Autor Tópico: Criar bloqueios no Ubuntu 10.04  (Lida 2621 vezes)

Offline leonardofnas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Criar bloqueios no Ubuntu 10.04
« Online: 05 de Maio de 2010, 20:26 »
Boa noite galera
estou preceisando muito da ajuda de vocês
Preciso fazer uma maq(com ubuntu 10.04) pra servir de modelo nos laboratorios da faculdade onde trabalho,essas maq terão quase que todas as funcionalidades bloqueadas,as maqs do  laboratorio são somente pra pesquisa( internet),criação e visualisação de documentos(texto,tabela de calculo,powerpoint),ouvir e ver videos.
Sou muito noob em edição do ubuntu(tenho até medo do terminal)gostaria de contar com a ajuda de vcs pra criação dessa maquina.

Oque eu preciso nessa maq?

*Quero que a maquina entre diretamente no usuario sem precisar de senha.E que esse usuario tenha previlegios minimos.
*Quero bloquear a alteração de wallpaper,impedir mover/apagar icones,impedir acesso as pastas raiz,impedir que o aluno salve documentos no desktop,impedir acesso ao terminal e todos os programas que permitam alteraçãoes no sistema.
*Quando intalei o ubuntu criei uma partição de 1gb pra salvar documentos dos alunos,gostaria de criar um atalho dessa partição no desktop(não estou conseguindo pq ele diz q não tenho permissão para fazer isso,existe uma pasta dentro chamada "lost*found")
*Caso haja possibilidade gostaria de deixar o "ubuntu update" funcionando e fazendo atualizações normalmente,mas sempre com a permissão do root.

Caso eu lembre de mais algum bloqueio postarei aq

Caso alguem tenha um tutorial de como criar uma maq ubuntu para uso publico seria legal^^

desde ja muito obrigado!!

Offline jbrolese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Criar bloqueios no Ubuntu 10.04
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2010, 00:08 »
Boa noite,

Aqui vão algo para tentar ajuda-lo:

*Quero que a maquina entre diretamente no usuario sem precisar de senha.E que esse usuario tenha previlegios minimos.
Resp.: Para isso você deverá fazer o seguinte:
Acesse o menu Sistema >> Administração >> Tela de Login, nesta tela clique no botão desbloquear informe a senha do root, logo depois marque a opção "Iniciar sessão automaticamente como xxxx".
Para que o usuario tenha privilégios mínimos faça o seguinte:
Acesse o menu Sistema >> Administração >>Usuarios e Grupos.
No campo tipo de conta: Clique no botão ao lado chamado Modificar..., logo depois nesta tela marque a seguinte opção:
Usuario da area de trabalho onde não prmitirá o usuario fazer varias modificações que influenciem outros usuarios.
Logo depois na primeira tela clique em configurações avançadas, na guia Privilégio de usuarios marque o que você quer que o mesmo execute.
Acredito que com isso você consigrá restringir muito a utilização do SO.

*Quero bloquear a alteração de wallpaper,impedir mover/apagar icones,impedir acesso as pastas raiz,impedir que o aluno salve documentos no desktop,impedir acesso ao terminal e todos os programas que permitam alteraçãoes no sistema.
Resposta.: Conforme citado acima acredito que já atenda seu solicitado.

*Quando intalei o ubuntu criei uma partição de 1gb pra salvar documentos dos alunos,gostaria de criar um atalho dessa partição no desktop(não estou conseguindo pq ele diz q não tenho permissão para fazer isso,existe uma pasta dentro chamada "lost*found")
Resposta.: Se esta dizendo isto acesse com o Root onde permitirá a criação...

*Caso haja possibilidade gostaria de deixar o "ubuntu update" funcionando e fazendo atualizações normalmente,mas sempre com a permissão do root.
Resposta.: Para isso acho que possa ser resolvido pelo seguinte menu:
Sistemas >> Administração >> Gerenciador de atualizações.

Neste a um botão abaixo para configuração marque para baixar e instalar automaticamente...



Acredito que seja isso qualquer dúvida tramite ai...

Espero ter ajudado...

Flw...
Jonas Scremin Brolese
Criciuma/SC