Autor Tópico: sistema lento depois de uns meses de uso, já usei o ubuntu tweaks e nada  (Lida 5800 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: sistema lento depois de uns meses de uso, já usei o ubuntu tweaks e nada
« Resposta #15 Online: 22 de Julho de 2012, 06:09 »
Eu perguntei sobre a instalação de programas pois com o passar do tempo, se você instala muita coisa, tudo vai se atualizando, com isso as bibliotecas ELF vão ficando bagunçadas e lentas. Antes dava pra usar o Prelink para corrigir isso. Mas na versão 12.04 o prelink não funciona mais! Minha esposa tem reclamado de lentidão no Mint 13, que é baseado no 12.04, depois de alguns meses de instalação. Também já fiz de tudo e ele não tá ficando melhor.

Quanto ao sistema de arquivos, as vezes uma simples checagem do sistema de arquivos pedindo para reorganizar e compactar os diretórios ajuda sobre maneira! E como eu disse, dependendo do sistema de arquivos dá pra desfragmentar tudo também.

Interessante... não imaginava que isso podia ocasionar lentidão tão perceptível. Extranho isso não ocorrer comigo também eu tenho muitos aplicativos instalados (sobretudo multimidia para edição de áudio e vídeo) e meu pc continua como quando instalei o 12.04. Fora que eu vivo experimentando, instalando e desinstalando. Meu HD está lotado e o sistema continua rápido.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sistema lento depois de uns meses de uso, já usei o ubuntu tweaks e nada
« Resposta #16 Online: 22 de Julho de 2012, 15:16 »
Mas galactus, essa questão das bibliotecas bagunçadas só afeta o tempo de carga dos programas, não a execução deles. A menos que vc tenha um programa extremamente mal comportado, que toda hora fique carregando e descarregando uma biblioteca nova...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: sistema lento depois de uns meses de uso, já usei o ubuntu tweaks e nada
« Resposta #17 Online: 05 de Outubro de 2012, 13:07 »
Tive um problema essa semana aqui no Ubuntu, comecei a sentir q o sistema estava ficando muito lerdo para responder, principalmente quando usava o Thunderbird. O Ubuntu até travava, e demorava para descongelar a tela. Vcs falaram de instalação de programas e outras coisas, mas essas coisas se aplicam no windows, no Linux é diferente, ele é bem eficiente nesse quesito.

Bom, fui resolver o problema de lentidão ontem. Comecei a desconfiar do Thunderbird, e ele estava tendo um comportamento esquisito, mesmo com os pacotes locales-pt-br instalados, e com o idioma corretamente escolhido, ele teimava ficar em inglês. Mais outro detalhe: o global menu dele não aparecia, mas estava instalado. E toda vez que eu ia mexer nos emails, ele simplesmente travava o sistema, a ponto da janela do Chrome ou nautilus ficarem escuras também. Segue o q fiz:

- Pensando q algum arquivo do aplicativo tinha se corrompido, tentei desinstalar e instalar, mas nada, o sistema continuou travando e lento;

- Pensando ser um problema do sistema de arquivos, recorri à um cd-live (que tenho instalado em um cartão SD), e usei badblocks na partição q o Ubuntu se encontrava instalado, pensando ser algum problema com meu HD (já aconteceu algo semelhante no Arch Linux, quando usava), mas não retornou nada.

- Usei o e2fsck, pensando ser algum problema relacionado ao sistema de arquivos, com algumas opções para que ele usasse o badblocks em conjunto, na partição q o Ubuntu estava instalado, e nada;

- Resolvi usar o e2fsck na partição /home, e ele acabou identificando uns problemas relacionados à inode e clones (não lembro bem), justamente nos arquivos de configuração do Thunderbird. Pedi para ele não igonorar, e para corrigir.

Agora o sistema voltou a ficar rápido e sem travamentos, e o thunderbird apresenta os menus em português e com o global menu.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: sistema lento depois de uns meses de uso, já usei o ubuntu tweaks e nada
« Resposta #18 Online: 06 de Outubro de 2012, 08:41 »
Sergio, que opção você usou no e2fsck?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: sistema lento depois de uns meses de uso, já usei o ubuntu tweaks e nada
« Resposta #19 Online: 06 de Outubro de 2012, 11:18 »
Sergio, que opção você usou no e2fsck?

Não lembro... estou no 12.04, assim q eu tiver um tempo eu volto no live-pendrive e vejo o histórico do terminal
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: sistema lento depois de uns meses de uso, já usei o ubuntu tweaks e nada
« Resposta #20 Online: 08 de Outubro de 2012, 14:39 »
Lucas 94, caso decida por formatar o HD e instalar do zero, recomendo que experimente o Xubuntu 12.04. É a versão mais leve e rápida das que testei, todas derivadas do ubuntu!

Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski