Fórum Ubuntu Linux - PT
Espaço da Comunidade => Depoimentos => Tópico iniciado por: julianofischer em 09 de Fevereiro de 2014, 17:27
-
Como é difícil encontrar um notebook que não tenha um sistema operacional proprietário inconveniente agregando preço ao produto.
Um desabafo: não quero pagar pelo Windows para ainda por cima ter que formatar meu notebook.
-
existem relatos de usuários que pedem o reembolso, mas nem sempre a briga é fácil.
acredito que a melhor solução seja comprar o aparelho sem ter de pagar pelo windows.
-
Eu comprei um notebook Asus, um R751JB, e pedi reembolso do windows 8. Demorou, mas chegou, 40 euros (comprei na França).
Imagino que no Brasil, pelo menos com a Asus, dê para pedir reembolso.
-
Sergio,
neste procedimento, você "devolve" a licença?
Alguém já passou por experiência semelhante com a Dell?
-
Sergio,
neste procedimento, você "devolve" a licença?
Alguém já passou por experiência semelhante com a Dell?
Nesse procedimento, eu não usei o windows, simplesmente formatei o notebook e instalei o ubuntu. Daí, quando você pede o reembolso, você fornece o número de série do seu notebook, à partir daí eles conseguem achar a chave do windows 8 (5 caracteres). Para Windows 7 e anteriores, você tinha que retirar aquele adesivo do certificado de autenticidade que ficava abaixo do notebook, colar no formulário deles e enviar por correio (bem como devolver os DVD's de instalação do windows).
Se você usar o windows você não teria direito ao reembolso. Mas eu duvido que eles checam isso com a Microsoft...
Em outras palavras, você meio que devolveu a licença para eles, logo não tem direito à usar o windows.
Eu forneci para a Asus:
- Nome e sobrenome
- telefone de contato
- email
- endereço completo
- número de série do produto
- cópia (fotos) do recibo de compra (nota fiscal) e a primeira página da carta/manual de garantia da Asus (contém um adesivo com o número de série do notebook + seus dados escritos à mão)
Daí eles me retornaram 2 documentos, um relacionado à seus dados pessoais e conta bancária, e outro relacionado ao notebook (que já veio com a chave do windows 8 e alguns dados meus pré-preenchidos). Esses 2 documentos eu terminei de preencher, e mandei de volta para eles, por email.
Acho que demorou uns 2 meses para o dinheiro cair na conta.
-
Obrigado Sérgio,
vou entrar em contato com o suporte da DELL para ver como funciona o reembolso por parte deles.
Valeu!
-
http://br-linux.org/2014/01/mais-um-relato-de-reembolso-do-windows-para-cliente-da-dell.html
-
Obrigado Sérgio,
vou entrar em contato com o suporte da DELL para ver como funciona o reembolso por parte deles.
Valeu!
Independentemente da marca, esse procedimento é muito bom de ser feito. Perguntando antes, você tem uma eventual prova do que eles afirmaram, e uma garantia de não ter dor de cabeça depois.
Fique atento à questão da nota fiscal. O Windows deve estar descrito na mesma, para poder exigir o reembolso (mesmo que eventualmente seja de "brinde"). Mas a Dell, pelo que leio por aí, é relativamente tranquila para o reembolso.
Por fim, lembre-se: o Procon é aliado e está atento a essa questão do reembolso. Se der alguma zebra com a fabricante, é só ir no Procon com a nota fiscal que na hora eles entram em contato com a empresa.
-
Obrigado Sérgio,
vou entrar em contato com o suporte da DELL para ver como funciona o reembolso por parte deles.
Valeu!
Independentemente da marca, esse procedimento é muito bom de ser feito. Perguntando antes, você tem uma eventual prova do que eles afirmaram, e uma garantia de não ter dor de cabeça depois.
Fique atento à questão da nota fiscal. O Windows deve estar descrito na mesma, para poder exigir o reembolso (mesmo que eventualmente seja de "brinde"). Mas a Dell, pelo que leio por aí, é relativamente tranquila para o reembolso.
Por fim, lembre-se: o Procon é aliado e está atento a essa questão do reembolso. Se der alguma zebra com a fabricante, é só ir no Procon com a nota fiscal que na hora eles entram em contato com a empresa.
É importante mesmo saber antes a política de reembolso da empresa, ou se ela vende modelo X sem windows. Porque depois você vai tentar pedir reembolso, e eles ficam de conversinha que tinha notebook sem windows, que tinha opção no site para comprar sem SO (geralmente eles estão enganados, não conhecem nem o próprio site!) e etc...
O ideal era poder comprar direto da loja sem SO. O problema é que as lojas jogam a culpa na empresa que montou o notebook. E ao entrar em contato com a empresa, ela desconversa dizendo que não há politica de reembolso, então tenha em mãos as leis e o direito ao consumidor.
Em relação à nota fiscal, não sei se costuma vir discriminado, a venda casada é tão comum no Brasil que deve vir um valor só.
-
Obrigado Sérgio,
vou entrar em contato com o suporte da DELL para ver como funciona o reembolso por parte deles.
Valeu!
Independentemente da marca, esse procedimento é muito bom de ser feito. Perguntando antes, você tem uma eventual prova do que eles afirmaram, e uma garantia de não ter dor de cabeça depois.
Fique atento à questão da nota fiscal. O Windows deve estar descrito na mesma, para poder exigir o reembolso (mesmo que eventualmente seja de "brinde"). Mas a Dell, pelo que leio por aí, é relativamente tranquila para o reembolso.
Por fim, lembre-se: o Procon é aliado e está atento a essa questão do reembolso. Se der alguma zebra com a fabricante, é só ir no Procon com a nota fiscal que na hora eles entram em contato com a empresa.
É importante mesmo saber antes a política de reembolso da empresa, ou se ela vende modelo X sem windows. Porque depois você vai tentar pedir reembolso, e eles ficam de conversinha que tinha notebook sem windows, que tinha opção no site para comprar sem SO (geralmente eles estão enganados, não conhecem nem o próprio site!) e etc...
O ideal era poder comprar direto da loja sem SO. O problema é que as lojas jogam a culpa na empresa que montou o notebook. E ao entrar em contato com a empresa, ela desconversa dizendo que não há politica de reembolso, então tenha em mãos as leis e o direito ao consumidor.
Em relação à nota fiscal, não sei se costuma vir discriminado, a venda casada é tão comum no Brasil que deve vir um valor só.
Bem observado esse problema da loja e do fabricante. É o típico caso de jogar a culpa para o outro. Mas nesse caso de reembolso, a loja (na minha opinião) não tem culpa. Quem tem que arcar com tudo é o fabricante original. A não ser que a loja tenha oferecido o Windows junto numa promoção ou algo assim, mas geralmente eles só divulgam o windows porque já vem junto no produto.
Quanto à nota fiscal, de fato é difícil esperar que venha tudo discriminado. Porém, seja brinde ou não, tudo que veio junto deve estar discriminado. Muitas pessoas falam que até o antivírus tem que vir listado, caso seja pago. Não dá pra dar trégua pra essas fabricantes. Muitas fazem esses joguinhos de burlar a lei porque 'todo mundo faz assim', mas de algum lugar a gente tem que começar a exigir as coisas do jeito certo.