Autor Tópico: Como utilizar conexão remota no ubuntu 8.10 ?  (Lida 10554 vezes)

Offline soulslinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Como utilizar conexão remota no ubuntu 8.10 ?
« Online: 20 de Janeiro de 2009, 12:44 »
Ola galera...

Estou querendo fazer uma conexão remota no ubuntu 8.10 e nem sei por onde começar se alguem tiver alguma dica por favor me ajudar.

tenho uma maquina em casa instalada o ubuntu 8.10...

e gostaria de fazer uma conexão remota nela..atravez do computador do meu trabalho...so que tem um porem infelismente no meu trabalho utilizamos o windows xp....tem como eu consegui fazer esta proesa...

Obrigado galera e ate mais.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como utilizar conexão remota no ubuntu 8.10 ?
« Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2009, 23:14 »
Costumo fazer o contrário ( acessar máquinas XP a partir do Ubuntu) usando o Gnome-RDP. No Ubuntu, procure em Sistema>Preferências> Área de Trabalho Remota e habilite-a. Na máquina cliente ( XP) você deve usar o Desktop Remoto ( ou semelhante) - deve estar em Acessórios> Conexões, ao que lembro. Sugiro criar um usuário específico para isso, com nome não óbvio e uma senha forte (10 caracteres, alfanumérica e aleatória), já que esta conexão propicia controle absoluto de sua máquina. Não usaria exceto se indispensável. Atenção: não funcionará se sua máquina Ubuntu está em uma rede roteada!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: Como utilizar conexão remota no ubuntu 8.10 ?
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2009, 15:13 »
Aqui no serviço faço exatamente o que quer fazer.
Usar maquina XP para acessar maquina c/ Ubuntu.
para tanto habilitei no Ubuntu o acesso remoto:
Sistema / Preferencias / Area de trabalho remota.
Depois no Windows instale VNC Server, ai é só colocar o endereço ip do Ubuntu e conectar. Logicamente se tiver algum firewall no meio do caminho terá que ser configurado para permitir a conexão.


Abraço.

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Como utilizar conexão remota no ubuntu 8.10 ?
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2009, 17:34 »
voltanto um pouco o assunto...

programas como ddns, no-ip dynDNS existem para linux/windows e ajudariam em uma conexão atraz de uma dsl de casa por exemplo....
mas programas como teamViewer, Ammyy Admin, myremotePC... existe para linux?

Conhecem algum desses softwares que podem ser usado ( licença de uso ) por uma empresa de forma free?

sei que a licença do DDNS libera isso... mas na classe acesso remoto, não conheço programas free ( para empresas ) e para linux????
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como utilizar conexão remota no ubuntu 8.10 ?
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2009, 19:22 »
Eu uso e recomendo o FreeNX pra acessar remotamente qualquer máquina Linux.

Você pode instalar o cliente NX no Windows (download: http://www.nomachine.com/download-client-windows.php), e acessar remotamente qq máquina que tenha o NX Server.

O NX Server, há em duas versões. Uma da própria NoMachine (http://www.nomachine.com/select-package.php?os=linux&id=1), que é gratuita, mas limitada a 2 usuários remotos; e a outra, da BerliOS (http://freenx.berlios.de/), totalmente gratuita, mas com menos funcionalidades.

Pra funcionar, vc só precisa do SSH instalado e ativo na máquina Linux, e uma porta TCP aberta, que pode ser a própria porta 22/tcp (do SSH), ou qualquer outra, caso o BOFH do seu provedor tenha bloqueado a porta 22.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Como utilizar conexão remota no ubuntu 8.10 ?
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2009, 08:09 »
Opa!!!

Muito bom... interessante!!

mas o Server tem para windows tambem?

minha mulher usa windows... meu pc tem linux e no meu trabalho uso windows em uma máquina e linux na outra...

por motivos de softwares e blá blá blá... esse ambiente linux/windows é necessário....

Gostaria de encontrar uma solução free ( se possivel ) para acessar minha máquina em casa/escritório quando eu estiver no escritório/casa sem problemas nenhum... o DDNS me ajuda a achar minhas máquinas em casa, mas não sei como usar a mesma solução em ambas as plataformas para acesso remoto.
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como utilizar conexão remota no ubuntu 8.10 ?
« Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2009, 10:24 »
Opa!!!

Muito bom... interessante!!

mas o Server tem para windows tambem?
Não que eu saiba. Mas também, já tem tantas alternativas pro windows...

Citar
minha mulher usa windows... meu pc tem linux e no meu trabalho uso windows em uma máquina e linux na outra...

por motivos de softwares e blá blá blá... esse ambiente linux/windows é necessário....

Gostaria de encontrar uma solução free ( se possivel ) para acessar minha máquina em casa/escritório quando eu estiver no escritório/casa sem problemas nenhum... o DDNS me ajuda a achar minhas máquinas em casa, mas não sei como usar a mesma solução em ambas as plataformas para acesso remoto.


Aí não tem muita fuga: se vc quer uma mesma solução, de linux pra windows, e de windows pra linux, tem que ir de VNC.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D