Autor Tópico: variáveis de ambiente, PATH, CLASSPATH e MANPATH  (Lida 5333 vezes)

Offline celsofigueiredo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
variáveis de ambiente, PATH, CLASSPATH e MANPATH
« Online: 03 de Setembro de 2007, 21:08 »
Prezados Ubundistas.

Meu sistema eh LINUX UBUNTU 7.04. e esta instalado em um notbook HP pavilion ze4805us.

Ja vi e li muita coisa a respeito das variáveis de ambiente, path, classpath e manpath, mas ainda nao consegui chegar a conclusão alguma, pois tem, dicas e tutoriais de tudo quanto eh tipo e cada um manda fazer uma coisa diferente.
Aqui no meu sistema, costumo instalar programas (tipo java, eclipse, netbeans, entre outros, etc ... )baixados da NET, na pasta ( /USR/LOCAL/nome do programa a ser instalado ). Aqui começa o meu problema, com relação as variáveis de ambiente, PATH, CLASSPATH e MANPATH. Em qual destes quatro arquivos ( bash_profile, bash_bashrc, bashrc, ou profile ) devo colocar estas VARIAVEIS. Estou mais perdido do que qualquer outra coisa.
Espero que voces possam me ajudar.

Celso Henrique.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: variáveis de ambiente, PATH, CLASSPATH e MANPATH
« Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2007, 21:19 »
Eu colocaria na última linha do arquivo .bash_profile, assim:

Citar
...
PATH=$PATH:Informação que quero adicionar
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: variáveis de ambiente, PATH, CLASSPATH e MANPATH
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2007, 11:14 »
Na verdade pode ser em qualquer lugar desses que você citou. O SO roda todos esses scripts no carregamento. Fica a seu gosto e onde achar mais "fácil" lembrar onde você setou essas variáveis.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: variáveis de ambiente, PATH, CLASSPATH e MANPATH
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2007, 11:18 »
Na verdade pode ser em qualquer lugar desses que você citou. O SO roda todos esses scripts no carregamento. Fica a seu gosto e onde achar mais "fácil" lembrar onde você setou essas variáveis.

Exatamente, eu falei para colocar no .bash_profile (e na última linha) porque ele deve ser o último a ter sua execução finalizada (até porque é ele que chama o .bashrc), e também porque as alterações serão feitas apenas para o usuário dele.

É, então, pensando bem, se ele quiser que a alteração seja para todo mundo é melhor alterar a variável PATH do arquivo /etc/profile.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline RLBBarreto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: variáveis de ambiente, PATH, CLASSPATH e MANPATH
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2008, 19:54 »
Estou com o mesmo problema com o Grafic Mapping Tools (GMT). Já alterei o bash.bashrc, o profile, o .profile e o .bashrc, esses dois últimos no home. As alterações foram essas:

PATH=$PATH:/usr/lib/GMT/bin:.
export PATH
export GMTHOME=/usr/lib/GMT

Infelizmente, nada funcionou. Só roda o GMT se for na sua própria pasta (/usr/lib/GMT/bin). E aí? Alguém sugere algo???