Autor Tópico: Instalando e Começando do Zero  (Lida 3440 vezes)

Offline pcarvalhobruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Instalando e Começando do Zero
« Online: 22 de Outubro de 2007, 12:22 »
 Olá queridos,

 Não sou um conhecedor do Linux, mas ultimamente tenho me interessado por este S.O.  Bom... o Linux eu só conheço da versão Red Hat lá no laboratório da faculdade quando preciso usá-lo, estritamente pra impressão de trabalhos, email, etc... ou seja, sou um pimpolho em linux.

 Tenho dois computadores, o pessoal e o note. O note é meu principal e como o pessoal já está bem batidinho quero formatá-lo para pôr e testar o Linux. Aí virão as dúvidas:

 1 - VOu instalar o LINux como único sistema operacional depois de formatada a minha máquina, precisarei particionar meu HD? Pq não entendi muito bem as explicações disso em tópicos anteriores...

 2 - Aqueles trecos que tem de fazer no setup e talz eu conheço muito pouco, alguém tem isso com desenhinho? (é sério) Printscreen ajuda! Ah! Depois de configurar o boot pelo cd também é necessário me ensinar a configurar o boot normal sem cd. Sou um analfabeto.

 3 - Quanto tempo leva o instal do LINUX?

 Abraços a todos, e obrigado.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 12:24 por pcarvalhobruno »

alexcosta67

  • Visitante
Re: Instalando e Começando do Zero
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2007, 12:30 »
1-Na instalação tem a opção de usar todo o disco, é só ler bem as telas antes de avançar.
2-Para entrar no setup e alterar o boot para iniciar do cdrom, faça assim ligue o computador e fique pressionando a tecla delete, vá nas opções de boot pelo menu e coloque o 1st para o cdrom usando page up ou page down, dê F10 para sair e salvar(é só ler as opções no rodapé).

3-Não cronometrei mas acho que para instalar e atualizar deve demorar no mínimo 2 a 3 horas.

abraços e qualquer dúvida posta aí.

boa sorte.

alexcosta67

  • Visitante
Re: Instalando e Começando do Zero
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2007, 12:37 »
Faça backup de todos os seus arquivos antes de proceder a instalação, caso contrário irá perdê-los.


Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Instalando e Começando do Zero
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2007, 12:44 »
Citar
2 - Aqueles trecos que tem de fazer no setup e talz eu conheço muito pouco, alguém tem isso com desenhinho? (é sério) Printscreen ajuda! Ah! Depois de configurar o boot pelo cd também é necessário me ensinar a configurar o boot normal sem cd. Sou um analfabeto.

No setup só tem que mexer para rodar primeiro pelo CD. Depois, basta, no boot retirar o CD.

Citar
3 - Quanto tempo leva o instal do LINUX?

Vai depender da máquina e da conexão com a internet. Comigo, leva cerca de 30min.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline pcarvalhobruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Instalando e Começando do Zero
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:13 »
Obrigado a todos pela atenção e prontidão, só mais duas dúvidas:

 1) Minha conexão à internet é uma rede velox compartilhada de um amigo. Meu Xp reconhece soozinho sem que eu precise configurar nada, com o LINUX Unbutu também será assim?

 2) Quando eu for instalar no meu notebook acho que vou encontrar uns probleminhas com a atualizaçãos dos drivers, isso pq quando eu troquei do VIsta (que veio originalmente no NOTE) para o XP tive que baixar os drivers no site da Itautec. Acontece que os drivers só estão disponíveis para o LIBRIX (distribuição Linux da Itautec) XP e Vista. Quanto a isso me resta alguma saída?

 Obrigado.

alexcosta67

  • Visitante
Re: Instalando e Começando do Zero
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:19 »
1-Se o modem está roteado - sim

2-Quais drivers? O seu hardware deverá ser reconhecido normalmente salvo alguns mais específicos como impressoras, scanners, placas de vídeo etc.

boa sorte.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Instalando e Começando do Zero
« Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:21 »
Obrigado a todos pela atenção e prontidão, só mais duas dúvidas:

 1) Minha conexão à internet é uma rede velox compartilhada de um amigo. Meu Xp reconhece soozinho sem que eu precise configurar nada, com o LINUX Unbutu também será assim?

O Ubuntu reconhece automático a rede.

Citar
2) Quando eu for instalar no meu notebook acho que vou encontrar uns probleminhas com a atualizaçãos dos drivers, isso pq quando eu troquei do VIsta (que veio originalmente no NOTE) para o XP tive que baixar os drivers no site da Itautec. Acontece que os drivers só estão disponíveis para o LIBRIX (distribuição Linux da Itautec) XP e Vista. Quanto a isso me resta alguma saída?

O Ubuntu tem um excelente suporte automático a drivers. Pode ser que não precise, mas se tiver problema conte com o fórum.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline pcarvalhobruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Instalando e Começando do Zero
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2007, 10:23 »
 Danou-se! Agora é que foi. Vejam bem: 1 - não consegui dar o boot pelo cd. 2- Daí vi que o formato do arquivo é .iso. Eu preciso extraí-lo e gravar outro cd?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Instalando e Começando do Zero
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2007, 10:42 »
Nos programas de gravação de CD, geralmente tem a opção "gravar imagem". Aí você escolhe o arquivo .ISO.

Se apenas copiar o ISO não funcionará.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline pcarvalhobruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Instalando e Começando do Zero
« Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2007, 11:34 »
Bom, consegui dar o boot, mas deu uns erros e ainda não consegui instalar. Escolhi a opção de verificar a integridade dos arquivos e ele está fazendo. Qual a opção que devo escolher para instalar o Unbutu de vez?

Offline pcarvalhobruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Instalando e Começando do Zero
« Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2007, 11:43 »
parou e deu a seguinte mensagem:

(initramfs) [   70.032034] ata1.00: exception Emask 0x0 SAct 0x0 SErr 0x0 action 0x2 frozen
[     70.032118] ata1.00: cmd c8/00:08:00:00:00/00:00:00:00:00/e0 tag 0 cdb e ETC e talz, o que é isso?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Instalando e Começando do Zero
« Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2007, 15:27 »
A verificação do CD deu ok?

Bem, já que você está utilizando um notebook. Quando, colocar o CD, tecla F6 e digita no final:
Citar
noapic noiqdebug noirqpoll

Dá uma lida neste tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1236.0.html

Em notebooks as vezes são necessários alguns argumentos, principalmente o "noapic".

Estamos indo... :)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline pcarvalhobruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Instalando e Começando do Zero
« Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2007, 16:35 »
 
   :) Então, eu não tou instalando no Note não, é no meu PC veinho mesmo! Boa notícia consegui instalar e até deu pra ir usando enquanto instalava pela versão do CD. Mas tem uma má notícia: depois que eu instalei, e tirei o CD aquela tela de carregamento (tipo a do Windows XP) demora pacas. Como tava de saída num tive tempo de ver se levaria mais de uma hora pra carregar.

  Pergunta: Vai demorar assim sempre ou foi só pq é a primeira vez que carrega?  :-\

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Instalando e Começando do Zero
« Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2007, 16:46 »
Quando roda via live CD é mais lento mesmo.

quanto de RAM tem?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline pcarvalhobruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Instalando e Começando do Zero
« Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2007, 17:24 »
então, eu tou com 256 de RAM. Agora já tá iniciando beleza, só que com dois problemas:

a) tá demorando mais do que o Windows pra carregar (é normal assim mesmo?)

b) quando eu mando desligar ele fecha o  gráfico e desktop e tal e a fica numa tela de comando (tipo o DOS), daí eu tenho que meter o dedão no botão!