseira ou provocativa. Ela mostra a realidade e se baseia na minha experiência de anos no Windows.
Isso é mentira. Cada dia sai novos vírus e spyrewares. Eu uso windows somente para jogos e peguei um vírus pelo msn. Eu não quis me contaminar, sou usuário experiente, mas a abordagem foi muito inteligente e convincente. Infelizmente o windows é um queijo suíço como foi dito acima.

Meu caro, eu noto que vc é iniciante no Windows e não entendeu a lógica da coisa.

É verdade que todo dia novos malwares são lançados, mas os métodos de infecção são os mesmos. Não importa que ontem lançaram o trojan ABC e hoje lançaram o DEF.
O criador do malware tem que se utilizar de uma extensão perigosa. Não dá pra lançar na internet um programa sem extensão alguma.
Malwares são programas. Mal=malicious. Wares=softwares = programas maliciosos.

São elas(extensões), as mais comuns: exe, pif, scr, cmd, com, vbs(visual basic) e js, raramente(javascript que aliás, é diferente de java). Qualquer link que vc receba por e-mail, com aquela estorinha de "veja as minhas fotos", vai te levar a um arquivo com uma dessas extensões.
Isso é uma regra, mas vc não precisa memorizar. Parta da ideia de que: se eu não sei o tipo de arquivo, eu não baixo.

Detalhando ainda mais:
pra contaminar o computador, vc deve:
Passo 1) acreditar no texto que recebeu no msn/orkut/e-mail
Passo 2) clicar no link.
Passo 3) ver a caixa de diálogo
Passo 4) clicar no "executar".

Não é preciso ser inteligente pra aprender essas besteirinhas. É preciso apenas atenção, ler tudo o que diz na tela.

Tem gente que até hoje acredita que o Emule é uma "porta aberta pra vírus". Isso é o cúmulo da falta de bom senso.

Citar
Infelizmente o windows é um queijo suíço como foi dito acima.

O sistema não tem culpa pelo usuário instalar malwares.

Se vc acompanha minhas postagens, viu que destruí o Ubuntu. Ficou inutilizável e ninguém soube responder. É culpa dele? Se fosse, todos aqui teriam o mesmo problema.

É preciso ter humildade e assumir que vc não cuida bem do Windows.

Eu nunca largaria o Windows. O meu intuito ao instalar o Ubuntu(em outra partição) é a de ver opções diferentes, programas diferentes. Mas como eu disse, ele é muito difícil e trabalhoso.
Ainda não memorizei o significado daqueles números de permissão: 0770, 0777, 0773...
Se ficar comparando o Linux com Windows em termos de facilidade de uso o Linux vai perder com certeza. Ninguém aqui disse que o Linux é mais fácil que Windows. Dissemos que ele é melhor e um pouco mais difícil, não tudo isso que você está dizendo.
Se tivesse a paciência que tivemos (e foi pouca), acharia o mesmo.

Mais paciência ainda? Quando perguntei como desabilitar a senha e como me logar como root o tempo todo, fui criticado. "Vc não pode colocar em risco a segurança de todos". Entendi essa resposta como: "Vc não tem direito de fazer o que quiser com o seu próprio PC".
Segui uma dica do fórum e só serviu pra bagunçar o sistema de permissões.

Depois aconteceram outros problemas que não vem ao caso.

Você não precisa memorizar as permissões 0770, 0777, 0773. Porque quer fazer isso? Eu nem sei o que cada uma significa. Quando quero mudar a permissão de um arquivo eu clico com o direito em propriedades do arquivo e mudo a permissão de leitura e escrita e execução por lá. Você está complicando uma coisa simples.


Porque é preciso saber.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47031.0.html

Essa orientação aí bagunçou o (meu)Ubuntu.

Outro problema:
"dpkg foi interrompido. Você deve executar o comando 'sudo dpkg --configure -a'"

Não sei o que é "a" e nem vejo razão pra que os usuários digitem comandos pra 'consertar' problemas que nem mesmo se sabe o motivo.

São detalhes que juntos e com o passar do tempo, formam uma bola de neve assustadora.
Em poucos dias eu recebi 3 erros: a do *jóquei que se quebrou, a do dpkg interrompido e o erro de permissão.

Isso acontece. Geralmente quando se coloca um repositório que não é oficial, ou um repositório de testes. Você habilitou o repositório de testes?

Nem sei como se coloca repositórios.


Além do mais veja que o sistema deu uma opção explicita de como corrigir o problema. No Windows ele esconde esses erros e você acha que está tudo bem, mas na verdade não está.

No Windows não existem erros parecidos a esse.

*Fazendo a busca, encontramos:
Citar
"Se alguém tiver esse problema entre no gerenciador de pacotes synaptic e reinstale os pacotes "jockey-gtk" e "jockey-common""

Mas não explicam o que é jockey-gtk e jockey-common.

Então vamos ao google(haja tempo. Um pai de família já teria desistido há séculos. Existem coisas mais importantes a se fazer, como trabalhar).

Citar
Jockey provides a user interface for configuring third-party drivers, such as the Nvidia and ATI fglrx X.org and various Wireless LAN kernel modules.

Certo, então quer dizer que o Jockey é a interface do usuário e permite a configuração de drivers de terceiros. Sim, mas o que isso me ajudou? Continuo sem saber a razão da estrutura ter se quebrado.
Mais uma vez. Porque tem que saber o que é jockey-gtk e jockey-common? Nem imagino o que é isso. O que resolve seu problema é reinstala-los como foi aconselhado.

Mas por que reinstalar sem saber o que é? Vc mesmo disse no parágrafo anterior que gosta de saber tudo que está acontecendo. Pois estou perguntando a causa e vc não sabe também. :-S
E se depois continuar aparecendo "a estrutura do jóquei quebrou"?

No Windows você precisa saber o que é um erro de memória 0x02181374? Pois é no linux também não. Mais uma vez está complicando uma coisa simples.

Não, mas a culpa normalmente é de pente defeituoso.
Tela azul é igual: é pente de memória com problemas. O Windows não sabe dizer: Seu pente precisa ser trocado.
Nem o Linux sabe: ele apenas fica travando ou congelado.

Aí, quando digo que nunca vi esses erros no Windows, me rotulam de chato, de mentiroso, de troll, de "pessoa que quer tumultuar"...
Você não vê esses erros no Windows porque Windows não é Linux. No Windows vai ver erro de "descarregamento de pilha",

Vc ainda está na época do Windows 98?? :-O

"Explorer foi fechado inesperadamente", "Detectando solução para o problema", o aplicativo simplesmente não abre e não fala nada.  

Realmente, isso é coisa do Windows 98. E 95.

O sistema reinicia sozinho.

Memória com defeito.

E veja que deve ter uma boa bagagem, pois usa Windows sem pegar vírus o que significa que já aprendeu a administrar essa situação. Isso não se aprende da noite para o dia. Apenas usando o sistema por um bom tempo e instalando os diversos ant-spyware, antivirus e etc. [/qupte]

Não uso nenhum "anti".

Além de não ter problemas com DLL e outras coisas, que pelo menos para mim, foi uma das coisas que mais me deram dor de cabeça no Windows, principalmente o DirectX e suas inúmeras versões.

Rapaz, sinceramente, o último Windows que vc usou foi o 98, certo?
Na família NT não existe mais problema de DLL. A menos que seja culpa de um programa muito mal feito.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2009, 18:06 por max064 »

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #107 Online: 19 de Novembro de 2009, 18:58 »
Também estou entre os que são contra o bloqueio do tópico. Estamos com Voltaire: “Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres” .

Acho só que o Max força um pouquinho quando insiste em falar sobre o Janelas, que tem suas discutíveis qualidades, embora seja usado em mais de 90% dos computadores domésticos do mundo. Há, por outro lado, inúmeros motivos para que não queiramos saber dele, especialmente aqui!

Gente que não se propõe a aprender sobre "segurança", instalação, configurações e só quer "usar o computador", usa o Janelas. Quando "dá pau", manda pro "técnico", que formada tudo e reinstala (normalmente uma cópia não autorizada - e este dado também é incontestável!)

Já quem se propõe a aprender, não acha difícil o Linux...

A dúvida que publiquei aqui revela que sou iniciante e que a causa do problema que tive foi de mesma ordem que a do problema do Max.

Errei por não saber, mas se soubesse não seria difícil; nem teria errado. E a "culpa" não foi minha. Aliás, não há que se falar em "culpa", neste caso, porque errar faz parte de qualquer processo de aprendizagem.

Tem a ver com o tópico este arrazoado sobre "facilitismo": http://criticanarede.com/html/facilitismo.html

Eu diria que usar Linux é "fácil quando se sabe". E, para saber, é preciso querer aprender, debruçar-se... coisas que não estão muito em voga no nosso tempo de tudo apostilado, até nas faculdades!

Para os que sempre usaram o Janelas e não querem dedicar umas centenas de horas de suas vidas aprendendo, o Linux, poderá ser considerado difícil. O próprio Morimoto, no seu "Guia", salienta que a curva de aprendizagem do Linux é maior.

Em suma, cada um tem seu público!

Obs.: Ousarei postar mais aqui sobre a importância da discussão e do "nível", que considero desejável. Acho que o pessoal exagera no uso dos  rótulos, até ofensivos, e talvez isto seja contraproducente, além de desagradável.
Linux User 586375

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #108 Online: 19 de Novembro de 2009, 21:03 »
Acho só que o Max força um pouquinho quando insiste em falar sobre o Janelas, que tem suas discutíveis qualidades, embora seja usado em mais de 90% dos computadores domésticos do mundo. Há, por outro lado, inúmeros motivos para que não queiramos saber dele, especialmente aqui!

Bem, parecem gostar dele. É curioso o fato de que tem muitos aqui comentando sobre o "concorrente". Parecem estar magoados com o Windows. Quase todo dia fazem menção ao "Rwindows", à "aquele outro sistema", ao "sistema da M$", ao "tenho o Windows em outra partição", "fiquei livre da pirataria", "derma de Ruindows", ao W.I.N.E pra rodar programas do Windows, ao "não existe vírus no Linux"(menção direta ao Windows)...

Por que não se dedicam inteiramente ao Linux?
 ::)

Criaram um tópico pro Windows(!!) ;D
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=1816.450

Por isso que falo dele. O usuário marcos_vargens mostrou que
não sabe se prevenir de malwares e coloca a culpa no S.O. Isso é prejudicial, é uma desinformação, um desserviço público e eu tenho o objetivo de esclarecer. Quero que as pessoas sejam bem informadas.





Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #109 Online: 19 de Novembro de 2009, 21:26 »
Bom, já que este tópico se tornou uma grande polêmica.. então vou dar minha opinião sincera sobre algumas diferenças básicas para um usuário comum sobre o windows e linux:

1-segurança: linux é melhor, não pega vírus, não precisa de antivírus que deixa sua máquina uma carroça;  :D

2-multimídia: o windows é melhor, seja pra reproduzir ou gravar DVDs e CDs, rádio online, etc... os programas são mais fáceis de configurar e usar;  :(

3-trabalhos escolares, digitar textos, elaborar tabelas, imagens, (office): o windows é bem melhor e mais fácil, o open office ou broffice na minha opinião são inferiores;  :(

4-estabilidade do sistema: linux é muito melhor, dificilmente trava, não precisa ficar reiniciando o micro toda hora, já o windows é problema... :D

5-instalar uma impressora ou scanner no linux é igual como no windows?
Não. No windows fica mais otimizado e a parte gráfica referente às configurações do hardware é bem melhor.
No linux o hardware não fica totalmente otimizado, e dependendo da marca da impressora pode não funcionar... e pra achar o drive não é fácil  :(

6- rapidez: o windows vista é bem pesado, o ubuntu é mais rápido... apesar que existem distribuições linux mais pesadas, e o windows 7 está mais "leve"...  :)

7- existem programas que só funcionam com windows e não funcionam com linux... por exemplo: programas para desenhar mapas, ou programas para determinados projetos...  :(

8- o linux é gratuito, num país de terceiro mundo como o nosso, não é qualquer um que pode pagar 300 reais ou mais, num SO;   :D

Bom, acho que é isso, logicamente que as diferenças são várias, dependendo do uso que cada um faz do sistema...     ;D



« Última modificação: 19 de Novembro de 2009, 21:37 por Riccardo Petrillo »
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #110 Online: 19 de Novembro de 2009, 22:11 »
Buenas, embora tenha decidido não participar mais do tópico vou responder pois achei o post do Riccardo interessante.

Ricardo, perdoe-me mas vou descordar de você em alguns pontos.

2-multimídia: o windows é melhor, seja pra reproduzir ou gravar DVDs e CDs, rádio online, etc... os programas são mais fáceis de configurar e usar;  :(

Eu acho muito mais fácil e simples lidar com multimidia no Linux. Certa vez precisei fazer no windows e achei muito complicado.


6- rapidez: o windows vista é bem pesado, o ubuntu é mais rápido... apesar que existem distribuições linux mais pesadas, e o windows 7 está mais "leve"...  :)

Falar isso sem tocar nas diversas falhas de segurança do SMBv2 e do GDI++ é piada.


7- existem programas que só funcionam com windows e não funcionam com linux... por exemplo: programas para desenhar mapas, ou programas para determinados projetos...  :(

Esqueceu de mencionar que existem programas que funcionam no Linux e não funcionam no Windows. Por sinal esses programas geralmente funcionam em BSDs entre outros sistemas.



Concordo que as diferenças são várias. Espero que continuem sendo pois assim podemos optar. Se só existisse o Azul viveriamos na segunda divisão.  ;D

Por favor não fique magoado comigo... é a minha opinião...
Abraços,

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #111 Online: 19 de Novembro de 2009, 23:45 »
(...) Se só existisse o Azul viveriamos na segunda divisão.  ;D (...)

Pooooutz... Tu é colorado né?

HEHEHEHE

Mas vem cá, hein... Deixa meu Grêmio quieto!  ;D ;D ;D

Abraço!!



Offline Newhouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #112 Online: 20 de Novembro de 2009, 00:02 »
Vc contaminou o PC porque quis. ;)
Esta não é uma resposta grosseira ou provocativa. Ela mostra a realidade e se baseia na minha experiência de anos no Windows.

Não se preocupe, eu não interpretei mal... Nem precisava explicar, a resposta que eu lhe daria seria o seguinte: Não cara, eu nunca tive vocação pra ficar fazendo experiência duvidosa e detonando SO... Você acha que se eu soubesse o que ia acontecer eu teria feito? Eu apenas precisava de um documento (coisa do trabalho) que tava num Pen q me foi passado por alguém confiável...
A minha experiência de mais de dez anos com windows + um dos melhores antivirus do mercado + um dos melhores firewall + um bloqueador/antivirus específico pra Pen me deram uma falsa noção de segurança, além do que, eu realmente precisava do documento que tava no Pen, só isso.


Eu nunca largaria o Windows. O meu intuito ao instalar o Ubuntu(em outra partição) é a de ver opções diferentes, programas diferentes. Mas como eu disse, ele é muito difícil e trabalhoso.

Se ainda assim você quer ver opções diferentes, não seria o caso então de tentar outra distro?

Aí, quando digo que nunca vi esses erros no Windows, me rotulam de chato, de mentiroso, de troll, de "pessoa que quer tumultuar"...

Não lhe rotulei de nada, apenas continuo sem entender por que razão você insiste numa distro que só lhe dá dor de cabeça.

No mais, como você não respondeu especificamente, devo presumir que vc concorda comigo que colocar todas aquelas perguntas/críticas no Yahoo n foi exatamente uma forma de causar boa impressão, né?

No mais, sobre retirar todas as suas dúvidas e lhe prestar uma assistência perfeita, penso que como ninguém aqui ganha pra isso, a atitude com o Yahoo e talvez algumas mensagens aqui passou a impressão de que vc é um user com muita má vontade o que ocasiona uma igual má vontade em lhe ajudar... Sei lá, pode ser isso!

Sempre fui educado com todos aqui no fórum e todos sempre foram educados comigo. Também já postei dúvidas que não foram respondidas, mas o que posso fazer? É um fórum, vai ver que não sabiam a resposta, ou quem sabia não viu a pergunta... O que posso fazer?

Sei que sou muito grato a todos que me ajudaram, ou pelo menos tentaram ajudar, dispuseram de seu tempo, tiveram atenção comigo... Considerando que o fórum é gratuito, só posso mesmo é agradecer! Você disse anteriormente que quando se dispõe a ajudar alguém, vai até o fim, pesquisa, dá um jeito de resolver os problemas da pessoa... Mas peraí, você é capaz de resolver os problemas de todo mundo? (Se for, eu tô precisando de grana, de carro, de casa própria e de uma namorada rsrs!)

Descontração a parte e voltando ao assunto, se eu usasse um SO pago e/ou estivesse pagando por assistência técnica, aí sim eu me veria no direito de exigir respostas!

Sobre os problemas que você relatou, honestamente, não tenho idéia de como resolver! Alias, até tenho. Considerando que eles parecem ter aparecido após você começar o procedimento para o pedido de senha não aparecer, será que não seria o caso de tentar desfazer o que foi feito, ou, na impossibilidade, reinstalar o Ubuntu?

No começo achava chato esse negócio de senha, hoje em dia estou perfeitamente acostumado, meu Ubuntu, agora que estar com tudo o que eu preciso, me pede senha 1 ou 2x ao dia e olhe lá...

Talvez fosse o caso de fazer uma reflexão, "sou capaz de conviver com um SO que fica me pedindo senha?", é o que faço em relação ao windows: "sou capaz de voltar a conviver com um SO susceptível a virus, onde praticamente tudo é pago ou tem que ser crackeado?" No meu caso a resposta é: Sim, sou, mas pra quê vou perder meu tempo com isso? Hoje o Ubuntu atende a todas as minhas necessidades, melhor que o windows fazia. Como gostei da proposta do software livre, no dia que ele não atender mais, tentarei colaborar para o seu desenvolvimento da forma que puder (e se puder), se ainda assim não for possível, serei obrigado a procurar outro SO.

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #113 Online: 20 de Novembro de 2009, 03:03 »
Por isso que falo dele. O usuário marcos_vargens mostrou que
não sabe se prevenir de malwares e coloca a culpa no S.O. Isso é prejudicial, é uma desinformação, um desserviço público e eu tenho o objetivo de esclarecer. Quero que as pessoas sejam bem informadas.

Bom, uso o Windows desde o 95. Já peguei e consertei todo tipo de praga nesse sistema. Se eu sou novato nele então imagino o que seria um usuário experiente. Tinha o SpyBot instalado. Realmente não sei se é o melhor, mas é o que sempre usei. Mesmo assim peguei o malware que você parece ser bem intimo e prevenido. Como eu disse, a mensagem no msn era bem convincente e veio de uma pessoa de confiança que estava infectada. Algumas coisas são ridículas, vc pega na hora, outras tem a ver com assunto que você está discutindo. Dai não da para adivinhar. Talvez eu esteja desacostumado com esses riscos por usar Linux. Aqui não temos essa preocupação. Pode ter sido uma distração. Mas o fato é que no Linux isso não acontece e eu não tenho que saber onde clica onde não clica e o que instalar para não pegar isso ou aquilo. Ele é seguro.
Quanto aos erros que você perguntou se usava o Win95, sim alguns dos que citei são do 98, 95, XP e Win 7. Se ler de novo vai ver que tem de todo tipo e gosto para todas as versões. Outra coisa, minhas memórias estão boas. O problema era de driver mesmo. Por isso ele reiniciava, só não dizia porque. Tive que pesquisar para descobrir. Humm engraçado como to apanhando no Windows né? Até pareço um novato que nem você no Linux. Mas não sou. Conheço bem o SO e é por isso mesmo que uso Linux. Bom. A outra parte que você comentou sobre saber o que acontece no sistema. Sim eu gosto de saber o que está acontecendo até o ponto que vale a pena. Saber que a biblioteca tal ta quebrada já é o suficiente para resolver o problema. Basta reinstalar como foi dito. Rápido e prático. Se ela quebrar de novo ai sim vc vai ter que correr atrás da causa. Se não para que perder tempo com isso? O problema seria não saber o que está errado.
Agora se para usar o windows vc acha um absurdo  eu não saber me prevenir de um malware, porque acha um absurdo ouvir que usar o Linux como root é inseguro e não é aconselhável? Tente ser mais sensato, é melhor para você e para todos a sua volta.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #114 Online: 20 de Novembro de 2009, 14:05 »
Eu acho o Max064 um chato, porque ele tá há 8 páginas desse tópico batendo sempre na mesma tecla e não conseguiu, até agora, agregar absolutamente nada de produtivo ao debate que ele mesmo comentou. Este forum é sobre Linux e não sobre Windows. Por isso que tem que ficar frio e parar de falar do Windows. Ele que vá prum forum de Windows pra falar de Windows, pow! Cara chato!

 :D ;D :D ;D :D ;D :D
« Última modificação: 20 de Novembro de 2009, 16:01 por musinet »

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #115 Online: 21 de Novembro de 2009, 11:20 »
Vc contaminou o PC porque quis. ;)
Esta não é uma resposta grosseira ou provocativa. Ela mostra a realidade e se baseia na minha experiência de anos no Windows.

A minha experiência de mais de dez anos com windows + um dos melhores antivirus do mercado + um dos melhores firewall + um bloqueador/antivirus específico pra Pen me deram uma falsa noção de segurança

Todos os AVs e ASpywares dão falsa noção de segurança. É impossível um programa ser hábil pra detectar todos os malwares.

Eu nunca largaria o Windows. O meu intuito ao instalar o Ubuntu(em outra partição) é a de ver opções diferentes, programas diferentes. Mas como eu disse, ele é muito difícil e trabalhoso.

Se ainda assim você quer ver opções diferentes, não seria o caso então de tentar outra distro?[/quote]

Já usei outras e não eram tão diferentes do Ubuntu.

(...)
No mais, como você não respondeu especificamente, devo presumir que vc concorda comigo que colocar todas aquelas perguntas/críticas no Yahoo n foi exatamente uma forma de causar boa impressão, né?

Foi uma forma de alertar as pessoas. Muitas são aventureiras e caem na história de que o Linux é um sistema feito sob medida pra todo mundo.

Leia: 20 páginas pra instalar um modem
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52943.0.html

Não sei como a pobrezinha teve paciência. Foi algo que me surpreendeu.



Como eu disse, a mensagem no msn era bem convincente e veio de uma pessoa de confiança que estava infectada.

Sei, e qual a extensão do arquivo? Duvido que seja um jpg, um gif, um avi, um mkv...

Mas o fato é que no Linux isso não acontece e eu não tenho que saber onde clica onde não clica e o que instalar para não pegar isso ou aquilo. Ele é seguro.

http://www.vivaolinux.com.br/topico/vivaolinux/comando-rm-rf-*

Citar
socorro gente!!!
eu digite rm -rf *bash e apagou tudo,
como faço para recupera meus documentos?

Citar
o que te deu na cbça para digitar isso!!!!!!!!!
ele apaga tudo..........

Citar
E agora?

Agora SENTA e CHORA...

Tente usar um live-cd para acessar as partições com seus dados e recuperá-los... coisa que obviamente você não conseguirá fazer, visto o comando que deu em um terminal.

Se tem algo relamente importante, melhor chamar alguém para te ajudar.

Conclusão: o Windows e o Linux não são inseguros e sim possuem usuários que não sabem o que estão fazendo.



Eu acho o Max064 um chato, porque ele tá há 8 páginas desse tópico batendo sempre na mesma tecla e não conseguiu, até agora, agregar absolutamente nada de produtivo ao debate que ele mesmo comentou.

Talvez vc não viu os problemas que eu mostrei. Por exemplo, ser obrigado a memorizar erros de permissão.



Este forum é sobre Linux e não sobre Windows. Por isso que tem que ficar frio e parar de falar do Windows. Ele que vá prum forum de Windows pra falar de Windows, pow!

E por que vcs estão o tempo todo falando do Windows?
"Use o Linux. Ele não tem vírus"

"O Linux é melhor porque não tem vírus".

"Abandonei a derma de Rwuindows".


Resultados no fórum ubuntuforum-pt.org:

http://www.google.com.br/search?q=derma+rwuindows+site%3Aubuntuforum-pt.org
Derma de Rwuindows: 1 resultado

http://www.google.com.br/search?q=derma+rwindows+site%3Aubuntuforum-pt.org
Derma de Rwindows: 8 resultados

http://www.google.com.br/search?q=rwindows+site%3Aubuntuforum-pt.org
Rwindows: 262 resultados

http://www.google.com.br/search?q=largar+windows+site%3Aubuntuforum-pt.org
Largar Windows: 121 resultados

http://www.google.com.br/search?q=aparencia+windows+site%3Aubuntuforum-pt.org
Aparência Windows: 213 resultados

http://www.google.com.br/search?q=windows+virus+site%3Aubuntuforum-pt.org
Windows vírus: 330 resultados...

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #116 Online: 21 de Novembro de 2009, 11:40 »
falando sobre insegurança;;;;;

o usuário ser descuidado é responsavel por quase 90% dos ataques bem sucedidos e idepende de sistema operacional... tem a ver com burrice mesmo.... mas ainda existem as falhas de softwares que dão ao atacante possibilidades quase infinitas.... nesse caso não importa o sistema operacional, a falha vai estar lá...
Isso é minimizado pelo visionamento... o sistema mais visado vai ser o mais explorado... não significa que os outros não tenham falhas, mas são menos exploradas e até menos procuradas ( não é o caso do BSD, que se gaba de ser o sistema mais seguro ( sem falhas ) do mundo )...

Mas alêm destes fatores tecnicos... o navegador ( e suas extenções ) é responsavel pela maioria das falhas criticas de segurança;;; sendo tambem os mais visados... e o navegador costuma ter (quase) as mesmas falhas em qualquer SO.... e isso é muito perigoso.... por isso criaram o conceito de sandBOX e que esta sendo amplamente explorado pelo google no crome e cromeOS.....

Claro que BIOS ( bobo ignorante operando o sistema ) existe em qualquer lugar... mas as falhas de seguranças dão problemas até para pessoas experientes, pois é um mau comportamento do software que você num tem o que fazer.........


agora puxando a sardinha para meu lado... no software livre as falhas costumam ser descobertas e reparadas mais rapidamente ( costumam não é SEMPRE, mas na maioria delas ) pois existe milhares de pessoas vendo os codigos e dando pitaco ( opinião )
Já em sistemas proprietários.... dependemos da solução encontrada pelas mesmas pessoas que deixaram passar o problema......... então pode ( ou não ) demorar um pouquitinho mais para resolverem....

( P.S. isso inclui o Snow leopard e softwares de celular por exemplo )
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #117 Online: 21 de Novembro de 2009, 13:40 »
Sei, e qual a extensão do arquivo? Duvido que seja um jpg, um gif, um avi, um mkv...
A extensão que me mostrava éra Jpg, claro que não devia ser né ja que era um virus, mas enfim, cliquei confiando no meu amigo.

http://www.vivaolinux.com.br/topico/vivaolinux/comando-rm-rf-*

socorro gente!!!
eu digite rm -rf *bash e apagou tudo,
como faço para recupera meus documentos?

o que te deu na cbça para digitar isso!!!!!!!!!
ele apaga tudo..........

E agora?

Agora SENTA e CHORA...

Tente usar um live-cd para acessar as partições com seus dados e recuperá-los... coisa que obviamente você não conseguirá fazer, visto o comando que deu em um terminal.

Se tem algo relamente importante, melhor chamar alguém para te ajudar.

Conclusão: o Windows e o Linux não são inseguros e sim possuem usuários que não sabem o que estão fazendo.
Não entendi o que isso tem a ver com segurança. Mas o cara não usou sudo, se tivesse feito isso apagaria inclusive o sistema. Como não usou sudo apagou arquivos do usuário somente. Se fosse no Windows executando como administrador um comando com mesma finalidade, teria apagado o sistema todo. Se for avaliar isso em termos de seguraça fica provado que sim o Linux nesse caso é mais seguro. Mas ainda não entendi o que tem a ver.

Edit: Na mesma página que recomendou acima, achei algo interessante:

Citar
Tem uns idiotas usuários de Windows que estão recomendando os novatos em Linux darem este comando no prompt ( shell-konsole ) para apagar todos os dados na partição do HD da pessoa, acho isso uma putz de uma sacanagem, coisa de gente que não tem mais o quê fazer, deveriam dar uma surra de vara de goiaba nestes "almas sebozas"...

Não dê este comando no terminal em hipótese alguma, a não ser que você saiba o quê está fazendo...


Se alguém aqui fizer isso é banido.

Talvez vc não viu os problemas que eu mostrei. Por exemplo, ser obrigado a memorizar erros de permissão.
Eu uso linux a muito tempo sem memorizar nada disso. Como já disse, vou nas propriedades do arquivo e faço por lá.

E por que vcs estão o tempo todo falando do Windows?

Simplesmente porque ele é o SO mais usado no mundo. Todo mundo aqui já usou ele e vem migrando e abandonando o mesmo. Com o que podemos comparar o Ubuntu? Com nossa imaginação? O Windows foi o primeiro SO usado por todos nós. Fica impossível não falar dele. Usamos o Ubuntu para fazer as mesmas coisas que fazíamos nele, só que sem pagar nada. E se optamos pelo Linux é porque não estávamos satisfeito com ele, e não porque gostamos dele. Mas ele é o nosso maior ponto de referencia já que era o sistema utilizado por nós antes de migramos, se procuramos fazer o que fazáamos nele, como não falar dele?. Se o Mac fosse o mais usado, estaríamos falando dele, sem chamar de Derma claro, porque ele não tem os problemas do Windows, mas esse é o único motivo max.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2009, 13:46 por marcos_vargens »
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline Newhouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #118 Online: 22 de Novembro de 2009, 22:33 »
Todos os AVs e ASpywares dão falsa noção de segurança. É impossível um programa ser hábil pra detectar todos os malwares.
Deixa ver se entendi... Primeiro você disse que a culpa era minha, daí quando expliquei que preciso trabalhar com documentos que vem em pendrives, você vem me dizer que "é normal"? Que não adianta investir em proteção porque o que vou ter é uma "falsa noção de segurança"? Ora, com base no que você falou, dá pra presumir que usar o Windows acaba sendo como brincar de roleta russa!

Isso me faria ganhar a discussão, mas eu estaria sendo retórico porque como usuário de windows eu sabia que era assim que as coisas funcionavam mesmo, sabia que nunca estaria totalmente a salvo, o que poderia fazer era me cercar de toda a proteção possível, foi o que fiz e ainda assim tive problemas sérios... Pois é, é uma característica ou defeito do Win, ser vulnerável, principalmente aos executáveis!

Detalhe, não apareceu nenhuma tela "executar" não, o sistema foi f***do automaticamente... Isso foi o que me fez aderir e permanecer no Ubuntu, o fato de que inexistem virus desconhecidos! Certamente não é impossível, mas pela forma como as coisas funcionam no Ubuntu, provavelmente o sistema pediria a minha senha, eu teria que digitara chatíssima senha... Peraí, pra abrir um pendrive? Pra abrir uma foto? Isso acaba dificultando as coisas, não é?

Já usei outras e não eram tão diferentes do Ubuntu.
Ainda há outras alternativas, tenta estes: React OS, Mac OS, FreeBSD, Lispire, gOS SP1 3.1, YouOS, StartForce, o React OS, aliás, acho uma iniciativa bem interessante, embora pareça estar andando a passos de tartaruga...

Acho interessante que você se preocupe em conhecer outros SO, mas e o Windows atende as suas necessidades (e você mesmo disse que não vai largá-lo nunca), dificilmente outro te conquistará de tal forma que fará você deixar de usar o Windows! Digo por experiência própria, testei outras distro Linux bem interessantes (BigLinux, Kubuntu, etc.) além do Windows 7 e, honestamente, prefiro o Ubuntu.

Foi uma forma de alertar as pessoas. Muitas são aventureiras e caem na história de que o Linux é um sistema feito sob medida pra todo mundo.

Quão altruísta da sua parte você se preocupar com os demais! Sério, acho legal mesmo! Parece até a mentalidade da comunidade software livre! Só que neste ponto, você acaba se traindo! Cara, olha a forma como você se expressou, se existem pessoas que gostam muito do Linux, ia ser meio óbvio que elas ficariam chateadas! Da mesma forma que você se chateia quando dizem que o Windows é uma porcaria, que é rwindow$, etc.

Cara, pessoas brigam por causas de times de futebol, por que não discutiriam por causa de SO? Só um detalhe, não critique apenas quem fala rwindow$, critique também quem fala lixux, ou você acha que fomos nós que inventamos a palavra lixux?

Por fim, não sei onde você viu essa coisa de que o Linux "é um sistema feito sob medida pra todo mundo", embora até seja, na medida em que é altamente personalizável! No mais, se tu pensar bem, quem tem por obrigação ser "um sistema feito sob medida pra todo mundo" é o windows, pq é produzido por uma das maiores empresas do mundo e é bem caro, diga-se de passagem! Mas, voltando ao Linux, obviamente ele exige uma boa dose de conhecimento para personalizá-lo a vontade, resolvendo todos os eventuais problemas, etc. O que você certamente descobriu da pior forma! E aqui entramos na última parte da sua resposta pra mim:

Leia: 20 páginas pra instalar um modem
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52943.0.html

Não sei como a pobrezinha teve paciência. Foi algo que me surpreendeu.

Não sei no caso dela, mas eu também tive dificuldades com o Linux e, alguns problemas bem sérios, alguns até postei aqui, no final das contas quando eu resolvia, tinha a imensa satisfação de tê-lo feito... Coisa que antes, no Windows, eu teria que ter chamado o técnico, pois é seria, seria mais "fácil" mas eu teria perdido a oportunidade de aprender, me tornar mais autosuficiente e participar de discussões ótimas nesse fórum, essa, aliás, é uma delas!

Em um outro post, alguém mandou você voltar pro windows e você respondeu: "mas você devia me convencer a ficar no linux", achei legal porque lendo aqui pareceu como se o linux fosse a melhor coisa do mundo, fosse a salvação e você precisasse ser convertido! Ou como se todas as pessoas que usam linux fossem felizes, exceto vc, e que vc merecia ser feliz também! Não fique com raiva, sei que não é o caso, minha imaginação é que é fértil! Na verdade coloquei isso só pra você ver como é complicado essa coisa de "rwindow$", "lixux"... Quem está lendo pode acabar interpretando de forma errada! Suas perguntas no Yahoo não pareciam um alerta sincero, pareciam mais uma provocação!

No final das contas, o que você descobriu é que o linux é só uma alternativa diferente, diferente e livre! Hoje talvez ela não seja boa o suficiente pra atender as suas necessidades, ou a de quem usa o PC mais pra jogar... Mas já é excelente para outras pessoas, no meu caso é infinitamente superior ao windows, ganhei desempenho, economia, segurança, acesso a esse fórum, etc. Talvez um dia seja bom pra vc também... Quem sabe...

No fim das contas, a única coisa ruim é não ter opção!

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #119 Online: 23 de Novembro de 2009, 00:17 »
A extensão que me mostrava éra Jpg, claro que não devia ser né ja que era um virus, mas enfim, cliquei confiando no meu amigo.

É possível criar um link www.cliqueaqui.com/foto.jpg e ser direcionado a um arquivo perigoso.

Todos os AVs e ASpywares dão falsa noção de segurança. É impossível um programa ser hábil pra detectar todos os malwares.
Deixa ver se entendi... Primeiro você disse que a culpa era minha, daí quando expliquei que preciso trabalhar com documentos que vem em pendrives, você vem me dizer que "é normal"? Que não adianta investir em proteção porque o que vou ter é uma "falsa noção de segurança"? Ora, com base no que você falou, dá pra presumir que usar o Windows acaba sendo como brincar de roleta russa!

Não, eu disse que não adianta investir em segurança que se baseia em programas.
Exemplos não faltam:
http://forum.clubedohardware.com.br/nao-consigo-remover/648984
http://forum.kaspersky.com/lofiversion/index.php/t101403.html

Pra que o anti vírus fosse útil, ele deveria impedir o usuário de instalar o trojan.
Mas vemos que na maioria das vezes ele permite:
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=158199
Citar
Bom estou meio desesperado, abri desastrosamente um cartão falso do uol, não tinha nada, mas se instalou um virus que se propaga atravez do msn


Então, se vc confia em programas de segurança, vai continuar espalhando o boato de que o Windows é inseguro.

Citação de: Newhouse
com base no que você falou, dá pra presumir que usar o Windows acaba sendo como brincar de roleta russa!

Roleta russa?? Não.
Se vc se conscientizar de que a segurança depende de vc, todos os problemas se acabam:
Seu msn não vai mandar mensagens automatizadas(vc é esperto e não executou malwares);
Seu pendrive não sera´contaminado, pois vc desabilitou o autorun do Windows e fez uma pesquisa pra incrementar a segurança:
http://www.google.com.br/search?q=proteger+pendrive+virus
Vc não usa o IE, prefere um navegador seguro como o Fx, o Opera, o K-meleon(...). Portanto, pode navegar em sites pornôs à vontade.
Vc não vive instalando jogos, pois sabe que muitos, principalmente os freewares, vêm com trojans.
Vc não instala cracks, pois sabe que quase todos são malwares.
Vc tem noção de que não existe foto com extensão .com, exe, pif, bat, scr, vbs, js, então não vai acreditar naqueles golpes bobinhos de "você foi traído. Veja as fotos!!!!".
Vc sabe que quanto menos serviços rodando, melhor pro desempenho do computador e melhor pra segurança.
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/guia-otimizacao-windows-xp/
Vc lê o que aparece na sua frente, não fica dando "ok" adoidado(causa n° 1 das infecções. A maioria tem preguiça de ler).
Vc instrui sua família a aprender essas regras, do contrário, eles ficam proibidos de usarem o computador.

Se com essas medidas de segurança, vc for infectado, me avise. Será um caso inédito.

Vc deve estar pensando: "preciso aprender tudo isso?"
E eu respondo: e vc não está aprendendo o Linux? Por que não pode aprender o Windows que é muito mais fácil?


Citação de: Newhouse
Por fim, não sei onde você viu essa coisa de que o Linux "é um sistema feito sob medida pra todo mundo",

Eu visito/leio muitos fóruns de informática. E onde existe uma pergunta do tipo "qual sistema devo usar?", existe uma resposta como "use o Linux. Não pega vírus, é mais seguro, é livre, existem mais de 4000 pacotes nos repositórios".


Leia: 20 páginas pra instalar um modem
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52943.0.html

Não sei como a pobrezinha teve paciência. Foi algo que me surpreendeu.
Não sei no caso dela, mas eu também tive dificuldades com o Linux e, alguns problemas bem sérios, alguns até postei aqui, no final das contas quando eu resolvia, tinha a imensa satisfação de tê-lo feito... Coisa que antes, no Windows, eu teria que ter chamado o técnico, pois é seria, seria mais "fácil" mas eu teria perdido a oportunidade de aprender, me tornar mais autosuficiente e participar de discussões ótimas nesse fórum, essa, aliás, é uma delas!

Pois é isso que não entendo. Vc segue uma regra muito estranha de muitos usuários de computador: se fosse no Windows, vc teria que chamar um técnico. Por que isso?
Já no Linux, o usuário tem que se matar pra resolver um problema e isso é visto como normal. Pra seguir a lógica, por que vc não chamou um técnico pra resolver o problem no Linux???????  ???