Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Tópicos - Cláudio Novais

Páginas: [1] 2 3
1
Ola a todos,
Hoje foi um publicado um artigo interessante no Ubuntued que faço questão de partilhar aqui no fórum, que é sobre o programa CSSTIDY. Devo salientar que este tópico até podia estar na área de sugestões, pois vou demonstrar aqui os resultados destas optimizações em CSS's verdadeiros, os CSS's do ForumUbuntuBR!!

Sobre o artigo, transcrevo de seguida a síntese de mesmo:
Citar
Actualmente a Internet tem uma enorme vertente visual que é produzida maioritariamente pelos ficheiros denominados style sheets, que têm a extensão .CSS. Estes ficheiros basicamente definem as propriedades visuais de cada pormenor de uma página web. São por isso um aspecto que os web designers dão muita importância na realização de páginas web. Ora, o tipo de ficheiros CSS permite adicionar comentários, para ajudar os web designers a enquadrar-se no seu trabalho e ainda tem uma filosofia bastante importante que é a indentação, ou seja, a estruturação do ficheiro através de espaços.

Todos estes pormenores do CSS, tanto os espaços como os comentários são desnecessários para os browsers, mas importantíssimos para a produtividade dos web designers. Como actualmente as páginas da Internet são cada vez mais pesadas, os programadores devem ter o máximo de cuidado na sua realização, reduzindo o máximo de tamanho que puderem em todos os aspectos da página. É neste sentido que este artigo se enquadra: este artigo tem como único objectivo comprimir e optimizar o CSS das suas páginas para que ocupe bem menos espaço aumentando assim o SEO da página.
in Optimize e comprima os seus ficheiros .CSS

Relativamente aos resultados, eles são bastante importantes por exemplo aqui no fórum, pois, depois de optimizar os 3 ficheiros CSS principais, reduzi o tamanho deles de 10.2KB para 6.6KB. Isto não só diminui a carga do servidor como também diminui os tempos de espera dos leitores, bem como o processamento, apesar de diminuto, dos browsers ao fazerem o parsing das propriedades todas.
Aqui fica o resumo das três optimizações, com as percentagens dos resultados:
Código: [Selecionar]
Input size: 1.363KiB  Output size: 1.063KiB  Compression ratio: 22.06%
Input size: 8.805KiB  Output size: 5.485KiB  Compression ratio: 37.7%
Input size: 0.06KiB  Output size: 0.047KiB  Compression ratio: 21.31%

Por isso, a todos os utilizadores que têm sites, inclusive os nossos administradores aqui do fórum, recomendo que optimizem os vossos ficheiros .CSS!

Abraço
Claudio Novais.

2
Screenshots / Mostre o seu Dekstop!
« Online: 20 de Janeiro de 2011, 22:41 »
Este tópico tem o objectivo único dos utilizadores deste fórum mostrarem os seus desktops (áreas de trabalho).

Começo por apresentar o meu visual actual com a Gnome Shell:




PS: procurei no fórum e estranhamente não encontrei nenhum tópico igual a este. No entanto, se existir peço aos administradores que eliminem este tópico.

3
Café com Ubuntu / Aniversário do Ubuntued!
« Online: 08 de Janeiro de 2011, 02:39 »
Parabéns ao Ubuntued, hoje completa 3 anos de vida!  ;D

A todos os nossos leitores, um grande obrigado por todo o apoio e esperamos neste próximo ano um apoio ainda maior!

Abraços

4
Café com Ubuntu / Que extensão legal você usa no Google Chrome?
« Online: 13 de Dezembro de 2010, 23:25 »
Olá Caros Amigos do Ubuntu!

Estou a criar este tópico com o objetivo de conhecer e dar a conhecer novas extensões do Google Chrome que sejam úteis e, principalmente, produtivas para cada um. Espero que participem e mandem as vossas sugestões, sejam de extensões úteis ou então apenas as extensões que vocês usam. Só espero que não repitam as que já foram referidas.

Como, espero eu, este tópico terá muitas extensões, creio que é preciso alguma organização. Por isso sugiro que sempre que referirem alguma extensão incluam o nome dela, o link e, se possível, uma descrição!

PS: quero que façam deste tópico algo semelhante ao "Que programa legal você acaba de descobrir?"

PS2: Através este tópico, tentarei apresentar as melhores extensões no site ubuntued com todas os detalhes, como é costume! ;)

5
Há uns dias descobri este excelente jogo. Ainda está em início de desenvolvimento mas na minha opinião tem um potencial enorme. Ele tem gráficos bastante bonitos e é incrivelmente eficiente em termos de processamento. Aliás, eu fiz alguns vídeos a jogar com ele, e simplesmente não encravou. Normalmente qualquer jogo encrava sempre um pouco (refiro a jogos mais básicos, claro), no entanto, nao aconteceu com este.

O único problema do jogo é o facto de ainda não ter modo multiplayer pela Internet, mas resto, já tem Inteligência artificial e permite jogar dois jogadores no mesmo computador. Eu gostei bastante. Não transcrever para aqui o artigo que fiz pois ele teve de ser um bocado complicado para criar atalhos. Por isso aqui fica o artigo que fiz sobre ele que inclui um vídeo que recomendo vivamente a verem:
http://ubuntued.info/m-a-r-s-sera-mesmo-um-jogo-ridiculo

Se quiserem apenas experimentar, podem fazer download dele aqui:
http://mars-game.sourceforge.net/?page_id=8

No entanto, tal como disse, recomendo que vejam o artigo para terem aquilo direitinho, bem instalado!

6
Café com Ubuntu / O Ubuntued já tem uma página de Fãs!
« Online: 15 de Junho de 2010, 09:24 »
Nas últimas semanas recebi vários e-mails de utilizadores a pedirem para criar uma página de fãs no facebook para o site Ubuntued! Não utilizo muito o Facebook por isso nunca tinha feito a referida página. No entanto, como foram vários os pedidos, criei então a página de fãs!

Estou a apresentá-la aqui no fórum pois sei que existem muitos utilizadores do fórum que gostam do site e utilizarem o facebook aproveitem, fiquem fãs e mandem sugestões para melhorar o site! Qualquer dica será bem recebida!!!

http://www.facebook.com/pages/ubuntued/112009075512751
http://www.facebook.com/ubuntued

Abraço,
Cláudio Novais.

7
Dicas e Truques / Gnome Nanny – Um programa de Controlo Parental
« Online: 28 de Fevereiro de 2010, 00:34 »
Caros utilizadores do Ubuntu e demais que utilizam este fórum, tenho o prazer de apresentar um excelente artigo escrito por um novo escritor do blog Ubuntued. Acho o artigo de extrema importância para todos aqueles utilizadores que têm filhos e acham que a Internet é um sítio muito perigoso.

Espero que dêem um bom feedback como forma de motivação ao Luís, o novo escritor e autor deste artigo. De seguida apresento o texto na íntegra que pode ser consultado, com imagens no endereço seguinte:

http://ubuntued.info/gnome-nanny-um-programa-de-controlo-parental


Citar
Gnome Nanny – Um programa de Controlo Parental
Nos dias quem correm, praticamente todas as crianças têm acesso a um computador, quer devido ao avanço das tecnologias, quer pela facilidade da sua aquisição. Surge, assim, algum receio por parte dos pais (ou encarregados de educação) das horas que as crianças passam em frente do computador e do conteúdo de fácil acesso de origens duvidosas. Depois a ausência de controlo nas conversas, isto é, com quem e o assunto.

Para colmatar essa falta de controlo, surge assim o Gnome Nanny, um programa de controlo parental que permite, de forma simples, controlar o que as suas crianças fazem no seu computador. Pode definir tempos para a utilização do computador, da navegação, de email e até de conversações em programas mensageiros. Tem um sistema de filtragem de conteúdos Web para cada utilizador, podendo bloquear todos os sites que considerar indesejável, deixando os seus filhos navegar na Internet sem mais preocupações.

Adicione o repositório do Gnome Nanny

A instalação do Gnome Nanny é muito simples e passa pela instalação de um repositório. A todos os que se sentem arrepiados com o uso do Terminal, aconselho a utilizar a forma que explico de seguida, visto que é muito mais fácil e rápida. No entanto se preferir a solução gráfica, aconselho a seguir este artigo para saber como o fazer, o repositório é o seguinte:

Citar
    deb http://ppa.launchpad.net/nanny/ppa/ubuntu [nome_da_versão] main

A minha recomendação, para cada versão do Ubuntu, apresenta-se de seguida.


Ubuntu Karmic Koala

No Ubuntu Karmic Koala, a instalação de repositórios é muito mais simples que as versões anteriores. Para adicionar o repositório basta abrir o terminal e escrever o seguinte para adicionar o repositório e as chaves de autenticação do Gnome Nanny:
Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:nanny && sudo aptitude update

Ubuntu Jaunty Jackalope

No caso do Ubuntu Jaunty Jackalope, a instalação é um pouco mais complexa, no entanto, apresento de seguida uma linha do terminal composta por várias acções que no final adicionam o repositório do Gnome Nanny e actualiza as chaves de autenticação automaticamente. Copie e cole no terminal a linha seguinte para instalar o repositório do Gnome Nanny:
Código: [Selecionar]
sudo bash -c "echo 'deb http://ppa.launchpad.net/nanny/ppa/ubuntu jaunty main' >> /etc/apt/sources.list" && sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 132D48BA && sudo aptitude update

Nota: O Gnome Nanny já se encontra disponível para o novo Ubuntu Lucid Lynx (10.04) e para quem tem esta versão, adopta-se o método do Ubuntu Karmic Koala (9.10) para a adição do repositório através do terminal.


Instale o Gnome Nanny

Depois de adicionar o repositório do Gnome Nanny, pode instalar o programa facilmente através do seguinte comando:
Código: [Selecionar]
sudo aptitude install nanny
Depois da instalação terminada deverá reiniciar a sua máquina, para poder ter esta ferramenta a trabalhar e pronta a usar. Quando iniciar a sessão verá o ícone na Área de Notificação do Ubuntu.

Utilização do Gnome Nanny

Para aceder ao Gnome Nanny, o utilizador terá de ir a Sistema→Administração→Parental Control, como o programa necessita privilégios de administrador, será pedido ao utilizador a senha. Depois de inserida surge a seguinte janela com as abas contempladas na imagem, e na parte esquerda estão os nomes dos utilizadores.

Seleccionando o utilizador-alvo, faça as configurações que achar necessário, indicando as horas permitidas e proibidas. Sendo este campo presente em todas as abas. (Nota: Permite a verde e proíbe a vermelho)

No entanto na aba Web browser surge uma opção extra, o filtro de conteúdos, tal como pode ver na imagem.

Clicando no botão Configure surge uma janela onde podem colocar os sites permitidos, proibidos e a lista negra.

Para adicionar sites do seu conhecimento poderá fazê-lo simplesmente clicando Adicionar na aba em que quiser inserir. Na seguinte janela é só preencher os campos e já está.

Apresentação do conteúdo na aba Mail Client, basta clicar na imagem que se segue.

Na aba do Instant messaging, optou-se por seleccionar Use the instant messaging x,y hours a day, onde se substituiu o x,y por 2,0, ou seja, através desta configuração apenas é permitida a utilização do programa de mensagens instantâneas duas horas por dia.

8
Café com Ubuntu / Quer um convite Google WAVE? Peça aqui!
« Online: 12 de Dezembro de 2009, 11:43 »
Queria fazer deste tópico o ponto de encontro para quem quer ter convites do Google Wave. Neste momento tenho 20 convites para dar, por isso contacte-me se quiser ter um convite para a aplicação tão aclamada pela Google.

Se quer que envie um convite, dê-me o seu e-mail!

Por fim, peço desculpa se não for este o local correcto para este tópico.

9
Dicas e Truques / Goot um tradutor para ubuntu que usa o Google Translator
« Online: 02 de Outubro de 2009, 15:03 »
Há uns dias atrás descobri um software muito interessante. E, por isso mesmo, fiz um artigo para o meu blog que o apresento de seguida.

Artigo original aqui:
http://ubuntued.info/2009/10/goot-um-tradutor-para-o-seu-ubuntu.html


Citar
Goot é um novo tradutor multi-plataforma que faz uso da API do Google Translator. Assim, esta aplicação vem combater uma pequena lacuna que existia no Ubuntu que era a falta de um tradutor. Desta forma, a partir deste momento já não precisará de abrir o browser para fazer traduções, apenas precisará de abrir esta aplicação e digitar as frases a traduzir.

Apesar de tudo isto, existe um pequeno problema para alguns utilizadores: esta aplicação, como faz uso da API do Google Translator, precisa de ter acesso à Internet para obter as traduções.

Para além disso, existe outro pequeno pormenor que alguns utilizadores provavelmente não gostarão de saber: esta aplicação foi feita em Java. Isto significa que é necessário ter a máquina virtual Java ligada tornando o sistema mais pesado (consequência normal para qualquer aplicação Java).

No entanto, nem tudo são contras! Esta aplicação é extremamente útil e, por isso, estes pequenos contras não devem ter grande importância. O facto de ter uma aplicação que rapidamente traduza qualquer frase para uma língua à nossa escolha é algo de incrível, por isso, indispensável num sistema operativo.

Como funcionalidade principal, esta aplicação consegue traduzir qualquer frase de e para qualquer uma destas línguas: Alemã, Árabe, Búlgara, Catalã, Chinesa, Coreana, Croata, Dinamarquesa, Eslovaca, Eslovena, Espanhola, Filipina, Finlandesa, Grega, Hebraica, Hindi, Indonésia, Inglesa, Italiana, Japonesa, Letã, Lituana, Norueguesa, Polaca, Portuguesa, Romena, Russa, Sérvia, Sueca, Tcheca, Ucraniana e, finalmente, Vietnamita.

Por fim, e antes de explicar o processo de instalação, resta dar destaque à excelente funcionalidade permitida pelo Google Translator que é a auto-detecção da língua da frase que queremos traduzir!


Instalação

Actualmente não existe qualquer ficheiro nem repositório para instalar esta aplicação, por isso será necessário fazer download do programa e será também preciso criar manualmente o atalho do programa. Assim, para ter esta aplicação extremamente útil deverá seguir sequencialmente os passos descritos a seguir.

    * Comece por clicar aqui para fazer download do ficheiro compactado que inclui todos os ficheiros da aplicação;

    * Depois de fazer download do ficheiro, descompacte-o num local seguro de forma a que não possa ser acidentalmente eliminado. Assim, aconselho a criar uma pasta chamada “.bin”, sem aspas, na sua Pasta Pessoal. Como esta pasta tem o caracter ponto no início do nome, esta pasta irá ficar oculta e só poderá ser acedida fazendo a combinação de teclas CTRL+H no Nautilus. Depois de ter a pasta criada, descompacte aí o ficheiro;

    * Da descompactação irá surgir uma pasta com vários ficheiros. O que interessa é o ficheiro chamado “goot.jar”, o executável do programa. Se quiser desde já experimentar o programa, abra a consola nessa pasta (se não sabe como, visite esta página) e escreva o seguinte:

Código: [Selecionar]
java -jar goot.jar

Crie um atalho no Menu Principal!

Como é óbvio, abrir o Goot desta forma é bastante inconveniente, por isso, o melhor é criar um atalho no menu principal para poder facilitar a execução da aplicação. Assim, comece por editar os atalhos do Menu, clicando com a tecla da direita do rato em cima do menu e escolhendo a opção “Editar Menus“. Na nova janela, seleccione a pasta “Escritório” e clique no botão “Novo Item“.


Na nova janela deverá preencher da seguinte maneira:

Citar
   Nome: “Goot”
    Comando: Clique no botão “Navegar”, procure o ficheiro “goot.jar” e clique no botão abrir. Se tudo correr bem, a caixa de texto ficará preenchida com o caminho desse ficheiro. Então deverá editar essa caixa de texto adicionando “java -jar ” ao início do texto (não se esqueça do espaço entre esse texto adicionado e o caminho do ficheiro). Para compreender melhor veja a imagem a seguir e, no caso de ainda ter dúvidas, não hesite em perguntar através do sistema de comentários deste blog!
    Comentário: “Tradutor que utiliza a API do Google Translator”

Clique no botão “OK” e depois em “Fechar“. E, a partir desse momento, já terá acesso ao Goot através do Menu Principal.

Espero que tenham gostado e que seja tão útil como foi a mim!
Abraços

10
Dicas e Truques / Optimize a base de dados do Firefox!
« Online: 01 de Setembro de 2009, 15:18 »
Depois do artigo " Como pôr o Firefox ainda mais veloz!  ", eis um novo artigo igualmente importante para melhorar a performance do Firefox.

Artigo Original: http://ubuntued.info/2009/09/optimize-a-base-de-dados-do-firefox.html

Citar
Com o passar do tempo o Firefox vai ficando mais lento. Este sintoma é derivado da grande quantidade de informação que ele guarda para permitir responder ao utilizador da melhor forma. Exemplo disso é a barra inteligente (”Awesome Bar“) que consegue apresentar os resultados mais aproximados aos gostos do utilizador. Ora, essa informação armazenada vai ficando fragmentada na base de dados, tornando o seu acesso mais lento e, consequentemente, tornando o Firefox mais lento. Através deste artigo irá aprender como optimizar a base de dados de forma a ter um Firefox bastante mais rápido.

Existe duas maneiras de resolver este “problema”: uma manual que requer a inserção de um código e outra automática ou semi-automática. A primeira utiliza a consola de erros do Firefox e a segunda é uma extensão que faz praticamente tudo. Como é óbvio aconselho a segunda opção para evitar trabalho, no entanto, se se preza por ter um Firefox que utiliza pouca memória então provavelmente não quererá ter mais uma extensão instalada e, nesse caso, será melhor utilizar a primeira opção.


Optimização manual

Para proceder à optimização manual da base de dados SQLite do Firefox, basta abrir a consola de erros (Tools→Error Console ou Ferramentas→Consola de erros), digitar o código seguinte e clicar em “Evaluate“:

Código: [Selecionar]
Components.classes["@mozilla.org/browser/nav-history-service;1"].getService(Components.interfaces.nsPIPlacesDatabase).DBConnection.executeSimpleSQL("VACUUM");
Em principio, o Firefox irá bloquear durante um ou dois segundos logo a seguir, sinal de que está a optimizar a base de dados.

Optimização automática

Ao invés de utilizar o modo anterior, que requer que se tenha a linha de código guardada em algum lugar, pode-se pôr este processo automático utilizando uma extensão chamada “Vacuum Places Improved“. Esta extensão permite optimizar manualmente com apenas um clique no botão respectivo ou então automaticamente de tempos a tempos definidos pelo utilizador. Tal como é possível escolher o intervalo de tempo para a optimização, também é possível escolher o intervalo de tempo para aparecer o dito ícone.

A escolha do intervalo de tempo não é realmente por tempo, mas, sim, através do número de iniciações do Firefox. Esta maneira é mais eficaz, no entanto, para aqueles que reiniciam poucas vezes o Firefox, é aconselhável que optimizem manualmente a base de dados sempre que acharem que Firefox está lento. Para tal, basta clicar no ícone da extensão que se encontra no canto inferior da janela do Firefox.

Instalação da extensão

Para instalar a extensão que permite optimizar a base de dados automaticamente pode ser instalada clicando no botão verde abaixo. No entanto, se não confiar neste Blog, recomendo que visite a página oficial da extensão (o link do botão é o mesmo da página oficial…).


Depois de proceder à instalação e reinicialização do Firefox, terá acesso imediato às opções da extensão. Deverá, então, escolher os valores mais adequados a si, conforme a utilização do seu Firefox.


.

11
Dicas e Truques / Como pôr o Firefox ainda mais veloz!
« Online: 20 de Agosto de 2009, 16:43 »
Há alguns dias atrás fiz um artigo muito importante para qualquer utilizador, que consiste em aumentar a velocidade do Firefox. Artigo Orinigial:
http://ubuntued.info/2009/08/ponha-o-seu-firefox-mais-veloz.html

Citar
Enquanto navegava pela Internet, descobri, através do Ubuntu Blog, que o Firefox utiliza o Pango, uma biblioteca para disposição e renderização de texto internacionalizado. Ora, esta biblioteca reduz substancialmente a velocidade do Firefox, aliás, no Ubuntu Blog é referido que diminui a velocidade entre 30% e 40%. Através deste artigo, poderá saber como desactivar esta biblioteca aumentando a velocidade do Firefox.


Solução

A solução é muito simples e passa por adicionar uma linha de código a um ficheiro. Basicamente o utilizador apenas precisa de escrever o seguinte para abrir o ficheiro:
Código: [Selecionar]
gedit ~/.bashrc

E basta copiar o seguinte para o final do ficheiro:

Citar
export MOZ_DISABLE_PANGO=1

Salve o ficheiro e reinicie o Firefox. Para ter a certeza que fecha completamente o Firefox, escreva no terminal:
Código: [Selecionar]
killall firefox

Solução super rápida

Abra o terminal e escreva:
Código: [Selecionar]
echo "export MOZ_DISABLE_PANGO=1" >> ~/.bashrc
De seguida reinicie o Firefox, fazendo o seguinte para fechá-lo completamente:
Código: [Selecionar]
killall firefox

12
Dicas e Truques / Viewnior, leitor de imagens extremamente rápido
« Online: 16 de Agosto de 2009, 10:33 »
Há dois dias atrás publiquei um artigo sobre o Viewnior, um programa de leitura de imagens, tal como o padrão do Ubuntu. Apesar de ser igual, recomendo a utilizar este ao invés do padrão do Ubuntu, pois este é mais rápido e, principalmente, consegue ler gifs animados ao contrário do Eye of gnome, o dito padrão do Ubuntu.

De seguida apresento o referido artigo:
http://ubuntued.info/2009/08/viewnior-leitor-de-imagens-extremamente-rapido.html

Citar
O Viewnior é uma excelente alternativa ao “Visualizador de imagens” pois consegue ser mais rápido e simples que o clássico visualizador do Ubuntu. Para além disso, o facto de ser mais simples faz dele um programa bastante leve tornando-o uma excelente aplicação para ver imagens. Assim, se quer seguir a minha recomendação instale-o através deste artigo!

Como funcionalidades principais o Viewnior tem as seguintes:

    * Modo Fullscreen e slideshow;
    * Suporta animações;
    * Possibilita a visualização de apenas imagens seleccionadas;
    * Permite definir uma determinada imagem como Wallpaper (apenas para sistemas Gnome);
    * Interface bastante compacta;

Instalação

O Viewnior ainda não está presente nos repositórios oficiais do Ubuntu, por isso será necessário adicionar o repositório do programa. Por isso, conforme a versão do seu Ubuntu, adicione um dos seguintes repositórios (se não sabe como adicionar repositórios visite esta página):
Repositórios para o Ubuntu Jaunty Jackalope (Ubuntu 9.04)

Citar
    deb http://ppa.launchpad.net/xsisqox/ppa/ubuntu jaunty main

Repositórios para o Ubuntu Intrepid Ibex (Ubuntu 8.10)

Citar
    deb http://ppa.launchpad.net/xsisqox/ppa/ubuntu intrepid main

Repositórios para o Ubuntu Hardy Heron (Ubuntu 8.04)

Citar
    deb http://ppa.launchpad.net/xsisqox/ppa/ubuntu hardy main

Depois de adicionar o repositório, e visto ser um repositório da Launchpad, deve adicionar a chave de autenticação para reforçar a segurança entre a conexão do seu computador e o servidor. Para isso, aconselho a utilizar um método que explico neste artigo, que faz todo esse processo automaticamente. No entanto, caso prefira adicionar sem utilizar esse método, abra o terminal e copie o seguinte:
Código: [Selecionar]
sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 8279047A && sudo aptitude update

Depois de ter o repositório instalado e a chave de autenticação adicionada, instale o programa clicando aqui ou então escrevendo o seguinte no terminal:
Código: [Selecionar]
sudo aptitude install viewnior

Depois de instalar a aplicação, recomendo que a utilize como aplicação padrão para abrir as suas imagens. Se não sabe como fazer isso, visite este artigo: Como trocar o programa predefinido de um tipo de ficheiro.


Referências:

Homepage do Viewnior;
Repositório do Viewnior;


13
Dicas e Truques / Como manter as chaves GPG do Launchpad actualizadas!
« Online: 07 de Junho de 2009, 15:16 »
Mais uma vez, e visto achar que este artigo é bastante importante para comunidade, apresento mais um artigo que fiz.

A página original do artigo é a seguinte:
http://ubuntued.info/2009/06/mantenha-as-chaves-gpg-do-launchpad-sempre-actualizadas.html

Citar
Se costuma instalar programas que não estão nos repositórios oficiais do Ubuntu, então provavelmente já teve de instalar as chaves de autenticação do Launchpad aquando da inserção de novos repositórios. Se costuma experimentar os programas que apresento neste blog, então muito provavelmente já enfrentou várias vezes este problema. Este artigo tem como objectivo evitar essa instalação/actualização de chaves de autenticação do Launchpad. Depois de fazer o que explico de seguida, sempre que adicionar um novo repositório, o seu sistema irá automaticamente adicionar a respectiva chave de autenticação.


A dica que apresento neste artigo é retirada de dois blogs que explicam como ter o Ubuntu sempre com as chaves de autenticação actualizadas. O primeiro blog é do autor Alan Pope que fez o artigo Easy Script To Get And Install PPA GPG Keys e o segundo blog é do Martin Meredith que, através do artigo do Alan Pope, fez o artigo Automated PPA GPG Keys. Através deste último poderei explicar como manter o seu sistema sempre actualizado ao nível de chaves de autenticação do Launchpad sem ter de se preocupar com nada.


Breve explicação do problema

Todos os repositórios do Launchpad utilizam uma chave de autenticação que permite aumentar a segurança nas conexões entre o seu sistema Ubuntu e o servidor do Launchpad. Ora, caso não instale a chave do respectivo repositório terá uma advertência quando tentar actualizar as listas de programas dos vários repositórios instalados semelhante à seguinte:
Citar
claudio@claudio-laptop:~$ sudo apt-get update
Hit http://pt.archive.ubuntu.com jaunty Release.gpg
Ign http://pt.archive.ubuntu.com jaunty/main Translation-pt_PT
(…)   
Obtidos 2386B em 1s (1369B/s)   
A ler as listas de pacotes… Pronto
W: Erro GPG: http://ppa.launchpad.net jaunty Release: As seguintes assinaturas não puderam ser verificadas porque a chave pública não está disponível: NO_PUBKEY 6B15AB91951DC1E2
W: Você terá que executar apt-get update para corrigir estes problemas

Até este momento, sempre que você quisesse adicionar essa chave teria de fazer algo deste género pelo terminal:
Citar
sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com 947c4f7371932c794b153f0f6b15ab91951dc1e2


Ou então teria de fazer download da chave e depois, através do programa fontes de aplicação teria de adicionar esse ficheiro que fez download. Ou seja, é uma acção um pouco penosa quando existe um método que resolve a situação e que permite o utilizador nunca mais pensar nisso. Deste modo, siga exactamente e sequencialmente o que se segue e poderá ter a vida descansada quando adicionar um novo repositório ou quando, por algum motivo, tiver de haver alguma actualização de chaves para um determinado repositório.


Resolução do problema

A resolução deste problema é, de certa forma, bastante simples: irá fazer o download de um script que será executado sempre que fizer uma actualização dos repositórios. Esse script irá verificar as chaves de todos os repositórios do seu sistema inclusive os que adicionar no momento da actualização.

Para começar deve fazer download deste ficheiro, preferencialmente para a sua Pasta Pessoal, para, mais à frente, quando tiver a utilizar o terminal não ter de mudar de pasta e poder copiar apenas os comandos do terminal, sem ter de os alterar.

Depois de ter o download feito, abra o terminal na sua Pasta Pessoal (normalmente o terminal inicia na Pasta Pessoal) e copie o seguinte para lá:
Código: [Selecionar]
sudo mv launchpad-update /usr/local/bin/ppakeys

Esta linha irá mover o script para a zona onde se deve pôr os programas (ficheiros binários) de programas de terceiros. De seguida deve dizer ao seu Ubuntu que o script é um ficheiro executável fazendo o seguinte:
Código: [Selecionar]
chmod 755 /usr/local/bin/ppakeys
Depois disso, basta-lhe dizer ao Ubuntu que sempre que fizer actualizações das listas de programas deve também executar este script para também actualizar as chaves de autenticação. Para tal, deve criar um ficheiro na configuração do apt e dizer-lhe que deve executar o dito script, ou seja, copie a linha seguinte para o terminal:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/apt/apt.conf.d/05ppa

Esta linha irá abrir o ficheiro com programa Gedit e nele deve escrever o seguinte:

Citar
APT::Update::Pre-Invoke { "if [ -x /usr/local/bin/ppakeys ]; then /usr/local/bin/ppakeys; fi"; };

Salve o ficheiro e a partir deste momento, sempre que fizer actualizações das listas de programas dos repositórios que tem instalados, o Ubuntu irá, também, procurar por actualizações de chaves.

Tal como o Alan Pope disse, visto o Launchpad ter sido criado e mantido pela Canonical, responsável pelo Ubuntu,  esperemos que este script ou algo parecido venha nas próximas distribuições do Ubuntu!

14
Dicas e Truques / Ear Candy, o gestor de sons do Ubuntu inteligente!
« Online: 31 de Maio de 2009, 19:33 »
Como já tem vindo a ser normal, quando existe algum artigo com conteúdo relevante no meu blog, transcrevo o conteúdo para este forum que sempre foi útil para qualquer utilizador do ubuntu de língua portuguesa. Assim sendo, apresento mais uma ferramenta de extrema utilidade.

O artigo original encontra-se neste link:
http://ubuntued.info/2009/05/ear-candy-o-gestor-de-som-inteligente.html

Citar
Ear Candy é um gestor de som inteligente que consegue controlar o som do sistema conforme as exigências do utilizador. O Ear Candy consegue baixar e aumentar o volume de som de cada programa conforme o que o utilizador estiver a fazer, por exemplo se um utilizador estiver a ouvir música mas a determinada altura quiser ver um vídeo do Youtube ou fazer uma chamada do Skype, o programa baixa o som da música automaticamente durante a visualização do vídeo ou durante a chamada e no final volta a repor o volume da música.

O funcionamento do Ear Candy é muito simples e o utilizador, depois de o instalar, praticamente não dará conta da sua existência porque o programa simplesmente faz o que tem a fazer de uma forma eficaz e sem dar problemas! Apesar de ser um programa ainda em fase de desenvolvimento e de ainda ter poucas funcionalidades, o Ear Candy é sem dúvida um programa imprescindível para um utilizador do Ubuntu e, por isso, tenho de agradecer ao Daniel por me ter apresentado esta excelente aplicação!


Logo a seguir à instalação do programa, ele detecta automaticamente os programas que estão abertos e ainda os classifica, se os conhecer. Obviamente que não conhece todos, por isso dá a possibilidade ao utilizador de os classificar à vontade para posterior gestão automática dos sons. Para já, pelo que pude experienciar, reconhece o Skype, o Firefox, o VLC, o Rhythmbox e mais alguns outros programas padrão do Ubuntu. Apenas fiquei espantado pelo facto de não ter reconhecido o Amarok, que rapidamente o classifiquei como leitor de música e passou logo a ser controlado pelo gestor.

Tal como disse, este programa ainda não é cheio de funcionalidades, mas o seu objectivo é cumprido e por isso tudo o que tiver a mais será bom. Ora, uma das outras funcionalidades que este programa tem é o controlo do fade (aumento/diminuição do som gradual) que permite definir o tempo de demora entre o inicio da diminuição (ou aumento) do som e final dessa mesma diminuição (aumento).


Por fim, ainda inclui duas opções não tão importantes mas que merecem referência, que é o facto de permitir retirar o ícone da área de notificação e o facto desse ícone substituir o ícone do controlo de volume do sistema, por isso se o utilizador preferir poderá utilizar apenas o Ear Candy para controlo de volume.


Instalação do Ear Candy

Por ser uma versão ainda inicial e em desenvolvimento, o programa não pertence aos repositórios oficiais do Ubuntu, por isso para ter esta pequena maravilha precisará de adicionar um repositório  (se não sabe como adicionar repositórios no Ubuntu, verifique esta página!):

Código: [Selecionar]
deb http://ppa.launchpad.net/flimm/ppa/ubuntu jaunty main
Depois de adicionar o repositório, deve adicionar, também, a respectiva chave de autenticação de modo a tornar a conexão entre o servidor e o seu computador mais segura. Para tal, abra o terminal e copie a linha seguinte para lá:
Código: [Selecionar]
sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com 2df02de166edc9af0940bf03ac9d76cd6e73ca45 && sudo apt-get update

Depois de ter as listas de programas actualizadas já poderá instalar o Ear Candy. Para tal, ou clique aqui para instalar via aptURL ou, então, abra o terminal e escreva o seguinte:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install earcandy
Depois da instalação, que é muitíssimo rápida (o Ear Candy apenas ocupa 40KB), poderá abrir o programa através do Menu Principal do Gnome, em Aplicações→Acessórios→Earcandy. Caso utilize programas reconhecidos pelo EarCandy a gestão será feita logo a seguir à inicialização do programa, caso contrário terá de ir às opções do programa, clicando em cima do ícone dele na área de notificação com a tecla direita do rato e escolhendo a opção “Preferences…“.

Por fim, gostaria de partilhar uma pequena falha em termos de funcionalidades no programa que espero que seja corrigida o mais rápido possível: o programa não tem uma opção para se integrar automaticamente no arranque do Ubuntu. Assim sendo, para já, se você quer ter o Ear Candy no arranque precisa de o adicionar na janela “Preferências das Aplicações de Arranque” em Sistema→Preferências→Aplicações de Arranque.


Na janela das preferências de arranque, clique no botão “Adicionar” e na nova janela preencha da seguinte forma:
Citar
    Nome: Ear Candy
    Comando: ear_candy
    Comentário: Gestor de sons inteligente

15
Screenshots / O meu Desktop actual!
« Online: 12 de Maio de 2009, 14:10 »
Boa tarde,

Através deste tópico passarei todos os meus desktops com as informações relativas a cada funcionalidade. Tal como nos outros tópicos semelhantes, de cada utilizador, espero que gostem dos meus desktops e, se tiverem alguma dúvida, não hesitem em comentar!

Desktop 11 de Maio de 2009


Wallpaper: Plant Atak;
Tema: Dust (Já incluido no Ubuntu Jaunty Jackalope);
Icons: ICE icons 3.1;
Conky: A data e as horas são mostradas através do programa Conky. O ficheiro de configuração é este.
Painel do Gnome: O painel do gnome está transparente. Para o ter basta seguir este site.

Páginas: [1] 2 3