Autor Tópico: Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat  (Lida 2887 vezes)

Offline Jarmison

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Pense ao invés de ter pensamentos
    • Ver perfil
Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat
« Online: 15 de Janeiro de 2011, 22:54 »
Olá  :)

Estou decidido a instalar o Ubuntu 10.10 no meu pc em dual boot com o Windows 7.
Nesse Win7, eu tenho outra partição (D:), que uso só pra guardar arquivos pessoais, formatada em NTFS.

Minha dúvida é se posso usar essa partição D:, como diretório /HOME no Ubuntu, mesmo formatada em NTFS (pois pretendo acessar os arquivos nos dois sistemas sem problemas) ?
Se isso for possível, como ?

Aceito qualquer obra informativa  ;D

Abraços

Obs: Desculpem se postei na seção errada !
Pense ao invés de ter pensamentos

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2011, 23:02 »
Não é possível, para ter uma partição /home separada ela deve estar formatada, em um dos formato para Linux.

Offline Jarmison

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Pense ao invés de ter pensamentos
    • Ver perfil
Re: Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2011, 23:06 »
Hmm, que pena...

Mais o Linux não consegue ler o sistema de arquivos NTFS ?

abraços
Pense ao invés de ter pensamentos

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2011, 23:12 »
Hmm, que pena...

Mais o Linux não consegue ler o sistema de arquivos NTFS ?

abraços

Consegue salvar, editar e deletar sim dados em partições ntfs, mas dai usar uma partição windows como sendo sua /home acho muito perigoso.

Entenda, nem tenho certeza que não funcione e não aceite, mas com absoluta certeza que se aceitar não é recomendável. Existem muitas diferenças de conceito entre os tipos de partição nativas do windows com as do linux.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

clodoaldops

  • Visitante
Re: Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2011, 23:22 »
Meu note tá assim
sda1...ntfs...windows...30gb
sda2...swap...2gb
sda3...ext4...ubuntu...18gb
sda4...ntfs...BKP...70gb

Desta forma... meus dados...BKP... podem ser acessados tanto pelo linux qto pelo windows

Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat
« Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2011, 05:13 »
Linux é problemático com NTFS. Ele lê e copia sem problemas. Mas na hora de gravar dados não é recomendável. O melhor tipo de sistema de arquivos para ser usado como "área de transferência" entre Windows e Linux é o FAT32. O problema é que ele não comporta arquivos muito grandes (mais de 4gb).

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat
« Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2011, 08:57 »
Linux é problemático com NTFS. Ele lê e copia sem problemas. Mas na hora de gravar dados não é recomendável. O melhor tipo de sistema de arquivos para ser usado como "área de transferência" entre Windows e Linux é o FAT32. O problema é que ele não comporta arquivos muito grandes (mais de 4gb).

nunca tive esse tipo de problema, qdo usava o dual boot, c/ uma estrutura parecida c/ a do clodoaldops
só notava o seguinte a sujeira de malwares e vírus que se acumulava na partição de dados (ntfs), qdo entrava no windows, pois jogava tudo que baixava no ubuntu p/ lá.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

clodoaldops

  • Visitante
Re: Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat
« Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2011, 12:27 »
Uso dual-boot há quase 3 anos e nunca tive problemas ... exceto pelos virus do win2... o que era esperado... pois win2 sem virus não existe... rsrsrsrs

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat
« Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2011, 16:15 »
Linux é problemático com NTFS. Ele lê e copia sem problemas. Mas na hora de gravar dados não é recomendável. O melhor tipo de sistema de arquivos para ser usado como "área de transferência" entre Windows e Linux é o FAT32. O problema é que ele não comporta arquivos muito grandes (mais de 4gb).

Também não tive problemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Jarmison

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Pense ao invés de ter pensamentos
    • Ver perfil
Re: Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat
« Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2011, 11:21 »
Linux é problemático com NTFS. Ele lê e copia sem problemas. Mas na hora de gravar dados não é recomendável. O melhor tipo de sistema de arquivos para ser usado como "área de transferência" entre Windows e Linux é o FAT32. O problema é que ele não comporta arquivos muito grandes (mais de 4gb).

Então se eu criar um partição /HOME formatada em FAT32, posso usar-la sem problemas, podendo usar os srquivos do Linux no Windows ?
Pense ao invés de ter pensamentos

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat
« Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2011, 11:38 »
Ola sua /home, se e que eu entendi direito, nao pode estar formatada em fat32 e nem ntfs, tem que estar formatada em ext4 ou compativel com o formato de arquivos Linux. No Linux vc pode montar a partição Windodws como vc ja sabe, e tbm no Windows vc pode com a ajuda de um programa, montar as partiçoes linux para serem usadas. Uma breve pesquisa retornou;

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Windows-montando-particoes-Linux

http://www.guiadohardware.net/dicas/particoes-linux-windows.html

como ja os companheiros reportaram, vou so complementar uma sugestao de particionamento;

primaria ntfs Windows
primaria ntfs Dados essa partição vai estar disponivel para os dois sistemas, portanto sera a area de backup e local de salvar aquivos importantes
extendida
uma partição de swap
logica / com a raiz do sistema
logica /home sua home separada




 
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, 11:45 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Jarmison

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Pense ao invés de ter pensamentos
    • Ver perfil
Re: Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat
« Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2011, 20:29 »
Ok. Obrigado a todos

Vou instalar o IFS Ext2. Será que ele enxerga partições em ext4  :D ?

abrços

Pense ao invés de ter pensamentos

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat
« Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2011, 20:39 »
Ok. Obrigado a todos

Vou instalar o IFS Ext2. Será que ele enxerga partições em ext4  :D ?
que eu saiba ainda ñ, mas o ext3 ele enxerga, ai vc invés de usar o ext4 usa o ext3

abrços



colega siga o conselho

Meu note tá assim
sda1...ntfs...windows...30gb
sda2...swap...2gb
sda3...ext4...ubuntu...18gb
sda4...ntfs...BKP...70gb

Desta forma... meus dados...BKP... podem ser acessados tanto pelo linux qto pelo windows
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat
« Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:11 »
Na hora de formatar e instalar, pensei na possibilidade de criar uma partição separada para /home, formatada em ext4, para que não precisasse fazer backup ao fazer a atualização do sistema (prefiro sempre formatar e fazer uma nova instalação da versão pretendida a atualizá-la a partir de uma anterior)

No entanto, me ocorreu uma dúvida: Como ficam os programas instalados? Percebi que ao se fazer instalações de programas, seja pelo synaptic, seja pelo terminal, o sistema geralmente cria uma pasta de configurações dentro da /home. Então, se eu mantivesse a /home e instalasse um novo sistema, definindo a /home como a já existente, as configurações de programas presentes trariam algum conflito com o sistema?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Criação da partição /HOME do Maverick Meerkat
« Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:23 »
Na hora de formatar e instalar, pensei na possibilidade de criar uma partição separada para /home, formatada em ext4, para que não precisasse fazer backup ao fazer a atualização do sistema (prefiro sempre formatar e fazer uma nova instalação da versão pretendida a atualizá-la a partir de uma anterior)

No entanto, me ocorreu uma dúvida: Como ficam os programas instalados? Percebi que ao se fazer instalações de programas, seja pelo synaptic, seja pelo terminal, o sistema geralmente cria uma pasta de configurações dentro da /home. Então, se eu mantivesse a /home e instalasse um novo sistema, definindo a /home como a já existente, as configurações de programas presentes trariam algum conflito com o sistema?

os programas no linux usam bibliotecas e pacotes que podem ser usados também por outros
por conta disso existem diretórios em que se encontram tais programas, instalados na raiz do sistema e como root
outras partições podem ficar separadas assim como a /home, aqui ficam configurações, personalizações de programas, de modo de numa reinstalação da mesma distro isso será aproveitado, mesmo em se instalando do zero a raiz do sistema.
mas se for usar outra distro, é melhor manter a /home desta separada, ou integrada a raíz dessa respectiva distro
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469