Autor Tópico: Sound Blaster 16 no ubuntu  (Lida 3016 vezes)

Offline Kaiser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Sound Blaster 16 no ubuntu
« Online: 28 de Setembro de 2006, 16:36 »
Ae galera.. eu instalei o Kubuntu 6.06, ele instalo a placa de som como Ensoniq, sendo q a minha eh Sound Blaster 16. No windows ela funcionou normal, no kubuntu tambem esta funcionando. porem, nao posso usar 2 tarefas ao mesmo tempo, por exemplo.. c eu abrir o xmms e o teamspeak, soh funciona o xmms... ou entao.. teamspeak com Quake.. soh rola o TS.. nao sei como fazer pra habilitar a parada dela, se alguem puder me ajuda.... Valew

boi

  • Visitante
Re: Sound Blaster 16 no ubuntu
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2006, 16:54 »
Tem certeza que é uma soundblaster 16? É ISA? Algumas placas vendidas com a marca soundblaster na verdade usam o chipset ensoniq. É o caso, por exemplo, da soundblaster 128.

Offline Kaiser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Sound Blaster 16 no ubuntu
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2006, 17:18 »
Tenhu sim.. certeza absoluta.. pois ja tive uma dessas Sound Blasters fake da ensoniq.. onde tudo era sound blaster mas na verdade a placa eh ensoniq.. mas a q eu to tentando instalar aki eh Sound Blaster sim.. tenhu manual.. tudo, nem no paragua foi comprado, a placa é PCI...

boi

  • Visitante
Re: Sound Blaster 16 no ubuntu
« Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2006, 17:25 »
Se a placa é PCI, então não é uma soundblaster 16, deve ser ensoniq mesmo. O fato de ser uma placa com chipset ensoniq não significa que seja falsa, essas placas foram fabricadas pela própria Creative.

Offline Kaiser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Sound Blaster 16 no ubuntu
« Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2006, 18:07 »
Mas nao eh ensoniq cara.. o shipset dela nao eh ensoniq... senao taria escrito... o windows sempre reconheceu ela sozinhu como Sound Blaster 16 PCI 128bits
Mas mesmo assim, oq eu quero eh poder usar mais de 1 programa ao mesmo tempo com som... mesmo q ela fique como ensoniq.. nao tem problema.. gostaria que me ajudassem nisso...
Obrigado

boi

  • Visitante
Re: Sound Blaster 16 no ubuntu
« Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2006, 18:30 »
Mas nao eh ensoniq cara.. o shipset dela nao eh ensoniq... senao taria escrito... o windows sempre reconheceu ela sozinhu como Sound Blaster 16 PCI 128bits
Mas mesmo assim, oq eu quero eh poder usar mais de 1 programa ao mesmo tempo com som... mesmo q ela fique como ensoniq.. nao tem problema.. gostaria que me ajudassem nisso...
Obrigado
É melhor olhar direito. Não existe "Sound Blaster 16 PCI 128bits". Você deve ter uma Soundblaster128 PCI, que na verdade é uma Ensoniq. Esse "128" não tem nada a ver com 128 bits, embora possa dar essa impressão. A Ensoniq não é tão boa nem tão bem suportada no Linux quanto a Soundblaster "verdadeira". Quanto ao seu problema, verifique se o servidor de som arts está habilitado.

Offline Kaiser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Sound Blaster 16 no ubuntu
« Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2006, 21:10 »
Como eu vejo isso? sou totalmente novo no linux cara...

boi

  • Visitante
Re: Sound Blaster 16 no ubuntu
« Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2006, 08:32 »
Abra o Centro de Controle do Kde (kcontrol) e vá em Som -> Sistema de Som.