Autor Tópico: Pergunta besta: Swap no Linux  (Lida 3161 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Pergunta besta: Swap no Linux
« Online: 04 de Maio de 2008, 12:56 »
Pra turma que sabe de montão, poderiam me responder pq o Ubuntu (e o Linux), ao invés de usar a memória física real da máquina pra fazer as coisas, gosta de usar também a swap? Que eu saiba, a swap (ou arquivo de troca) seria para suprir a máquina de memória extra e que apenas deveria ser usada qdo não houvesse mas memória dita "normal" disponível, não? Então pq, pelo menos estou vendo aqui, tendo 2GB de memória e só 20% ocupados a swap já está sendo usada em 7% (coloquei 300MB de swap)? Se ainda fosse em 60% ou 70% de memória física ocupada eu não dizia nada, mas só 20%?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Pergunta besta: Swap no Linux
« Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2008, 13:23 »
velox,

Particularmente não uso swap com mais de 500 mb de RAM, no seu caso então, com dois 2gb não faz nenhuma falta.

O swap não é obrigatório.

Offline Rogerio Mancilia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Pergunta besta: Swap no Linux
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2008, 13:25 »
Bom dia velox256!
O uso do disco para auxílio de memória não é exclusividade do Linux, o Windows também o faz. A diferença é que no windows você não define quanto do espaço em disco será utilizado (pelo menos não durante a instalação, exatamente por isso que se recomenda aumentar a capacidade de disco quanto este tem 80% de utilização).

Sobre o tamanho do swap é indicado que este tenha o dobro da RAM, se você tem 2GB de RAM seu Swap deveria ter 4GB.

Espero ter ajudado!

Boa sorte!
Ubuntu 8.04 (32bits)
Asus M2NPV-VM, AMD Atlhon64 X2 Dual-Core 4400
2 GB DDR2 667, sata 80, sata 190, ide 20
GeForce 7300GS - DVD RW LG - Samsung 732n Plus. Som onboard

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Pergunta besta: Swap no Linux
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2008, 14:05 »
...Sobre o tamanho do swap é indicado que este tenha o dobro da RAM, se você tem 2GB de RAM seu Swap deveria ter 4GB....

Ai não dá Rogério..swap é uma questão também de pensar e agir.

Regras até um certo ponto vale.

Se vc tiver 256 de ram eu concordo que o valor do swap deva ser o dobro..mas a partir do momento que vc tem 1 giga de ram em diante, 500 de swap está bom demais. (Isso para mim..até que me provem o contrário.)

Se falaram que o valor da swap tem que ser o dobro, vc acha que eu levaria isso ao pé da letra, aplicando este cálculo em um micro tivesse 4Giga de ram??


valeu.
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Pergunta besta: Swap no Linux
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2008, 14:47 »
@velox256

Desabilite a tua partição SWAP desde que com 2GB (eu também tenho essa valor em duplo canal) você não precisará de memória auxiliar, sem contar que o desempenho usando o SWAP é bem pior do que usando a memória física... ;)

Sds,

Danpos.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Pergunta besta: Swap no Linux
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2008, 14:54 »
velox,

Me desculpe, acho que minha resposta desviou um pouco o foco da discussão.

Peço aos usuários que se atenham ao pedido do tópico.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,6394.0.html

Esse tópico é muito bom, vale a pena dar uma lida, embora não resolva seu problema especificamente. Mas leia até o final, ou melhor leia de trás para frente.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Pergunta besta: Swap no Linux
« Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2008, 15:11 »
@velox256

Desabilite a tua partição SWAP desde que com 2GB (eu também tenho essa valor em duplo canal) você não precisará de memória auxiliar, sem contar que o desempenho usando o SWAP é bem pior do que usando a memória física... ;)

Sds,

Danpos.

Isso é relativo. Tenho um processador Sempron 2400+ e tinha uma memória de 512MB ddr (tinha porque queimou e agora eu voltei com minha antiga memória de 256MB), com 2GB de swap (aliás, não se pode aumentar o swap para além de 2GB). A prioridade padrão da swap é de 60%, e eu tinha problemas de lentidão e travamentos constantes aqui com essa taxa, mesmo com 512MB de ram. Aumentei a prioridade do swap para 100%, e o desempenho do PC simplesmente decolou. Não estou falando de uma simples melhora, mas de uma mudança radical mesmo. O firefox parou de fechar sozinho, os programas passaram a abrir mais rápido, o Synaptic nem se fala (a tela costumava escurecer por causa de um plugin do compiz que faz isso quando o programa demora a responder, o que simplesmente acabou depois da mudança no swap).

É como se o meu PC desafogasse com o uso da swap. Ao que parece, o meu HD de 7200 rpm também ajudou muito nisso, aliado ao fato de eu ter um processador e memória antigos. Mas ainda acho que isso é relativo porque, na prática, para quem tem uma máquina muito melhor do que a minha, colocar a swap a 100% pode não fazer nenhum diferença, ou até atrapalhar.

Li em outros fóruns que essa questão é mais controversa do que se imagina. Havia um cara (num fórum em inglês) que tinha uma super-máquina, mas que usava e defendia ferrenhamente o uso da swap a 100%, garantindo que era melhor para o desempenho do PC.

Bom, sugiro que outras pessoas tentem mudar a swap para que a gente possa ter uma posição melhor a respeito disso.

Abraços.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Pergunta besta: Swap no Linux
« Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2008, 15:22 »
Fiz uns testes aqui, tirando e colocando a swap, aumentando pra 100% e coisa e tal, joguei Enemy Territory, ripei DVD e cd de áudio ao mesmo tempo que navegava na Internet e ouvia mp3 e coisa e tal antes e depois das alterações e não vi diferença nenhuma, talvez por ter 2GB de RAM e uma máquina boa, mas a explicação do AlexBR deu pra sacar qual o tipo de uso da swap que o Linux dá.
Mas que é engraçada essa "relação" da swap no Linux, isso é, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Pergunta besta: Swap no Linux
« Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2008, 15:24 »
@vinicius_aleao

Você não entendeu o meu post (confesso que lendo novamente parece não estar claro). Vou esclarecer: com 2GB de MEMÓRIA FÍSICA INSTALADA você NÃO PRECISA DE SWAP. Eu tenho esse valor (dois pentes de 1GB cada em duplo canal - 'dual channel' como costuma-se chamar) e o meu hd só acessado para buscar os programas e carregá-los na memória física e em operações de E/S usuais. Mesmo naquelas operações onde há uso intensivo de processador e uso de memória (edição de vídeo digital, com processamento de vídeo, áudio, legendas como encontramos ao compilar DVDs - que costumava fazer com mais freqüência - não consegui exaurir os recursos da memória física), esse valor da conta do recado. Portanto, reitero: com 2GB de memória física (RAM) você não precisa de SWAP.

Sds,

Danpos.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Pergunta besta: Swap no Linux
« Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2008, 15:26 »
velox,

Engraçado mesmo é que o comportamento muda de sistema para sistema. O gerenciamento aqui sempre usou muito pouco o Swap, só nos casos extremos de falta de memória. Estou com 512 agora e dificilmente é usada a Swap, com 1 Gb eu nem usava Swap e nunca tive problemas, mesmo fazendo uso pesado do sistema.

Offline Rogerio Mancilia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Pergunta besta: Swap no Linux
« Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2008, 15:34 »
Boa tarde aos colegas!

Acho que me expressei mal, quando digo "indicado" uso como sinônimo de "sugerido" e não de "obrigatório"!

Eu tenho 2GB (dual channel) de memória e um swap de 2GB (se tivesse 4GB também não vejo problema, claro que isso depende também do tamanho do seu HD).

Nunca fiz testes para saber se ganho ou perco algum desempenho com isso.

ps: Juro que o intuito não era de gerar polêmica (mas até que é legal. rsrs)

Boa sorte!
« Última modificação: 04 de Maio de 2008, 15:37 por Rogerio Mancilia »
Ubuntu 8.04 (32bits)
Asus M2NPV-VM, AMD Atlhon64 X2 Dual-Core 4400
2 GB DDR2 667, sata 80, sata 190, ide 20
GeForce 7300GS - DVD RW LG - Samsung 732n Plus. Som onboard

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Pergunta besta: Swap no Linux
« Resposta #11 Online: 04 de Maio de 2008, 19:16 »
Ai não dá Rogério..swap é uma questão também de pensar e agir.

Regras até um certo ponto vale.

Se vc tiver 256 de ram eu concordo que o valor do swap deva ser o dobro..mas a partir do momento que vc tem 1 giga de ram em diante, 500 de swap está bom demais. (Isso para mim..até que me provem o contrário.)

Se falaram que o valor da swap tem que ser o dobro, vc acha que eu levaria isso ao pé da letra, aplicando este cálculo em um micro tivesse 4Giga de ram??


valeu.
7355

To com o Fabio nesse quesito!

Eu tenho 2Gb de RAM nos meus equipamentos e sempre mantenho uma partição swap por achar que não custa nada, mas ela nunca é maior que 512Mb.

Agora minha swap nunca é usada, então não entendo o porque do sistema do velox256 estar usando tanto a swap, ainda mais porque ele tem 2Gb de RAM.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Pergunta besta: Swap no Linux
« Resposta #12 Online: 04 de Maio de 2008, 22:13 »
@vinicius_aleao

Você não entendeu o meu post (confesso que lendo novamente parece não estar claro). Vou esclarecer: com 2GB de MEMÓRIA FÍSICA INSTALADA você NÃO PRECISA DE SWAP. Eu tenho esse valor (dois pentes de 1GB cada em duplo canal - 'dual channel' como costuma-se chamar) e o meu hd só acessado para buscar os programas e carregá-los na memória física e em operações de E/S usuais. Mesmo naquelas operações onde há uso intensivo de processador e uso de memória (edição de vídeo digital, com processamento de vídeo, áudio, legendas como encontramos ao compilar DVDs - que costumava fazer com mais freqüência - não consegui exaurir os recursos da memória física), esse valor da conta do recado. Portanto, reitero: com 2GB de memória física (RAM) você não precisa de SWAP.

Sds,

Danpos.

Desculpe, danpos, eu deveria ter citado antes apenas o trecho do seu post a que eu me referia:
Citar
sem contar que o desempenho usando o SWAP é bem pior do que usando a memória física... Piscada

Portanto, eu não estava falando da necessidade de swap, isso daí eu entendi perfeitamente, mas do fato de o desempenho da swap ser melhor ou pior em relação à memória RAM. No meu caso, eu tenho melhor desempenho usando bastante swap do que usando bastante RAM...

Abraço!

EDIT:

Aliás, agora que eu voltei a ter apenas 256MB de RAM, não deixo nunca minha swap a menos de 100%. Com isso, já consegui ter 800MB ocupados na swap e uns 150MB ocupados no meu pente, e o sistema se manteve superestável (não exatamente ágil, mas...), coisa que eu nunca conseguia com a swap a 60%, quando ocorriam travamentos, erros, o inferno todo. Siceramente, acho que quem tem um caso parecido com o meu, deve considerar ter 2GB de swap com prioridade em 100%.
« Última modificação: 04 de Maio de 2008, 22:20 por vinicius_aleao »