Autor Tópico: Interrompi atualização e agora não atualiza mais (inclusive programas)  (Lida 3119 vezes)

Offline Vandeilson3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Olá, sou usuário Ubuntu ha poucos meses e semana passada surgiu a atualização automaticamente só que acabei interrompendo ela e da la pra cá não consigo mais atualizar nem os programas, estou na versão 12.10 e gostaria de ir para 13.04.
Já tentei o  apt-get update só que aparece isso:

E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/apt/lists/lock - open (13: Permissão negada)
E: Não foi possível travar o diretório /var/lib/apt/lists/
E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (13: Permissão negada)
E: Não foi possível travar o diretório da administração (/var/lib/dpkg/), você é administrador?

Tentei resolver buscando info em outros sites e pelo q entendi é como se o Ubuntu ainda estivesse tentando fazer a atualização ( no modo gráfico que interrompi) e por isso o apt-get update não funciona.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Interrompi atualização e agora não atualiza mais (inclusive programas)
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2013, 14:29 »
Execute sudo dpkg --configure -a

Offline Vandeilson3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Interrompi atualização e agora não atualiza mais (inclusive programas)
« Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2013, 14:37 »
Fiz como pediu e pareceu isso:
vandeilson@vandeilson-Almeida:~$ sudo dpkg --configure -a
[sudo] password for vandeilson:
vandeilson@vandeilson-Almeida:~$ apt-get update
E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/apt/lists/lock - open (13: Permissão negada)
E: Não foi possível travar o diretório /var/lib/apt/lists/
E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (13: Permissão negada)
E: Não foi possível travar o diretório da administração (/var/lib/dpkg/), você é administrador?
vandeilson@vandeilson-Almeida:~$

e ficou parado nisso.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Interrompi atualização e agora não atualiza mais (inclusive programas)
« Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2013, 14:38 »
Reinicie seu computador, não faça login.

Entre em modo texto (Ctrl + Alt + F1), faça login com seu usuário e senha.

Então execute novamente esse comando.

Offline Vandeilson3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Interrompi atualização e agora não atualiza mais (inclusive programas)
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2013, 15:15 »
dessa vez apareceu:
dpkg: erro ao processar a (--configure):
nenhum pacote chamado "a" está instalado, Não posso configurar
Erros foram encontrados durante o processamento de "a"

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Interrompi atualização e agora não atualiza mais (inclusive programas)
« Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2013, 15:17 »
Se o objetivo é atualizar do 12.10 pro 13.04, prefiro que baixe a ISO do 13.04 e faça uma instalação limpa. Atualizações de uma versão pra outra costumam dar problemas futuros.

Offline Vandeilson3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Interrompi atualização e agora não atualiza mais (inclusive programas)
« Resposta #6 Online: 24 de Maio de 2013, 15:31 »
Se o objetivo é atualizar do 12.10 pro 13.04, prefiro que baixe a ISO do 13.04 e faça uma instalação limpa. Atualizações de uma versão pra outra costumam dar problemas futuros.

Já tinha pensado nisso só não sabia que as atualizações nativas direto no SO davam problemas no futuro.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Interrompi atualização e agora não atualiza mais (inclusive programas)
« Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2013, 15:35 »
Já tinha pensado nisso só não sabia que as atualizações nativas direto no SO davam problemas no futuro.

Pra não ter problemas de atualização, tem que manter mais ou menos as configurações padrão, pois elas são testadas assim. Eu, por exemplo, não consegui instalar o Ubuntu 9.10, quando foi lançado; precisei instalar o 9.04, depois atualizar pro 9.10. Mas mantive todas as configurações padrão, não mexi em nada, justamente pra não ter dores de cabeça futuras.
A questão é atualizar de uma versão pra outra quando já se tem tudo customizado (área de trabalho, papel de parede, configurações de programas, etc.). Tem cerca de 90% de chance de haver problemas. Sendo assim, é muito mais preferível fazer uma instalação limpa da nova versão.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Interrompi atualização e agora não atualiza mais (inclusive programas)
« Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2013, 19:23 »
E de preferência não ficar instalando qualquer tipo de PPA no Ubuntu...  8)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Interrompi atualização e agora não atualiza mais (inclusive programas)
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2013, 11:47 »
Olá, sou usuário Ubuntu ha poucos meses e semana passada surgiu a atualização automaticamente só que acabei interrompendo ela e da la pra cá não consigo mais atualizar nem os programas, estou na versão 12.10 e gostaria de ir para 13.04.
Já tentei o  apt-get update só que aparece isso:

E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/apt/lists/lock - open (13: Permissão negada)
E: Não foi possível travar o diretório /var/lib/apt/lists/
E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (13: Permissão negada)
E: Não foi possível travar o diretório da administração (/var/lib/dpkg/), você é administrador?

Tentei resolver buscando info em outros sites e pelo q entendi é como se o Ubuntu ainda estivesse tentando fazer a atualização ( no modo gráfico que interrompi) e por isso o apt-get update não funciona.

Fiz como pediu e pareceu isso:
vandeilson@vandeilson-Almeida:~$ sudo dpkg --configure -a
[sudo] password for vandeilson:
vandeilson@vandeilson-Almeida:~$ apt-get update
E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/apt/lists/lock - open (13: Permissão negada)
E: Não foi possível travar o diretório /var/lib/apt/lists/
E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (13: Permissão negada)
E: Não foi possível travar o diretório da administração (/var/lib/dpkg/), você é administrador?
vandeilson@vandeilson-Almeida:~$

e ficou parado nisso.

Tu tem que ser o root pra usar este comando. QQ outro usuario do sistema não tem permissão. É isto que a mensagem de erro tá dizendo.
Vc deve usar o sudo na frente sempre quando for dá um comando que precisa ser o root.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
De todas as atualizações que fiz até hoje, e foram mais de 100, só uma deu zica, mas consegui recuperar no dia seguinte. Não sei por que esta rapaziada tem tanto medo de atualizações. O sistema avisa tudo. Instalar do zero e coisa de usuário do janelas.

O que sempre recomendo é USAR a versão LTS, deixar as semestrais de fora.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Interrompi atualização e agora não atualiza mais (inclusive programas)
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2013, 12:27 »
De todas as atualizações que fiz até hoje, e foram mais de 100, só uma deu zica, mas consegui recuperar no dia seguinte. Não sei por que esta rapaziada tem tanto medo de atualizações. O sistema avisa tudo. Instalar do zero e coisa de usuário do janelas.

Discordo em certos pontos.
Como falei acima, atualizar de uma versão pra outra sem haver problemas é possível, desde que o sistema não esteja já totalmente customizado. A Canonical sempre testou as atualizações com as configurações padrão - e dessa forma, funciona normalmente. Só não funcionou do 11.04 pro 11.10 porque nessa época mudou também a interface (GNOME 2 pra GNOME 3) e o kernel (2.6 pra 3.0), de resto funcionou. Mas lembrando: sempre com as configurações padrão, "de fábrica".
Agora, se o usuário já instalou um monte de programas, alterou a interface (sim, é possível isso com o Unity, basta usar o MyUnity e o Ubuntu Tweak), instalou drivers proprietários e mais uma série de outras coisas, existe sim uma grande chance de haver problemas. Principalmente com a questão dos drivers, pois alguns são compatíveis com uma versão do sistema e não com outra.
E não, instalar do zero não é coisa de usuário de Windows, como falei em outro tópico. Eu prefiro muito mais fazer uma instalação limpinha do sistema e aplicar novamente as minhas configurações a ter um SO "remendado".

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Interrompi atualização e agora não atualiza mais (inclusive programas)
« Resposta #11 Online: 26 de Maio de 2013, 08:55 »
Mas ter que ficar comprando DVD pra queimar imagem ISO "toda hora" é tenso heim...
É assim no meu caso por exemplo, já que não tenho pendrive.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Interrompi atualização e agora não atualiza mais (inclusive programas)
« Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2013, 09:33 »
DVD-RW, Pendrive, ou cartão de memória, todo mundo tem.  ;D

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Interrompi atualização e agora não atualiza mais (inclusive programas)
« Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2013, 09:57 »
Eu não rsrs

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Interrompi atualização e agora não atualiza mais (inclusive programas)
« Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2013, 10:01 »
Como falei acima, atualizar de uma versão pra outra sem haver problemas é possível, desde que o sistema não esteja já totalmente customizado. A Canonical sempre testou as atualizações com as configurações padrão - e dessa forma, funciona normalmente. Só não funcionou do 11.04 pro 11.10 porque nessa época mudou também a interface (GNOME 2 pra GNOME 3) e o kernel (2.6 pra 3.0), de resto funcionou. Mas lembrando: sempre com as configurações padrão, "de fábrica".
Agora, se o usuário já instalou um monte de programas, alterou a interface (sim, é possível isso com o Unity, basta usar o MyUnity e o Ubuntu Tweak), instalou drivers proprietários e mais uma série de outras coisas, existe sim uma grande chance de haver problemas. Principalmente com a questão dos drivers, pois alguns são compatíveis com uma versão do sistema e não com outra.
E não, instalar do zero não é coisa de usuário de Windows, como falei em outro tópico. Eu prefiro muito mais fazer uma instalação limpinha do sistema e aplicar novamente as minhas configurações a ter um SO "remendado".

Se suas customizações forem feitas todas via apt-get, a atualização avisa que vai remover as que não são compativeis, avisa quais são atualizadas, quantas novas serão instaladas. Se vc só fez uma atualização na vida e deu zica não culpe o sistema de atualização. Como disse, já passei das centenas e nenhuma delas teve erro que não pudesse ser corrigido. E 99 % delas foram de primeira.
E sim. Instalar do zero é coisa Típica de usuário Windows. Se no Windows eu detestava fazer isto, preferia corrigir o sistema e o sistema sempre funcionava a 100%, imagina no Linux, que a rapaziada pensou pra que não ocorresse este tipo de problema.
Agora se o usuário tem um probleminha corriqueiro no apt-get e já se manda instalar do zero, baixando a iso tal. Isto é, ou não é, comportamento do Janelas.
usuário: Tive um probleminha assim, assado!
técnico: Esquenta não. Baixa a última ISO e instala do zero. Faça backup antes!

Quem não está acostumado a este tipo de dialogo da turma do janelas?
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049