Autor Tópico: FGEAR  (Lida 13457 vezes)

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: FGEAR
« Resposta #15 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:15 »
Boa noite VB5,

Que bom que o automatix foi instalado e sobre o drive acho que vai instalar certinho também;

E concordo plenamente com o gansinho, as coisas parcem um pouco complicadas, mas logo vc vai estar voando com o fgfs, vai perceber que aprendu muita coisa e vai se interessar por mais um milhão de coisas e, espero poder te ajudar em algumas dessas coisas e vc possa me ajudar e ajudar outros no futuro ;)

Sobre o drive, o automatix é bem intuitivo, e o teste para saber se o drive foi instaldo corretamente é: abra um terminal e digite  glxinfo | grep rendering se o resultado for Yes, pronto a aceleração gráfica está habilitada ;)

Mas descansa e tenta amanhã com calma.

Boa sorte!



Offline gansinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sujo, cansado e "insônico"
    • Ver perfil
Re: FGEAR
« Resposta #16 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 16:33 »
só uma nota vb5, não são as nvidia que são legacy, mas especialmente a sua placa  que já é uma placa meio antiga (por isso legacy) e utiliza do mesmo procedimento que outras placas antigas. Não sei daonde tirei que vc tinha uma riva tnt2 (que eu citei no outro post, me desculpe, de verdade) mas continuo achando que sua placa pode ser legacy (se o driver normal nao funciona quando vc segue as instruções a risca, esse pode ser um problema).
Em todo caso, o que ajudaria muito é, da próxima vez que seu X quebrar, veja o log de erro (aparece logo q dá o erro a opção de ver o erro) copia num papel e escreve aqui pra gente, as vezes é um erro totalmente diferente do que imaginamos.
de qq maneira, pode contar com a ajuda do pessoal aqui
um abraço

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: FGEAR
« Resposta #17 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 23:44 »
Aí, pessoal, boa noite a todos!

Atualizando a situação: 
     - Dudu:  Ao tentar instalar o driver pelo Automatix, a resposta foi que o driver correto já estava instalado e não  era recomendado reinstalá-lo (nada sobre aceleração 3D, GLX, só isso). Tentei rodar o Fgear, e de fato o erro mudou: agora é: ' OpenGL GLX extension not supported by display ':0.0' '. O teste sugerido (glxinfo | grep rendering) dá a mesma resposta.

     - Gansinho: você está certo, é realmente uma Riva TNT2 pré-histórica. Tenho uma GeForce 440 MX disponível ( não muito mais nova...), mas não  a instalei porque com a Riva era mais fácil rodar outro simulador de vôo do qual gosto muito, o EAW. Compreendo que placas desatualizadas de qualquer marca são 'legacy', só achei que por ser uma placa conhecida o sistema poderia instalá-la correta ( e completamente) mesmo assim. Creio que vou ter um bom trabalho pra acertar esse driver...
       Quanto ao X, anotei a dica; pelo menos dessa vez consegui me safar bem, graças ao DOS - está OK.

     
       De resto, sou muito grato a todos, especialmente a vocês, que estão tendo uma paciência de Jó...  Estou considerando também a alternativa de instalar a versão 32 bits, já que além deste estou tendo problemas sérios com o Java ( Flash tudo bem, não me importo de perder banners animados...). Se isso pode ajudar, meu sistema é:
     - AMD Sempron 2600 + 64 bits
     - ASUS k8N
     - 512 MB DDR
     - Riva TNT2 32 MB

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: FGEAR
« Resposta #18 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 23:56 »
64 bits???
Putz desculpa VB5, achei que era 32 bits, deve ter  passado batido quando li teu post.

Bom, eu nunca usei 64 bits e pelo pouco que li vi muitas pessoas tendo problemas.

Acho que infelizmente não vou poder mais te ajudar.

Me desculpe.

Abraços.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: FGEAR
« Resposta #19 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 00:04 »
Dudu, não há do que se desculpar - erro meu, devia ter esclarecido isso melhor. Acho que talvez seja mesmo  melhor ficar nos 32, mesmo com perda de desempenho. É uma pena, quando você consegue uma máquina melhor, não pode aproveitá-la... De todo modo, espero contar com sua ajuda se fizer essa troca. Muito obrigado!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Neynder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre dependemos de algo ou alguem para crescer
    • Ver perfil
Re: FGEAR
« Resposta #20 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 14:12 »
E ae VB5, é seguinte. Eu também sou novato no linux (Minha primeira distro realmente é essa), faz apenas 6 meses que estou utilizando esse sistema operacional! Mas uma coisa te digo, vc aprende muito rapido quando se interessa!

Olha eu também não utilizo o 64 bits, e o que eu já li a perda de performace, por enquanto, é insignificativo (pois há poucos programas que precisam relmente dessa tecnologia para funcionar correto). Primeiro mude para o de 32 bits do ubuntu que vc terá mais sucesso, e pelo erro que eu vi no post acima a sua placa é uma nvidia antiga e não tem suporte a OpenGl, então instale a outra GeForce sua (eu tenho um pc cimilar ao seu: sempron 2.4 512 de ram e uma GeForce 5200 com acelerador 3D de 128 MG) e  instale ela direitinho como vc já tentou anteriormente para que lá no xorg.conf onde tinha "nv" fique "nvidia".

Eu to no trabalho agora, não tem como te dar muitas dicas. Mas acho que se vc fazer assim pode dar certo!

Te mais!

Offline gansinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sujo, cansado e "insônico"
    • Ver perfil
Re: FGEAR
« Resposta #21 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 21:50 »
VB5, quanto as dúvidas fique tranquilo, enquanto você for um cara educado perguntando todos aqui te ajudarão no possível. (sim foi um elogio, já vi alguns tópicos com pessoas sendo bastante deselegantes quando tem problemas)
Sobre java e flash, primeiro o java, siga as dicas contidas aqui http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=10634.0 mas só depois de você passar para a versão 32 bits. O tópico do galactus é ótimo, eu já utilizei e dês de que você siga a risca as instruções não terá problemas, caso tenha dúvidas você pode postar lá que alguem te ajuda (caso isso nao aconteca me mande uma mensagem privada que eu posso dar uma olhada). o Flash você também instala por lá, só que eu recomendo a instalação da versão beta do plugin (o próprio galactus explica neste mesmo post como fazer, no final) pois a padrão tem alguns problemas irritantes. Lá você tambêm poderá instalar várias coisas úteis, como codecs para tocar todo tipo de vídeo ou som, além de mais umas coisinhas que ele mostra lá.

um abraço

Offline Neynder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre dependemos de algo ou alguem para crescer
    • Ver perfil
Re: FGEAR
« Resposta #22 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 21:58 »
Galera me deim tambem uma ajuda rápida, como é que eu faço para colocar uma imagem de erro do meu computador no forum, eu vi como faz para colocar uma imagem de outro site, mas do pc para o forum não. Podem me dar uma breve ajudinha, não querendo tomar o lugar do nosso amigo VB5!

Grato!

Te mais!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: FGEAR
« Resposta #23 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:06 »
Pessoal:

Ok, acho que por enquanto 64 bits ainda é só uma boa idéia... quando fiz a opção não sabia dos possíveis problemas, nem  quão sérios podiam ser. Portanto, neste fim de semana devo estar apagando esta versão e instalando a de 32 bits, que - espero!... - dê menos galhos. A propósito, o que vocês recomendam: instalar o 6.06 ( já tenho o CD) ou ir direto pro 6.10?  Tenho algum receio de acabar tendo novos problemas numa versão mais recente.  Vou aproveitar e trocar a placa de vídeo, fazer os ajustes iniciais ( é, até que aprendi um pouco nessa surra!) e espero voltar ao fórum na próxima semana com um novo tópico contando o resultado.  Espero, mais ainda, não precisar incomodar tanto pedindo ajuda pra tudo (só de vez em quando...   ;) ), e sim poder começar a ajudar também.

Gansinho, muito obrigado!... valeu! Já anotei o tópico e vou conferir assim que fizer a troca de versão. Conto depois o resultado...

A todos, meu muitíssimo obrigado até aqui, e espero contar com a amizade e o conhecimento de todos vocês quando precisar!

A propósito, Neynder: se entendi bem, acho que é só você marcar o texto da mensagem de erro, ir em Editar/Copiar e depois colar no seu post... é isso?

Grande abraço, e até pra semana!

VB5

« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2007, 00:26 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline gansinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sujo, cansado e "insônico"
    • Ver perfil
Re: FGEAR
« Resposta #24 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 04:16 »
VB5: aconselho a mais recente. O fato de ser mais nova não a deixa menos segura ( provavelmente até mais pois recebe mais atenção dos desenvolvedores e da equipe anti bug -não tenho certeza absoluta disso). Mas como usuário das duas, ambas são muito boas, mas existem mais vantagens em instalar a nova. Só uma nota, as versões finais (6.06 6.10 e etc) são testadas previamente, portanto não são betas, um time de testers (fora usuários comuns que se aventuram) testam estas versões antes delas serem lançadas, essa é uma das grandes qualidades do ubuntu, as edições finais saem periodicamente (6 em 6 meses se nao me engano) e são exaustivamente testadas antes disso. Então, novamente, instale a versão mais recente (edgy 6.10) e quando gravar, utilize mídia cd-r de boa procedência e grave em baixas velocidades, isso garante uma boa leitura na hora da instalação. Sobre as dúvidas, pode perguntar sempre que nao encontrar algo previamente respondido no fórum ou nos guias!

Neynder: para colocar imagens de erro do seu computador, você deve dar um print screen (a tecla do teclado mesmo), abrirá uma janela perguntando onde você deseja salvar a imagem, escolha um lugar, depois hospede essa imagem em algum site (sugiro http://imageshack.us/) e depois é só pegar o endereço da imagem como você faz com uma imagem comum de internet.
só algumas ressalvas neynder:
a) redimensione a imagem para não ficar muito grande no post e não atrapalhar quem usa conexão discada (e mesmo o layout do fórum)
b)só use o recurso de imagem quando não puder escrever o erro  (ou descrever) pois isso na maioria das vezes ajuda mais que a imagem.

Offline Neynder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre dependemos de algo ou alguem para crescer
    • Ver perfil
Re: FGEAR
« Resposta #25 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 10:30 »
agora sim, muito obrigado mesmo meu brother, vou fazer isso!
e VB5 bem vindos a comunidade, eu te garanto que em 6 meses vc já pode trocar trocadilhos de nerd nesse forum, é o melhor que conheço e faço a maior propaganda dele porque merece.
Um abraço mesmo e BEM VINDO!

te mais!

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: FGEAR
« Resposta #26 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 10:49 »
Bom dia VB5, gansinho e Neynder.

Desculpe, mas estava meio corrido e não pude  vir ao fórum.

Bom, esse tópico está ficando muito intressante, todos educados, com boa vontade e com um espírito de amizade que me deixa muito feliz :)

VB5, concordo com o gansinho em usar 32 bits, pelo que li são poucas as aplicações que realmente precisam de 64, mas como vc mesmo disse é uma pena não podermos contar com esse potencial, mas vamos a luta!

VB5, queria te deixar alguns tópicos que eu guardei como favoritos pq me foram muito úteis na instalação do Ubuntu 6.10, espero que possam ser úteiss pra ti:

http://getautomatix.com/wiki/index.php?title=Installation&Itemid=38#Installing_on_.28K.2CX.29Ubuntu_6.10_i386.2Camd64_.28Edgy.29

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4363.0

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=12467.0;topicseen

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=197.0

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13607.0

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=15652.0;topicseen

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=429.0;topicseen


Bom, por enquanto era isso, aproveita o automatix para instalar as coisas que ele possibilita, vale a pena, se precisar de mais alguma coisa avisa ;)

Abraços  a todos e bom final de semana!

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: FGEAR
« Resposta #27 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 11:19 »
Bom dia,

Sabe que já vi essa discussão sobre o automatix aqui no fórum? E acho que se mantermos o nível desse tópico poderemos ter uma discussão muito saudável :D

Realmente as críticas ao autmatix são válidas, especialmente pelas "gambiarras" qu ele faz para instalar algumas coisas, além do fato de fazer na mão o aprendizado é bem maior, tudo exatamente como o gansinho falou, mas por outro lado, já usei o automatix em mais de 10 instalações e nunca tive nenhum problema sério. Gosto de usar o automatix quando estou na correria, mando ele instalar tudo o que quero e peço para o dono do pc ficar vendo os scripts e apertando alguns "enter" para prosseguir as instalações.

Cheguei a relutar em indicar o automatix, mas acho que o VB5 já deve estar louco para ver o pc dele redondinho e com tudo funcionando, então pela praticidade indiquei o automatix, mas com certeza, leve em consideração as importantes críticas ao automatix ;)


ps.: estou gostando muito desse tópico :)

Offline Neynder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre dependemos de algo ou alguem para crescer
    • Ver perfil
Re: FGEAR
« Resposta #28 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 11:44 »
Concordo com o dudu, a praticidade e a facilidade de utiliza-lo é importante. Pois quando vc precisa que um usuário leigo precise instalar algo (aqueles usuários que só querem ver as coisas funcionando e não querem saber o porque. Entendem?) o Automatix facilita e muito, mas quem desejas saber mais profundamente o modelo "fazer na mão" é o mais indicado (deixando claro que terás muita dor de cabeça até conseguir entender, heheh)! Um abraço galera, fiquem com Deus!

Té mais!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: FGEAR (Resolvido!)
« Resposta #29 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 22:39 »
Pessoal,

  :D :D :D :D   MARAVILHA!!!!  :D :D :D :D  - desculpem as maiúsculas, mas vocês merecem!...

Graças ao conhecimento, paciência e boa-vontade de vocês, em pouco mais de 24 horas meu sistema está rodando perfeito, redondo, com tudo!  Mas vamos por partes, como diria o Jack... :

     - Removi a partição com o Dapper 64, dei boot com com o CD do Edgy 32 bits e mandei instalar: tranquilo, acertou o GRUB, já instalou o Firefox 2.0.0.1 (o outro era o 1.5.0.9);
     - Abri um site que pedia Flash, mandei instalar o plugin, perfeito;
     - Por algum motivo, o Automatix não instalou o Java ( algo sobre autenticação não reconhecida ou algo assim - desculpem, não recordo bem agora). Mandei instalar pelo terminal, perfeito;
     - Já os drivers da placa de vídeo o Automatix instalou direto; testei no terminal, perfeito;
     - O Automatix ambém instalou todos os codecs necessários, perfeito;
     - Instalei o K3B pelo Synaptic, perfeito;
     - Também pelo Synaptic, instalei o FlightGear: rodou direto, perfeito...

     Em suma, todos os problemas com que eu vinha tendo dor de cabeça resolvidos... Realmente, o problema era a versão 64 bits... fica o aviso para os novatos que lerem isto! E de fato, não notei perda de desempenho sensível, embora não tenha ainda rodado nada muito pesado.

     Portanto, fica meu muito obrigado a todos vocês, especialmente Dudu, Gansinho e LedStyle ( por ordem alfabética...) pela grande ajuda. Tomara este fórum continue assim, e possamos ter todos os tópicos tão educados e úteis quanto este vem sendo!

     Para tentar uma pequena contribuição, vai a minha última experiência: depois de ler o texto sobre o FGear no blog do LedStyle ( excelente!) e tentar uma decolagem ( meio estranha, mas saí do chão!...) concluí novamente que se desse para pilotar pelo teclado avião não tinha manche, e quis instalar meu joystick, pedais e manete ( estes últimos feitos em casa...  ;D  ) e não consegui nada. Também não encontrei muito aqui no fórum nem no Guia Dapper, então fui direto ao "Grande Oráculo" ( i. é, Google...) e achei este link:

       http://ubuntuforuns.org/showthread.php?t=330607

que matou o problema:  em dez minutos tinha ativado a 'gameport' da MoBo, reconhecido o joystick e calibrado o dito... se alguém tiver problemas com isso, é só seguir o que diz lá!...

     Então, mais uma vez meu muito obrigado, um abraço a todos, e vamos continuar assim, pessoal!  :D

VB5


     

               


« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2007, 22:43 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB