Autor Tópico: Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros  (Lida 3304 vezes)

Offline Brenno Flávio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros
« Online: 10 de Junho de 2013, 21:25 »
Faz semanas que procuro a solução deste problema, sem sucesso. Tento instalar o Ubuntu 13.14 e 12.04 32 e 64 bits através de CD, DVD e USB, porém, no meu notebook todas as opções começam o boot, mas a tela apaga com menos de 10 segundos. Logo em seguida instalei no meu outro computador e em máquina virtual, e funcionou perfeitamente.

Instalei no meu notebook o Linux Mint, que está funcionando perfeitamente (estou postando dele). O Fedora (KDE) iniciou corretamente, carregando o Live CD. Aparentemente é algo relacionado com o Ubuntu. Como faço para resolver?

Offline alisson_sdj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 192
  • A leitura engrandece a alma.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2013, 21:36 »
ola amigo ja tentou baixar outra .iso ? que tipo de programa você usa para criar o live ?
“A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo.” Alan Kay

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2013, 21:40 »
Pode-nos dizer qual seu hardware?

Offline Brenno Flávio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2013, 22:06 »
Já baixei diversas ISO's, sempre tentando no notebook e no computador para ter uma comparação. Sempre funciona no computador, e não no notebook. Já usei, pelo Windows 7, o UNetbootin (inclusive o Linux Mint instalei por ele), e o Nero para DVD. No Linux Mint, usei o USB Image Writer (mintstick), que já vem instalado, além do K3b.

Configurações (Usando o HardInfo):
Processador: 4x Intel(R) Core(TM) i3-2370M CPU @ 2.40GHz
Memória: 4099MB
Vídeo: GeForce GT 640M/PCIe/SSE2

Segue o link para download do relatório completo, qualquer informação é só perguntar, realmente quero o Ubuntu no notebook, não gostei muito do Mint.

http://www.4shared.com/office/ZUGhDc8W/hardinfo_report.html?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2013, 22:16 »
Seu notebook humilha meu desktop  :'(

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros
« Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2013, 22:18 »
Hehehe.

Meu desktop é um Pentium 4, 2 GB de RAM e ATI HD4550.

Agora, meu note me humilha, Intel Core I5 (4 cores), 4 GB de RAM, 500 GB de HD e Nvidia 310M.  ;D

Offline Brenno Flávio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros
« Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2013, 22:27 »
Não vou estar feliz com ele enquanto o Ubuntu não estiver instalado kk. Mas comprei ele recentemente, por isso as boas configurações, optei por comprar algo melhor, para aguentar por mais tempo.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros
« Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2013, 22:40 »
Amigo, é muito estranho esse erro.  :( :(

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros
« Resposta #8 Online: 10 de Junho de 2013, 23:46 »
Na primeira tela do live-dvd em que aparece as opções Testar e Instalar Ubuntu clica F6 para que surja o menu que está à direita, abaixo, onde se navega com as setas e se marca as opções com a barra de espaço.

E as opções que precisam ser marcadas são ("acpi=off" e "nomodset").

Após o boot, que deverá ocorrer sem erros, é possível prosseguir com a instalação.

Depois de iniciar o Ubuntu instalado, deverá proceder com a instalação do driver proprietário da placa-video Geforce.

Offline Brenno Flávio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros
« Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2013, 12:31 »
Então, segui o procedimento de apertar F6 e marcar as opções. Com isso, consegui realizar o boot e formatar o notebook com sucesso. Ao reiniciar o notebook, logo fui nos Drivers Adicionais e selecionei a versão proprietária Geforce (recomendada), e aguardei a instalação. Ao concluir, reiniciei o notebook, pois ele estava lento na hora de carregar os menus do Unity (pensei que os drivers ainda não estavam a funcionar).

Agora, tenho outra decepção: na hora de ligar, ele vai exibindo algumas mensagens durante o carregamento, até chegar em uma que fala "carregando o LightDM". Após isso, ao invés de carregar o LightDM, o notebook fica com a tela toda preta e um cursor branco (idêntico ao do terminal, para digitar), durante um tempo indefinido (deixei mais de uma hora assim).

Não é possível digitar nada, pois aparentemente o teclado não está habilitado (teclas como Caps Lock não acendem seus leds, sinal que não estão funcionando). Não aparece também o cursor do mouse. E agora?

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros
« Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2013, 12:38 »
Você disse que consegue instalar outras distribuições? Tente-as. Se o Ubuntu não funciona, tem outras que funcionam. Linux é liberdade, e liberdade é escolher o que achar melhor pra máquina  ;D

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros
« Resposta #11 Online: 11 de Junho de 2013, 12:40 »
Então, segui o procedimento de apertar F6 e marcar as opções. Com isso, consegui realizar o boot e formatar o notebook com sucesso. Ao reiniciar o notebook, logo fui nos Drivers Adicionais e selecionei a versão proprietária Geforce (recomendada), e aguardei a instalação. Ao concluir, reiniciei o notebook, pois ele estava lento na hora de carregar os menus do Unity (pensei que os drivers ainda não estavam a funcionar).

Agora, tenho outra decepção: na hora de ligar, ele vai exibindo algumas mensagens durante o carregamento, até chegar em uma que fala "carregando o LightDM". Após isso, ao invés de carregar o LightDM, o notebook fica com a tela toda preta e um cursor branco (idêntico ao do terminal, para digitar), durante um tempo indefinido (deixei mais de uma hora assim).

Não é possível digitar nada, pois aparentemente o teclado não está habilitado (teclas como Caps Lock não acendem seus leds, sinal que não estão funcionando). Não aparece também o cursor do mouse. E agora?

Máquina problemática esse heim. Qual driver você instalou? A versão 304 ou 310? Ainda existe a 313, mas esse não foi lançado ainda no ubuntu 12.04, pode ser que no ubuntu 13.04 tenha ele. Quanto maior a versão, mais provável que dê certo aí.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros
« Resposta #12 Online: 11 de Junho de 2013, 12:45 »
Instalei no meu notebook o Linux Mint, que está funcionando perfeitamente (estou postando dele).

Fica com ele então. Ele é baseado em Ubuntu e uma espécie de "salvação" pra PCs que não se dão muito bem com o Ubuntu.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros
« Resposta #13 Online: 11 de Junho de 2013, 13:59 »
Tem certeza que sua placa de vídeo é só a GeForce GT 640M? Você não tem aquelas placas híbridas aí não?

Digita esses comandos:

Código: [Selecionar]
lspci
sudo lshw -C video

Cara, não era para estar dando problema assim, dá uma olhada aqui na página de downloads de drivers da Nvidia, sua placa é suportada. Tem que ver qual versão do driver você instalou, e também o kernel linux usado (3.2, 3.5 ou 3.8).

Edit: Aqui tem uma dica de como instalar o driver 319 no ubuntu.

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-319 nvidia-settings-319
« Última modificação: 11 de Junho de 2013, 15:10 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Brenno Flávio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros
« Resposta #14 Online: 12 de Junho de 2013, 01:28 »
É, consegui instalar os drivers seguindo a dica do Sergio, mas o desempenho da máquina ficou muito (mesmo) abaixo do esperado. Instalando pelo site oficial da Nvidia, obtive problemas ao retornar o modo gráfico (a instalação dos drivers do site só era possível pelo modo texto). Além disso, outras funcionalidades do notebook, como wiriless e brilho não estavam funcionando. O Ubuntu não é mesmo a melhor opção para meu notebook  :-[ Vou voltar para o Mint.

Respondendo a pergunta acima, instalei a versão 319.