Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - guibre

Páginas: [1]
1
Instalação e Atualização / Atualização impossível.
« Online: 19 de Agosto de 2018, 09:47 »
Buenas.
Estou com dificuldades na atualização do Ubuntu 16.04 em um notebook Acer. Há algum tempo, quando executado o Atualizador de Programas, surge a mensagem "esperando unattented-upgr para sair" e a barra de progresso fica imóvel por muito tempo. Algumas vezes, a busca termina, mas somente são disponibilizadas as atualizações da base do Ubuntu para download. Hoje, ao parar a busca depois de considerável tempo de espera, surgiu uma janela informando que o "índice de programas está danificado".
Pelo que pude entender, esse problema decorreria de erro de instalação de algum programa. Acontece que não instalei nada novo aqui, salvo a ferramenta de acesso a internet banking conforme instruções em outro tópico do fórum.
Tendo em vista que não quero ficar com o sistema desatualizado, alguém poderia sugerir como solucionar o problema?
Atenciosamente,

2
Buenas.
Funcionou perfeitamente.
Obrigado!

3
Buenas.
Não consigo fazer funcionar no Ubuntu 16.04, via cabo, uma conexão de internet ADSL distribuída por um roteador TPLink recém-adquirido. Ao tentar configurá-la, observo que a Rede  Ethernet está "qualificada" com "dispositivo não gerenciado" e que, ao tentar acessar as opções da rede com fio detectada surge a mensagem "Não é possível localizar a conexão com UUID "(null)".
Friso que a conexão de internet cabeada com o roteador está funcionando perfeitamente no Windows 10 e ressalvo que antes de instalar o roteador a utilizava no Ubuntu conectada diretamente no modem, configurada através do comando "pppoeconf".
Atenciosamente,

4
Iniciantes / Re:Linux em notebook velho.
« Online: 28 de Outubro de 2017, 19:56 »
Pessoal, muito obrigado pelas respostas!

Quanto ao navegador, se quiser experimentar algo um pouco mais leve, instale o Midori.
Código: [Selecionar]
sudo apt install midori

Sr. @druidaobelix, essa sugestão foi excelente. Resolveu grande parte do meu problema de navegação, mesmo que o Midori infelizmente sofra com alguns fechamentos inadvertidos, além de incompatibilidade com algumas páginas. Fiquei contente por poder utilizar mais de uma aba novamente, de qualquer maneira.
Quanto as dicas dos tópicos, as consultarei e posteriormente comentarei, se for o caso.
No mais, sua resposta foi bem esclarecedora acerca das limitações do notebook que circunstancialmente estou usando.

Bom o @druidaobelix já  postou o que você pode fazer para melhorar este seu Notebook com o Lubuntu. @druidaobelix, obrigado pelos créditos.
Por um acaso este Notebook seria o Acer Aspire 3102NWLMI?
A outra maneira de você poder ganhar mais alguma folga, seria usar uma distro feita para máquinas "jurássicas". 
Você poderia testar o Puppy Linux. Ele tem três versões principais hoje:
1) Slacko Puppy 6.3 baseada no Slackware
2) Tahrpup 6.0 CE baseada no Ubuntu 14.04 LTS Trusty Tahr
Download dessas versões aqui: http://puppylinux.org/main/Download%20Latest%20Release.htm
3) Existe uma outra versão mais moderna, Xerus Quirky, que usa como base o Ubuntu 16.04 mas mantendo a leveza como principio das versões mais antigas.
Acredito que  as versões 1 e 2 acima fariam seu velho Notebook ganhar outra vida! Afinal o Puppy foi pensado para PCs jurássicos!

Sim, é exatamente esse o modelo.
Pesquisando aqui no fórum - o que foi possível graças a indicação do Midori - observei a indicação desse Puppy Linux em outros tópicos também. Agradeço-a e pergunto acerca da segurança dessas distribuições comparadas com as do Ubuntu e derivadas.
Outra pergunta: instalar o Puppy Linux em outra partição Ext4 desse notebook poderá comprometer o Grub e, por conseguinte, o acesso ao Lubuntu?

A sua configuração roda bem o Lubuntu, inclusive o 16.04. Porém terá que aprender a utilizar programas mais leves como o próprio navegador.
complementando tudo que já foi dito, no Lubuntu você pode melhorar-lo com algumas coisas mínimas, por exemplo:
-Desinstalar tudo que não usa;
-Desativar a busca por atualizações(faça manualmente, pois essa busca em segundo plano pesa);
-Desative a animação de janelas no Openbox;
-Veja se há drivers a serem instalados, principalmente de vídeo.
Isso foi tudo que fiz no meu, hoje o sistema parado consome menos de 100mbs de ram e com firefox aberto pula para pouco mais de 300mb, beirando as vezes os 500mb de ram.

Grato pelas indicações. Fiz as alterações 2 e 3. As demais, farei oportunamente, se for o caso. Quanto ao driver de vídeo, por se tratar de placa notavelmente antiga, será que há driver para ela?? (Enfim encontrei como fazer o ponto de interrogação).

Instalei o Lubuntu 16.04 64 bits em uma máquina semelhante, processador, video e hd. acer aspire 3050 - 1958. só aumentei a memoria para 3 Gigas e o HD para 160 Gigas  (tinha aquí).
Tá funcionando muito bem

Admito que não cogitei da instalação de mais memória RAM em decorrência da suposição da impossibilidade de substituição do pente existente. Grato pela ideia!

Editado para inserir pergunta.

5
Iniciantes / Linux em notebook velho.
« Online: 24 de Outubro de 2017, 19:01 »
Buenas!
Primeiramente, peço desculpas caso não seja a seção adequada para a postagem, tendo em vista que apresentarei dúvidas específicas também.
Meu desktop parou de funcionar por motivo desconhecido (o boot sequer ocorre), com suspeita de falha na placa-mãe. Diante da impossibilidade de utilizá-lo, tive que apelar para um notebook com a seguinte configuração: processador AMD Sempron 3200+ (1.6 GHz), placa de vídeo ATI Radeon Xpress 1100, 512 MB de memória RAM DDR2 e HD PATA de 80 GB. Sim, jurássico: comprado usado em 2006.

Instalei em uma partição ext4 o Lubuntu 14.04.5. Em certos aspectos, é bem rápido: o boot demora "somente" 1 minuto, enquanto que no Windows XP, também instalado, demora oito. Dito isso, pergunto se há alguma distribuição Linux com ambiente gráfico que rode com mais eficiência nessa configuração. (Acreditem se quiserem, não consigo produzir um ponto de interrogação)
O problema principal aqui é, a rigor, a navegação na internet: afigura-se impossível abrir mais de uma aba no Firefox. Diante disso, pergunto se há algum navegador que realmente poderia atenuar o problema, nesta conjuntura.
Por fim, notei que no item "Informações e testes do sistema", reporta-se que o clock do processador é 800 MHz. Questiono se isso é normal, ja que o clock é corretamene detectado pelo Windows.

Desculpem pelo topico longo e pela ausência de acentos em parte dele. O Firefox simplesmente entrou em "Responsive Design Mode".
Grato desde já.

Editado para corrigir a acentuação do texto.

6
Internet, Redes e Segurança / Re:Dificuldade para acessar alguns sites.
« Online: 01 de Outubro de 2017, 21:58 »
Buenas!
Depois de muito me exasperar com o problema, decidi tentar utilizar o Ubuntu a partir do pendrive de boot. Lá, utilizei o comando "pppoeconf" no Terminal e consegui acessar a parte do site que precisava.
Retornando ao Ubuntu instalado no PC, excluí as duas conexões ADSL que havia criado no ambiente gráfico e executei o "pppoeconf" na condição de administrador.
Para minha satisfação, problema novamente resolvido, pelo menos até agora.
Muito obrigado pela ajuda!

7
Internet, Redes e Segurança / Re:Dificuldade para acessar alguns sites.
« Online: 01 de Outubro de 2017, 17:33 »
Estranho, uma conexão baseada no DSL-500b e que só tem IPv6???

Isso explicaria que alguns sites funcionam e outros não, já que nem todos os sites estão "adaptados"?
Esclareço que fiz a configuração pela interface gráfica sem qualquer (aparente) direcionamento para IPv6.

8
Internet, Redes e Segurança / Re:Dificuldade para acessar alguns sites.
« Online: 01 de Outubro de 2017, 10:57 »
Tentou desabilitar o IPv6? Se for tentar, tem que desabilitar no Ubuntu e no navegador também:
Execute o comando
sudo sysctl net.ipv6.conf.all.disable_ipv6=1
e
Abra uma janela "about:config" no Mozilla e procure pelo controle "network.dns.disableIPv6", mude seu valor para "true".
Veja se assim os tais sites abrem.

Buenas!
Fiz as duas alterações e o problema continuou praticamente idêntico.
Pior: tornou-se impossível reconectar até que eu desfizesse o comando sugerido no terminal.

9
Internet, Redes e Segurança / Dificuldade para acessar alguns sites.
« Online: 30 de Setembro de 2017, 15:25 »
Buenas!
Uso o Ubuntu 16.04 e Firefox 55. Minha conexão é ADSL cabeada e o modem é o DLink 500B. Há semanas estou com dificuldade para acessar alguns sites, enquanto que outros funcionam normalmente, sem qualquer limitação. Pelo que pude notar, os que não abrem ficam com "TLS Handshake" em curso.
Já tentei, inutilmente, a indicação de servidores DNS conforme sugerido em outros tópicos. A alteração de MTU, outra sugestão, tem como resposta "Dispositivo inexistente" no Terminal. Limpar cookies, cache e os outros itens do histórico do navegador não solucionou por completo o problema.
Ressalto, por fim, que uso o Windows 7 em dual-boot e que nele não enfrento qualquer dificuldade para acessar os sites.
Grato desde já!

10
Iniciantes / Tela Preta no Boot.
« Online: 27 de Janeiro de 2017, 20:56 »
Desde o dia 20 de janeiro, após escolher o Ubuntu 14.04.3 no Grub (o computador está em dual boot com Windows 7),  o ambiente gráfico simplesmente não carrega sozinho. Por um momento, surge uma tela preta. Utilizo-me do comando Ctrl+Alt+F1 para forçar a inicialização do ambiente gráfico, mas é necessário ser rápido senão o monitor entra em modo de espera. Vez por outra percebo que surge, brevemente, um comando de login em modo texto.
Meu computador é um Phenom X4 955 BE, com 8 GB de RAM e GPU Radeon HD 5770.
Friso que não fiz nenhuma alteração no que concerne aos gráficos. Aliás, a única modificação que faço, além da instalação das atualizações recomendadas pelo próprio Ubuntu, é instalar o Java conforme as orientações do usuário sampayu.
Há alguma forma de fazer com que o ambiente gráfico volte a carregar normalmente?

11
Instalação e Atualização / Re:Reinstalação em Dual Boot.
« Online: 31 de Outubro de 2016, 20:40 »
Em situações normais (BIOS convencional, ou UEFI no modo Legacy e um único disco) é isso mesmo, primeiro instala o Windows e depois o Linux, pois o Windows ao se instalar sobrescreve a MBR e apagaria o que estivesse lá, daí a observância a essa ordem de instalação.
Entretanto, nesse caso de dois discos e um sistema operacional separado em cada um deles dá para fazer um pouco melhor e de tal forma que futuras reinstalações, mesmo do Windows, não atrapalhe e boot do outro sistema.
Apenas como exemplo genérico, vamos supor que a instalação se dê da seguinte forma:
Windows --> sda (disco 0)
Linux   --> sdb (disco 1)
Ao instalar o Windows ele irá gravar a MBR do disco sda (disco 0)
Ao Instalar o Linux, mande instalar o grub, que é o bootloader, em sdb (disco 1).
Na tela de instalação é a parte de baixo que se indica onde instalar o grub.

Observe a linha onde está: "device for boot loader installation" (= "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização")
Nessa linha indique /dev/sdb
Depois no setup da máquina (BIOS) coloque para que o boot se dê pelo disco 1 (sdb).
Dessa forma ficam ambos os sistemas independentes e qualquer reinstalação não mais interferirá no outro sistema instalado.
E já que vai mesmo formatar e reinstalar tudo, experimente particionar o disco do Linux em GPT, nada obstante possivelmente o setup do seu sistema seja BIOS convencional.
É isso mesmo que estou dizendo, é perfeitamente possível usar particionamento GPT em BIOS convencional.
Dessa forma, fazendo o particionamento em GPT, sai das antigas amarras da limitação de partições primárias e necessidade de criar partições estendidas. No GPT é tudo primária e muito mais fácil de alterar o particionamento quando por qualquer razão se quiser.
Tenho usado aqui com muito bons resultados.

Primeiramente, agradeço pela resposta.
Não sabia da possibilidade de separar as instalações da maneira descrita. Pelo que entendi, futura reinstalação do Windows, nesse caso, não geraria supressão do Grub desde que feita a mudança na Bios, correto?
Entretanto, constatei outro detalhe aqui, que talvez você ou outro usuário possa esclarecer, mesmo não sendo sobre o Linux. O HD Blue, no qual está a partição atual do Windows, foi comprado anos depois da aquisição da CPU. Ou seja, eu usava somente o WD Caviar Green, com o Windows 7 instalado nele. Quando comecei a usar o WD Blue, instalei o Seven nele também, de modo a manter, por algum tempo, dual boot de Windows. Quando fui instalar o Ubuntu 14.04.3, formatei a partição do Windows no WD Caviar Green em Ext4 após diminuir o seu tamanho, além de fracioná-la para o swap. Entretanto, a partição de Boot do Windows ficou nesse Caviar Green, e sequer há como selecionar o Blue para ter preferência de boot na Bios. Isso influencia de alguma maneira no procedimento sugerido?
Quanto a partição em GPT, não estou familiarizado com o processo. Além disso, a maior partição do Caviar Green, em NTFS, destina-se ao armazenamento de arquivos. Isso tem alguma relevância em relação ao GPT?

Observo agora que você disse ter no sistema uma gpu (=placa de video) ATI/Radecon HD 5770.
Há um contexto recente na questão da gpu ATI/Radeon e versão 16.04 do Ubuntu, não há suporte do fabricante para o driver proprietário, havendo contudo um driver experimental.
Aqui há uma contextualização inicial no post #1:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120102.msg659644.html#msg659644
Em seguida veja esse tópico e nele especialmente o post #9 do /nomade/:
Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,119532.msg659008.html#msg659008
Por depois, esse excelente tutorial do colega /Sampayu/:
Elimine o travamento / kernel panic do Ubuntu 16.04 com gráficos AMD
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120620.0.html

Eu havia lido o primeiro tópico citado, mas não busquei informação atualizada a respeito. Analisando melhor o caso, acho mais prudente não instalar o 16.04.1 por ora, tendo em vista inclusive o fato de que minha GPU é bem antiga e talvez não se adaptasse a solução apontada pelo usuário "nomade".
Muito obrigado!

12
Instalação e Atualização / Reinstalação em Dual Boot.
« Online: 31 de Outubro de 2016, 16:36 »
Boa tarde.
Tenho um Phenom X4 955 BE, com 8 GB de RAM e GPU HD 5770. Para armazenamento, tenho dois HDs da Western Digital (WD10EZEX "Blue" e WD 7500AADS "Caviar Green"). Atualmente mantenho uma instalação do Windows 7 em uma partição do HD Blue e uma do Ubuntu 14.04.3 no HD Caviar Green.
Pretendo formatar ambas as partições, de modo a reinstalar o Windows 7 na mesma partição do HD Blue e fazer uma instalação "limpa" do Ubuntu 16.04.1 na partição do HD Caviar Green. Pensei que o ideal seria fazer primeiro a nova instalação do Windows e depois a do Ubuntu, para garantir o funcionamento do Grub sem providências complexas.
Entretanto, não tenho certeza se esse procedimento é adequado. A formatação da partição na qual se encontra atualmente instalado o Ubuntu 14.04.3 e a instalação em seu lugar da versão 16.04.1 é suficiente para que o Grub funcione adequadamente depois? Há alguma contra-indicação ao procedimento?
Grato desde já,

Páginas: [1]