Autor Tópico: Atualização para Ubuntu 11.04  (Lida 5417 vezes)

Offline filipe104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Atualização para Ubuntu 11.04
« Online: 14 de Maio de 2011, 23:03 »
estou pensando em instalar a nova versao do ubuntu, mas estou com um pouco de medo.
fiz uma pesquisa na net e achei isto : http://informticaaoalcancedetodos.blogspot.com/2011/05/nao-utilizem-o-ubuntu-1104.html
pode dar problema se eu atualizar meu os? todos os meus arquivos sarao apagados?

placa de video : nvidea geforce 9400 gt 1gb (zogis)
processador : intel celeron 1.8 ghz
memoria ram : 1gb
versao do ubuntu : 10.10
« Última modificação: 16 de Maio de 2011, 19:31 por filipe104 »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Atualização para Ubuntu 11.04
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2011, 23:15 »
no mesmo blog, há um post que recomendo a leitura - http://informticaaoalcancedetodos.blogspot.com/2011/05/desmistificando-o-ubuntu-1104.html

Citar
pode dar problema se eu atualizar meu os?
prefiro sempre a atualização do zero

Citar
todos os meus arquivos sarao apagados?
se tua /home tiver separada, seus arquivos pessoais serão mantidos

agora é o seguinte, vc tá bem no 10.10, fique
o ubuntu 11.04 trouxe umas novidades, algumas ainda estão carecendo de melhorias, muitas previstas p/ o 11.10

eu por exemplo hj em dia só uso as versões de longa duração do ubuntu, a atual é a 10.04lts e próxima vai ser a 12.04lts em abril/2012

até lá todas essas mudanças já estarão bem amadurecidas.

mas vc tem a opção de ir testando o ubuntu 11.04 num pen-drive
« Última modificação: 14 de Maio de 2011, 23:20 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

clodoaldops

  • Visitante
Re: Atualização para Ubuntu 11.04
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2011, 23:33 »
Como em outros sistemas, o upgrade direto de uma versão para outra é sempre um processo passível de problemas. O grande problema é que (por simples falta de mãos de obra suficiente) os upgrades são testados apenas em configurações comuns, onde o sistema é usado sem grandes modificações. Entretanto, na prática é comum que você use um conjunto de pacotes muito diferente do original, com muitos dos programas originais substituídos por outros, somado coma instalação de vários programas adicionais. Isso faz com que o trabalho do atualizador seja muito mais complicado e os resultados mais imprevisíveis, fazendo com que a atualização apresente defeitos diversos ou mesmo falhe completamente em alguns casos específicos.
http://www.hardware.com.br/tutoriais/ubuntu3/pagina4.html

Por isso eu evito upgrade de uam versão p/ outra e opto por fazer uma instalção limpa do sistema.

Offline filipe104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Atualização para Ubuntu 11.04
« Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2011, 10:44 »
obrigado pessoal

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Atualização para Ubuntu 11.04
« Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2011, 14:45 »
Olá filipe104,


Apenas enfatizando o que rjbgbo já disse, regra geral, antes de implementar qualquer mudança de versão, é muito mais simples e prático criar um liveCD ou liveUSB, então carregar pelo live criado e testar se o hardware é completamente compatível, se todos os dispositivos funcionam corretamente e até mesmo se familiarizar com as mudanças.

Se for um liveUSB, contendo ele espaço adicional para gravação das alterações, é possível testar exaustivamente uma nova versão, fazendo atualizações, instalando e desinstalando programas, fazendo boots sucessivos que preservam as alterações efetuadas, enfim, é de grande versatilidade, permitindo um ótimo conhecimento do sistema operacional em nova vesão, com a mais absoluta segurança, por não mexer no seu sistema já instalado e então, em face da observação concreta realizada, só aí decidir se quer mesmo instalar a nova versão.

Quanto a preservação de seus dados, note que é imprescindível, sempre, sempre e sempre, manter um backup atualizado, uma cópia de segurança dos dados, ** fora ** do computador, como por exemplo num pendrivre ou num disco externo do tipo USB, e isso independentemente de qualquer outra consideração. Hoje, com os sistemas de armazenagem de grande capacidade com o custo bastante barateado, não há justificativa plausível para a ausência de backup.

Então, feito o backup para preservação dos seus dados importantes, testado o sistema com um liveCD/USB, se decidir por migrar para a nova versão, fique atento na tela de instalação para fazer a escolha correta que não sobrescreva os dados existentes, que preserve as partições /home e/ou quaisquer outras que contenham dados, mexendo apenas naquela que está o sistema anterior.

Igualmente, se seu sistema atual está bem instalado, operante e funcional, também é uma boa possibilidade fazer apenas a atualização de versão dentro do próprio sistema já instalado, em contraposição a uma instalação nova, dita limpa, o que, entretanto, não desobriga os cuidados já assinalados de prévio backup e teste.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline vanessaReis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Atualização para Ubuntu 11.04
« Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2011, 18:03 »
Olá pessoal,
eu baixar o Ubuntu 11.04 mais na primeira tentativa de uso apareceu codigos de erros, tem alguma forma concerto??

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Atualização para Ubuntu 11.04
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2011, 19:18 »
Olá vanessaReis.

E quais códigos seriam esses?

Se possível descreva mais exatamente os passos que v. deu, como por exemplo, o que estava usando antes de baixar, se está utilizando um liveCD ou um liveUSB, se está aparecendo a tela inicial do grub, que é o gerenciador de boot (bootloader), enfim, permitindo tanto quanto possa uma melhor compreensão do problema, sendo útil também uma breve descrição do seu equipamento.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline vanessaReis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Atualização para Ubuntu 11.04
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2011, 21:51 »
Eu estou utilizando um LiveCD, após a instalação fui conectar normalmente na internet via wireless, em seguida a tela escureceu mostrando uma sequencia da palavra erro e ao seu lado tinha alguns numeros.

o equipamento é um notbook da Sim+ modelo 4020  com processador intel pentium, HD de 160GB

Offline Dell_Pacheco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Atualização para Ubuntu 11.04
« Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2011, 14:39 »
Prezados companheiros,

Esta é a minha primeira postagem no fórum e ainda estou aprendendo a sentar no ubuntu (quanto menos engatinhar..), mas pelo que vejo minha vida será longa nesse novo universo!!

Bom mas vamos ao que importa.. Eu tinha instalado o Ubuntu 10.10 em meu notebook e estava todo satisfeito.. quando saiu o 11.04 resolvi testá-lo! Foi quando começaram alguns problemas nas atualizações... o Synaptcs parou, o gerenciador de atualizações e não consegui mais instalar nenhum programa.
Então comecei minha peregrinação no fórum buscando respostas.. nada de concreto, mas muitas informações novas me ajudaram a buscar dentro do próprio sistema a resposta. Foi então que notei o seguinte:

Vendo a mensagem de erro do sistema, "E:Problem with MergerList /var/lib/apt/lists/.....(nome do arquivo X)"  foi até a referida pasta no sistema e notei algo que intrigante, o tal "arquivo X" com problemas ero o único em formato HTML e os demais estavam em formato texto.

Bom, não sei o que isso significa, mas como não tinha nada a perder fui lá e removi o tal arquivo da pasta.. e para o meu espanto o problema também sumiu!!
No entanto após nova atualização o tal arquivo ou outros na mesma situação voltam, daí repeti o processo e deu certo novamente... e estou nessa.. :-\

Bom amigos é isso... espero ter contribuido em alguma coisa... e caso algum de vocês com mais experiência tenha uma resposta ficarei muito grato!

Abraços

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Atualização para Ubuntu 11.04
« Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2011, 16:37 »
Olá vanessaReis,

Se me permite a sugestão, abra um tópico novo com um título realmente sugestivo, que evidencie de fato o particular problema em sua máquina, descreva-o o melhor de puder, adicionando todos os dados de que disponha, incluindo, se o caso, o que v. já pesquisou e tentou. Quanto mais objetiva e descritiva v. for, melhor serão as possibilidades de que alguém que já tenha visto ou pesquisado idêntico caso venha a sugerir uma solução.

É importante perceber que quem está do lado de cá não está tendo acesso direto ao equipamento, onde poderia constatar por si só o problema e, assim, encaminhar uma solução, então, fica totalmente dependente da melhor descrição que v. possa fazer, que por isso é importante.

Um tópico genérico como esse aqui, sob o título mais que genérico de "Atualização para Ubuntu 11.04", que não quer dizer absolutamente nada, atrai poucos leitores e diminui suas chances de obter ajuda real.

[]'s


Editando:

Salvo engano, o tópico do problema que v. constatou talvez ficaria melhor na seção de Hardware e Periféricos, porque na verdade aparentemente v. instalou  e a instalação está funcionando, apenas que uma específica funcionalidade ligada a um específico hardware é que não está funcionando.
« Última modificação: 17 de Maio de 2011, 16:47 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.