Autor Tópico: Novo 8.04 O que voce achou?  (Lida 70156 vezes)

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #105 Online: 14 de Maio de 2008, 12:10 »
Bom, eu aqui não tenho razões de queixa. Já instalei (actualizei) o hardy em 3 máquinas e tudo funcionou na perfeição.
Quando actualizei do 6.6 para o 6.10 deu problemas até mais não, a partir daí, no meu laptop, tal como o do achteutis é mais lap, que top, tem sido upgrade atrás de upgrade até ao hardy, como a minha gráfica é uma sis 3d não existe.
Mas nas outras duas máquinas onde instalei o 7.10 de raiz, e tem uma ati radeon x2300 (tive de arranjar algumas coisinhas para por o compiz a funcionar), mais uns bugzitos que com a ajuda do fórum e da net consegui por a funcionar (a única coisa que falta é o wireless e a webcam) fiz a actualização e correu lindamente, sem quebras, tudo o que funcionava continua (ainda não experimentei nem o wireless nem a webcam) a funcionar.
Tava com algum medo do compiz, mas nem isso quebrou.
Posso ter sido um felizardo, mas de todas as actualizações esta foi a que me correu melhor. Ponto para o hardy.



Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #106 Online: 17 de Maio de 2008, 16:42 »
Eu gostei +/- meu som continua não saindo e esse gnome novo é meio esquisito!!!
Mas vale a pena sim.
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #107 Online: 17 de Maio de 2008, 23:32 »
Bom, eu aqui não tenho razões de queixa. Já instalei (actualizei) o hardy em 3 máquinas e tudo funcionou na perfeição.
Quando actualizei do 6.6 para o 6.10 deu problemas até mais não, a partir daí, no meu laptop, tal como o do achteutis é mais lap, que top, tem sido upgrade atrás de upgrade até ao hardy, como a minha gráfica é uma sis 3d não existe.
Mas nas outras duas máquinas onde instalei o 7.10 de raiz, e tem uma ati radeon x2300 (tive de arranjar algumas coisinhas para por o compiz a funcionar), mais uns bugzitos que com a ajuda do fórum e da net consegui por a funcionar (a única coisa que falta é o wireless e a webcam) fiz a actualização e correu lindamente, sem quebras, tudo o que funcionava continua (ainda não experimentei nem o wireless nem a webcam) a funcionar.
Tava com algum medo do compiz, mas nem isso quebrou.
Posso ter sido um felizardo, mas de todas as actualizações esta foi a que me correu melhor. Ponto para o hardy.

taí, uma coisa que ainda vou tentar, flsantos: atualizar. por enquanto (desde o feisty), só fiz "instalação limpa". pergunta off-topic: não fica muito pesado?

on-topic: instalei os codecs proprietários que aparecem no tutorial multimídia do Gutsy, mas não do hardy, aqui no fórum, em dicas e truques. correu tudo bem. e tentei instalar o gOS desktop pra tentar, mas não deu. nada a ver com o ubuntu, no caso. ainda fico impressionado com o desempenho que tenho com um processador médio e relativamente pouca memória. e placa intel, se não me engano. falo do meu lap non-top. :D
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Piras

  • Visitante
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #108 Online: 18 de Maio de 2008, 01:36 »
As poucas novidades não compensam a quantidade de problemas. Aquilo que pode parecer um probleminha para o usuário experiente pode ser um obstáculo insuperável para o principiante. E como o Ubuntu pretende ser uma distribuição de uso universal os bugs foram um pouco além da conta, em quantidade e gravidade.

Offline mvkako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #109 Online: 18 de Maio de 2008, 11:35 »
Aqui está rodando bem. Não está excelente, mas está bom.
O maior problema que encontrei é que a rede não funciona mais, sem com reza braba, nem com instalação do samba e reconfiguração do smb.conf.  :D

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #110 Online: 18 de Maio de 2008, 11:59 »
A lua de mel acabou!
Os problemas já começam a minar a minha guarda.
Fui fazer uma cópia de um cd e simplesmente o brasero dava erro o tempo todo! Fui no windows, abri o Nero e fiz a cópia com toda a facilidade do mundo.

Fui tentar jogar o ET-Wolfenstein e o som não funciona. No feisty nunca tive esse problema. Resolvi o problema com algumas gambiarras postadas no fórum mas, desde a penúltima atualização do sistema, o problema voltou.

IE4Linux não funciona no Wine que vem nos repositórios. Já instalei o wine-doors, mas o problema permanece. No feisty funcionava de primeira. Esse problema já até me desestimulou de instalar outros programas que uso "for windows".

O Ipod trava tudo aqui. Plugo o ipod e o rythmbox reconhece automaticamente. Só que, 5 segundos depois do reconhecimento, ele trava tudo aqui e, se tento abrir a pasta do Ipod pelo Nautilus, aparece um erro que não foi possível montar a unidade "ipod". Pelo visto o problema não é do rythmbox, mas sim do sistema.

Saída de TV da placa de video funciona parcialmente. Não dá pra colocar, por exemplo, o Totem tocando um DVD em fullscreen na TV. Novamente lá vou eu pro Windows pra assistir o meu DVD na televisão.

É frustrante ter esses problemas numa versão mais nova. Tirando os efeitos do compiz (que depois de uma semana deixa de ser novidade) não to vendo nenhuma melhoria na usabilidade, pelo contrário. Ainda contava que alguns desses problemas fossem solucionados, mas esses ainda permanecem.



Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #111 Online: 18 de Maio de 2008, 15:57 »
@achteutis até não fica pesado, tem de ser feita depois é uma limpeza, normalmente quando faço isto depois faço um apt-get autoclean



Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #112 Online: 19 de Maio de 2008, 08:58 »
Eu gostei +/- meu som continua não saindo e esse gnome novo é meio esquisito!!!
Mas vale a pena sim.

Cara, eu também achei. Agora uma coisa que observei. Não sei se foi o Fedora 9 que modificou ou o Ubuntu 8.04, mas notei pequenas diferenças do Gnome. No Fedora 9 tem uma parte que dá pra gerenciar as ações a serem tomadas ao inserir um Pendrive, DVD, CD, etc. No Ubuntu não encontrei isso.

Tem hora que dá vontade de dar uma mudada radical... Ir pra outra distribuição e voltar usar o KDE. Mas é aquela coisa. Depois de usar a base Debian, é difícil migrar pra outro Linux... hehe
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Piras

  • Visitante
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #113 Online: 19 de Maio de 2008, 13:23 »
Primeira Lei Ubuntista (lex ubuntensis):

"O melhor Ubuntu é sempre o anterior."

Provérbio:

"É melhor um gibão estável na mão do que duas garças falhando."

Piras

  • Visitante
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #114 Online: 19 de Maio de 2008, 13:30 »
Uma experiência interessante: instalei o Debian Lenny (testing) na minha partição de testes e constatei o seguinte:

Nenhum dos problemas que enfrentei com o Ubuntu Hardy e com o Fedora Sulphur foram vivenciados com o Debian. Entretanto, quando instalei no Debian Lenny um kernel da família 2.6.24 os problemas que passei a enfrentar com o sistema foram praticamente os mesmos que estão sendo reportados por aqui, inclusive a dificuldade em reconhecer corretamente os discos SATA e a incrível demora no arranque (boot).

Assim, mesmo reconhecendo que o Gnome 2.22 ainda não esteja na melhor forma, certamente a maior parte dos problemas que estamos vivenciando com o Hardy são devidos mesmo ao kernel.

É evidente que nem todos têm passado por estes problemas, já que eles dizem respeito, sobretudo, ao reconhecimento e configuração do hardware. E como hardware varia de computador a computador, muitos dirão que a Garça é um paraíso, outros que é um inferno.

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #115 Online: 19 de Maio de 2008, 13:45 »
Primeira Lei Ubuntista (lex ubuntensis):

"O melhor Ubuntu é sempre o anterior."

Provérbio:

"É melhor um gibão estável na mão do que duas garças falhando."

Hehehe..., essa é muito boa e parece ser verdadeira.
T+

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #116 Online: 19 de Maio de 2008, 14:15 »
Primeira Lei Ubuntista (lex ubuntensis):

"O melhor Ubuntu é sempre o anterior."

Provérbio:

"É melhor um gibão estável na mão do que duas garças falhando."

Hehehe..., essa é muito boa e parece ser verdadeira.
T+

Citar
Nenhum dos problemas que enfrentei com o Ubuntu Hardy e com o Fedora Sulphur foram vivenciados com o Debian. Entretanto, quando instalei no Debian Lenny um kernel da família 2.6.24 os problemas que passei a enfrentar com o sistema foram praticamente os mesmos que estão sendo reportados por aqui, inclusive a dificuldade em reconhecer corretamente os discos SATA e a incrível demora no arranque (boot).

Assim, mesmo reconhecendo que o Gnome 2.22 ainda não esteja na melhor forma, certamente a maior parte dos problemas que estamos vivenciando com o Hardy são devidos mesmo ao kernel.

É evidente que nem todos têm passado por estes problemas, já que eles dizem respeito, sobretudo, ao reconhecimento e configuração do hardware. E como hardware varia de computador a computador, muitos dirão que a Garça é um paraíso, outros que é um inferno.

O 7.10 se tornou estável pq diversos pacotes que tinham bugs já foram corrigidos, o 8.04 não... ele saiu agora os bugs estão sendo descobertos agora. No kernel 2.6.23 eu usava menos de 9 patches, no 2.6.24 eu tenho que usar no mínimo 80 para ficar no mesmo nível (no meu caso ficou melhor) que a série 2.6.23.

Outro ponto Piras ... vc compilou um kernel 2.6.24 ou usou o kernel 2.6.24 do lenny??

1 - Se foi o primeiro caso, usou uma config de um kernel 2.6.24 recente (tipo archlinux ou gentoo) ao invés de copiar a do Lenny (2.6.22) para compilar e deu uma olhada na parte relativa ao SATA??

2 - Se foi a do segundo algumas vezes dá pau mesmo!! Mas na maioria das vezes funciona melhor que o Hardy...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #117 Online: 19 de Maio de 2008, 16:52 »
Depois de usar a base Debian, é difícil migrar pra outro Linux... hehe

este para mim é o maior problema das distros debian-like vc fica tão acustumado que mesmo que mude para uma distro melhor vai achar sempre pior. É como quem migra do windows para o ubuntu,é tudo muito diferente, mas com o tempo tude se resolve

Piras

  • Visitante
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #118 Online: 19 de Maio de 2008, 23:06 »
Hqxriven:

Citar
Outro ponto Piras ... vc compilou um kernel 2.6.24 ou usou o kernel 2.6.24 do lenny??

Usei o kernel 2.6.24 do Lenny.

Hqxriven disse ainda:

Citar
7.10 se tornou estável pq diversos pacotes que tinham bugs já foram corrigidos, o 8.04 não... ele saiu agora os bugs estão sendo descobertos agora. No kernel 2.6.23 eu usava menos de 9 patches, no 2.6.24 eu tenho que usar no mínimo 80 para ficar no mesmo nível (no meu caso ficou melhor) que a série 2.6.23.

Nosso mestre-kernelista tem razão! O desenvolvimento de um kernel não pode prescindir de um período de uso e experiência até que o bicho ganhe estabilidade. O porém é que o 2.6.24 foi introduzido em duas versões pretensamente estáveis de duas distribuições muito populares, com grande contingente de usuários principiantes. O melhor, na minha modesta opinião, sendo o kernel um elemento tão sensível à eficácia e estabilidade do sistema, teria sido manter o 2.6.23 como o kernel instalado por omissão, reservando o 2.6.24 como opção para os mais corajosos. E eu faria o mesmo com o Firefox 3. Não é boa política incluir elementos tão instáveis em distros como Ubuntu e Fedora.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #119 Online: 20 de Maio de 2008, 07:15 »
É como eu disse no outro tópico do Alarcon sobre o Xorg.conf: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,34869.0.html

Galactus disse:
Citar
Lançar uma nova versão a cada 6 meses com tudo o que puder de mais novo é muito arriscado. No fim das contas, nós usuários do Ubuntu e do Fedora, é que estamos servindo de cobaia para as novas funcionalidades a serem implementadas nas distros Linux. Não tô dizendo que isso é exclusividade das duas distros!

A Canonical só não socou o Kernel 2.6.25 dessa vez por ser essa versão 8.04, uma versão  LTS!  Lembram do Ubuntu 7.04 com o novíssimo Xorg 7.2 recém lançado? E como uma distro considerada Final sai com o navegador chefe ainda em estado BETA?

Por isso o pessoal da Mandriva é bem mais cauteloso! Entre outras distros. Quanto tempo levou para o Patrick colocar um Kernel série 2.6 como padrão no Slackware, comparado com a concorrência?   Ele deixou a coisa amadurecer bem, outras distros testar bem tudo pra ele, para só então colocar no Slackware.

Só quero deixar claro que eu uso o Ubuntu por aceitar esse estilo de desenvolvimento! Ninguém é obrigado a usar distro nenhuma! Cada um escolhe a que melhor te serve.

O pessoal vem tentando fazer do Linux um sistema fácil para usuário final, e não só para Geeks de plantão! Mas com isso são obrigados a quebrar com muita coisa já feita e que sabem que funciona. É como já andei lendo sobre a biblioteca GTK2. Chegaram num limite, se quiserem melhorar bastante, vão ter que começar tudo do zero! Tudo novo! E isso vai dar a maior dor de cabeça com certeza! Pois deve ficar incompatível com o que já tinha antes e que eles sabem que funcionam bem, mas chegou no seu limite de desenvolvimento!

É soda esse lance do Xorg.conf, mas era isso ou a coisa não ficava automática. Mas somos nós que estamos na linha de frente dessa bagaça! Por isso sofremos mais com esses problemas.

Era isso.

É por essas coisas que no meu Desktop, não tirei e nem pretendo tirar o Ubuntu 7.10! Só  no Notebook é que estou usando o 8.04. Me parece que a equipe de desenvolvimento da Canonical está dando mais atenção a Notebooks do que aos Desktops! Tenho lido muito mais coisas sobre usuários felizes com o Hardy em Notebooks do que em Desktops. Não tenho do que reclamar do Hardy no Notebook, cheguei a fazer testes com o Hardy no Desktop de casa e não resolvi arriscar.

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.