Autor Tópico: Ubuntu 5.10 + Windows XP + Windows 2000  (Lida 2929 vezes)

daltro

  • Visitante
Ubuntu 5.10 + Windows XP + Windows 2000
« Online: 29 de Dezembro de 2005, 10:38 »
Caros,

Em meu notebook tenho os 3 sistemas operacionais conforme assunto deste + uma partição de 30 Gb que uso como servidor para todos os sistemas operacionais.

Ontem eu peguei varios wallpaper's aqui no forum,  e tentei coloca-los neste "servidor" que usa "NTFS" mas o Ubuntu não permitia que eu gravasse... eu copiava da partição onde está instalado o linux não conseguia "colar" na partição NTFS... verifiquei as propriedades da pasta onde eu queria gravar os arquivos e o sistema me informava que eu não era dono da pasta, que eu teria que me logar como root.

Tentei, mas não consegui...

Verifiquei que quando eu instalei o Ubuntu ele criou somente o meu usuário... portanto como faço para logar-me como root e além disso como posso tornar essa partição que eu uso como "servidor" acessível para o Linux e os outros sistemas ???

Antes que me batam pelo uso do windows.... informo que trabalho com automação industrial e ainda não temos sistemas que rodem exclusivamente em LINUX por isso sou obrigado a ter em meu equipamento os 3 sistemas operacionais... rsrssr

SDS
Daltro :wink:

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Ubuntu 5.10 + Windows XP + Windows 2000
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2005, 10:44 »
ninguem aqui vai lhe bater pro usar o windows. sabemos que ele eh um mal necessário para muitas areas.

eh o seguinte, o ubuntu ainda nao grava em partições ntfs, na verdade existe a opcao, mas ela nao eh muito confiavel ainda, pelo que andei lendo.

mas algumas pessoas do forum usam e nao tem problemas. vc poderia verificar com elas como ativar a gravação.

outro opcao seria criar uma partição fat32, que o linux grava blz nela.

o root vem desabilitado por padrão no ubuntu. para usar comandos como root, vc deve usar o comando de terminal "sudo + comando desejado". vc também pode digitar "sudo su" e depois todos os comandos digitados depois deste comando serão interpretados como sendo root.