Autor Tópico: Como editar o grub para aparecer a atualização do kernel ?  (Lida 4017 vezes)

Offline Andre Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Como editar o grub para aparecer a atualização do kernel ?
« Online: 08 de Novembro de 2008, 13:42 »
Pessoal não sei se é bem esta pergunta mas minha dúvida é a seguinte. Meu Pc está em dual boot Ubuntu 8.04 e Kubuntu 8.04 com o grub do kubuntu gerenciando e eu fiz todas as atulizzações no kubuntu e apreceu dois kernels, aí eu usei o synaptic exclui o kernel antigo e funcionou tudo legal. Masa o Ubuntu não foi assim e atualizei tudo inclusive o kernel, mas no grub não apareceu a entrada do kernel novo.
A pergunta é como é que eu faço para editar o grub para ter acesso ao kernel novo do ubuntu ?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como editar o grub para aparecer a atualização do kernel ?
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2008, 14:21 »
Provavelmente o problema é porque esta usando o GRUB do Kubuntu, e o Ubuntu fez atualização no seu próprio GRUB.

Entre no ubuntu, copie as linhas relativas ao seu novo kernel, salve em algum lugar, depois usando o Kubuntu grave essas linhas no lugar das que existirem para o Ubuntu.

Entendeu?

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Andre Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Como editar o grub para aparecer a atualização do kernel ?
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2008, 15:23 »
me desculpe mas não entendi ?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como editar o grub para aparecer a atualização do kernel ?
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2008, 15:35 »
me desculpe mas não entendi ?


Tranqüilo.

Mesmo que o Ubuntu não esteja controlando o boot ele tem um arquivo /boot/grub/menu.lst, e provavelmente ao atualizar o kernel este arquivo foi atualizado também. Então a sugestão é que você edite o arquivo, e copie as linhas relativas ao novo kernel, tipo as do exemplo abaixo:

Citar
title      Ubuntu 8.04.1 LTS, 2.6.24-21
root      (hd0,1)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.24-21-generic root=/dev/sda2 ro quiet splash locale=pt_BR
initrd      /boot/initrd.img-2.6.24-21-generic
boot

Salve estas linhas num pendrive, ou no email, para que você acesse depois no kubuntu. Após o salvamento de um reboot no sistema e volte no kubuntu e primeiro faça um backup do arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo   cp  /boot/grub/menu.lst    /boot/grub/menu.lst.bkp.20081108
Edite o arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo    gedit    /boot/grub/menu.lst
Procure as linhas relativas ao ubuntu no arquivo (parecidas com as do exemplo acima), delete as linhas que estão no arquivo e cole no lugar as que salvou lá no ubuntu (num pendrive, ou email, conforme já falamos). Depois salve o arquivo e teste.

Espero ter ficado mais claro, mas caso não consiga cole aqui o conteúdo do arquivo /boot/grub/menu.lst do Ubuntu e do Kubuntu.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Andre Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Como editar o grub para aparecer a atualização do kernel ?
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2008, 01:26 »
clcampos,  desde já agradeço a sua ajuda, eu estou tentando abrir o arquivo que você me disse mas estou recebendo uma mensagem de permissão negada. estou digitando /boot/grub/menu.lst e a mensagem é permissão negada mesmo como root.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como editar o grub para aparecer a atualização do kernel ?
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2008, 13:11 »
clcampos,  desde já agradeço a sua ajuda, eu estou tentando abrir o arquivo que você me disse mas estou recebendo uma mensagem de permissão negada. estou digitando /boot/grub/menu.lst e a mensagem é permissão negada mesmo como root.

Mas na mensagem anterior coloco o comando para editar o arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo    gedit    /boot/grub/menu.lst
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!