Autor Tópico: Estou envelhecendo...  (Lida 10252 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Estou envelhecendo...
« Online: 05 de Julho de 2011, 15:12 »
Durante meus aproximadamente 7 anos de Linux onde passei evidentemente por várias versões do Ubuntu/kubuntu colhi experiências que vão do fantástico ao sofrível. Conheci primeiramente o Kubuntu, sistema que me chamou a atenção pela facilidade de migração (nessa época eu vinha do Windows, por sinal, sistema que usei desde o MSDos até o Vista !!!). Devido primeiramente a interface, o Kubuntu era praticamente padrão para quem desejava conhecer o "universo" Linux. Após algumas mudanças no projeto que resultaram naquela barra "negra" repleta de falhas e certa dose de modificações que muito me desagradaram, parti para o Ubuntu (Gnome), gostei da simplicidade que para mim era sinônimo de "elegância", também achei que "o Ubuntu sim era o sistema Linux de verdade", então com aproximadamente uns dois anos, removi tudo que restava do meu, então pouquíssimo utilizado, Windows Vista (100% original) e que era uma tremenda de uma porcaria (opinião minha).
Finalmente mergulhei no universo Linux de cabeça, tudo para mim era encontrar programas que fossem similares no Windows para que eu pudesse utilizar plenamente o Linux, passei a fazer campanhas mil, comprei camisas, fiz umas 100 cópias do Ubuntu e instalei muito Linux (Ubuntu) por aí... assim como ofereci muito serviço de suporte (dicas, soluções, instalações, etc etc).
Ultimamente, mais precisamente nas mudanças entre o Ubuntu 10.10 e o 11.04 surgiu em mim um forte sentimento de decepção com os rumos adotados pelos desenvolvedores da plataforma. Não que essa sensação de tornar-me órfão tenha sido assim tão imediata, por exemplo, o Amarok que era, a meu ver, o player símbolo da "qualidade software livre", ao modificar para a versão 2.0 (era 1.4 e passou para 2.0) para mim foi uma desgraça sem tamanho até um dia encontrar o Clementine porque essa de XMMS, Audacious, Exile etc etc... acho uma verdadeira porcaria.
Minha mais recente decepção ocorreu na instalação do Ubuntu 11.04, foram tantos os erros durante a instalação que seria um milagre meu Ubuntu 11.04 funcionar corretamente, o que de fato não ocorreu. Deu tudo errado e eu tive que formatar minha máquina, mais tudo bem, tenho um HD externo e fiz o devido Backup. Insistindo no Ubuntu 11.04, deparei-me com essa coisa chamada Unity, tudo bem continua sendo o Gnome com outra cara, porém, que cara mais sem pé nem cabeça, utilizei de todas as minhas forças durante uma semana mais fui derrotado pelo péssimo processo de configuração, ícones gigantes, falta de praticidade para aqueles que precisam utilizar vários programas ao mesmo tempo, fontes muito pequenas e de péssimo formato. Enfim, foi uma desgraça para mim, e o que dizer daquele que é um dos melhores, se não o melhor cliente de MSN o Emesene... caiu na mesma desgraça do Amarok. Sem plugins? sem configurações mais elaboradas... péssimo. Voltei para o Ubuntu 10.10 reinstalando tudo tudo... Agora, ainda nessa semana, instalei novamente o Ubuntu 11.04 pensando "rapaz eu vou forçar a barra e ver o que esse Unity tem de bom mesmo". Bem, nem perderei tempo pra afirmar que nesse exato momento estou (novamente) no Ubuntu 10.10 !!! Ainda pensando em "lutar"... resolvi instalar o fantástico (segundo tantos sites) Gnome 3. Pronto, agora sim caí na real e termino esse depoimento dizendo "estou ficando velho sim", velho por ter estagnado no Ubuntu em uma determinada versão e não ver absolutamente nada de especial nos tão esperados lançamentos... Nesse meio tempo de envolvimento com o Linux utilizei o Linux Mint, o Big Linux, e o Kurumin (que nunca vi nada de especial).
Não quero carregar o sentimento que tenho agora, porém, a verdade é que o que sinto é que aparentemente de uns dois ou três anos pra cá, os rumos adotados pelo Ununtu (Canonical) o tem feito perder o sentido quando de um sistema confiável, simples, elegante, seguro, estável... Hoje fico pensando, "se eu instalar a nova versão o que ganharei fora algumas horas de configurações e mais configurações e isso se for possível configurar o que quero? o que há de novo mesmo? Terei um MSN que não tem quase nada de funções em detrimento de um que tenho 100% perfeito? Terei um player de áudio que não terá mais a interface que lutei pra encontrar e instalar? e ainda pior, sem o equalizador? que se eu quiser é "só" procurar por algumas horas e contar com a boa vontade de alguém que me responda "como" e fazer algum malabarismo via terminal pra depois receber o aviso de que não há, no pacote que encontrei com a graça divina, o arquivo para que o ./configure e o make install façam suas partes?
Enfim... o Linux e em especial o Ubuntu é show demais, não volto pro Windows mais é nem a pau... porém, dizer que esse Unity é muito é bom, que esse Gnome 3 é assim um espetáculo...?!?! Só me resta torcer pra que um dia surja a distribuição "Old Ubuntu"... "Ubuntu Retrô"... "Ubuntu Replayed"... rsrsrsrsrs... Além do mais, poxa, eu só quero um sistema operacional limpo de frescurinhas típicas do Windows, e que não seja um sistema da moda (MacOS-Apple), um sistema que corrija suas falhas sem a necessidade de que essas correções sejam verdadeiras reviravoltas.
« Última modificação: 05 de Julho de 2011, 15:18 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Estou envelhecendo...
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2011, 15:36 »
Olha... Antes de sair o 11.04, eu andava bem desconfiado e pessimista. Agora uso o 11.04 com Unity-2D e acho que a mudança valeu a pena.

E não adianta achar que isso é coisa do Ubuntu. GNOME 3 não é tão diferente. E outras grandes distros, mesmo com KDE, já seguem a mesma tendência de mudança na interface...

Já viram qual vai ser a cara do Mandriva 2011?
=> http://linuxlike.blogspot.com/2011/07/novidades-do-mandriva-2011-rc1-com.html

Mas nem o Unity nem o GNOME Shell estão perfeitos.

No caso do Unity, o grande problema é o Launcher (barra lateral), que muitas vezes mais atrapalha que ajuda... Já o menu baseado em pesquisa é um espetáculo!
« Última modificação: 05 de Julho de 2011, 15:38 por rodrigo.miguel »

Offline cello73

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Estou envelhecendo...
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2011, 16:21 »
Também sou da época da velha guarda do linux....conectiva, mandrake....e por aí vai.

Onde "montar" um simples CD exigia muita paciência...sem falar nas conexões com a Internet....verdadeiros prodigios realizar uma conexão...

Mas isso eram nos idos de 2003, 2004....

De lá para cá parei de usar o linux....pois ficou gravado em minha mente a dificuldade de se usar o sistema....

O tempo passou e de repente dou uma "chance" ao ubuntu....com a unity e tudo mais...e ???

Adorei o que vi...hoje uso o Ubuntu e recomendo a todos com muito orgulho....é um sistema completo, fácil de usar e principalmente descomplicado....que era o que mais sentia falta.

Quanto as mudanças, são muito boas, acho interessante estarmos abertos ao novo e experimentar evoluções das funcionalidades que já utilizavamos...existem problemas, claro que existem !!! Mas isso faz parte da evolução e do aprendizado.

E isso é que me seduz no linux e em especial no ubuntu, a coragem de mudar sempre para que possamos evoluir continuamente.

Por isso hoje posso afirmar que abandonei minhas cópias legalizadas do windows 7 e que não pretendo voltar de maneira alguma....

Essa é a minha modesta opinião.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Estou envelhecendo...
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2011, 16:55 »
Bem meu amigo JoaoDamasceno.ufc apesar de muito novo no linux, vim para o Ubuntu por causa de todos os quesitos comentados por você, limpo, sem frescuritis, e o unity apesar de dar para mexer é chato sim, o gnome 3 não vi nada de avançado se tudo parece se esconder do usuário.

Velho vou indo para isso, 10.04.2 é a era da avanço no que diz respeito a tecnologia, faz jus ao significado da palavra "Ubuntu". (a tradução não lembro agora, mas alguma coisa no sentido "para todos")

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Estou envelhecendo...
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2011, 17:06 »
Cello, de fato houve uma modernização sim, não há dúvida de que instalar internet há alguns anos atrás era horrível sim... e tem também outras coisas, como fazer cópias de CD's, DVD's que melhorou e muito assim como o reconhecimento de impressoras que antigamente se mostrava uma das piores configurações do Linux.
O que me refiro com certo "desgosto" é ver que tem muita coisa que é "boba", que não tem esse efeito que tanto querem demonstrar que tem. Digo isso porque quando instalo um sistema operacional qualquer, sou desses que fica mexendo em tuuuudo, modifico interface, abro tudo que é programa, instalo e desinstalo programas, enfim, fico nessa me mexer pra valer, e sendo assim, não vejo nada de tão expressivo nesses Unity e Gnome 3 e acredito plenamente que muito mais eles fariam se corrigissem os (relativamente poucos) bugs que ainda existem no Gnome 2.32.xx.. e o implementassem com alguns plugins, bem como o próprio Ubuntu que eles poderiam e deveriam modificar em caráter de urgência, a Central de Programas (que é interessante sim, porém, ainda muito pobre).

Obs. Fico pensando que "maravilha" virá com o Ubuntu 11.10 sem o Synaptic !!!!

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Estou envelhecendo...
« Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2011, 17:25 »
Obs. Fico pensando que "maravilha" virá com o Ubuntu 11.10 sem o Synaptic !!!!

Sem desespero! Vai estar disponível nos repositórios... Foi retirado do CD por motivo de espaço, só isso. E como já tem a Central de Programas...

Sobre as mudanças...

Estamos muito presos ao mouse. Unity e GNOME Shell são interfaces que querem se libertar do mouse.

Ubuntu e GNOME querem estar preparados para telas sensíveis ao toque, para os dispositivos móveis, tablets, smarthphones, netbooks, etc. Não dava pra evoluir ficando preso ao GNOME 2 e ao velho paradigma...

Se nos desprendemos um pouco do mouse, e passamos a utilizar um pouco mais o teclado, especialmente a tecla Super, a experiência no Unity e no GNOME Shell já melhora e fica mais produtiva.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Estou envelhecendo...
« Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2011, 17:30 »
Colega, uso o Ubuntu desde o 6.06, usei o Windows desde o 95(parei no XP),  conheço o Snow Leopard(Mac OS x), estava com o 10.04.2 redondo, mas mudei para o 11.04, no início travava muito, aí fui testando os drivers e acertei com os Nvidia, versão 173, com as atualizações normais do sistema e aplicativos( o VLC estava com problema de fuga de memória ) o 11.04 está quase igual ao LTS que usava.
Usuário Linux- 449417

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Estou envelhecendo...
« Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2011, 17:32 »
Obs. Fico pensando que "maravilha" virá com o Ubuntu 11.10 sem o Synaptic !!!!

Sem desespero! Vai estar disponível nos repositórios... Foi retirado do CD por motivo de espaço, só isso. E como já tem a Central de Programas...

Sobre as mudanças...

Estamos muito presos ao mouse. Unity e GNOME Shell são interfaces que querem se libertar do mouse.

Ubuntu e GNOME querem estar preparados para telas sensíveis ao toque, para os dispositivos móveis, tablets, smarthphones, netbooks, etc. Não dava pra evoluir ficando preso ao GNOME 2 e ao velho paradigma...

Se nos desprendemos um pouco do mouse, e passamos a utilizar um pouco mais o teclado, especialmente a tecla Super, a experiência no Unity e no GNOME Shell já melhora e fica mais produtiva.
Você já imaginou o Debian com o Gnome Shell?

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Estou envelhecendo...
« Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2011, 17:53 »
Obs. Fico pensando que "maravilha" virá com o Ubuntu 11.10 sem o Synaptic !!!!

Sem desespero! Vai estar disponível nos repositórios... Foi retirado do CD por motivo de espaço, só isso. E como já tem a Central de Programas...

Sobre as mudanças...

Estamos muito presos ao mouse. Unity e GNOME Shell são interfaces que querem se libertar do mouse.

Ubuntu e GNOME querem estar preparados para telas sensíveis ao toque, para os dispositivos móveis, tablets, smarthphones, netbooks, etc. Não dava pra evoluir ficando preso ao GNOME 2 e ao velho paradigma...

Se nos desprendemos um pouco do mouse, e passamos a utilizar um pouco mais o teclado, especialmente a tecla Super, a experiência no Unity e no GNOME Shell já melhora e fica mais produtiva.
Você já imaginou o Debian com o Gnome Shell?

Sim, porque não? É o futuro do Debian...

Já disse em outro post. O Dash une um pouco da interface modo texto (Terminal) com interface gráfica, o melhor dos dois. O Dash do Unity-2D eu até considero superior ao do GNOME Shell.

O GNOME 3 tem uma interface chamada modo de reserva (fallback, sem efeitos especiais) que é similar ao GNOME 2.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Estou envelhecendo...
« Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2011, 18:00 »
Rodrigo de fato o Synaptic estará disponível para download na própria "Central de Programas". Agora você fez uma observação bastante cabível... Ubuntu e GNOME querem estar preparados para telas sensíveis ao toque, para os dispositivos móveis, tablets, smarthphones, netbooks, etc. Se é assim, tudo bem, eu é que não posso ficar nessa de que "o Ubuntu não é mais o mesmo"... agora ainda insisto na observação de que haja sim uma diferença entre os projetos voltados para notebook's e desktops e os mais novos... tablets, smarthphones, netbooks, etc.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Estou envelhecendo...
« Resposta #10 Online: 05 de Julho de 2011, 18:03 »
Pessoal só uma observação.... "não quero de maneira nenhuma "polemizar" com nada não", o que postei aqui refere-se apenas a minha percepção, bastante pessoal mesmo, e digo isso porque sei que o Unity, por exemplo, é um verdadeiro sucesso sim.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Estou envelhecendo...
« Resposta #11 Online: 05 de Julho de 2011, 18:18 »
"agora ainda insisto na observação de que haja sim uma diferença entre os projetos voltados para notebook's e desktops e os mais novos... tablets, smarthphones, netbooks, etc."

Fica muito caro, por isso eles unificaram(Unity).
Usuário Linux- 449417

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Estou envelhecendo...
« Resposta #12 Online: 05 de Julho de 2011, 18:53 »
Eu entendo o desabafo...
Por um lado, vejo que existe um problema específico com a interface. Nesse ponto, não adianta brigar, é uma questão de gosto. Toda interface evolui, Mac e windows também mudam, é inevitável.
Quem nunca trabalhou com dock fica um pouco confuso no começo, mas depois fica superprático. Eu já usava uma dock lateral substituindo a barra inferior do gnome a pelo menos 2 anos, e no começo pode ser estranho, mas hj só preciso de uma espiadinha pra saber tudo o que está rodando, sem confusão de janelas abertas, nem mesmo várias áreas de trabalho eu uso mais. E, ao contrário de vc, eu a-do-ro a fonte Ubuntu. Uso em tudo! Como disse, uma questão de gosto :)
Mas quanto a instabilidade e os programas, concordo plenamente! Sinto que do 10.04 (lucid) pro 11.04 (Natty) houve um retrocesso. Travamentos são frequentes, telas pretas, erros quando maximizo/minimizo janelas, programas que fecham sem mais nem menos - o amarok não reconhece boa parte das minhas músicas (tanto que desisti de usá-lo), o empathy não envia algumas mensagens. Já formatei meu note umas 3 vezes desde que passei pro 11.04, e cada vez que formatei, pelo menos uma vez deu erro de instalação e tive que começar tudo de novo. Um inferno!
Essa semana, depois de um travamento do gtkpod que acabou não passando uns bons 10 discos copiados, ainda tive que ouvir outra pessoa dizer: "Claro, vc insiste em usar essa m*rda de sistema..." E ainda tive que ficar quieta, afinal, nem o windows vista que eu tinha antes travava desse jeito...
Apenas um desabafo... adoro o ubuntu e torço pra que o oncelot chegue com os problemas resolvidos.
« Última modificação: 05 de Julho de 2011, 18:55 por evil_queen »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Estou envelhecendo...
« Resposta #13 Online: 05 de Julho de 2011, 19:06 »
agora ainda insisto na observação de que haja sim uma diferença entre os projetos voltados para notebook's e desktops e os mais novos... tablets, smarthphones, netbooks, etc.

Ola JoaoDamasceno.ufc

Aí é que está o problema. Mais uns anos e não vai haver esta diferença.

Veja nas noticias do ultimo CES, onde a convergencia para telas de toque deverá se tornar o novo padrão para notebooks e desktops.

A ideia dos "all-in-one" deverá ser a salvação,ou sobrevivencia dos desktops. Os preços lá fora, de notebooks chegaram quase ao valor dos desks. E aparentemente os habitantes do Japão e EUA não querem mais ter uma "caixa" ao lado do monitor, com fios para mouse e teclado.

Sem falar dos "media centers", onde os fabricantes de tv já estão invadindo o nicho, com aparelhos que fazem quase tudo, de mostrar os canais a fritar ovos. Eu jamais poderia imaginar que um dia compraria uma tv com wi-fi embutido, tomadas USB, e codecs de som e video e entrada para ligar computador/media center.

Em minha visão de um futuro proximo, não haverá mais desktops e notebooks, e sim "all-in-one" para usar em casa e notebooks/tables (ou hibridos) com telas touch para usar na rua.

Isto tudo sem falar dos sensores de movimento, que devem estourar até o natal, para concorrer com o da Microsoft, que liberou os sdk para desenvolvimento de aplicativos.( E já tem projetos em andamento para o uso no pinguim )

[]'s

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Estou envelhecendo...
« Resposta #14 Online: 05 de Julho de 2011, 19:43 »
Aí é que está o problema. Mais uns anos e não vai haver esta diferença.

Isso é bem verdade. Os notebooks com touchscreen já estão invadindo as prateleiras, e não custam tão mais caro no exterior. O mouse deve morrer daqui a algum tempo, é inevitável. Os menus também estão fadados ao desaparecimento.
No Brasil, infelizmente, tecnologia é coisa de quem tem dinheiro pra gastar, mas em muitos países, são bens acessíveis. Qualquer adolescente americano/europeu que guarde sua mesada ou arrume um empreguinho de verão junta grana suficiente pra ter laptop, ipod, tablet e etc.
Meu celular é touch, e garanto que nunca mais vou querer um que não seja. Não consigo mais ficar mexendo nas teclinhas. Por o dedo na tela é infinitamente mais fácil.
Os sistemas precisam se adequar a isso, o windows 8 também vem preparado pra telas touch. O MacOS Lion idem.
Se os sistemas linux não se adequarem, ficarão para trás.
Mesmo assim, nada impede que se use o sistema sem o touch. É possível diminuir o tamanho nos ícones por exemplo, rearranjá-los na barra, etc.