Autor Tópico: dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?  (Lida 3490 vezes)

Offline alersson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?
« Online: 27 de Dezembro de 2011, 21:12 »
gostaria de saber se é possivel ter dois sistemas diferentes em dual boot e os dois sistemas usarem a mesma partição /home.

atualmente está assim:
sda1(35GB) kubuntu 11.04
sda2 (115gb) : /home

e eu pretendo deixar assim:
sda1 (20GB): kubuntu 11.04
sda2 (15GB): mint 12
sda3 (115GB): /home

 isso é possivel?
 pode trazer algum conflito?
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?
« Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2011, 21:27 »
É possível, desde que se use nomes de usuário diferentes para cada um dos sistemas.

Isso, porque dentro de /home/$USER ficam gravadas as configurações dos aplicativos utilizados pelo sistema, em pastas ocultas. Então, se usar o mesmo nome de usuário para os dois sistemas as configurações serão conflituosas, pois o que está configurado paro o ubuntu não necessariamente serve de configuração para o fedora, ou debian

Agora, se usar nomes de usuário diferentes, como joao1 e joao2, ou joao-ubuntu e joao-debian, não haverá esse conflito e tudo ficara em harmonia.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?
« Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2011, 21:51 »
eu tinha tambem essa duvida.

esse lance de user diferente eh uma sacada.

agora, os softs eu preciso instalar duas vezes nao eh

Offline alersson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?
« Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2011, 21:58 »
É possível, desde que se use nomes de usuário diferentes para cada um dos sistemas.

Isso, porque dentro de /home/$USER ficam gravadas as configurações dos aplicativos utilizados pelo sistema, em pastas ocultas. Então, se usar o mesmo nome de usuário para os dois sistemas as configurações serão conflituosas, pois o que está configurado paro o ubuntu não necessariamente serve de configuração para o fedora, ou debian

Agora, se usar nomes de usuário diferentes, como joao1 e joao2, ou joao-ubuntu e joao-debian, não haverá esse conflito e tudo ficara em harmonia.
mas o problema de ter mais um usuario é que eu não teria acesso aos arquivos do outro usuario(eu mesmo)
estou usando o kubuntu 11.04 e pretendo instalar o mint 12, o mint é baseado no ubuntu, será que mesmo assim teria conflito se eu usar só um usuario?
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2011, 22:08 »
agora, os softs eu preciso instalar duas vezes nao eh
sim, na /home ficam apenas as configurações.


mas o problema de ter mais um usuario é que eu não teria acesso aos arquivos do outro usuario(eu mesmo)
estou usando o kubuntu 11.04 e pretendo instalar o mint 12, o mint é baseado no ubuntu, será que mesmo assim teria conflito se eu usar só um usuario?
provavelmente haverá problemas se usar uma única /home para duas distros diferentes.
o mais indicado seria ter uma partição extra para esses arquivos.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?
« Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2011, 22:21 »
aproveito para perguntar: é possível criar a tabela de partição do seguinte modo, que eu acho bem organizado?

sda1 - lógica contendo:
 sda3 montada em / para um sistema, digamos ubuntu
 sda5 montada em /home para o home do ubuntu


sda2 - lógica contendo:
 sda4 montada em / para outro sistema, digamos fedora
 sda6 montada em /home para o home do fedora

sda7 para ser usada para backups para os dois sistemas, montada em /mnt, porexemplo, em ambos os sitemas

Isso parece ficar bem organizado.
A minha dúvida é se dá pra fazer isso e, se der, é conveniente montar as partições do ubuntu para o fedora poder acessar, e vice-versa? Se sim, em que local?

Offline alersson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?
« Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2011, 22:36 »

provavelmente haverá problemas se usar uma única /home para duas distros diferentes.
o mais indicado seria ter uma partição extra para esses arquivos.
assim?:
/home/alersson
          /alerssonmint
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011

clodoaldops

  • Visitante
Re: dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?
« Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2011, 22:41 »
- Meu notebook tá (+/-) assim:
sda1...ntfs...30gb...xp
sda2...ext4...15gb.../ubuntu
sda3...ext4...15gb.../mint
sda4...ntfs...100gb... BKP (documentos/fotos /musicas/videos)

-não criei swap pq tenho 2gb/ram, não rodo programas pesados e não uso hibernação
-deixei bkp em ntfs pq pode ser acessado e "editado" pelo xp e linux sem problemas

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?
« Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2011, 22:43 »
- Meu notebook tá (+/-) assim:
sda1...ntfs...30gb...xp
sda2...ext4...15gb.../ubuntu
sda3...ext4...15gb.../mint
sda4...ntfs...100gb... BKP (documentos/fotos /musicas/videos)

-não criei swap pq tenho 2gb/ram, não rodo programas pesados e não uso hibernação
-deixei bkp em ntfs pq pode ser acessado e "editado" pelo xp e linux sem problemas

no seu caso, o ubuntu acessa sda1,3,4 onde?

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?
« Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2011, 22:59 »
Já utilizei dois sistemas diferentes com a mesma pasta /home e usando exatamente o mesmo nome de usuário. No meu caso nunca tive nenhum problema.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?
« Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2011, 23:28 »
Já utilizei dois sistemas diferentes com a mesma pasta /home e usando exatamente o mesmo nome de usuário. No meu caso nunca tive nenhum problema.
Sorte sua.
Quando se usa uma versão da distribuição, como o ubuntu 11.04 por exemplo, uma das causas dos incontáveis problemas com a atualização para a próxima versão é justamente a questão das configurações presentes na pasta do usuário.

Aqui, com a /home em partição separada, em vez de atualizar a versão tive o cuidado de apagar algumas das pastas de configuração no momento em que fazia a nova instalação, com o mesmo nome de usuário.

No debian Sid que tenho instalado, uso o gnome-shell, enquanto que com o ubuntu 10.04LTS eu uso o gnome 2.30. Dentro da pasta .config existem configurações para gnome-session e gnome-panel, que no caso certamente entrariam em conflito.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?
« Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2011, 23:58 »
Tá explicado então. Nunca tive problemas porque sempre usei sistemas com WM diferentes, por exemplo: um com KDE outro com Gnome, e assim por diante; daí uma configuração não interferia na outra.

Offline alersson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?
« Resposta #12 Online: 28 de Dezembro de 2011, 00:35 »
Tá explicado então. Nunca tive problemas porque sempre usei sistemas com WM diferentes, por exemplo: um com KDE outro com Gnome, e assim por diante; daí uma configuração não interferia na outra.
então no meu caso talvez não ocorra conflito, porque eu estou usando o kubuntu(kde) e o mint usa o gnome shell  :)
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?
« Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2011, 12:50 »
assim?:
/home/alersson
          /alerssonmint
dessa maneira não, ja que as configurações estarão serão individuais para cada sistema.


Tá explicado então. Nunca tive problemas porque sempre usei sistemas com WM diferentes, por exemplo: um com KDE outro com Gnome, e assim por diante; daí uma configuração não interferia na outra.
então no meu caso talvez não ocorra conflito, porque eu estou usando o kubuntu(kde) e o mint usa o gnome shell  :)
somente testando para saber, mas alguns programas podem dar problemas como firefox.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: dúvida: é possivel ter dois sistemas usando a mesma pasta /home ?
« Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2011, 13:20 »
Eu acho que Mint + Ubuntu não dá problema.
Se misturar outra distro com Ubuntu dá. Experiência própria :)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson