Autor Tópico: Sem a opção "formatar"  (Lida 6166 vezes)

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Sem a opção "formatar"
« Online: 01 de Junho de 2007, 22:38 »
Olá amigos,

sou novo no Linux e estou com algumas perguntas...

Quando eu clico no ícone correspondente a alguma mídia removível (como disquete, pen-drive) com o botão direito do mouse, não aparece a opção formatar. Alguém sabe o que fazer.

Além disso, o sistema de arquivos do meu pen-drive está corrompido e por isso o ubuntu não consegue montar a mídia. Quando eu conecto no pc, o ícone aparece no computador, mas ao pedir para montar, ele diz que não encontrou o dispositivo. Preciso formatá-lo mas como descrevi acima, estou com problemas na interface gráfica. Alguém sabe o diretório no /dev onde é montado o pen-drive para que eu possa formatá-lo através de linha de comando?

Abraços,

Legendário

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Sem sucesso
« Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2007, 00:29 »
Olha, não tive sucesso na empreitada...

Além disso, gostaria que a opção formatar aparecesse quando eu clicasse com o botão direito do mouse, o que não acontece.

Quanto as instruções que você deu, não foi possível nem chegar ao final pois quando eu tentei digitar
Código: [Selecionar]
modprobe usb-ohcirecebi a seguinte resposta:
Código: [Selecionar]
FATAL: Module usb_ohci not found.
Será que alguém consegue me ajudar?

Offline Franco Almeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Sem a opção "formatar"
« Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2007, 21:57 »
Olá amigos do forum,

Como no caso do Legendario, o meu Feisty não apresenta a opção formatar ao acessar o menu Locais > Computador e clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do Drive de disquete. Além disso no menu Aplicações > Ferramentas do Sistema não aparece o Formatador de disquetes. Já pesquisei aqui no forum,  e  google e não encontrei dica alguma. Será que está faltando a instalação de algum pacote? Já revirei os pacotes para gnome no synaptic e não vi nada relacionado a formatar disquetes, exceto o gnome-utils, que instalei mas não resolveu o problema.

Se alguém poder ajudar serei grato.

Abs,

Franco
Disposto a aprender, disposto a compartilhar

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Sem a opção "formatar"
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2007, 22:21 »
Primeiro da um: $ sudo rmdir pen  ( apagará a pasta criada anteriormente)

Primeiro aprenda a localizar seu pendrive tanto no /dev como na pasta seja /mnt ou /media.
Para localizar seu pendrive primeiro plugue ele.
No desktop do ubuntu vá em "Local" 'computador"  'Sistema de arquivos" e veja se existe alguma pasta sdx ou na pasta "media" ou "mnt"
--provavelmente ele estará montado em /mnt/sdax   ou /media/sdax
(o x é um numero, veja qual é o seu, no meu é 0)mas, verifique onde ele está montado.

Para localizar na /dev
Inicialmente, você precisa plugar o pendrivre e verificar a qual dispositivo ele está associado.

$ sudo fdisk -l

Disk /dev/sdb: 1 GB, 515899392 bytes
16 heads, 32 sectors/track, 1968 cylinders
Units = cylinders of 512 * 512 = 262144 bytes

   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
   /dev/sdb1   *           1        1968      503792    e  W95 FAT16 (LBA)

ANTES DE ENTRAR NO SITE ABAIXO LEIA TUDO O QUE ESCREVI.
http://www.guiadohardware.net/comunidade/formatar/700352/
Este Site responde exatamente a sua pergunta. quando eles mandarem no site editar fstab digite:
$ sudo gedit /etc/fstab     (respeite os espaços) Não digite $ ele só serve para indicar que vc é usuario comum. O símbolo #mostra que voçê deverá estar como root. Abaixo ensina acessar root como su. Para entrar como root digite:
$ su
depois digite a senha de root:
Se não tiver usuário root ainda, digite:
$ sudo su
depois digite a senha de root:

IMPORTANTE sempre que for desplugar o pendrive, câmera digital, disquete desmonte primeiro a partição com umount, senão poderá perder dados.

Para montar pendrives. O site abaixo não tem erro. Só na hora de editar não use editor "pico" use "gedit"
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=7039
 
Agora é contigo... te mostrei como localizar sua unidade do pendrive no /dev e na pasta mnt ou media.
Mostrei o primeiro site que mostra como formatar a unidade corretamente.
E no último site como montá-lo corretamente. Na teoria não deve haver erros.


« Última modificação: 06 de Junho de 2007, 23:13 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Ok, e o gfloppy
« Resposta #4 Online: 07 de Junho de 2007, 01:39 »
OK, consegui formatar o pen-drive e refazer o sistema de arquivos... mas e o gfloppy??? Não consigo acessar o gfloppy, pois como eu relatei anteriormente, quando eu clico com o botão direito sobre disquete ou pen-drive, não há a opção formatar. Já reinstalei o gnome-utils, mas não teve sucesso.

Há alguma maneira de resolver isso???

De qualquer forma, muito obrigado pela atenção que você vem despreendendo para ajudar-nos.

Obrigado,

Legendário

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Sem a opção "formatar"
« Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2007, 17:57 »
Primeiro entre num terminal e digite:
$ cd /media/
$ ls
Este comando ls listará os diretórios veja se encontra além de floppy algum "floppy0"
Se tiver apenas "floppy" vamos criar uma pasta "floppy0"
(Importante se não tiver nenhum "floppy" na pasta "media" veja se está na pasta "mnt" caso esteja na mnt é só substituir tudo aqui que diz "media" por "mnt")
CRIAR PASTA "floppy0"
$ sudo mkdir /media/floppy0   (O comando mkdir criará uma pasta)
$ sudo gedit /etc/fstab                e confira a existência dessa linha :

 /dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0     

Se não tiver essa linha com fd0 copie essa acima. Se tiver uma linha similar delete e coloque essa acima.
Feche e salve o arquivo.
Coloque uma disquete de preferência com algum arquivo dentro. E veja se não está corrompido senão não abrirá nem que
a vaca tussa.
Depois digite no terminal:

$ sudo mount /dev/fd0 /media/floppy0

ESPERA UNS 20 SEGUNDOS NO MAXIMO, e veja se apareceu o ícone do floppy no desktop:
Dê um duplo clique no ícone e navegue.
IMPORTANTE SEMPRE ANTES DE TIRAR O DISQUETE desmontar a unidade:
$ sudo umount /dev/fd0 /media/floppy0

Sempre que quiser acessar novamente um disquete, coloca o disquete primeiro na unidade do drive e digite sempre depois:
$ sudo mount /dev/fd0 /media/floppy0

Se não tiver permissão para acessar o disquete digite no terminal:
$ sudo shmod 777 /media/floppy0
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Franco Almeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Sem a opção "formatar"
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2007, 02:24 »
Caro ucastrobr,

No meu caso, consigo montar o disquete pelo menu Locais > computador > Drive de disquete, tanto com um duplo clique como com o botão direito do mouse sobre ele. O que não aparece quando clico com o botão direito do mouse sobre o drive de disquete é a opção formatar. Também não aparece a opção Formatador de disquete no menu Aplicações > Ferramentas do Sistema. Já instalei o pacote gnome-utils mas não resolveu.  Quando acesso a pasta /usr/lib, só aparece o  excutável do dicionário: gnome-dictionary-applet.
O que necessito é acessar o Formatador de disquete, porque simplismente não consigo formatar disquetes em modo gráfico. A propósito no seu Feisty aparece a opção formatador de disque em Aplicações > Ferramentas do Sistema?

Se você ou mais alguém tiver a solução, favor postar aqui.

[ ]s,

Franco
Disposto a aprender, disposto a compartilhar

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Sem a opção "formatar"
« Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2007, 14:57 »
Para formatar um disquete é simples basta digitar num terminal o simples comando:
$ mkfs.ext2 -c /dev/fd0         
IMPORTANTE: O disquete deve estar dentro da unidade do drive do disquete, mas sem o disquete estar montado.

Além de programas de formatação em modo texto, existem outros para ambiente gráfico (X11)
que permitem fazer a mesma tarefa.
Entre os diversos programas destaco o gfloppy que além de permitir selecionar se o disquete
será formatado para o GNU/Linux (ext2) ou DOS (FAT12), permite selecionar a capacidade da
unidade de disquetes e formatação rápida do disco.

Agora para deletar apenas algum arquivo do disquete com o disquete montado, basta entra nele tipo:
$ cd /media/floppy0        ( O meu floppy está em "media" o seu pode estar em "mnt" )
$ls
$ sudo rm -r (nome do arquivo ou pasta que quer deletar)
« Última modificação: 11 de Junho de 2007, 16:37 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: Sem a opção "formatar"
« Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2007, 23:43 »
Caro Ucastrobr,

Agradeço muito a sua tentativa de ajudar-nos, porém creio que estamos tendo um problema de comunicação aqui... O que eu e o Francisco (é isso mesmo?) Almeida estamos tentando dizer é que não estamos conseguindo abrir o gfloppy. Já reinstalamos o gnome-utils, que contem o gfloppy, mas a opção não aparece quando se clica com o botão direito sobre uma mídia removível. Além disso não há nenhum comando para acessá-lo. Acho que tanto eu quanto o outro usuário conseguimos nos virar no comandos, o problema agora realmente se resume a acessar o gfloppy.

De qualquer forma, muito obrigado,

Legendário

Offline snooze

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Sem a opção "formatar"
« Resposta #9 Online: 12 de Junho de 2007, 00:54 »
Estranho... no meu gnome-utils apesar da descrição informar que gfloppy está contido no pacote, na lista de arquivos instalados não existe qualquer referência ao gfloppy.

Ao que parece o Ubuntu não incluiu o gfloppy no gnome-utils. E nem em lugar algum.
Ubuntu 8.04 Hardy Heron
MoBo Intel D102GGC2 | Processador Intel Celeron 3,06Ghz | Memória 512DDR2 533mhz | Video ATI Radeon XPRESS 200 | Audio Realtek ALC833 (HDA ATI SB) | Rede Realtek 8101L | Modem Agere V.92 56k

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Sem a opção "formatar"
« Resposta #10 Online: 13 de Junho de 2007, 00:21 »
O gfloppy está com bug, teria que compilar na mão mas é complicado, o negócio é esperar o Ubuntu 7.10.
Enquanto isso pode-se usar o Kfloppy, instala e chama ele no terminal.
Não é mesma coisa que clicar com a direita, mas já é um aplicativo de modo gráfico.
Mesmo assim, o melhor é sempre nos comandos, é mais rápido, mais eficiente, além do que depois que você acostuma vira vício. Exemplo eu não consigo desligar o sistema simplesmente apertando o ícone de desligar.
Sempre digito:
$ sudo shutdown -h now  (para desligar)
$ sudo shutdown -r now (para reiniciar)
É bom baixar o Guia foca nível intermediário-avançado e sempre dar uma lida em vez em quando.
Com 10 minutos por dia vocês aprenderão muito.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")