Autor Tópico: Dual boot em notebook com Windows 7 de fábrica  (Lida 1438 vezes)

Offline GuiAugBA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Dual boot em notebook com Windows 7 de fábrica
« Online: 11 de Junho de 2012, 18:08 »
Boa noite a todos.

Fico feliz pois a alguns meses comecei a usar o Ubuntu e me atendeu perfeitamente em todas as minhas necessidades (e muito mais) que havia no Windows. (Sou suspeito de falar do Ubuntu, ele é demais).

A minha dúvida deve ser simples aos que são veteranos em Ubuntu, as quais são:

1. Pretendo comprar um notebook que vem com Windows 7. O notebook em questão é excelente em desempenho gráfico e sem falar que terá o Windows 7 original, o que possibilitaria a minha usabilidade, pois não tenho interesse em usar crackeado (sou contra a pirataria). Então, somado a esse fator, gosto bastante de jogos e tenho grande interesse nos jogos atuais (2010/2011), sendo que eles rodarão (em perfeita jogabilidade) no notebook que irei comprar. Por fim, "quero saber se é possível instalar o Ubuntu sem remover o Windows 7 vindo no notebook".
2. Sou leigo em Dual boot. Gostaria de saber se a vida útil do HD pode ser reduzida com a aplicação do Dual Boot. Desejo entender se o Dual boot, de alguma maneira, irá reduzir algo no notebook.

Informações do notebook em relação a HD, memória RAM, processador e placa de vídeo (para ajudar):

Armazenamento: 500GB S-ATA 5400 rpm
Memória: 4GB DDR3 (Dual-Channel). Expansível até 8GB.
Processador: AMD Quad Core A6-3420M Clock: 1.5GHz (Turbo Boost: 2.4GHz)
Placa de vídeo: AMD RadeonTM HD6520G

Desde já, meus sinceros agradecimentos a todos e a minha expectativa é de, além de ser ajudado, ajudar também.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Dual boot em notebook com Windows 7 de fábrica
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2012, 18:23 »
Uso dual-boot desde 2008 e até hoje meus hd´s funcionam perfeitamente.
Como fazer dual-boot:
http://www.tecmundo.com.br/linux/3140-como-fazer-dual-boot-com-windows-7-e-ubuntu-9-10.htm

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Dual boot em notebook com Windows 7 de fábrica
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2012, 18:52 »
Não altera nada no desempenho ou durabilidade do HD. Aliás, até garantirá que pelo menos uma parte dele (a parte em que ficará o Linux) nunca terá badblocks, pois nunca irá ficar fragmentada. No Windows constantemente o usuário precisa fazer desfragmentações do sistema, isso é uma das coisas que mais causa danos no HD, os famosos badblocks, que quando atingem determinado número torna o HD inutil para se instalar um sistema.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Dual boot em notebook com Windows 7 de fábrica
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2012, 19:04 »
Citar
nunca terá badblocks, pois nunca irá ficar fragmentada.

O ext4 também fragmenta, bem pouco, mas fragmenta. Nenhum tipo de sistema de arquivos está livre a fragmentação ao longo do tempo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Dual boot em notebook com Windows 7 de fábrica
« Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2012, 19:24 »
No ext4 a fragmentação é irrisória (necessário mais de um ano de uso para apresentar uma porcentagem relevante como... 3%, rsrs) e é corrigida pelo próprio sistema com o tempo. Não é nem de longe como ocorre em um Windows. No windows se semanalmente desfragmentar o pc provavelmente manterá certa integridade do HD.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline GuiAugBA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Dual boot em notebook com Windows 7 de fábrica
« Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2012, 20:24 »
Obrigado pelas contribuições de todos.

Está resolvido. Todas as dúvidas que foram expostas por mim estão sanadas.

Se Deus permitir, comprarei o notebook e farei Dual boot com consciência tranquila.

Obrigado a todos.