Autor Tópico: Criando Documentos no Formato DjVu.  (Lida 7880 vezes)

Yuran

  • Visitante
Criando Documentos no Formato DjVu.
« Online: 29 de MAR?O de 2006, 21:21 »
Segue um artigo que achei no google sobre o formato DjVu:
Citar
O Formato Deja Vu

Recentemente eu estive na USP, onde tive a oportunidade de assistir a uma palestra do Prof. Imre Simon, do IME. Nesta palestra ele nos mostrou um novo formato para digitalização de documentos chamado "Deja Vu".

Djvu é um formato para distribuição de documentos com foco na web. Pode substituir com vantagens formatos como PDF, PS, TIFF, etc para a distribuição de documentos scaneados, documentos digitais ou imagens de alta resolução.

O Prof. Imre nos mostrou um exemplo do uso deste formato por meio de um livro chamado "Aspectos Teóricos da Computação", escrito por Cláudio L. Lucchesi, Imre Simon, Istvan Simon, Janos Simon e Tomasz Kowaltowski. O livro foi digitalizado e convertido para o formato Djvu.

O livro digitalizado, em formato PDF, ocupa 20MB, já o mesmo livro, no formato djvu ocupa apenas 4MB, um quinto do total. Outra grande vantagem em relação a outros formatos, o download não é feito do documento inteiro, mas de suas partes. No caso do PDF você só consegue ver o documento após o download dos 40MB. Já com o djvu as páginas são carregadas individualmente, o que gera um tempo de espera equivalente à carga de uma página html normal, talvez um pouco mais.


Artigo Completo e links: http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20030612.php

Para gerar arquivos em DjVu no Ubuntu basta instalarmos os programas djvulibre-bin e libdjvulibre15, ambos disponiveis no synaptic atraves do repositorio Universe, podemos converter um arquivo para DjVu usando o comando any2djvu ou com o seguinte script para o nautilus:

  #!/bin/bash

  cd $NAUTILUS_SCRIPT_CURRENT_URI
  for arg in $@
  do
      any2djvu $arg
  done


Converti documentos impressos do firefox (.ps) e alguns pdfs, ficou muito menor e muito mais rapido sua visualização pelo Evince, um pdf nao foi convertido e outro foi convertido ate certo ponto, nao sei identificar o porque, mas no geral ficou tudo muito bom, sem contar que o DjVu eh um formato livre, espero que gostem dessa dica.


Abraços!

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Criando Documentos no Formato DjVu.
« Resposta #1 Online: 29 de MAR?O de 2006, 23:07 »
Parabéns pela dica, já tinha lido alguma coisa sobre esse formato e achei bem interessante.

O problema maior como sempre é interoperabilidade entre usuários e formatos.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Yuran

  • Visitante
Criando Documentos no Formato DjVu.
« Resposta #2 Online: 29 de MAR?O de 2006, 23:46 »
Realmente, mas pelo menos para quem armazena grande quantidade de documentos digitais eh excelente alternativa, pois ocupa muito menos espaço, nem se pode falar do frenesi dos entusiatas de codigo aberto, ja que para criar esse tipo de documento de forma profissional eh mais barato que a do adobe.



Abraços!

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Criando Documentos no Formato DjVu.
« Resposta #3 Online: 30 de MAR?O de 2006, 00:01 »
Eu tinha instalado esse Djvu viewer mas NUNCA usei. Acho que o pessoal não ta aderindo muito não.

Agora que aprendi a fazer posso finalmente testar o programa hehehe.