Autor Tópico: Permissões de Arquivos  (Lida 1558 vezes)

Offline Ada Love

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Permissões de Arquivos
« Online: 27 de Abril de 2010, 11:41 »
Olá Pessoal

Será que alguém pode me dar uma luz...

Estou aprendendo como usar as permissões de arquivos no Linux. Bem, acontece que quando eu crio um novo usuário para testar as permissões, eu não consigo
mais criar arquivo algum através de um editor de textos do shell. O usuário comum não pode criar seu próprio arquivo? Um arquivinho simples no vi, emacs, mcedit,
coisas assim... Pois é, depois que eu tiro a permissão de leitura e escrita "de apenas um arquivo", meu usuário não consegue criar mais arquivos nesses editores.
Alguém sabe me dizer por quê?

Grata desde já

Obs.: já consultei o fórum, os tutoriais, já fui no GDH, mas não encontrei essa resposta especificamente.

abraços

Ada

Offline fabio2paolini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
    • Ver perfil
Re: Permissões de Arquivos
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2010, 23:34 »
Explique melhor qual foi seu procedimento. Caso tenha definido as permissões por linha de comando poste aqui os comandos e os logs de saída.
De modo geral um usuário pode escrever em seu próprio home e se a permissão de escrita de um arquivo tenha sido tirada isso não deve implicar em restrição aos demais arquivos.

Offline Ada Love

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Permissões de Arquivos
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2010, 00:40 »
Ok, vou tentar explicar melhor...

Eu criei um novo usuário no Ubuntu e quando logo com este usuário, eu não consigo mais
editar arquivo algum. O gedit não abre, o vi abre mas não salva e os demais editores também.
Minha dúvida é: depois que eu logo com um outro usuário, eu não consigo criar arquivos texto?
Pois é isto que está acontecendo...

obrigada

Ada

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985