Autor Tópico: "Monitor fora de Escala" versão 11.10  (Lida 7023 vezes)

Offline Prof Francisco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
"Monitor fora de Escala" versão 11.10
« Online: 05 de Novembro de 2011, 15:48 »
Boa tarde a todos.
Eu usava a versão 11.04 do Ubuntu normalmente, quando esse problema da mensagem no monitor "Fora de Escala" começou a aparecer.
Algumas vezes eu ia ligar o PC e ele dava essa mensagem, eu reiniciava o computador, tentava entrar e conseguia entrar tranquilamente no sistema.  Pensei que, como qualquer outro iniciante em linux pensaria, que podia se tratar de um "bug" e atualizando para a versão 11.10 ele poderia desparecer, ledo enganado! Agora não consigo entrar de forma alguma no Ubuntu.
Pesquisei nos tópicos do fórum e percebei que esse um problema do "monitor fora de escala" é comum. Tentei algumas soluções indicadas, mas mesmo assim, não tive sucesso.

O que eu tentei:

Deixar o monitor com as configurações de Fábrica;

startup-manganer (numa das vezes que ele funcionou)
Configurei a Resolução para 1280X960 (a mesma que uso no windows)
Não resolveu o problema e quando tento no GRUB acessar a tela de "reparo" agora ela aparece totalmente preta.ctrl+alt+F2

:sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
(não acontece nada e nenhuma mensagem é exibida)

ctrl+alt+F1
sudo dpkg-reconfigure -phight xserver-xorg
(não reconhece o comando)

Meu computador: Space BR, com processador AMD Phenom 8750 2,4GHz 4gb
Minha Placa de video: ATI Radeon HD 4350
Monitor: LG Flatron W1942s 19'' (Resolução Máxima1440 x 900 @ 75Hz)

Agradeço se puderem me ajudar com esse problema.
Abçs
Francisco

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: "Monitor fora de Escala" versão 11.10
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2011, 15:57 »
Sabe o que eu fiz, instalei o startup-manager pela central de programas e alterei a resolução para 1024x768 nas opções para inicialização e em avançado>resolução do menu na tela do gerenciador de inicialização para 1024x768.Meu monitor está em 1440X900 no Ubuntu com drivers Nvidia, nisso não mexi e o problema acabou.
Usuário Linux- 449417

Brodovisk

  • Visitante
Re: "Monitor fora de Escala" versão 11.10
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2011, 16:34 »
Veja bem , meu monitor tem essa medida de um canto ao outro da tela sem conta a da parte de fora da carcaça!
37.8 cm de largura x 30.4 cm de altura.(deu sorte,estava com a fita métrica aqui na mesa qnd vi o poste)
Ele é 60 HZ , não dá mais que 1280x1024 por isso..
Modelo
Mitsubishi RDT196S  60,02 Hz(tem a opção 70 Hz mais se eu colcoar sim zua!)rs
16.7 milhões de cores
(19 polegadas)

Placa de video EN8800GT 512 (é a de 256 bits)
Max Resolution: 2560 x 1600 (o monitor não aguenta mais o que adianta tudo isso)

A placa de video aguenta , não uso 1/3 dela de linux , só que como o monitor é 60Hz  e velho não enxerga se ficar com letras menores ,então nem invento de trocar para um que fica com mais resolução , isso é o o topo e está de bom tamanho.Menor que isso quem não vê o que está escrito sou eu!rs...
Mede o bixo aí e tente colocar a mesma do meu aqui caso for do mesmo tamanho.....
Acho estranho o fato de que seu win reconhece toda essa resolução e aqui tanto o win quanto o ubuntu é igual...(talvez o soft do seu win esteja bugado te enganando)
Coloque essa que passei se for da mesma medida que o meu !se ficar com a mesma imagem é o soft do win te dando o chapéu e vc achando que está 1280X960 e está na mesma que o meu aqui ...
Espero que dê certo,caso for outra medida de monitor nem coloque pq é pau na certa enh!rs
Abração,boa sorte!

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: "Monitor fora de Escala" versão 11.10
« Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2011, 11:29 »
Comigo resolveu da mesma forma que o Ioca100: instalei o startup-manager via Synaptic e alterei para resolução 1280x1024 tanto nas opções de inicialização quanto em avançado.

E, seguindo dica do forum Ubuntu dos EUA, também marquei a opção "Mostrar splash na inicialização" (mas acho que este é desnecessário).

Da primeira vez que aconteceu comigo, pensei que havia dado algum problema no boot e dei Power Off mas, na verdade, se deixar a tela de aviso um tempo, ele acaba dando o boot. No meu caso, como é dual boot, ele ia direto para a tela de login do Ubuntu, sem passar pelas opções de boot. Depois que fiz as alterações no startup-manager, a tela do Grub voltou a aparecer com todas as opções (inclusive o Windows).
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Foxubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: "Monitor fora de Escala" versão 11.10
« Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2012, 12:42 »
Estava tentando varias coisas, pensei em até comprar um monitor novo e jogar o antigo no lixo, mas tem um programa no Linux que eu achei muito importante, tão importante que achei melhor que o startup manager, é o burg.
Já estava tentando a dias tentar tirar o monitor fora de escala, usei o startup manager e mesmo assim o monitor continuava com defeito, me surpreendi pelo fato de que não sabia mas o que fazer, até que descobri o burg e resolveu tudo e de maneira pratica sem nada de configuração avançadas, fácil de usar, instalar e configurar.

2.1 - NO UBUNTU, abra o terminal de comandos em Aplicativos > Acessórios > Terminal e digite os comandos:
sudo add-apt-repository ppa:bean123ch/burg
2.2 - Em seguida, digite no prompt o comando de atualização de pacotes:
sudo apt-get update
2.3 - Após alguns minutos, iniciamos a instalação do BURG  e seu pacote de temas, digite:
sudo apt-get install burg burg-themes
Você agora precisa instalar o BURG no MBR (Master Boot Record) do seu disco ou diretamente na partição atual do Ubuntu, conforme anotado no PRIMEIRO PASSO.
2.4 - Então, direto na MBR, digite os comandos no Terminal:
sudo burg-install "(hd0)"
OBS: (hd0 é referente ao Master Boot Record do disco no qual esta sendo instalado o Burg)
PRONTO! TERCEIRO PASSO: Vamos aos Temas
3.1 - No terminal, digite os comandos:
gksu gedit /etc/default/burg
fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-o-BURG-no-Ubuntu-10.04-LTS

Instalando o BURG
Agora abra o terminal do seu sistema em:
Aplicativos > Acessórios > Terminal
Então execute o comando:
$ sudo apt-get install burg
Espere baixar e instalar. Depois você precisa instalar ele na MBR da sua máquina para que ele inicie com o computador. Então digite o comando:
$ sudo burg-install /dev/sda
Agora que foi instalado na MBR você deve executar o comando a seguir para ele atualizar a lista de sistemas operacionais do seu computador:
$ sudo update-burg
FONTE: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-o-BURG-no-Ubuntu-10.04-LTS

outros: https://help.ubuntu.com/community/Burg
esse aqui funcionou da ultima vez.
http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/burg

ATENÇÃO:
por fim, veja meu topico muito bem relacionado:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,96405.0.html

« Última modificação: 16 de Junho de 2012, 15:13 por Foxubuntu »
Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado.
Steve Jobs