Autor Tópico: Formatar partição pelo GParted muito lento para inst. do Ubuntu 9.10 [Resolvido]  (Lida 5460 vezes)

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Pessoal, é o seguinte.

Este problema já aconteceu comigo com o Big Linux 4.2, com um amigo meu usando também o Big Linux 4.2, e agora comigo novamente com o Ubuntu 9.10.
O que acontece é que particiono o HD pelo GParted, e durante o particionamento e também durante a formatação, estes processos demoram hooooooras para concluírem. Vão acontecendo umas contagens de alguns setores, e a demora fica entre 2 e 15 horas. o Isto se dá em HD sata. Em HD IDE isto nunca aconteceu comigo.
Agora eu quero reparticionar e reformatar o hd do laptop da minha namorada (que aconteceu esta demora de particionamento e formatação para Ubuntu 9.10), mas desisto só de lembrar de toda aquela demora...rs.

O que posso fazer para resolver isto?

Aguardo vocês.

Valeu.

M. Rangel
« Última modificação: 29 de Maio de 2010, 17:09 por rangelsrn »
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Comigo o processo mais demorado é mover partição (não recomendo).

Criar partição e formatar é relativamente rápido.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Comigo o processo mais demorado é mover partição (não recomendo).

Criar partição e formatar é relativamente rápido.
Também não sou a favor de mover partição. Pode gerar muitos problemas e até danificar o HD. E, sim, particionar e formatar é muito rápido. Sempre fiz isso em menos de 5 minutos. Estranho demais esta demora toda. =/
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
A demora no particionamento foi, provavelmente, causada por excesso de badblocks no disco. O melhor é trocar por um novo, não é problema de software.

Não existe demora notável, no particionamento, de discos do mesmo tamanho e com os mesmos recursos, mas que usam tecnologias diferentes.

clodoaldops

  • Visitante

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
A demora no particionamento foi, provavelmente, causada por excesso de badblocks no disco. O melhor é trocar por um novo, não é problema de software.

Não existe demora notável, no particionamento, de discos do mesmo tamanho e com os mesmos recursos, mas que usam tecnologias diferentes.

Trocar por um novo? Nãããão, não me fala isso não. Este hd eu comprei este ano, em janeiro ainda, porque o anterior queimou. E o hd anterior deste notebook que tá com esta demora pra particionar/formatar fazia estes processos rapidamente, sem problema nenhum.

Tá, tudo bem que este notebook meu já não tem uma boa fama (HP Pavilion DV6500, conhecido por queimar tudo: hd, processor, e outras coisas...rsrs), mas estranho esta demora, porque não é só no meu notebook, como também no pc de mesa de um amigo meu, que também é hd sata. Será algum tipo de atualização no software para com HD sata? Ele só utilizou o Big Linux, não utilizou o Ubuntu para particionar e formatar. =/

Citar
Eu uso o live-cd do gparted... rapido e sem enrolações
http://br-linux.org/linux/gparted-live-cd-uma-solucao-para-redimensionar-e-editar-particoes-
Companheiro, vou dar uma olhada. Já tem um tempo mesmo que tava procurando um software para particionamento e formatação de hd, mas que fosse utilizado por boot, como se fosse colocado um cd de sistema operacional. Foi isso o que você me passou, né? Estou abrindo agora o link. Valeu, abraços.
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil

Tá, tudo bem que este notebook meu já não tem uma boa fama (HP Pavilion DV6500, conhecido por queimar tudo: hd, processor, e outras coisas...rsrs),

já viu isso?

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01319037&lc=pt&cc=br&dlc=pt&product=3432960&lang=pt
« Última modificação: 29 de Maio de 2010, 21:28 por pigdin »
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Eu uso o live-cd do gparted... rapido e sem enrolações
http://br-linux.org/linux/gparted-live-cd-uma-solucao-para-redimensionar-e-editar-particoes-

Companheiro, gravei o cd com a iso do gparted que eu baixei depois de entrar no link que você sugeriu. Formatei a partição corrompida do Ruindows Vista e a formatação foi rápida feito bala. Pc agora já está perfeito! Valeu pela dica, companheiro. Muito obrigado.

Abraços.
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.