Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - HD883

Páginas: [1] 2 3 ... 9
1
Café com Ubuntu / Re: NOVO UbuntuDicas.com.br
« Online: 10 de Dezembro de 2008, 12:55 »
Isso parece-me uma espécie de planeta ubuntu pirata ;D
Não era melhor associarem-se ao planeta ubuntu? ???
A mim parece-me um pouco de oportunismo usar o forum para promover um blog pessoal

2
Café com Ubuntu / Comunidade Fedora chateada com ubuntu
« Online: 03 de Dezembro de 2008, 17:27 »
O lançamento do Fedora 10 esteve previsto para 25 de novembro, um pouco mais tarde do que havia sido planejado originalmente. É fato que atrasos em lançamentos do Fedora não são novidade, mesmo quando o projeto não está lidando com sérias avarias em sua infra-estrutura fundamental (diga-se de passagem, essa história ainda não foi totalmente esclarecida). Parece que a espera pelo Fedora 10 valeu a pena, mas o projeto não esperou pelo lançamento para começar a pensar no ciclo de lançamentos de futuras versões. Alguns debates sobre o assunto nos permitiram ter breves vislumbres da pressão sentida pela liderança do Fedora.

Uma recente análise em vídeo do Fedora 10 foi vista pelo projeto como algo não muito favorável:

http://br.youtube.com/watch?v=8ZUm0A_jBwc

Mas a maior queixa expressada pelo projeto é outra: trata-se do crédito dado ao trabalho realizado por desenvolvedores do Fedora. Como disse o líder do Fedora, Paul Frields:

      Outro ponto que me deixou perplexo foi o apresentador indicar que o Fedora tinha muitos dos recursos presentes no Ubuntu 8.10. Isso de fato procede, mas o fato é que muitos desses recursos foram criados por contribuidores do Fedora, dentro e fora da Red Hat. É bom nós enfatizarmos isso.


As discussões subseqüentes indicam que um vasto número de desenvolvedores do Fedora tem a sensação de que outras distribuições, especialmente o Ubuntu, estão levando a fama pelas melhorias que são desenvolvidas pelo Fedora. Não é a primeira vez que esse tipo de preocupação surge; dizem que a Novell desenvolveu o XGL a portas fechadas para que o Ubuntu não fosse o primeiro a utilizá-lo. O Fedora não parece estar considerando a hipótese de fechar o desenvolvimento ao público, o que seria contrário à natureza aberta do projeto, mas há outras alternativas sendo discutidas.

O projeto Fedora, mais do que tudo, quer que o mundo saiba do trabalho que seus desenvolvedores estão tendo. Iniciativas como a lista de recursos de cada versão ajudam a difundir as informações antes do lançamento da versão oficial. Também se discute uma divulgação mais agressiva em blogs, sites de notícias etc. O projeto até postou uma proposta de calendário de marketing para ajudar a garantir que as atividades de marketing adequadas aconteçam nos momentos certos do ciclo de lançamento.

O antigo líder do Fedora, Max Spevack, fez uma sugestão diferente:

      Se os recursos e o lançamento deles antes das outras distros são um problema devido à nossa posição no calendário em relação ao lançamento do Ubuntu, o que dá a eles a chance de lançarem uma nova versão primeiro e receber boa parte do crédito pelos novos recursos enquanto a crítica e a imprensa não compreendem onde o trabalho upstream é realizado (no Fedora, por exemplo), então o marketing do Fedora deveria pedir ao comitê do Fedora que alterasse um pouco as datas de lançamento de maio e de novembro para que o ciclo do Fedora se encerrasse antes do ciclo do Ubuntu.


Essa proposta evoca a visão de distribuidores correndo para ver quem lança sua distro primeiro, levando a ciclos de lançamento ainda menos e a uma correspondente queda na qualidade das versões. É difícil de imaginar que ser o primeiro confira uma vantagem de marketing tão grande; deve haver uma alternativa melhor.

Não parece que o Fedora vá trilhar esse caminho para um contra-ataque tão cedo. Na verdade, se o calendário proposto para o lançamento do Fedora 11 for aprovado, vai acontecer exatamente o contrário. No passado, o Fedora respondeu a um lançamento atrasado com um ciclo de lançamento subseqüente reduzido para acertar o calendário. No Fedora 11, pelo visto, isso não vai acontecer; o projeto não tentará lançar a nova versão no mês de maio.

O motivo para que o ciclo do Fedora 11 não seja reduzido é o seguinte:

      O Fedora 11 vai ser extremamente importante para o Red Hat Enterprise Linux (também conhecido como RHEL). O plano para o RHEL 6 é ter como base para novas tecnologias e recursos as versões 10 e 11 do Fedora. Isso inclui boa parte do trabalho que está sendo realizado no upstream, e que deve se concretizar nesses dois lançamentos.


Reduzir o ciclo do Fedora 11 tornaria mais difícil encaixar todas as alterações planejadas para o RHEL6. Isso é um problema para a Red Hat, e como a Red Hat praticamente banca a existência do Fedora, os problemas da Red Hat são problemas do Fedora. Além disso, parece que vários engenheiros do núcleo da Red Hat vão trabalhar no Fedora durante o próximo ciclo para ajudar a aprontar os recursos que devem ser incluídos no RHEL-6. Se o próximo ciclo for menor, o Fedora terá menos atenção desses desenvolvedores. O Fedora prefere evitar isso e tirar proveito dos engenheiros do RHEL enquanto pode.

Por isso, a proposta é manter o ciclo de seis meses para o Fedora 11 e lançá-lo no início de junho. O ciclo do Fedora 12, no entanto, será encurtado para que o calendário do projeto se acerte. Espera-se que o anúncio antecipado facilite os planos para esse ciclo reduzido; Jesse Keating também sugere que o projeto "se foque mais em aperfeiçoamentos do que em grandes recursos arrebatadores no Fedora 12". Os mais cínicos de nós podem concluir que o Fedora 11 vai ser entupido de recursos novíssimos que a equipe do RHEL deseja avaliar, e que o Fedora 12 será a versão em que essas novidades todas estarão realmente estáveis. Mas eu não seria cínico a esse ponto, imaginem...

As primeiras reações ao calendário proposto foram quase totalmente positivas, e parece que as coisas vão mesmo tomar esse rumo. Alguns desenvolvedores do Fedora podem achar que lançar uma versão após o Ubuntu põe suas relações públicas em desvantagem, mas há outras preocupações tidas como mais importantes. Como essas "outras preocupações" podem ser encaradas como "aproveitar o tempo disponível para focar no trabalho de desenvolver novos recursos para a próxima versão estável", fica difícil argumentar contra elas

http://www.guiadohardware.net/artigos/ciclos-fedora/

3
Café com Ubuntu / ainda sobre o kernel e a canonical...
« Online: 07 de Outubro de 2008, 15:51 »
Por: Steven J. Vaughan-Nichols
Traduzido por: Edson Matias Junior

Citar
Eu não estava na conferencia Linux Plumber em Portland, OR, mas todos que prestaram atenção para o Linux sabe que Greg Kroah-Hartman, desenvolvedor do kernel do Linux e engenheiro da NOVELL, criticou a Canonical, a empresa por trás do Ubuntu, por contribuir ” nos últimos 3 anos, do kernel 2.6.15 ao 2.6.27-rc6, Canonical ter feito 100 (cem) correções no kernel Linux. Isto como indicado por Kroah-Hartman, significa que a Canonical “fez 00.10068% de todo o desenvolvimento do kernel nos últimos três anos.” Em outras palavras: quase nada.

Kroah-Hartman veio criticar a Canonical pelo o que em seu ponto de vista é uma contribuição mínima para o que é realmente importante no Linux. Estão incluídos nisto programas como gcc (GNU Compiler Collection), o X.org, bloco fundamental dos sistemas gráficos do Linux; Binutils, uma coleção de de ferramentas primarias do Linux, tenho certeza que os desenvolvedores do Debian ressentem a popularidade do Ubuntu batendo em suas cabeças. Este pronunciamento soou como uma musica direto de seu hinário.

Eu certamente não vou descordar de deles. Kroah-Hartman esta certo. Quando se fala das fundações do Linux, Canonical tem feito muito pouco.

E, a Canonical não esta discutindo esse ponto. O CTO do Ubuntu Matt Zimmerman respondeu ao discurso de Kroah-Hartman num artigo em seu blog. “O ponto fundamental dessa discussão que ele criou é que a Canonical não contribui ao projeto tanto quanto a Red Hat, Novell e muitas outras organizações que ele citou. É a mais pura verdade. ” Mas Zimmerman continuou. “Ninguém, e certamente não a Canonical, alguma vez reivindicou que a Canonical contribuía em desenvolvimento tão quanto a Red Hat e Novell. Ele esta reivindicando o que simplesmente nunca foi feito por parte da Canonical. “

Zimmerman continuou, “A Canonical é primeiramente um consumidor do kernel Linux. Ele é um dos  principais blocos da construção que precisamos para cumprir a nossa missão primaria, que é fornecer um sistema operacional que os usuários finais queiram usar. …. Rotineiramente remendamos backport dos novos kernels, e consertamos defeitos que particularmente são relevantes para nós, mas o nosso kernel consiste quase inteiramente dos códigos que recebemos por upstream. Antes de Kroah-Hartman fazer o discurso dele, Eu também notei que o CEO da Canonical Mark Shuttleworth tinha anunciado também que gostaria de estar contribuindo mais com os programas core do Linux.

Mesmo assim, duvido que a Canonical e o Ubuntu serão tão grandes contribuidores para os programas core do Linux quanto a Red Hat, numero dois (2) nas contribuições ao kernel Linux, ou Novell, numero cinco (5). Trabalhar nas estruturas vitais do Linux, claramente não é o ponto forte da Canonical.

O ponto forte da Canonical, como aponta Stephen O’Grady analista da Red Monk Research, “integração, embalagem e polimento”, exatamente.

Canonical produz uma Distribuição Linux forte e com uma excelente interface. O Ubuntu é certamente a mais popular Distribuição para usuário final. Quando a Dell decidiu se tornar a primeira Grande empresa OEM a oferecer seus computadores com o Linux pré-instalado, eles escolheram o Ubuntu. Michel Dell sabia o que estava fazendo.

O que a Canonical esta fazendo é mais que somente uma ótima Distribuição Linux. Ela fez o Linux despojado. Eu acho que o Ubuntu trouxe mais usuários finais para Linux do que qualquer outra distribuição.

Isto não é pouca coisa. Kroah-Hartman esta correto em dizer que a Canonical esta fazendo pouco para o core Linux? Sim, ele esta certo. Mas, Linux é mais que isso. Linux agora tem um atrativo, um poderoso Desktop e muito disso se deve ao Ubuntu.

Canonical fez um excelente trabalho popularizando o Linux. Eu sei que usuários Linux da velha guarda ficam ressentidos por isso. Querem que ele seja um sistema operacional que somente técnicos consigam usá-lo. Por favor, superem isso, ou troque o Linux por uma das variantes dos Sistemas Operacionais BSD.

Eu quero que o Linux se torne mais popular do que se encontra agora. Quanto mais usuários Linux, melhor. Enquanto os desenvolvedores do kernel Linux estão se certificando que o Linux esta se tornando cada vez mais forte, e mais estável sistema operacional, outros como a Canonical, KDE, GNOME estão certificando que ele se torne cada vez mais fácil e mais acessível para mais usuários. Para mim, isso é uma ganhar uma vitoria.

Eu gostaria que os mais usuários vissem o Linux desta maneira. Desenvolvedores Linux e todas as companhias, precisam trabalhar juntas. Se não, certo, que a Microsoft esta indo ladeira a baixo com o fracasso do Windows Vista, mas ela esta longe de estar fora da jogada. Então que tal, todos os círculos de desenvolvimento Linux gastar mais tempo trabalhando no que são bons e menos tempo rosnando um para o outro? Ok?
http://dropstech.org/2008/10/01/quem-realmente-esta-contribuindo-com-o-linux/

Sei que a discusão no artigo fala sobre as grandes empresas que contribuem, mas o Linux não é somente elas, nós usuários finais também temos como ajudar, usando, testando, dando feedback, avisando sobre bugs, traduzindo documentação, fazendo contribuições entre muitas outras coisas, dias atrás vi um artigo do Cardoso no MeioBit - Coce o bolso e colabore com o Projeto Fedora Brasil que falava que o Projeto Fedora tentando conseguir R$ 6.000,00 para a compra de uma duplicadora de CD’s para agilizar a distribuição dos CD do projeto, e por incrivel que pareça eles não conseguiram chegar a sua meta até hoje. Divulguem.

E você como contribui para o projeto de sua preferencia?

4
Quarentena / Re: Cansei!
« Online: 07 de Outubro de 2008, 03:31 »
Citação de: carlosaluisio

Ps.: Tu gostou de mim, hein ??? Somente admito admiração de mulheres! Já estou tirando todas as tuas expectativas caso as tenha criado.


E...que grande anormal!  já partiu para o insulto! nem me vou rebaixar ao teu nível rasca.

5
Quarentena / Re: Cansei!
« Online: 06 de Outubro de 2008, 11:36 »
Grande Carlos, como instalar o hardy se estou sem mouse e internet? ???

Como vc é usuário bem iniciante, recomendo o Big Linux

www.biglinux.com.br

[ps.: e que ninguém me venha dizer que o Ubuntu é melhor nesse caso, o Big vem com tudo, fala um usuário dos dois sistemas, e mais do gentoo]

vais ter que arrumar um jeito de baixar o CD. Talvez seu mouse seja muito novo, e o Feisty, como é antigo, talvez nao tenha uma instrução específica no kernel para ele.

Ouvi falar que esse problema do mouse se resolvia dando um Ctrl+Alt+Backspace, que daí ele funcionaria qdo reiniciasse o X. é um BUG de alguns Ubuntu mais velhos. pode ser que nao seja verdade, só ouvi falar.

Quanto a internet, precisamos saber o modelo do teu modem. Sem saber, fica muito dificil.

Carlos
O carlosaluisio a recomendar o Big Linux? Já era de esperar ;D
Para mimo LinuxMint é melhor e até já está em 3 na distrowatch. É melhor que o Big Linux porque?
Tem versões gnome, kde xfce e fluxbox e tem suporte a 64 bit algo que o Biglinux não tem.
Já trás todos os codecs( incluindo os libdvdcss e o w32codecs - o biglinux não trás), tem uma ferramenta para instalar os drivers do wifi e tem umas ferramentas excelentes para inciantes (por exemplo, para desinstalar uma aplicação basta usar o botão direito do mouse e escolher desinstalar), tem o site do Mint software ( onde basta escolher a aplicação e clicar e instalar).
E não! não vem em ingles -aliás o live cd está em inglês mas a partir do instalador está tudo em pt_br como no Ubuntu).
Enfim eu acho que o Mint seria melhor escolha que o biglinux ;)

6
Adeus kernel_script! Faz boa viagem ;D

7
 ;D ;D ;D ;D ;D Este topico é uma anedota! Deixar o forum por causa de uma mensagem?
Eu até já tive razões de queixa do n3t0 mas qual é?? Neste caso ele esteve correctíssimo.
O pior é que quem lê este reclamação do kernel_script parece que está um tópico que ele criou em Abril por uma reclamação semelhante http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,34407.0.html
A sério! Bastaria mudar as datas e ninguém diria que era de Abril :D
Cá para mim o kernel_script queria era ser moderador e está frustado! :D
A sério kernel_script esquece lá isso e volta aqui para o forum ;)

8
Café com Ubuntu / Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Online: 24 de Setembro de 2008, 09:21 »
Depois da conferencia em que Greh-Hartman um dos principais repsonsáveis pelo kernel afirmou que a Canonical não contribuia para o kernel, a resposta não se fez tardar.Ben Collins, em resposta à GreKH afirmou:

BenC: Primeiramente, a Canonical não existe há cinco anos, logo, expressar os números dessa forma leva à conclusões equivocadas. Em segundo, checando por ^Author com um email da canonical.com ou ubuntu.com na tag v2.6.25 da árvore de upstream do kernel, mostra 91 atos (eu deveria saber estes números, afinal 63 desses são meus). De fato, a RedHat e a Suse nos superam consideravelmente, mas nós não temos mais de 100 desenvolvedores de kernel em nossa equipe.

Então, como Greg cometeu esse erro? Depois de falar com ele, parece que ele só checava por endereços da canonical.com. Foi recentemente que começamos a usar canonical.com como hábito para trabalho em upstream (usávamos ubuntu.com).

Parece que as pessoas preferem se apegar em números, por mais inconclusivos que sejam. O que posso dizer é que reconsiderem e olhem o todo. Todos trabalhamos em direção ao mesmo fim, e todos temos nossas contribuições.


http://blog.phunnypharm.org/2008/07/canonical-and-linux-kernel.html

Agora como foi noticiado esta semana na Distrowatch Grekh voltou a falar sobre a Canonical no seu site. Ele reconhece ter-se equivocado nos numeros quamndo falou em 5-6 patches em 5 anos.
Afinal com quantos patches contribui a Canonical? Ele responde:


isso significa que...

Em termos de Distros

Em termos de gcc

Xorg (a pple está em 10)


Ver o resto em http://www.kroah.com/log/linux/lpc_2008_keynote.html


9
Café com Ubuntu / Re: Big Linux com KDE+Openbox= Rapidez
« Online: 20 de Setembro de 2008, 23:02 »
carlosaluisio parece que a tua missao neste forum é converter as pessoas ao big linux. Se o rapaz diz k prefere o kubuntu para que insistes?

10
Quarentena / Re: Indignação
« Online: 06 de Setembro de 2008, 05:41 »
.l
Calma, tche.
Também sou empresario, e aqui ganho conhecimento. Tanto que cuido da parte da tecnologia da empresa.

Eu mesmo tenho restrições quanto a alguns membros da moderação, e não nego. mas nao é o caso do csat, um senhor sempre prestativo. Se tivessem um em frente do outro, garanto que nem ocorreria tal fato, pois palavras escritas são impessoais.

Mas nem por isso deixo de participar. Tem muito mais a perder fazendo isso. Aliás, só a perder. Os que eu nao me fecho muito aqui, eu simplesmente ignoro, ou critico quando merecem, mas sempre no bom sentido.

sinceramente acho k tu não criticas no bom sentido. A mim parece-me é que gostas de implicar com os moderadores - se nem sequer usas ubuntu, para que é que te importas tanto com o trabalho dos moderadores neste forum? Nao existe forum la no biglinux? .

11
Café com Ubuntu / Nova revista!
« Online: 29 de Agosto de 2008, 06:59 »
Já saiu a nova edição da Revista Fedora Brasil - muito util mesmo para quem não usa fedora ( como eu também não uso :D ).
Tem lá um artigo espectacular sobre o FreeDoom, um artigo muito interessante sobre o Shell Script e gostei muito do artigo sobre o amarok.
Fico a pensar que em breve também teremos a nossa revista do Ubuntu uma vez que foi anunciado aqui no forum que seria lançado em Setembro.

http://www.projetofedora.org/Revista

12
Quarentena / Re: Ubuntu 8.04 vs Fedora 9 vs Mandriva 2008.1
« Online: 26 de Agosto de 2008, 18:54 »
ramos alem de mal educado és troll  para perderes o teu tempo a pesquisar em varios foruns, post polemicos. Para que fique claro k eu nao tenho nada ver com os post ou users citados por esse ramos.

13
Quarentena / Ubuntu 8.04 vs Fedora 9 vs Mandriva 2008.1
« Online: 26 de Agosto de 2008, 10:55 »
Reparem bem neste comparativo em termos de performance entre as 3 distros
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux_3way_pts&num=1
Supreendente mesmo!
Em termos de consumo de ram o Ubuntu é o mais guloso ( isso até eu já tinha reparado!), mas o surpreendente é o consumo baixo do Fedora ( quando usava o fedora 7 ele consumia mais que o Ubuntu!!).
Mas no final dos testes o Ubuntu ganhou 14 dos 28 testes e quando se tratou de testes apenas entre Ubuntu e fedora, o Fedora ganhou 9 em 19 testes.
Ou seja isto é um excelente resultado para o Ubuntu que só peca por ter um consumo de ram elevado, mas no geral parece ser mais rapido

14
Café com Ubuntu / Novo acordo Microsoft - Novell
« Online: 25 de Agosto de 2008, 06:34 »
O acordo Microsoft - Novell foi reforçado com mais 100 milhões de dolares.
Aqui em baixo está o anuncio no site da Novell. Parece que esta relação veio para ficar.
A Dell continua envolvida também no acordo.

http://www.novell.com/news/press/microsoft-and-novell-expand-successful-interoperability-relationship/

http://www.moreinterop.com/

15
Café com Ubuntu / Servidores Fedora foram invadidos!
« Online: 22 de Agosto de 2008, 19:04 »
    “Paul Frields enviou um anúncio à lista fedora-announce detalhando o que ocorreu na infra-estrutura do Fedora nos últimos dias, cujos anúncios anteriores foram noticiados no br-linux.

    Houve uma intrusão em alguns dos servidores. Um dos servidores comprometidos foi o que armazenava a chave de assinatura dos pacotes do Fedora. Porém, a equipe de infra-estrutura do Fedora, após muito trabalho de investigação, está muito confiante que o invasor não conseguiu acesso à passphrase utilizada para proteger a chave. Apesar disso, as chaves utilizadas para assinatura de pacotes do Projeto Fedora serão substituídas, no futuro próximo.

    O anúncio menciona um anúncio de segurança da Red Hat, também relacionado à intrusão, com outros detalhes e outras informações para quem possui sistemas com o Red Hat Enterprise Linux.”
http://br-linux.org/2008/problema-na-infra-estrutura-do-fedora-foi-devido-a-intrusao-em-servidores/

Na mesma semana o site do LinuxMint também foi invadido conforme anunciado no blog do Mint: http://www.linuxmint.com/blog/?p=235
Que estranho não é?
Esperemos que nada aconteça no Ubuntu também

Páginas: [1] 2 3 ... 9