Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível  (Lida 500872 vezes)

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #690 Online: 10 de Novembro de 2008, 12:15 »
percebi q o meu gedit está levando muito tempo pra carregar, quer dizer mais tempo q o openoffice por exemplo. alguem pode me confirma se isso acontece no comp de v6 ou não?


Acontece aqui também. Estranhei, não deveria demorar tanto.
Uso intrepid 64 bits.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #691 Online: 10 de Novembro de 2008, 13:36 »
Esta versão tem fama de ser a mais pesada de todas, isso procede? Ainda não instalei e nem testei por conta do que li por ai... ;)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #692 Online: 10 de Novembro de 2008, 14:30 »
Citar
Esta versão tem fama de ser a mais pesada de todas, isso procede? Ainda não instalei e nem testei por conta do que li por ai...

Ainda está instável em algums máquinas mas não é a mais pesada de todas ela está sendo incompatível com algumas máquinas e por isso nelas está ficando um pouco lenta. Sua configuração no kernel está boa (com alguns probleminhas... é melhor eu nem citar que já pensam que eu sou anti-ubuntu), porém acredite no seguinte, em determinadas máquinas ela vai ficar tão boa por causa de algumas otimizações que os devs usaram (é dessa vez eles pensaram um pouco na gente) que vai superar muitas distros com um pé nas costas de tanta velocidade. Basta ter sorte!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline trooxy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #693 Online: 10 de Novembro de 2008, 14:47 »
Esta versão tem fama de ser a mais pesada de todas, isso procede? Ainda não instalei e nem testei por conta do que li por ai... ;)

Para algumas configurações sim !

Realmente a distribuição ficou rápida em algumas máquinas e lentas em outras, tudo isso pode estar relacionado a má configuração das versões do Kernel mais atuais, aqui por exemplo ficou lenta, mas não é só com o Ubuntu, com a grande maioria das distribuições atuais. Dentre as distribuições mais atuais que eu testei a que melhor se comportou em termos de performance é o Fedora 10 que está em faze preview, porém não pude ficar com ela, uma vez que os repositórios livna não estão disponíveis ainda. Hoje a tarde testarei o Debian Lenny B2, o Sidux, o OpenSolaris 2008.11 RC1, e o Sabayon Linux 3.5.1 para ver qual se comportará melhor, caso nenhuma funcione corretamente, resta esperar o lançamento do Fedora 10 daqui 15 Dias, até mais.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #694 Online: 10 de Novembro de 2008, 14:53 »
Citar
Hoje a tarde testarei o Debian Lenny B2, o Sidux

Se precisar de alguma ajuda ae...

O debian lenny tá bem legal de usar!!

Esqueci de postar isso

http://manual.sidux.com/pt-br/welcome-pt-br.htm
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #695 Online: 10 de Novembro de 2008, 14:55 »
Citar
Esta versão tem fama de ser a mais pesada de todas, isso procede? Ainda não instalei e nem testei por conta do que li por ai...

Ainda está instável em algums máquinas mas não é a mais pesada de todas ela está sendo incompatível com algumas máquinas e por isso nelas está ficando um pouco lenta. Sua configuração no kernel está boa (com alguns probleminhas... é melhor eu nem citar que já pensam que eu sou anti-ubuntu), porém acredite no seguinte, em determinadas máquinas ela vai ficar tão boa por causa de algumas otimizações que os devs usaram (é dessa vez eles pensaram um pouco na gente) que vai superar muitas distros com um pé nas costas de tanta velocidade. Basta ter sorte!!

daria pra dizer em quais m'aquinas?
; Linux is almost there!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #696 Online: 10 de Novembro de 2008, 14:58 »
Em quais ele rodaria tão bem assim?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #697 Online: 10 de Novembro de 2008, 15:14 »
Citar
daria pra dizer em quais m'aquinas?

Em quais ele rodaria tão bem assim?

A nível de hardware...

X2 ou maior (e não Core 2 Duo) em placas que não sejam MSI com bios recente que suporte bem TK que não seja phoenix com mais de 1GB de memória usando apenas um HD SATA2 (não usando ide) usando ADSL, sem webcam, com ondemand com driver de vídeo recente (e placa também) e sem kde4 e com apenas uma placa de som...

Desativando todos os módulos do boot e não salvando a sessão no caso gnome... desativando programas de indexação também...

Vcs não querem que eu explique o pq de tudo, não é??? (Sejam bonzinhos!!!)
« Última modificação: 10 de Novembro de 2008, 15:26 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #698 Online: 10 de Novembro de 2008, 16:16 »
explica ai com exemplos de codigo e prova da complexidade dos algoritmos por inducao!! hehehe brincadeirinha, valeu pela resposta.
; Linux is almost there!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #699 Online: 10 de Novembro de 2008, 16:49 »
Citar
Desativando todos os módulos do boot

Ops... desativando todos os módulos não usados pela máquina...

Só para ficar registrado vamos falar bem rápido do compcache

compcache: Compressed RAM based swap device
+-------------------------------------------
+
+Project home: http://code.google.com/p/compcache
+
+* Introduction
+This is a RAM based block device which acts as swap disk.
+Pages swapped to this device are compressed and stored in
+memory itself.

Depois traduzo... (hehehe) basicamente usa a ram como o swap e usa o tlsf como gerenciador de memória (e é melhor que o slub) seria ótimo se ele estivesse bem configurado no kernel do ubuntu porém uma opção dele está ativada e acredito que poderiam desativar.

Vamos ver o que ela diz:

config BLK_DEV_COMPCACHE_DEBUG
+   default y
+   depends on BLK_DEV_COMPCACHE
+   bool "Enable debugging"
+   help
+     This causes negligible performance loss and size increase.
+     If unsure, say Y.
+
Insignificante o caramba fez o meu omnislash pedir um help e acho que todo mundo sabe o quanto um debug prejudica (quem usou o Kde4 com debug ativado deve ter notado hehehe).

Esse é um problema, mas existem outros...
« Última modificação: 10 de Novembro de 2008, 16:57 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #700 Online: 10 de Novembro de 2008, 20:27 »
Ua, sem core 2 duo, sem Kde4, instalei kubuntu 8.10 num core 2 duo sem problemas... e bem rapido, do live cd, nesse pc com 2gb de ram rodou tão rapido quanto no meu sempron 2400 humildezinho...


Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #701 Online: 10 de Novembro de 2008, 23:15 »
Citar
Ua, sem core 2 duo, sem Kde4, instalei kubuntu 8.10 num core 2 duo sem problemas... e bem rapido, do live cd, nesse pc com 2gb de ram rodou tão rapido quanto no meu sempron 2400 humildezinho...

Vc não tem placa mãe MSI não é... ou possui bios phoenix... essas bios estão acabando com a performance do C2 Duo (acpi).

E para falar a verdade sua performance teria que ser muuuito superior em relação ao sempron 2400...

Acontece que certos patches usados nessa área estão prejudicando um pouco a performance desse processador...

Um patch bom por exemplo que poderia ser usado é o que impede a detecção plug in play da bios (acho bom pois existem muitas bios bugadas por aí... como esse:

Citar
--
 drivers/pnp/pnpbios/core.c |    2 +-
 1 file changed, 1 insertion(+), 1 deletion(-)

--- linux-2.6.23/drivers/pnp/pnpbios/core.c.orig   2007-10-29 17:44:39.000000000 -0200
+++ linux-2.6.23/drivers/pnp/pnpbios/core.c   2007-10-29 17:45:25.000000000 -0200
@@ -416,7 +416,7 @@ static void __init build_devlist(void)
  *
  */
 
-static int pnpbios_disabled;
+static int pnpbios_disabled = 1;
 int pnpbios_dont_use_current_config;
 
 static int __init pnpbios_setup(char *str)

Ou por exemplo problemas com acpi

Citar
From:   Alexey Starikovskiy <astarikovskiy@suse.de>
Subject: [PATCH] ACPICA: add preemption point after each opcode parse
Date:   Thu, 25 Sep 2008 21:40:30 +0400

Reference: http://marc.info/?l=linux-acpi&m=122236382701062&w=2

Signed-off-by: Alexey Starikovskiy <astarikovskiy@suse.de>
Tested-by: Sitsofe Wheeler <sitsofe@yahoo.com>
---

 drivers/acpi/parser/psloop.c    |    2 ++
 include/acpi/acmacros.h         |    5 +++++
 include/acpi/platform/aclinux.h |    6 ++++++
 3 files changed, 13 insertions(+), 0 deletions(-)


diff --git a/drivers/acpi/parser/psloop.c b/drivers/acpi/parser/psloop.c
index c06238e..4647039 100644
--- a/drivers/acpi/parser/psloop.c
+++ b/drivers/acpi/parser/psloop.c
@@ -719,6 +719,8 @@ acpi_ps_complete_op(struct acpi_walk_state *walk_state,
       *op = NULL;
    }
 
+   ACPI_PREEMPTION_POINT();
+
    return_ACPI_STATUS(AE_OK);
 }
 
diff --git a/include/acpi/acmacros.h b/include/acpi/acmacros.h
index 57ab9e9..b402685 100644
--- a/include/acpi/acmacros.h
+++ b/include/acpi/acmacros.h
@@ -703,4 +703,9 @@ struct acpi_integer_overlay {
 
 #endif            /* ACPI_DBG_TRACK_ALLOCATIONS */
 
+/* Preemption point */
+#ifndef ACPI_PREEMPTION_POINT
+#define ACPI_PREEMPTION_POINT() /* no preemption */
+#endif
+
 #endif            /* ACMACROS_H */
diff --git a/include/acpi/platform/aclinux.h b/include/acpi/platform/aclinux.h
index 9af4645..029c8c0 100644
--- a/include/acpi/platform/aclinux.h
+++ b/include/acpi/platform/aclinux.h
@@ -53,6 +53,7 @@
 #include <linux/kernel.h>
 #include <linux/module.h>
 #include <linux/ctype.h>
+#include <linux/sched.h>
 #include <asm/system.h>
 #include <asm/atomic.h>
 #include <asm/div64.h>
@@ -137,4 +138,9 @@ static inline void *acpi_os_acquire_object(acpi_cache_t * cache)
 #define ACPI_ALLOCATE_ZEROED(a)   acpi_os_allocate_zeroed(a)
 #define ACPI_FREE(a)      kfree(a)
 
+/*
+ * We need to show where it is safe to preempt execution of ACPICA
+ */
+#define ACPI_PREEMPTION_POINT()   cond_resched()
+
 #endif            /* __ACLINUX_H__ */


Esse patch acima é justamente para evitar a latência e melhorar o performance... como??? Se o acpi não funcionar direito a sua frequência de operação de clock não vai subir direito e vc verá engasgos quando usar aplicativos mais pesados... e é justamente os Core 2 Duo que dão mais problemas aí...

Tem mais problemas mas se eu falar de tudo, vou gerar polêmica e discussão... então vou ficar quietinho!!

Sem contar o Kde4 que está dando problemas com alguns placas nvidia...
« Última modificação: 10 de Novembro de 2008, 23:18 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline nicoluis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #702 Online: 11 de Novembro de 2008, 09:16 »
Na atualização que peguei hoje, veio a correção do bug de ejeção das bandejas de CDs/DVDs.

A solução para o bug de ao Ejetar o CD/DVD a bandeja abrir e fechar ao mesmo tempo, enquanto a Canonical não se pronuncia, é:

editar o arquivo 60-persistent-storage.rules que se encontra em /etc/udev/rules.d na linha que tem:

Citar
# skip unpartitioned removable media devices from drivers which do not send "change" events
ENV{DEVTYPE}=="disk", KERNEL!="sd*|sr*", ATTR{removable}=="1", GOTO="persistent_storage_end"
para:
Citar
# skip unpartitioned removable media devices from drivers which do not send "change" events
ENV{DEVTYPE}=="disk", KERNEL!="sd*|sr*", ATTR{removable}=="1", GOTO="persistent_storage_end"
ENV{DEVTYPE}=="disk", KERNEL=="sr*", ATTR{removable}=="1", GOTO="persistent_storage_end"

Offline felipe.sikansi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #703 Online: 11 de Novembro de 2008, 14:34 »


quando ligo o pc o ubuntu começa a carregar e após a a "barra" percorrer mais ou menos um terço dele ela para, e a inicialização também para, o estranho é que se eu segurar alguma tecla a barra volta a se mover e apos um tempinho a inicialização acontece de forma normal. Vi outras pessoas no forum ingles que também estão com esse problema, mas não achei a solução.



Olha amigo, isso talvez tenha a ver com problemas de escrita na gravação da mídia,. Use em modo "Verbose", para ver onde pára e se inteirar sobre o bug. O modo verbose, se aciona clicando em "ESC" qdo está carregando o sistema, ou seja, fica em modo texto muito prolixo. Pelo menos em outras distros que rodei, vi essa possibilidade.

Abs,

marcopolo


Obrigado pela ajuda, tentei a dica que você passou mas nada aconteceu, tentei também usar Ctrl + Alt + F1, segundo a dica acima do seu post, quando fiz isso apareceu Loading... e travou após eu pressionar uma tecla qualquer por alguns segundos voltou a aparecer uma coisas escritas na tela e o boot inicio normalmente, agora este problema está piorando, em alguns vezes o pc não desliga mais, assim como no boot, eu preciso segurar um tecla para ele desligar normalmente, só que hoje não percebi isso e coloquei o notebbok na mochila e ele ficou ligado, ele ficou na mochila por umas 3 horas até eu tirar e ver que ele estava "fervendo", por sorte tudo está funcionando normal por enquanto.

Pesquisei no forum gringo é vi outras pessoas que possuem laptop hp da mesma serie que o meu e alguns outros modelos também estão com problemas iguais ao meu, porem não achei como resolver.

Neste link tem umas coisas sobre esse problema que eu estou tendo
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/254668
« Última modificação: 11 de Novembro de 2008, 14:53 por felipe.sikansi »

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #704 Online: 11 de Novembro de 2008, 16:40 »
Terminei de baixar a iso e gravar em cd. Vou intalar em breve.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano