Autor Tópico: Que o Terminal seja abolido  (Lida 68504 vezes)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #75 Online: 06 de Agosto de 2006, 17:03 »
Ei, Xterminator, os argumentos postados por aqueles que defendem minhas idéias só convencem pessoas comprometidas com o propósito do Ubuntu e também a todas que leram o tópico como um todo, então, quem já admitiu não ter feito isto, não pode afirmar que os motivos para abandonar o Terminal não são convincentes.

É por isso que você ainda não entendeu que o debate busca o modo conveniente de levar o usuário final a utilização de suas ferramentas. O melhor é aliar o caráter intutivo dele, em manipular um sistema operacional, ao ambiente gráfico. As pessoas não podem advinhar como instalar ou remover programas pelo Terminal nem se este realiza o processo, por exemplo, mas podem fazer isto pelo "Adicionar/Remover (Instalar e Remover Programas)" do menu "Aplicações", que fica na barra de ferramentas do Gnome, independente de guias ou fóruns como este.

O Terminal só é bom para quem já tem uma referência dele, já no caso de quem nunca utilizou o Totem, Firefox ou Inkscape, basta olhar para o ícone de cada uma dessas ferramentas que temos uma idéia do que representam. Terminal é sinônimo de dependência, pois, é certo de que por muito tempo ou talvez, eternamente, as pessoas terão que copiar códigos e parâmetros aqui ou em tutorias da internet para realizarem suas tarefas comuns.

Já fui acusado de lutar por uma causa ideólogica aqui, mas não é verdade. Alguns membros que estão de acordo com minhas idéias, também poderiam dizer o mesmo de radicais que estão contra elas. Eu não posso negar que há coisas que só o Terminal faz, só que isto vale também para o ambiente gráfico. Desmerecer uma ferramenta ou outra não vai acrescentar em nada no meu trabalho para promover uma mudança na cultura da comunidade Ubuntu. Se quero desbancar os argumentos do oponente, ataco o que de fato está em questão no tópico, faça o mesmo.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #76 Online: 06 de Agosto de 2006, 18:27 »
Bom amigo arsolto, eu entendo você mas tornar o ubuntu mais windows "é o que já está acontecendo"
além de deixá-lo pesado e com aplicações que praticamente fazem as mesmas coisas quer ver exemplos
hoje temos 3 ou 4 aplicações que fazem o mesmo que o apt-get introduzindo mais complicação do que facilicade, não sei vocês já pararam para observar mas temos o adicionar/remover programas, o seletor de linguagem, o update-manager que executam tarefas que podem muito bem ser feitas via synaptic "uma interface gráfica" da mesma forma, e o pior não são explicativos como vocês acham pq? pq simplesmente instalam qualquer programa que você pede, sem te dizer como eles podem influenciar no desempenho do seu sistema no futuro.
Bom não vou mais falar nada, rs.rs. só espero que vocês usem o ubuntu pro resto da vida, eu como uso o GNOME ao invés do ubuntu, não vou sofrer com vícios se futuramente optar pelo uso de outra distribuição.

E tem mais, a utilização de comandos via terminal serve como ajuda para qualquer tipo de usuário, independente do seu WM ou Desktop, se a distro tiver as mesmas bases, os comandos podem ser aplicados sem problemas, o que é diferenter da Interface gráfica, que pode variar muito nestes casos.

Já que pediram vou ler o tópico desde o princípio quem sabe não consigam me convencer.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2006, 18:34 por Xterminator »

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #77 Online: 06 de Agosto de 2006, 18:32 »
De acordo com a argumentação dos que são contra a abolição do terminal, o Linux está pronto, não necessita mais de atualizações e melhorias. Pra que continuar desenvolvendo aplicações gráficas se o terminal é e sempre será muito melhor? Pra que?

Porque a gente iria querer que o usuário comum não tivesse dificuldade no primeiro contato com o Linux? Pra que facilitar a vida de quem sempre só arrastou o mouse? Não entendo, também. Pra que ter mais usuários no Linux? Pra que facilitar a vida de quem ensina um iniciante a usar seu novo sistema operacional? Pra que deixar o Linux mais atraente?

Porque será?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #78 Online: 06 de Agosto de 2006, 18:45 »
Citar
De acordo com a argumentação dos que são contra a abolição do terminal, o Linux está pronto, não necessita mais de atualizações e melhorias. Pra que continuar desenvolvendo aplicações gráficas se o terminal é e sempre será muito melhor? Pra que?
Por favor releia as participações, ninguem estabeleceu uma relação entre a utilização do terminal e o "Linux estar pronto", o Linux está pronto para muitas coisas mas ainda não está pronto para algumas outras, em aspectos que nada têm a ver com utilizar ou não terminal.
Tambem ninguem disse que o terminal é e será sempre muito melhor para todas as situações, o que disseram foi sim que o terminal é mais eficiente em muitas das tarefas de administração do sistema ou resolução de problemas.

Citar
Porque a gente iria querer que o usuário comum não tivesse dificuldade no primeiro contato com o Linux? Pra que facilitar a vida de quem sempre só arrastou o mouse? Não entendo, também. Pra que ter mais usuários no Linux? Pra que facilitar a vida de quem ensina um iniciante a usar seu novo sistema operacional? Pra que deixar o Linux mais atraente?
Retirar o terminal da instalação facilica a vida do usuário comum, traz mais utilizadores e torna o Linux mais atraente? Me explica como que eu voto já na abolição do terminal.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #79 Online: 06 de Agosto de 2006, 18:53 »
De acordo com a argumentação dos que são contra a abolição do terminal, o Linux está pronto, não necessita mais de atualizações e melhorias. Pra que continuar desenvolvendo aplicações gráficas se o terminal é e sempre será muito melhor? Pra que?

Porque a gente iria querer que o usuário comum não tivesse dificuldade no primeiro contato com o Linux? Pra que facilitar a vida de quem sempre só arrastou o mouse? Não entendo, também. Pra que ter mais usuários no Linux? Pra que facilitar a vida de quem ensina um iniciante a usar seu novo sistema operacional? Pra que deixar o Linux mais atraente?

Porque será?

mrbin viajou cara, ninguém tá querendo dificultar nada quando a pessoa tá no desespero é mais fácil digitar 6 dúzia de linhas esquisitas que funcionam, do que falar olha procura o menu assim e tal e tal ou ler um tutorial
tudo bem agora antes de responder as perguntas, a gente vai ter que procurar uma interfacezinha bonita para poder ajudar?
se for é melhor assim as perguntas ficarão mais tempo sem resposta, pois vai implicar em quem ajuda sair correndo atrás de uma ferramenta gráfica para ajudar.
gostei da idéia...

Pq se estamos falando de usuário final "eis um aqui", mas que por motivos já citados anteriormente
que é o de ter mais controle sobre o meu ambiente de trabalho, optou por usar linux e antes não conhecia o terminal como os que reclamam agora, aprisionar a inteligência em menus por exemplo
existem programas para compilar programas com interface gráfica
http://gconfigure.sourceforge.net/
 mas pra que?
o que é mais simples que um ./configure && make && make install ?
com ou sem interface as dependências serão as mesmas,os problemas serão os mesmos e é lógico compila programas quem quer, eu compilo programas no windows também graças ao pouco que eu aprendi no n*x :-)

« Última modificação: 06 de Agosto de 2006, 19:13 por Xterminator »

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #80 Online: 06 de Agosto de 2006, 20:08 »
Vejo que mrbin fez alguns questionamentos um tanto irônicos para poder fazer os mais radicais, aqui, refletirem sobre o propósito do Ubuntu. Ele já entendeu que o desenvolvimento massificado de interfaces gráficas nesta distribuição, indica que o Terminal é algo secundário e, pela lógica das coisas, aqueles que preferem realizar suas aplicações através desta ferramenta devem procurar outra distribuição.

É importante fazer esse tipo de manifesto já que tais radicais foram e são pessimistas quanto a luta dos usuários insatisfeitos com a dependência ao Terminal, como se a causa não fosse válida. Tem membros no fórum que ainda não descobriram que migraram para a distribuição errada, bem como para a comunidade também. E insistem em pregar uma cultura e costume que contraria a proposta do Ubuntu.

boi

  • Visitante
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #81 Online: 06 de Agosto de 2006, 20:16 »
Ainda essa discussão? Para aqueles que continuam esperneando pelo fato do Linux ser diferente do Windows, existe uma solução, o ReactOS, um verdadeiro clone do Windows. Já apareceu até um post aqui no fórum sobre ele.
O que eu acho irritante nessa coisa é que esse pessoal que quer coisas como a abolição do terminal, no fundo querem mesmo é apenas isso: que o Linux seja um clone do Windows. Eles não querem nem a melhoria do sistema nem a maior facilidade de uso, querem apenas que o Linux se torne igual ao Windows, mesmo que para isso ele tenha que ser mutilado.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #82 Online: 06 de Agosto de 2006, 20:41 »
pela lógica das coisas, aqueles que preferem realizar suas aplicações através desta ferramenta devem procurar outra distribuição.

 Tem membros no fórum que ainda não descobriram que migraram para a distribuição errada, bem como para a comunidade também. E insistem em pregar uma cultura e costume que contraria a proposta do Ubuntu.

Bom acho que chegamos em um consenso, eu vou continuar usando o meu (QUASE)buntu com o terminal onde obtenho os resultados que desejo, quem precisar de auxílio se não se incomodar em digitar alguns comandos"no que for possível indicarei uma ferramenta gráfica" estamos aí.
E acho que o arsolto acabou abrindo um pouco minha mente insana, acho que vou migrar para outra distro pois se for pra ficar inventando firula para fazer algo fácil é a melhor solução.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2006, 20:43 por Xterminator »

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #83 Online: 06 de Agosto de 2006, 20:50 »
Ei, boi, quais foram os argumentos que você utilizou na mensagem acima para sustentar suas afirmativas? Pelo que me consta, nenhuma. Então, a diferença da sua mensagem para quem não postou uma no tópico é nula. Acho que você nem deveria ter se dado ao trabalho.

Ei, Lamego, no Windows, pode ter certeza que o prompt é insignificante para a maioria de seus usuários e só "meia dúzia" utilizam esta ferramenta, dá até para contar nos dedos quantos a manipulam. Por isso, não tenho interesse em sugerir sua abolição também.

Por outro lado, em ambiente Linux, propor a retirada do Terminal dos repositórios oficiais do Ubuntu é um pretexto para comprar uma briga -- e esta briga é para ficar menos dependente do Terminal. Quanto aos motivos, acho que já ficou bem claro para os membros que reconhecem a verdadeira proposta da distribuição que usam.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2006, 20:56 por arsolto »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #84 Online: 06 de Agosto de 2006, 21:05 »
Ainda essa discussão? Para aqueles que continuam esperneando pelo fato do Linux ser diferente do Windows, existe uma solução, o ReactOS, um verdadeiro clone do Windows. Já apareceu até um post aqui no fórum sobre ele.
O que eu acho irritante nessa coisa é que esse pessoal que quer coisas como a abolição do terminal, no fundo querem mesmo é apenas isso: que o Linux seja um clone do Windows. Eles não querem nem a melhoria do sistema nem a maior facilidade de uso, querem apenas que o Linux se torne igual ao Windows, mesmo que para isso ele tenha que ser mutilado.

Agora você tocou num ponto muito interessante. Eu realmente nunca li algo parecido, mas gostaria de ver se algum usuário do Mac querendo o Mac com cara do Windows! Não estou me referindo ao tópico sobre a abolição do terminal. Mas realmente tem gente que não entende que Linux é diferente do Windows.

Essa discussão sobre abolição do terminal não acaba nunca, os que não gostam do terminal só estarão satisfeitos com um sistema operacional onde o terminal não tenha mais utilidade, coisa que eu particularmente desconheço, até o tão decantado MacOS (que é tido como o mais fácil de usar) possui terminal onde você pode fazer muita coisa. Recentemente o Paulo Couto do Fórum PCs colocou um artigo recente onde ele sofreu um pau ferrado no Windows dele, e como foi que ele concertou? Com ajuda do terminal! Um usário comum teria formatado a máquina, pois a interface gráfica não tinha os poderes necessários para resolver a questão. É o que o Lamego já colocou aqui, o terminal é uma interface muito poderosa para um administrador, muitas vezes é mais fácil resolver um problema pelo terminal do que pela interface gráfica.  Independente de sistema Operacional.

Creio que todos concordam que a maioria das distribuições Linux atuais estão trabalhando para deixa-las mais fáceis para o usuário comum. E como já foi colocado aqui, e não só por mim, já temos distribuições Linux onde o terminal não é mais necessário para o usuário comum.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2006, 21:07 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #85 Online: 06 de Agosto de 2006, 21:21 »
Synaptic
Procurar
xterm marcar remover
gnome-terminal marcar remover
eterm marcar remover
konsole marcar remover

ou simplesmente ALT+F2 gnome-terminal

sudo apt-get remove xterm eterm gnome-terminal konsole

pronto nunca mais verás um terminal, a não ser que tecle CTRL+ALT+F* na hora do desespero.
pro amigo arsolto é possível sobreviver em um *NIX somente com o terminal, isto é muito interessante para pessoas que querem dar uso a máquinas obsoletas, coisa que não é possível fazer com os SOS que vocês querem ter.
vida longa ao terminal
http://forumgdh.net/viewtopic.php?t=308749&highlight=
« Última modificação: 06 de Agosto de 2006, 21:41 por Xterminator »

boi

  • Visitante
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #86 Online: 06 de Agosto de 2006, 21:25 »
Eu realmente nunca li algo parecido, mas gostaria de ver se algum usuário do Mac querendo o Mac com cara do Windows! Não estou me referindo ao tópico sobre a abolição do terminal. Mas realmente tem gente que não entende que Linux é diferente do Windows.
Esse é o grande problema, as pessoas não entendem, ou não querem entender, que Linux é diferente. Para quem quer ter um sistema igual ao Windows, o Linux não serve, e nunca vai servir. O Linux não foi criado para substituir ou concorrer com o Windows, mas para ser uma alternativa ao Unix.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #87 Online: 07 de Agosto de 2006, 07:20 »
arsolto disse:
Citar
É importante fazer esse tipo de manifesto já que tais radicais foram e são pessimistas quanto a luta dos usuários insatisfeitos com a dependência ao Terminal, como se a causa não fosse válida. Tem membros no fórum que ainda não descobriram que migraram para a distribuição errada, bem como para a comunidade também. E insistem em pregar uma cultura e costume que contraria a proposta do Ubuntu.
O manifesto foi tão radical como os radicais que pretende criticar, eu sou uma das várias pessoas que defendo que a utilização do terminal pode ser mais eficiente para muitas tarefas ao mesmo tempo acho que os utilizadores devem poder utilizar o computador sem serem forçados a digitar, assim defendo a permancência do terminal e como tal não gosto que incluam a minha opinião num suposto grupo de fanáticos anti-gráficos e anti-fácilidade, é verdade que esses tambem existem mas são raros e não é por eles que o terminal se torna uma ferramente radical !
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

boi

  • Visitante
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #88 Online: 07 de Agosto de 2006, 09:04 »
Lamego, quem é radical nem usa o terminal, usa o console. Como já disse, cansei de ver discussões deste tipo no fórum do Kurumin. O Kurumin foi uma distribuição que inovou trazendo uma série de facilidades para o usuário. Mas, é claro, para a turma do Windows like não interessam facilidades, o que interessa é que o sistema seja igual ao Windows. No Kurumin existiam os "ícones mágicos", eram scripts acessíveis através de um ícone no menu. Era só clicar no ícone que um script se encarregava de baixar e instalar automaticamente um driver ou programa, inclusive aqueles que precisavam ser compilados, o próprio script já fazia a compilação. Mais fácil que isso, impossível. Mas a turma do Windows like não queria isso, eles exigiam que a instalação de softwares fosse igual a do Windows. Também queriam que a estrutura de diretórios mudasse (para A:, C:, D:, como no Windows), houvesse apenas um ambiente gráfico (como no Windows), e até que a distro viesse com um tema idêntico ao do Windows XP como default. E também que o terminal fosse abolido, entre outras coisas. Como vê, nada de novo sob o sol.

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #89 Online: 07 de Agosto de 2006, 10:14 »
Eu não acho que o terminal deve ser abolido, só acho que os iniciantes não deveriam ser obrigados a, de cara, ter que conviver com a triste realidade de que ele NÃO VAI aprender a usar o computador sozinho, mas sim vai ter que depender de uma comunidade de usuários, de tutoriais e aquele amigo expert em computador que nem sempre vai estar disponível.

Não acho que o Linux deve ser igual ao Windows - se o quisesse nunca teria mudado. Agora, não admito que alguém diga que o Linux não é concorrente do Windows. Ora, roda no mesmo hardware, possui as mesmas funções, realiza as mesmas tarefas e serve aos mesmos fins!! Eles são mais que concorrentes, são SUBSTITUTOS. Se querem mais detalhes, leiam a teoria das 5 forças competitivas de Michael Porter - não é muita coisa, qualquer resuminho serve para entender meu argumento.

Como um SUBSTITUTO, o Linux deve ter uma estratégia que IMPEÇA o Windows de ENGOLÍ-LO com suas ações de marketing. Incorporar avanços da plataforma Windows - como, por exemplo, a facilidade de uso por ícones e menus e a maneira intuitiva de operar - não é demérito algum! É estratégia documentada em literatura especializada sobre competição em mercados tão voláteis como o de alta tecnologia!

Eu uso muito o terminal e me sinto extremamente dependente. Quando estou aqui no trabalho e sou obrigado a usar o Windows, às vezes procuro a tela do terminal do meu ubuntu para realizar algumas tarefas mais rapidamente. Frustrado, acabo utilizando o mouse para fazer o que preciso, pois o terminal do XP é um lixo. Mas, como foi dito antes nesse tópico, eu sou um maldito viciado em PCs que teve muito tempo livre para aprender a usar essas coisas.

O Terminal deve ser mantido, poderoso como é, para usuários avançados. Para os demais mortais, pessoas comuns que trabalham com outras coisas - dentistas, professores, recepcionistas, operadores de telemarketing, biólogos, etc, etc, etc - DEVE haver uma solução gráfica para realizar as tarefas que estes necessitam.

O Linux não foi feito para se restringir a uma pequena parcela da população que respira informática. Em outras palavras, o Linux deve ser maior do que o mundo NERD a que ele se restringe atualmente. O Ubuntu é um grande passo nessa direção. Queiram os mais fundamentalistas ou não.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004