Autor Tópico: Virtualização de firewall e proxy  (Lida 2869 vezes)

Offline victor.rebli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Virtualização de firewall e proxy
« Online: 31 de MAR?O de 2011, 22:32 »
Bem pessoal, antes de mais nada eu gostaria muito colocar o firewall e o proxy rodando em uma máquina fisíca.

Porém, diante da falta de recursos(a empresa está com dificuldades em comprar máquina), eu estou pensando em virtualizar o servidor que iria atuar como proxy e firewall.

Eu gostaria de obter recomendações dos senhores quanto a isso.
Possíveis riscos, benefícios, tecnologias de virtualização que seria mais adequada, etc.

A rede possui 30 PCs, sendo que a empresa utiliza um sistema web , hospedado fora da estrutura da empresa, mais trafego de emails.
Fora isso, o trafégo é majoritariamente local.

Att, Victor
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2011, 22:39 por victor.rebli »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Virtualização de firewall e proxy
« Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2011, 21:07 »
Olha, eu não acho muito recomendável. Pelo simples motivo: a rede não vai estar conectada diretamente ele (a menos que seja uma conexão 3G).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline victor.rebli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Virtualização de firewall e proxy
« Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2011, 22:19 »
Olha, eu não entendi a relação coloca por você.

Na realidade, seja qual for a tecnologia de internet, a máquina virtual iria assumir uma indentidade única na rede, que a partir dela, eu iria colocar o roteador
para atuar como bridge, com algumas configurações básica de rede, como dhcp, todos iriam passar pela máquina virtual.

Att, Victor





Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Virtualização de firewall e proxy
« Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2011, 23:59 »
Mas a rende não está conectada diretamente a ele. Vc não tem como obrigar os usuários a passar pelo firewall. Coloque-me nesse rede e eu arrumo um jeito de burlar em 5min.

Vc vai dizer "ah, mas o Zekkerj é um usuário experiente, meus usuários não têm essa experiência". E daí? Só vc sabe consultar nos fóruns como resolver seus problemas? ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D