Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - hugoleal85

Páginas: [1] 2 3 ... 76
1
System:
  Host: hugoubuntu-Nitro-AN515-54 Kernel: 5.15.0-46-generic x86_64 bits: 64
    Desktop: GNOME 42.2 Distro: Ubuntu 22.04.1 LTS (Jammy Jellyfish)
Machine:
  Type: Laptop System: Acer product: Nitro AN515-54 v: V1.33
    serial: <superuser required>
  Mobo: CFL model: Octavia_CFS v: V1.33 serial: <superuser required>
    UEFI: Insyde v: 1.33 date: 11/17/2020
Battery:
  ID-1: BAT1 charge: 47.6 Wh (100.0%) condition: 47.6/58.8 Wh (81.1%)
CPU:
  Info: quad core Intel Core i5-9300H [MT MCP] speed (MHz): avg: 1075
    min/max: 800/4100
Graphics:
  Device-1: Intel CoffeeLake-H GT2 [UHD Graphics 630] driver: i915 v: kernel
  Device-2: NVIDIA TU117M [GeForce GTX 1650 Mobile / Max-Q] driver: nvidia
    v: 515.65.01
  Device-3: Quanta HD User Facing type: USB driver: uvcvideo
  Display: x11 server: X.Org v: 1.21.1.3 driver: X:
    loaded: modesetting,nvidia unloaded: fbdev,nouveau,vesa gpu: i915
    resolution: 1: 1920x1080~60Hz 2: 1920x1080~60Hz
  OpenGL: renderer: Mesa Intel UHD Graphics 630 (CFL GT2)
    v: 4.6 Mesa 22.0.5
Network:
  Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet
    driver: r8169
  Device-2: Intel Wi-Fi 6 AX200 driver: iwlwifi
Drives:
  Local Storage: total: 1.26 TiB used: 16.7 GiB (1.3%)
Info:
  Processes: 304 Uptime: 3h 51m Memory: 15.47 GiB used: 2.78 GiB (18.0%)
  Shell: Bash inxi: 3.3.13


Tudo funcionando maravilhosamente bem, inclusive controlando perfeitamente o sistema dual GPU e mais o monitor externo.

2
Café com Ubuntu / Crescimento do market share do Linux
« Online: 28 de Novembro de 2017, 22:16 »
Nos últimos dois anos (em especial nos últimos 6 meses) o nosso querido pinguim vem apresentando um crescimento no Market share bastante interessante.

Historicamente o market share do Linux entre os desktops girava em torno de 1% a 1,5% (ao contrário do mercado mobile, onde ele é soberano com o Android já há alguns), mas nos últimos 24 meses esse número praticamente dobrou, girando por volta de 3% na atualidade.

Obviamente ainda é um número pequeno, mas se compararmos com outros SOs que possuem bastante relevância no mercado, como o MacOS (que hoje possui cerca de 6%) percebemos a importância desse fato.

Caso essa tendência se mantenha, (o que é bastante provável, dado o enfraquecimento do Windows e em certa medida até do próprio MacOS) certamente veremos muito mais desenvolvedores interessados no pinguim, trazendo seus produtos e serviços à plataforma open source.

Aguardemos...

3
Café com Ubuntu / Novo Mesa 17 traz suporte ao OpenGl 4.5!
« Online: 15 de Fevereiro de 2017, 13:39 »
Para quem achava um sonho distante um dia a Mesa, biblioteca open-source, conseguir obter o suporte a mesma versão do OpenGl existentes nos drivers proprietários, está aí: a nova versão desta biblioteca, a Mesa 17, traz suporte ao OpenGl 4.5!

Maiores informações no link abaixo:
http://news.softpedia.com/news/mesa-17-0-officially-released-with-opengl-4-5-capability-for-intel-haswell-more-512894.shtml

Lembrando que aqueles que utilizam a PPA do OIBAF (https://launchpad.net/~oibaf/+archive/ubuntu/graphics-drivers/?field.series_filter=) no Ubuntu e derivados já têm acesso a essa novidade.

Abraço a todos e fiquem com Deus.


PS: Lembramos a todos que a utilização de PPAs possui riscos, logo, se quiser utilizá-las, esteja ciente disso.

4
Essa semana foi noticiado que a Meizu teria planos de anunciar um novo smartphone rodando o sistema operacional Ubuntu. Esse lançamento não seria o primeiro, já que a empresa possui outros aparelhos com o software da Linux. Agora, imagens vazadas reforçam os rumores de que a companhia chinesa irá apresentar o MX6 com o Ubuntu.

As imagens foram divulgadas por uma fonte anônima, mas o site responsável por compartilhá-las afirma que ela possui credibilidade. Somente o modelo do processador foi vazado, o Helio X20 64-bit deca-core da MediaTek com GPU Mali T880. Informações como memória RAM e armazenamento interno não foram liberadas, mas podemos esperar 4GB de RAM e 32GB ou 64GB de memória interna, já que é o que equipa seu irmão mais potente com Android, o Meizu PRO 6.

Fonte: http://www.tudocelular.com/meizu/noticias/n74093/meizu-mx6-ubuntu-imagens.html

5
Acho que pra mim, infelizmente, a pergunta deveria ser por que eu ainda tento usar Linux, depois de uns 7 anos apanhando para ter um sistema alternativo ao Windows!
Hoje eu quero apenas um sistema que faça 4 coisas: navegue na internet, faça downloads, acesse disposistivos externos ( HD externo, pendrive, celular, câmera.. ) e reproduza arquivos de mídia ( música e filme ). São só as minhas 4 pretensões com Linux. Mas está difícil, pois as frequentemente tenho tido problemas que não me deixam fazer essas coisas simples.
No Ubuntu recentemente eu não conseguia abrir mais pendrives nem HD externo. Dizia que eu não era proprietário dos mesmos, não salvava nada e para ejetar com segurança pedia senha! Não foi possível resolver, e a tentativa disso detonou mais ainda o sistema. Formatei e instalei de novo o Ubuntu, mas na instalação deu erro de Grub.
No MInt, não rodava de jeito nenhum alguns formatos de vídeo, como mp4, mpg, wmv. Ou tinha só o vídeo sem o áudio, ou só o áudio. Instalei de novo codecs, instalei outros players, tudo possível. Não deu, formatei e instalei de novo. 3 dias depois, os problemas com vídeo começaram de novo. Instalei o LMDE  e aconteceu a mesma coisa que no Ubuntu edititon.
No Mageia não instalava absolutamente nada, nem os codecs, não tocava música nem vídeo.
O Manjaro não instalou de jeito nenhum no meu PC. Apenas o botão de instalar estava apagado, eu tinha configurado tudo, idioma, região, teclado abnt2, escolhi a partição, tudo tudo, mas o maldito botão de instalar apagado. Até baixei de novo de outra fonte, gravei em um pendrive dessa vez, fui lá de novo e novamente a mesma coisa.
O Antergos aconteceu a mesmissima coisa que o Manjaro. Acho que os derivados do Arch não instalam mesmo no meu PC.
O último que eu tentei foi o PCLinuxOS, que vem com todos os codecs, mas não atualiza o Firefox ( versão 34 ), não instala outro navegador, não instala nada, dá aviso de erro. Tentei pelo Synaptic, terminal, baixando rpms da internet, tudo que eu pude e não instala. Não entendo como pode, o PCLinuxOS  não é uma distro rolling release?
Enfim é isso, agora minha próxima tentativa é o PC-BSD, vamos ver se vai dar certo. Se não der, vou ficar com Windows mesmo, que se danem os vírus e corrupções eventuais dos arquivos. Faz parte.

Não consegue fazer essas 4 coisas no Linux????  Sério???

Tem certeza que o problema está no Sistema Operacional ???

6
Notícias / Re:Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Online: 26 de Abril de 2016, 16:26 »
Ao menos lá fora, preço do Meizu Pro 5 com Ubuntu está bastante interessante:
Meizu PRO 5 Ubuntu Edition is now available for $369.99

7
Aplicativos / Re:IRPF 2016
« Online: 26 de Fevereiro de 2016, 18:21 »

8
Notícias / Re:Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Online: 22 de Fevereiro de 2016, 08:44 »
Saiu mais um aparelho: http://www.omgubuntu.co.uk/2016/02/meizu-pro-5-ubuntu-edition-specs-price

Esse sim é um belíssimo gadget, realmente um top.

Show de bola!

9
"O Open-souce é mais seguro do que os sistemas proprietários, com o Linux sendo mais seguro do que qualquer outro sistema operacional", disse Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation, em entrevista para a VentureBeat.

Nesse bate-papo o sr. Zemlin explica como e porquê o GNU/Linux continua a ser a opção mais segura para os consumidores, tornando-se a escolha óbvia para equipar automóveis, telefones, TVs e os mais variados tipos de dispositivos do mercado.

Fonte (em inglês):
http://venturebeat.com/2013/11/26/linux-chief-open-source-is-safer-and-linux-is-more-secure-than-any-other-os-exclusive/

10
Sem dúvidas uma perda gigantesca para a comunidade.  :(

Só nos resta agradecer-lhe por tudo que ele fez em prol do software-livre.

Descanse em paz, Ian.

11
Ubuntu e outras distribuições Linux continuam a superar o iOS na esmagadora maioria dos testes de benchmark realizados no próprio MacBook Air da maçã.  8)  8)  8)
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=osx-3-linux&num=1


12
Utilizo Firefox, pois é mais leve em comparação ao Chrome, também a facilidade de configuração e as extensões me agrada muito; fazer download de vídeos e outros arquivos é muito simples, o único que vejo de superioridade do Chrome ao Firefox é a tradução automática.

Hum?

A extensão do Firefox que indiquei acima faz tudo o que a tradução do Chrome faz e muito mais.

13
No Ubuntu o Firefox se integra melhor ao sistema, diria que fica mais bonito, mais o Chrome tem mais facilidades no uso, (como o tradutor de paginas do propio Google).

Meu voto final Chrome.

Em relação a tradução, considero a extensão do Google Tradutor para o Firefox ainda melhor, porque traduz tanto a página inteira como apenas trechos dela. https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/google-translator-for-firefox/

14
Café com Ubuntu / Re:Linux Mint
« Online: 17 de Novembro de 2015, 23:47 »
Por nada Marcopolo, pois quando cheguei aqui foram vocês que me deram pronto atendimento quando ainda não sabia que aqui eu não teria o tal "Next, ..., ...,"

Valeu Hugo então quer dizer que não errei enfim ;)

T+

Acertou mais uma, como de costume.  ;D

Abraço.

15
Café com Ubuntu / Re:Linux Mint
« Online: 17 de Novembro de 2015, 17:05 »
Olá Marcopolo,

Como o galactus já disse tudo e mais um pouco, eu apenas complemento que sim o Mint é tudo isso mesmo e ainda tem o Mint Xfce que é o que mais eu gosto dele. Apesar de estar um pouco afastado do uso do Mint, espero voltar a usá-lo, já que também complemento que na última parte que o galactus comenta:
Citar
Falta pouco para o lançamento do Mint 17.3 com Cinnamon 2.8 and MATE 1.12. Deve ser lançado em Dezembro.  O Mint 17.3 será o último das versões 17.  Não foi anunciado se a versão 18 será ou não baseada no Debian ainda.   Já está prometido uma atualização simples e fácil das versões 17, 17.1 e 17.2 para o 17.3.

As versões LMUE ou seja, Linux Mint Ubuntu Edition, serão apenas baseadas nas, ou tendo como base as LTS do Ubuntu, ou seja parece, não sei ao certo que não tará mais as versões do Mint nas versões intermediárias do Ubuntu, xx.10, "x5/7/9.04 não LTS, entendeu?

T+

Sim, Creto, as versões Linux do Mint baseadas na distro da Canonical (Ubuntu Edition) são baseadas apenas nas versões LTS (confome indicado aqui  ).

Da mesma forma, as versões do LMDE (Mint baseado no Debian) são baseadas apenas no Debian Stable (conforme indicado aqui).

Isso reforça ainda mais o que disse o Galactus, ou seja, que a preocupação principal dos devs do Mint é com a estabilidade do sistema, utilizando para isso pacotes mais maduros e estáveis (ainda que um pouco menos atualizados do que aqueles presentes em algumas distros).


Abraço.

Páginas: [1] 2 3 ... 76