Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Tópicos - lugusto

Páginas: [1]
1
Olá a todos. Em breve serei mais um feliz integrante de uma casa que usa apenas sistemas operacionais livres: consegui convencer o pessoal de casa a migrar para o Ubuntu quando o suporte estendido do Windows XP expirar! :D Para dar certo, quase todas as máquinas já contam com dual boot, para familiarização gradual às diferenças inevitáveis entre os sistemas. A única que não tem dual boot é uma que possui apenas o Ubuntu (com todos os sabores da Canonical instalados, para o usuário brincar à vontade e escolher o que mais gostar). A outra que possui dual boot é limitada, por isso roda o Xubuntu (e seu usuário não abre o Windows a duas semanas por conta da diferença de desempenho). Ironicamente, eu ainda passo a maior parte do tempo no Windows...  :-\

Coisas que ainda faltam (e agradeço a quem me der alguma dica):

  • Encontrar um jogo de paciência que seja idêntico ao que vem no Windows. O Ubuntu vem com aquele com diversas opções de disposição de cartas e jogos, mas meu pai reclama que ainda não achou um idêntico ao que ele está acostumado. Será que vou ter que fazer gambiarra com o Wine?
  • Editor de imagens que não seja tão profissional quanto o GIMP e o inkscape (ou seja: que não faça usuário comum ficar com vontade de jogar o micro pela janela por não saber onde começar a mexer), mas que suporte diversas opções de ajustes nas imagens. Ainda não apresentei o F-Spot ao interessado (estou indo aos poucos, para evitar overdose de informações), não sei se vai se contentar com ele. Há algum similar para que eu possa apresentar na mesma ocasião?
  • Migrar algumas centenas de arquivos de registros de conversação do Messenger Plus encriptografados por senha (.ple). Será que vou ter de fazer isso manualmente pelo próprio programa, no copiar-e-colar? O TrID me retorna um exclamativo Unknown. Tentei forçar abrir esses arquivos pelo WinRAR e 7-zip (ambos de Win), mas eles não reconheceram o formato.
  • Converter ebooks .lit e glossários do Babylon para formatos suportados em Linux: já vi que é possível e até instalei os conversores numa das máquinas, mas a preguiça ainda não me deixou fuçar atentamente nisso ;D

Claro que consegui isso apenas com o nível de desenvolvimento que as distros conseguiram chegar em usabilidade para inexperientes. E, claro, a todo o trabalho de engenharia reversa feito por milhares de pessoas por conta de quem não partilha suas informações com o público. Pensar que meu primeiro contato com Linux foi com um Conectiva em 2003 que me fez aprender na marra a importância de ter backups atualizados: meu HD era justamente um modelo que ela possuía problemas (tanto que depois teve até de lançar um disquete atualizador para ser usado junto com o CD de instalação ao dar boot. Ah mas eu fiquei xingando mentalmente eles por MESES). Se bem que uma conhecida tentou instalar um dos Ubuntus de 2008 no ano passado, no notebook dela que roda WinVista. E o HD dela era exatamente do modelo que a distro tinha problemas; perdeu todos os dados dele. O jeito agora é convencer ela a voltar experimentar de forma menos arriscada através do Wubi. Mas parece que ainda vai demorar.

Só para completar: dias atrás eu estava pensando em postar uma pergunta sobre anti-spywares. Pesquisando no fórum, achei a recomendação de ler este excelente texto em inglês sobre segurança, que recomenda o uso de um sistema de "vacinação" via arquivo hosts, no estilo do que é feito pelos do Windowns. Vi que o arquivo da base de dados é pequeno se comparado aos do Spybot e já ia procurar por maneiras de importar o dele ao Linux. Mas isso parece ser porque as atualizações do Spybot incluem "vacinas" e "medicamentos". Meu arquivo de hosts do Windows, com todas proteções do Spybot ativas e atualizado ontem, possui 10730 linhas. O do serviço recomendado no post de fórum possui 16358 linhas!

Páginas: [1]