Autor Tópico: Ubuntu 10.4 não carrega de jeito nenhum!  (Lida 5411 vezes)

Offline LeandroR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Ubuntu 10.4 não carrega de jeito nenhum!
« Online: 06 de Julho de 2010, 16:54 »
Pessoal, sou novo no fórum, espero estar postando no lugar correto...

Tenho um notebook Keenex HD2400, com uma ATI X2400,...
Nunca consegui instalar Linux nenhum nele até recentemente descobrir a palavra mágica: clocksource=jiffies.

Bom, com esse comando já instalei o Fedora 13, Ubuntu 9 e Ubuntu 10.4. No Fedora 13 no boot também preciso colocar o comando clocksource=jiffies, no Ubuntu 9 não preciso fazer nada e ele boota normalmente, mas no Ubuntu 10.4 ele simplesmente fica com a tela preta no boot, piscando um cursor no canto superior e não tenho nem opção de incluir clocksource=jiffies, pois pressionando F6 inúmeras vezes não acontece nada.

Ao final da instalação do Ubuntu 10.4, quando aparece uma janela pra reiniciar eu clico nessa janela e várias mensagens de IO Error aparecem até eu pressionar qualquer tecla e o note reiniciar. Já tentei queimar outra mídia do CD, pois achava que a minha estava corrompida, mas o erro persiste. Também já tentei instalar usando as opções noapic,... usando o próprio Menu de instalação... mesmo assim o erro de IO persiste.

Gostaria de saber quais são minhas opções? Será que é outro problema além do clocksource=jiffies que está afetando meu note com Ubuntu 10.4? Ahhh, só pra não esquecer... consigo rodar o Ubuntu 10.4 com LiveCD tranquilamente com o comando clocksource=jiffies, mas bootar... nem pensar!

Obrigado galera!!

Abraços,

Offline LeandroR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.4 não carrega de jeito nenhum!
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2010, 22:08 »
Ahh... estava me esquecendo...

Como eu instalo apenas um único sistema, ele não cria o grub. Bom, pelo menos não apareceu pra mim em nenhuma das versões que eu instalei.

Fiz um teste e instalei o ubuntu 9 e depois o 10.4. Assim, ele criou o grub. Na opção de editar do grub eu adicionei o comando clocksource=jiffies na opção do Ubuntu 10.4, e advinhem?? Ele bootou corretamente!! Eee palavrinha mágica.

Minha dúvida continua: O que está acontecendo com meu note no boot do Ubuntu 10.4 single que não chega nem na opção do grub?? Tem como eu forçar a instalação do grub, mesmo instalando apenas uma versao de SO?

Obrigado
« Última modificação: 06 de Julho de 2010, 22:19 por LeandroR »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.4 não carrega de jeito nenhum!
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2010, 22:10 »
Caro usuário é vetado pelas Regras de Utilização do Fórum usar textos em caixa alta.

Pedimos que quando quiser dar enfase a um texto (ou parte dele) use negrito, itálico, sublinhado, ou até mude a cor do texto evitando sempre o uso da caixa alta, já que é vetado pelas Regras de Utilização do Fórum, como já disse.

Peço que corrija o texto em caixa alta.

[]'s e obrigado.

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline LeandroR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.4 não carrega de jeito nenhum!
« Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2010, 22:20 »
clcampos, foi mal! Pensei que isso fosse proibido só no caso do texto todo ser escrito em caixa alta.

Aproveitando, não sabe alguma dica pra me ajudar??

Valeu.

Offline LeandroR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.4 não carrega de jeito nenhum!
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2010, 09:23 »
Instalei novamente apenas o Ubuntu 10.4 e acessei o mesmo utilizando um LiveCD pra editar o grub e incluir o clocksource=jiffies, mas não achei nem o arquivo /etc/default/grub, nem o /boot/grub/grub.cfg... isso é sinal de que o grub não foi instalado? Como forço a instalação do grub durante a instalação do Ubuntu 10.4 sem outro SO? Ou como instalo o grub a partir do LiveCD??

Tentei excecutar grub-install como root, mas ele pede uns parametro que eu não sei quais são...

Minha dúvida continua: O que está acontecendo com meu note no boot do Ubuntu 10.4 single que não chega nem na opção do grub?? Tem como eu forçar a instalação do grub, mesmo instalando apenas uma versao de SO?


libonati

  • Visitante
Re: Ubuntu 10.4 não carrega de jeito nenhum!
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2010, 10:45 »
O grub só te dá as opções se houver  2 ou mais sistemas operacionais, por isso ele passa pra tela de login direto. Quando você quer ver o menu do boot, ao iniciar  logo que aparece as primeiras frases na tela, aperte simultaneamente e continuamente as teclas Shift + F1 

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.4 não carrega de jeito nenhum!
« Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2010, 16:37 »
Ola, so acrescentando ao que o companheiro Libonati reportou, eu nao sei se o parametro vai ficar ativo definitivamente, mas acho que vai ficar ativo por somente uma sessao. Para que ele fique ativo permanentemente vc tera que editar o arquivo dessa forma:


sudo gedit /etc/default/grub

Procure por GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT

e deixe essa linha assim;

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash coloque aqui depois do quiet splash os parametros que vc quer entre as aspas"

salve e feche.

sudo update-grub
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline LeandroR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.4 não carrega de jeito nenhum!
« Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2010, 10:58 »
libonati, obrigado! Funcionou! Mas eu tive que remover uma linha com parametro recordfail, além de adicionar o meu parametro clocksource=jiffies. Não sei oque esse recordfail significa, eu simplesmente achei que ele estava a mais e tirei.. rsrs

platao, é isso mesmo, a alteração funcionou apenas para aquele boot. Ontem eu já tinha feito essa alteração que você citou, mas não funcionou, mesmo não tendo gerado nenhum erro no update-grub. Ou seja, toda vez que logo tenho que editar o menu do grub. Só percebi que não usei sudo na frente do comando, será que foi isso? Hoje a noite eu testo novamente.

Galera, valeu mesmo pela ajuda!! Não via a hora de conseguir usar Ubuntu 10.4 no meu note!

Só estou tendo um problema com o Ubuntu 10.4... o Wireless não conecta de jeito nenhum!! Ele instalou normalmente, reconhece as redes, pede a senha da minha rede, não exibe msg de erro, mas não consegue conectar, fica pedindo a senha a cada 1 minuto.

No Ubuntu 9 o wireless funcionou perfeitamente, conectava de primeira e era super rápido!! Acho que vou pesquisar sobre wireless e abrir um tópico específico, se for o caso.

Abraços,
« Última modificação: 08 de Julho de 2010, 11:01 por LeandroR »