Autor Tópico: O que preciso saber para ter o sistema na minha mão e não o contrário???  (Lida 5693 vezes)

Offline feeble

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Olá,

Gostaria de pedir algumas dicas em relação a segurança e em manter o controle do que se passa no sistema:

Quais pacotes são seguros instalar e quais não?

Que tarefa posso utilizar para fazer uma varredura no sistema, e como posso saber o que é útil no sistema, e o que está ocupando espaço ou provoca reações desagradáveis no funcionamento do SO?

Qual a base preciso ter para obter controle do SO? E como saber o que estou instalando?

Essa série de dúvidas surgiu com algumas páginas que andei lendo, de que não se deve confiar em pacotes alheios até mesmo da central. Isso seria verdade?
« Última modificação: 16 de Agosto de 2013, 01:03 por feeble »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: O que preciso saber para ter o sistema na minha mão e não o contrário???
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2013, 01:35 »
Ler.
Ler.
Ler.

Depois, ler um pouco mais.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Creto

  • Visitante
Re: O que preciso saber para ter o sistema na minha mão e não o contrário???
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2013, 05:08 »
Olá,

Além do que disse o zekkerj, procurar nos comandos do terminal Linux as poderosas ferramentas que o APT lhe oferece, um bom, senão a prioridade começar por aqui
http://www.guiafoca.org/

Bons estudos!

T+

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O que preciso saber para ter o sistema na minha mão e não o contrário???
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2013, 07:11 »
Ler.
Ler.
Ler.

Depois, ler um pouco mais.


+1

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: O que preciso saber para ter o sistema na minha mão e não o contrário???
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2013, 12:56 »
Ler.
Ler.
Ler.

Depois, ler um pouco mais.


Exatamente, essa é a base de todo conhecimento.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: O que preciso saber para ter o sistema na minha mão e não o contrário???
« Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2013, 17:44 »
Ler.
Ler.
Ler.

Depois, ler um pouco mais.


Exatamente, essa é a base de todo conhecimento.

Concordo em partes.

Ler é 50% importante, os outros 50% ficam por conta de:

Colocar em prática o que leu;
Colocar em prática o que leu;
Colocar em prática o que leu;

Depois, além de colocar mais em prática o que leu, tentar também aquilo que não leu, começar a fazer suas descobertas por conta própria...

Ps.: Eu por exemplo com 6 anos usando só Linux, considero ainda não ter 5% do sistema "em minhas mãos", tenho muito ainda para aprender (e olha que trabalho com servidores, várias distribuições, 'programo' em algumas linguagens...)

Ou seja: é um looooooongo e complicado caminho (mas nem pro isso menos prazeroso)

Creto

  • Visitante
Re: O que preciso saber para ter o sistema na minha mão e não o contrário???
« Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2013, 17:50 »
Mas "Tio" e se eu não souber inglês, me resta:

meter a mão na massa por conta propria?

ih, ...

T+
« Última modificação: 16 de Agosto de 2013, 17:51 por Creto »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: O que preciso saber para ter o sistema na minha mão e não o contrário???
« Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2013, 17:52 »
Ler pra entender o problema é igual formatar uma máquina windows e instalar o Ubuntu no lugar... não resolve o problema, mas é um bom começo. ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: O que preciso saber para ter o sistema na minha mão e não o contrário???
« Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2013, 11:35 »
Mas "Tio" e se eu não souber inglês, me resta:

meter a mão na massa por conta propria?

ih, ...

T+

Kkkkkk, desculpe, mas até hoje dou risada quando ouço alguém falar que gosta e/ou quer trabalhar com TI, mas o problema é que não sabe inglês. Obviamente não é necessário ser fluente, mas um inglês básico, ao menos ao nivel técnico justamente para ler manuais é praticamente obrigatório.

(Apesar que o Google Translator pode talvez ajudar um punhado atualmente)

Creto

  • Visitante
Re: O que preciso saber para ter o sistema na minha mão e não o contrário???
« Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2013, 12:31 »
Kkkkkk, desculpe, mas até hoje dou risada quando ouço alguém falar que gosta e/ou quer trabalhar com TI,
Mas o meu trabalho com "TI" é apenas para uso próprio e a mexeção de PCs que obtive o tal certificado do SENAI, kkkk
mas o problema é que não sabe inglês. Obviamente não é necessário ser fluente, mas um inglês básico, ao menos ao nivel técnico justamente para ler manuais é praticamente obrigatório.
Mas tenho o básico "Tio F..." aquele sabe?!!! The book is on the table, brincadeira, mas tenho sim mas tem aquelas palavras que sou-burro-demais-podedar-um-zero-pra-mim haha
(Apesar que o Google Translator pode talvez ajudar um punhado atualmente)
É as vezes ajuda, as vezes nem rezando

Agora um off:
Agora que você voltou a frenquentar o Fórum Ubuntu - PT e sabe como é tu tens as "estrelinhas verdes" ai, tenho que parar de te chamar de "Tio F..."???

T+

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: O que preciso saber para ter o sistema na minha mão e não o contrário???
« Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2013, 14:08 »
(...)
Agora um off:
Agora que você voltou a frenquentar o Fórum Ubuntu - PT e sabe como é tu tens as "estrelinhas verdes" ai, tenho que parar de te chamar de "Tio F..."???

T+


Kkkkk... estas "estrelinhas verdes" não são nada demais, não me fazem diferente de ninguém aqui (e nem em outros lugares); quanto a parar de chamar de "Tio F..", isso é coisa do Titio barrigudo clcampos, até já me acostumei...

Agora voltando ao assunto proposto no tópico: Estudo permanente, prática e dedicação, e infelizmente (ou felizmente, dependendo da perspectiva de cada um) sempre teremos muito a aprender.

São poucas as pessoas que realmente podem dizer que têm o sistema completamente em suas mãos, este sim podem realmente serem chamados de: "Verdadeiros Hackers".

Creto

  • Visitante
Re: O que preciso saber para ter o sistema na minha mão e não o contrário???
« Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2013, 19:00 »
Agora voltando ao assunto proposto no tópico: Estudo permanente, prática e dedicação, e infelizmente (ou felizmente, dependendo da perspectiva de cada um) sempre teremos muito a aprender.

São poucas as pessoas que realmente podem dizer que têm o sistema completamente em suas mãos, este sim podem realmente serem chamados de: "Verdadeiros Hackers".
É isso ai sim amigo (s), teve dias em que para apenas aprender hehe (ou tentar) dominar o minimo dos comandos do terminal para uso doméstico, passava o dia lendo as vezes entrando pela noite e com isso causando certa briga aqui com a "patroa".

Sempre preferi o terminal, pois lá sei de onde vem, para onde vai o que estou instalando no meu PC (carroça), alguns sabem o certo "cri-cri" que tenho por centrais de programas como as do ubuntu e mint, por serem pesadas demais para meu (minhas) carroças. Aplicativos de atualização/instalação de pacotes no máximo que uso é o bom/velho/único "Synaptic" e ainda assim muito as vezes.

Então para se ter dominio "do que se gosta de fazer" é ler, ler e pôr em prática o que se lê.

E eu nem sei nada, mas para o meu uso só quebro o bicho quando me arrisco a querer virar o tal "verdadeiro hacker" kkkk

PS: Felix olha que as estrelinhas dele são de outra cor mais significativas kkkkkkkk

T+

T+