Autor Tópico: Uso o Ubuntu 13.04, mas não consigo ver a partição no Gparted, apenas as NTFS  (Lida 6794 vezes)

Offline robisonjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Bom dia a todos,

Estou com Dual boot no meu PC com win7 64 bits e Ubuntu 13.04 64 bits.

Preciso mudar meu Ubuntu 13.04 para a versão 10.04 devido a eu estar usando softwares da Texas Instruments para Beagle Bone Black, que já são consolidados para a versão 10.04. E não consigo executá-los na versão 13.04.

O probelma é que, antes de instalar o 10.04, preciso executar o gparted para visualisar as partições, e o mesmo só mostrou as partições NTFS. Nenhuma partição do Ubuntu como Swap, ext4/ ext3 são mostradas.

O Gparted mostra minha HD com as partições NTFS descontado o valor em GBytes do Ubuntu Instalado, para ele, é como se estive apenas o Windows instalado na máquina.

Achei muito estranho, pois eu estou com o Ubuntu 13.04 rodando normalmente todos os dias e o mesmo ocupa um espaço na HD de 30 GB e acbo de utilizá-lo para enviar esta mensagem.

Para que eu possa instalar a versão 10.04, preciso remover o 13.04, mas como não vejo a partição Ubuntu, como resolver ?

Desde já agradeço a ajuda,

Robison júnior


Offline NOOB Saibot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Re: Uso o Ubuntu 13.04, mas não consigo ver a partição no Gparted, apenas as NTFS
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2013, 12:06 »
Sugiro que faça esta operação com um live cd do ubuntu.

Offline robisonjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Uso o Ubuntu 13.04, mas não consigo ver a partição no Gparted, apenas as NTFS
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2013, 12:26 »
Caro NOOB Saibot,

Agradeço pela resposta.

Executei o Gparted do CD Live do Ubuntu 10.04 e do 12.04, mas não vejo a partição da mesma maneira de quanto executo o Gparted do Ubuntu 13.04 instalado no PC.

Também executei um particionar no Windows, e mesmo mostra da mesma maneira do Gparted. Uma HD somente com partições NTFS e com o valor dos Gbytes da instalação do Ubuntu descomtados.

Quem ver minha partição não vê que tenho Linux Ubuntu no meu PC.

No meu laptop, tenho a mesma configuração de dual boot e Ubuntu 13.04 e o Gparted mostra as partições NTFS / EXT4 / Swap, perfeitamente.

Abraços,

Robison Júnior

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Uso o Ubuntu 13.04, mas não consigo ver a partição no Gparted, apenas as NTFS
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2013, 12:31 »
mas como não vejo a partição Ubuntu,

Ola

Entre em terminal e use  
Código: [Selecionar]
fdisk -l
Fdisk -l(ist) irá listar suas partições em detalhes.

Você poderá ver qual o dispositivo que foi atribuído a cada partição (sda1, 2, etc) bem como tamanho e formato de cada uma delas

Verifique se seu disco foi feito em gpt ou mbr. Veja também se UEFI está habilitado em sua maquina

O Ubuntu 10 não tem suporte nem ao formato gpt nem a UEFI

Qual a dificuldade em instalar estes pacotes da texas que cita no 13.04?

Não entendi o "já estão consolidados..."

O que não consegue executar?

Poste o link dos pacotes para o forum poder analisar

[]'s

Offline robisonjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Uso o Ubuntu 13.04, mas não consigo ver a partição no Gparted, apenas as NTFS
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2013, 13:25 »
Boa tarde Tota,

Obrigado pela resposta.

Quando executo fdisk -l, nada acontece, apenas vai para o prompt. Qual pacote devo instalar ?

Quanto aos pacotes da Texas, é com relação ao EzSDK para Beaglebone, segue o link:

http://software-dl.ti.com/sitara_linux/esd/AM335xSDK/latest/index_FDS.html

Onde abaixo o arquivo : ti-sdk-am335x-evm-06.00.00.00-Linux-x86-Install

Executo a instalação do mesmo, pois ele executa a instalação em modo gráfico e gera um diretório que contém um arquivo chamado setup.sh, onde preciso executá-lo para gerar uma ferramenta de cross-compilation.

Dou permissão de executável ao arquivo CHMOD, mas quando executo o comando sudo ./setup.sh, nada acontece, apenas retorna ao prompt. Já instalei todos as libs conforme manual do SDK, mas nada ocorre. No manual a Texas informa que garante o funcionamento dos seus SDK`s na versão Ubuntu 10.04. Caso eu consiga instalar o SDK, não precisarei me preocupar com partição.

Obrigado pela ajuda,

Robison Júnior

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Uso o Ubuntu 13.04, mas não consigo ver a partição no Gparted, apenas as NTFS
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2013, 14:20 »
Ola

Bem fdisk -l ( éfe dê í ésse ka <espaço> <traço> éle ) todos em minusculas deveria retornar algo mais que só o prompt.

Ou o resultado do comando ou uma mensagem de erro. Verifique.


Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Uso o Ubuntu 13.04, mas não consigo ver a partição no Gparted, apenas as NTFS
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2013, 14:36 »
faltou só dizer que o comando fdisk -l tem que ser executado como root no terminal ou seja:

sudo fdisk -l
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline robisonjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Uso o Ubuntu 13.04, mas não consigo ver a partição no Gparted, apenas as NTFS
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2013, 15:20 »
ok pessoal segue o resultado do comando: sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 500.1 GB, 500107862016 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 60801 cilindros, total de 976773168 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 512 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x5163c1fd

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *        2048      206847      102400    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda2          206848   949237759   474515456    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda3       949237760   976771071    13766656    7  HPFS/NTFS/exFAT

Não aparece nada do Ubuntu, e como informei, estou usando ele agora.

Com relação ao SDK da Texas, segue o retorno do comando informando que só roda em Ubuntu 10.04 ou 12.04 :

-------------------------------------------------------------------------------
TISDK setup script
This script will set up your development host for SDK development.
Parts of this script require administrator priviliges (sudo access).
-------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------
Verifying Linux host distribution
Unsupported host machine, only Ubuntu 10.04 LTS and Ubuntu 12.04 LTS
are supported
Failed setup, aborting..

Como desisntalar este meu Ubuntu 13.04 para instalar o Ubuntu 12.04, se na instalação e no Gparted não vejo o meu Ubuntu atual para remover ?

To ralando faz dias, e o poior é que não posso estragar a partição do Win7 pq tenho softwares com softkeys e licenças.  Daría muito trabalho para ajustar tudo novamente.

Abraços,

Jr



Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Uso o Ubuntu 13.04, mas não consigo ver a partição no Gparted, apenas as NTFS
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2013, 15:40 »
Ola

Aparentemente, pelo resultado de fdisk, é possível que tenha instalado o Ubuntu dentro do windows via wuby.

Se for isto, para remover, reinicie a maquina pelo windows, vá em adicionar/remover programas do windows e remova o Ubuntu por lá.

Caso tivesse o Ubuntu em dual boot, deveria existir uma partição /Linux e outra /swap abaixo um exemplo apenas:

Citar
Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *        2048      206847      102400    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda2          206848   949237759   474515456    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda3       949237760   976771071    13766656    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda4  xxxxxxx  xxxxxx  xxxxx 7 Linux
/dev/sda6 xxxxxxx xxxxxx xxxxx 7 Linux/swap

Verifique.

Você não virtualizou o Ubuntu, certo? (vmware, virtualbox, etc)

[]'s
« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, 15:42 por Tota »

Paulinho1971

  • Visitante
Re: Uso o Ubuntu 13.04, mas não consigo ver a partição no Gparted, apenas as NTFS
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2013, 15:42 »
É concordo com o Tota
Ola

Aparentemente, pelo resultado de fdisk, é possível que tenha instalado o Ubuntu dentro do windows via wuby.

Se for isto, para remover, reinicie a maquina pelo windows, vá em adicionar/remover programas do windows e remova o Ubuntu por lá.

Caso tivesse o Ubuntu em dual boot, deveria existir uma partição /Linux e outra /swap abaixo um exemplo apenas:

Citar
Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *        2048      206847      102400    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda2          206848   949237759   474515456    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda3       949237760   976771071    13766656    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda4  xxxxxxx  xxxxxx  xxxxx 7 Linux
/dev/sda6 xxxxxxx xxxxxx xxxxx 7 Linux/swap

Verifique.

[]'s

Estranho!

T+

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Uso o Ubuntu 13.04, mas não consigo ver a partição no Gparted, apenas as NTFS
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2013, 15:53 »
O arquivo que deseja instalar, exige o kernel 3.2.0

no 13 o kernel é o 3.8.0

Realmente, ou você reinstala o 12.04 ou instala o kernel 3.2.0 no Ubuntu 13.04.

Dependerá de seu nível de conhecimentos em Linux.

[]'s

Offline robisonjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Uso o Ubuntu 13.04, mas não consigo ver a partição no Gparted, apenas as NTFS
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2013, 16:05 »
Tota,

Existia um software no windows em programas, como o nome de Ubuntu, desinstalei o mesmo e pronto, o dual boot sumiu, só entra no windows.

Mas a minha HD é de 500 GB e eu tinha deixado 30 GB para o Linux, e portanto, o ubuntu não entra mais, mas a minha HD está com 470 GB sem a parte do Ubuntu. Resumindo, o Windows desinstalou apenas o dual boot ou o Ubuntu total, pq foi muito rápido a desisntalação.

Como recuperar os 30 GB para que eu possa instalar o Ubuntu 12.04 ? Se não vou perder 30 GB...

Na instalação do Ubuntu 13.04, selecionei instalação ao lado do Windows, pq ele instalou dentro do Windows ? Na verdade eu tinha o instalado o Ubuntu 12.04 e atualizei via download para 13.04.

Não virtualizei o Ubuntu.

O sistema estava em dual boot Grub, eu escolhia o sistema toda vez que eu ligava o PC.

Abraços,

Jr

 

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Uso o Ubuntu 13.04, mas não consigo ver a partição no Gparted, apenas as NTFS
« Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2013, 16:19 »
Bem, já matamos a charada!

Voce teve o Ubuntu instalado pelo gerenciador wuby.

O wuby cria um "disco" do Ubuntu dentro do windows, rodando como uma aplicação em fat32.

No momento da instalação, você escolheu o tal "disco" como tendo 30 gB, e ao desinstalar o Ubuntu dentro do windows seus 30gB devem ter voltado para a partição "disco C:" do windows.

Basta verificar no gerenciador de discos => Computador => (botão direito) Gerenciar => Gerenciador de discos.

Você verá que não existe nenhuma partição marcada como "unknown" ou desconhecida ( o Windows não reconhece partições Linux)

Logo, seu Windows continua intacto, e com toda a capacidade dos discos rígidos.

O grub que existia em sua maquina, era gerenciado pelo arquivo wubyloader.exe e que foi removido junto com o Ubuntu.

Instalar o Ubuntu utilizando o wuby não é a forma mais recomendada, visto ele rodar em Fat32, e com isto o Ubuntu ficar bem mais lento do que instalado lado a lado com o Windows.

Se deseja manter seu Windows "intocado", o melhor mesmo é adquirir outro HD, instalar ele na maquina e colocar o Ubuntu dentro deste novo HD. Instale o GRUB (gerenciador de boot) neste novo HD e selecione os HD's de boot via teclado na inicialização da maquina.

Nada impede que instale o 12.04 via wuby, basta abrir a maquina com o Windows, colocar o cd rom do Ubuntu 12.04 e no windows explorer, localizar o arquivo wuby.exe e executá-lo.

Você irá instalar o Ubuntu 12.04 da mesma forma como instalou o 13.

[]'s

Offline robisonjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Uso o Ubuntu 13.04, mas não consigo ver a partição no Gparted, apenas as NTFS
« Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2013, 16:41 »
Tota,

Você tem razão com relação ao gerenciador de partição do windows, ele não mostra nenhuma partição desconhecida.

Antes de mim desinstalar o Ubuntu via windows, na raiz c:\ tinha dois arquivos wuby.? e wuby.mbr

O windows escreve o total da HD de uma maneira estranha :

485.903.345.848 bytes, que para mim são 486 GB, mas o windows escreve ao lado deste valor 452 GB.

Estranho né.

Vou instalr em o Ubuntu em outra HD e portanto não posso citar na instalação que será ao lado do windows correto ?


Obrigado pela ajuda, me ajudou muito !!! sem palavras !!!

Abraços,

Jr

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Uso o Ubuntu 13.04, mas não consigo ver a partição no Gparted, apenas as NTFS
« Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2013, 17:03 »
O windows escreve o total da HD de uma maneira estranha :

485.903.345.848 bytes, que para mim são 486 GB, mas o windows escreve ao lado deste valor 452 GB.

Estranho né.

O windows utiliza uma parte de seu disco com arquivos de recuperação do sistema, então esta diferença não é estranha. Ele só oculta de você algumas coisas.

Abraços