Autor Tópico: pciehp erra com dispositivos que já existem, ao sair do modo suspenso  (Lida 11317 vezes)

Offline alexandre.mbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
    • Chat direto com meu GTalk
Re: pciehp erra com dispositivos que já existem, ao sair do modo suspenso
« Resposta #15 Online: 16 de Janeiro de 2014, 02:47 »
Enquanto alguém não me dá certeza de que o kernel "trusty" é apropriado para o Precise, deixo o sistema como está. Afinal, o erro em questão não está impedindo sua utilização, consistindo apenas de um relatório deselegante, passageiro e um pouco difícil de ser percebido.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: pciehp erra com dispositivos que já existem, ao sair do modo suspenso
« Resposta #16 Online: 16 de Janeiro de 2014, 05:33 »
Enquanto alguém não me dá certeza de que o kernel "trusty" é apropriado para o Precise, deixo o sistema como está. Afinal, o erro em questão não está impedindo sua utilização, consistindo apenas de um relatório deselegante, passageiro e um pouco difícil de ser percebido.

Desculpem se eu estiver enganado, mas não existe kernel "trusty", "precise", ou "elefante".

Existe um kernel com seu "core", desenvolvido e mantido por Linus Torwalds e milhares de contribuidores.

Este é escrito, reescrito, compilado e distribuido com atualizações para novos hardwares e algumas linhas de codigo são eliminadas quando partes destes codigos deixam de ser necessarias ( instruções para Intel 286, 386 por ex)

Porisso o Android não funciona (em teoria, pois é possivel) no Ubuntu e vice versa. Ambos têm o mesmissimo "core", compilados com modulos diferentes e com instruções diferentes. Android é totalmente monolitico, e bla, bla, bla, ... É outro assunto para outro dia.

A volta deste tal "core", vêm os modulos (drivers) que podem ser incluidos no kernel ( chamado kernel monolitico) ou não (kernel modular).

O kernel recompilado pela Canonical para o Ubuntu é hibrido, ou seja, parte monolitico, parte modular, o que dá mais flexibilidade na hora de fazer ajustes de hardware ( placas de video e rede principalmente)

Assim, resumidamente falando, tanto faz qual kernel usar. Alguns vão rodar na maquina e outros  não.( no plural, pois o "core" é modificado a cada 5 anos aproximadamente)

Não estamos discutindo brechas ou bugs de segurança, isto é outro assunto e não cabe neste topico.

Se existe hardware mais atual, ele é inserido no "core" ou nos modulos quase que de forma imediata. Se for Intel mais rápido ainda, pois a Intel é uma das mantenedoras do kernel Linux)

Aliado a isto, o GNU/Linux permite a instalação de um numero grande de kernels ao mesmo tempo, que no caso do Ubuntu são gerenciados pelo, Grub na inicialização.

Logo, a melhor forma de testar um novo kernel, é baixá-lo, instalá-lo e iniciar o sistema por ele. Funcionou? Ótimo. Deu pau? Entre no grub, escolha o kernel anterior e remova o problemático. Dificil assim.

Pode-se ainda se recompilar o kernel a seu gosto, removendo ou acrescentando modulos à vontade do freguês, basta ler os excelentes topicos do forum sobre o assunto.

Esta é uma das grandes vantagens do Linux, diferente daquele outro cara que vê o mundo passar pelas janelas

[]'s

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, 05:35 por Tota »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: pciehp erra com dispositivos que já existem, ao sair do modo suspenso
« Resposta #17 Online: 16 de Janeiro de 2014, 09:26 »
Enquanto alguém não me dá certeza de que o kernel "trusty" é apropriado para o Precise, deixo o sistema como está. Afinal, o erro em questão não está impedindo sua utilização, consistindo apenas de um relatório deselegante, passageiro e um pouco difícil de ser percebido.

Entao deixe como esta ;  )
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, 09:32 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline alexandre.mbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
    • Chat direto com meu GTalk
Re: pciehp erra com dispositivos que já existem, ao sair do modo suspenso
« Resposta #18 Online: 16 de Janeiro de 2014, 13:55 »
Desculpem se eu estiver enganado, mas não existe kernel "trusty", "precise", ou "elefante".

Tota, no contexto em estamos, um kernel "trusty" é aquele do pacote DEB de nome correspondente.

Aliado a isto, o GNU/Linux permite a instalação de um numero grande de kernels ao mesmo tempo, que no caso do Ubuntu são gerenciados pelo, Grub na inicialização.

Logo, a melhor forma de testar um novo kernel, é baixá-lo, instalá-lo e iniciar o sistema por ele. Funcionou? Ótimo. Deu pau? Entre no grub, escolha o kernel anterior e remova o problemático. Dificil assim.

Sei disso, mas ainda tenho receio de que os pacotes DEB apaguem, ativem ou sobrescrevam coisas indevidamente, para além de binários e módulos de kernel.

Entao deixe como esta ;  )

Desculpe-me, é insegurança da minha parte. Uso um LTS buscando estabilidade e por isso me torno muito conservador.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, 13:58 por alexandre.mbm »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: pciehp erra com dispositivos que já existem, ao sair do modo suspenso
« Resposta #19 Online: 16 de Janeiro de 2014, 14:21 »
Use um pendrive do Ubuntu com persistent mode ou crie uma maquina virtual para teste.

Instale nele o kernel mais recente => http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/

Teste se funciona no seu sistema

De maneira geral:

Sei disso, mas ainda tenho receio de que os pacotes DEB apaguem, ativem ou sobrescrevam coisas indevidamente, para além de binários e módulos de kernel.
Dificilmente. Você tem os kernels compartimentados na pasta /boot. Se não acrescentar repositórios novos, o dpkg não terá condições de acrescentar nada novo

Desculpe-me, é insegurança da minha parte. Uso um LTS buscando estabilidade e por isso me torno muito conservador.

Só testando e aprende do você irá sobrepassar esta fase. Está muito correto usar lts e não ficar atualizando sem necessidade, mas neste caso você tem esta necessidade caso ela te afete.

Não fosse assim, este seu topico deixa de ter sentido...

Offline alexandre.mbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
    • Chat direto com meu GTalk
Re: pciehp erra com dispositivos que já existem, ao sair do modo suspenso
« Resposta #20 Online: 16 de Janeiro de 2014, 15:07 »
Só testando e aprende do você irá sobrepassar esta fase.

Leio: "Só testando e aprendendo é que você irá sobrepassar desta fase". Sou brasileiro e só consigo entender assim.

Citar
Está muito correto usar lts e não ficar atualizando sem necessidade, mas neste caso você tem esta necessidade caso ela te afete.

Não fosse assim, este seu topico deixa de ter sentido...

Não necessariamente. O tópico pode chegar a fornecer-me toda a segurança teórica sem a necessidade de testes "alterando" as configurações dos sistema. Por exemplo, depois eu vou ver se estudo um pouco os dois pacotes DEB em questão.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: pciehp erra com dispositivos que já existem, ao sair do modo suspenso
« Resposta #21 Online: 16 de Janeiro de 2014, 15:14 »
Leio: "Só testando e aprendendo é que você irá sobrepassar desta fase". Sou brasileiro e só consigo entender assim.

sim, sim. É problema de hardware. Digitar de um smartphone com dedos gordos dá nisto....

Não necessariamente. O tópico pode chegar a fornecer-me toda a segurança teórica sem a necessidade de testes "alterando" as configurações dos sistema. Por exemplo, depois eu vou ver se estudo um pouco os dois pacotes DEB em questão.

Concordo com o embasamento teórico. Ainda creio que um pendrive com Ubuntu iria lhe dar o embasamento prático.

Um pendrive roda em ram, não altera em nada seu sistema, e pode esclarecer o "bug" do mei (Intel Management Engine Interface)

Melhorei o vernáculo? Fui para o notebook...

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: pciehp erra com dispositivos que já existem, ao sair do modo suspenso
« Resposta #22 Online: 16 de Janeiro de 2014, 16:00 »
Heheheh nao entendo porque tanto cagaço para instalar um kernel ; ) , nao tem como ele alterar nada na sua maquina.

Vc so vai conseguir resolver esse problema(ou nao) da sua maquina testando as soluçoes propostas, nao tem outro modo, ou entao vc deixa tudo como esta.

Lendo um pouco mais detalhadamente o seu caso, pode ate ser problema no gdm, no gerenciador de sessao do ubuntu que pode estar entrando atrasado e estar deixando vc ver uma mensagem que era para ficar somente no modo texto. Antigamente no ubuntu isso acontecia ao desligar a maquina, o sistema quando estava desligando deixava escapar um pouquinho do codigo de desligamento na tela, aparecia por um segundo o ubuntu desligando os serviços, isso foi acertado com atualizaçoes posteriores do sistema, por isso e aconselhavel estar com as ultimas atualizaçoes do sistema instadas.

(PS; Em tempo, o "mei" ja vem compilado no kernel, nao e um modulo.)
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, 16:17 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: pciehp erra com dispositivos que já existem, ao sair do modo suspenso
« Resposta #23 Online: 16 de Janeiro de 2014, 16:07 »
Para descobrir se usa 32 ou 64bits;

copie e cole no seu terminal e de enter;

file /bin/bash | cut -d' ' -f3

Se estiver usando um sistema de 32 bits, baixe os arquivos DEB com os comandos:

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.12.7-trusty/linux-headers-3.12.7-031207-generic_3.12.7-031207.201401091657_i386.deb

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.12.7-trusty/linux-headers-3.12.7-031207_3.12.7-031207.201401091657_all.deb

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.12.7-trusty/linux-image-3.12.7-031207-generic_3.12.7-031207.201401091657_i386.deb

Se estiver usando um sistema de 64 bits, baixe os arquivos DEB com os comandos:

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.12.7-trusty/linux-headers-3.12.7-031207-generic_3.12.7-031207.201401091657_amd64.deb

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.12.7-trusty/linux-headers-3.12.7-031207_3.12.7-031207.201401091657_all.deb

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.12.7-trusty/linux-image-3.12.7-031207-generic_3.12.7-031207.201401091657_amd64.deb

Instale o kernel com o comando:

sudo dpkg -i linux-headers-3.12.7-*.deb linux-image-3.12.7-*.deb

Reinicie o sistema com o comando abaixo

sudo reboot

Se você tiver algum problema e quiser desinstalar o atual kernel, reinicie o computador com um kernel anterior (usando Grub -> Advanced -> select previous kernel) ou para forçar o aparecimento do grub aperte as duas teclas "shift" simultaneamente e execute o comando abaixo para remover o Linux Kernel 3.12.7:


sudo apt-get remove linux-headers-3.12.7-* linux-image-3.12.7-*

e pronto.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, 16:12 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: pciehp erra com dispositivos que já existem, ao sair do modo suspenso
« Resposta #24 Online: 16 de Janeiro de 2014, 16:25 »
em tempo, para agregar nosso Titio platao:

Nada será alterado no sistema exceto o kernel. Nada será atualizado.

Novas atualizações do kernel da sua versão 12 quando surgirem ou por apt-get upgrade/update, serão instaladas mas não serão carregadas pois o GRUB as coloca abaixo da versão do kernel 3.12.7, porém são registradas como ativas no GRUB.

Outros pacotes são atualizados normalmente, independentes do kernel.

Assim, depois de uma atualização do kernel, estas podem ser testadas entrando-se no menu do grub (ao ligar a maquina pressionar continuamente ambas as teclas <shift> de seu teclado) e escolhendo-se o kernel desejado.

Eventualmente, caso tenha placas de video SIS, Nvidia ou nVidia, pode ser necessário atualizar os drivers com novos kernels, porém para testes não é necessário o procedimento, pois a mensagem do mei deve ocorrer antes do carregamento do ambiente gráfico.

Quanto ao kernel 3.12.7, vejam aqui => https://www.archlinux.org/packages/core/i686/linux/files/

Citar
usr/lib/modules/3.12.7-2-ARCH/kernel/drivers/misc/mei/
usr/lib/modules/3.12.7-2-ARCH/kernel/drivers/misc/mei/mei-me.ko.gz
usr/lib/modules/3.12.7-2-ARCH/kernel/drivers/misc/mei/mei.ko.gz

(É do Arch Linux, mas serve para o Ubuntu)